• AUTO: Esta operação de tração nas quatro rodas é contínua, é totalmente automática e pode ser utilizada on e off road. Esta modo equaliza a tração de modo a assegurar uma melhora na capacidade de manobra e aceleração comparado a um carro com tração 4X2. Este modo de também reduz o consumo de combustível, uma vez que permite a desconexão do eixo de transmissão, onde as condições o permitam.
• SNOW: Este modo permite que você tenha uma maior estabilidade em condições de mau tempo. Para uso on e off road em superfícies com baixa tração, como estradas coberto de neve. Quando em modo de NEVE (dependendo em determinadas condições de funcionamento), a transmissão pode usar a segunda marcha (em vez de primeira marcha) durante arrancadas, para minimizar a derrapagem.
• SAND: Para uma condução off-road ou usar em superfícies com pouca tração, tais como areia. A transmissão é configurada para fornecer a tração máxima.
• MUD: Para uma condução off-road ou usar em superfícies com pouca tração, como estradas cobertas por lama ou grama molhada.
• ROCK (Trailhawk apenas): Este modo só está disponível em 4WD Low. Este modo configura o veículo para maximizar a tração e permitir maior capacidade de direção para uso off-road. Este modo dá-lhe máximo desempenho off-road. Uso em baixa velocidade e em obstáculos como pedras grandes, erosões, etc.
Não é muito fácil descobrir o que ocorre tecnicamente, mas o que encontrei foi:
• AUTO: Nesse modo a distribuição de tração depende das condições do terreno, prioritariamente o torque estará totalmente no eixo dianteiro para diminuir o consumo de combustível.
• SNOW: Estará em 4X4 fulltime e o torque sempre será enviado em maior quantidade no eixo dianteiro na proporção 60/40, o ABS atuará com mais suavidade e em terrenos inclinados a arrancada será em segunda marcha.
• SAND: Estará em 4X4 fulltime e o torque prioritariamente distribuído em 50/50, o ABS atuará no modo off-road fazendo com que as rodas travem totalmente em curtos espaços de tempo e o controle de tração atuará de forma mais branda.
• MUD: Idem a SAND, mas com algumas variações de calibração no ABS e no controle de tração.
• ROCK: Somente em 4WD Low, ABS em modo off-road, controle de tração atua apenas nos freios para ter um efeito semelhante a um bloqueio do diferencial e o controle de descida é ativado.