Postado originalmente por
ALFL
Olá,
Para agregar mais algumas informações ao fórum, vou relatar minha experiência com um Renegade Trailhawk, comprado em outubro de 2015. Quando ouvi falar do Renegade, achei que era uma ótima opção para minha esposa e a convenci de que valia a pena ter um. Após o lançamento, comecei a ler críticas, relatos de problemas etc, e voltei atrás. Desisti. Mas aí já era tarde: minha esposa já estava decidida.
Pois bem, até agora foram 11800km, sendo 3000 na cidade e o resto na estrada. Fomos (eu, esposa, 2 crianças) de Brasília ao Uruguai, fazendo paradas em algumas cidades litorâneas do Brasil. A impressão geral do carro, até agora, foi bem favorável. Seguro, estável e confortável. O comportamento dinâmico é muito bom (aceleração, frenagem, curvas) para um SUV. Na volta para casa (Colônia do Sacramento - Brasília), dirigi 3000km, 1000km por dia, 3 dias seguidos, sem sinais de cansaço. A ergonomia (pelo menos para mim) é excelente. Também não ouvi reclamações dos passageiros (deixei-os no aeroporto de Porto Alegre e segui os últimos 2000km sozinho :)). Quanto ao comportamento off road, não tive oportunidade de testá-lo suficientemente. O máximo que fiz foi andar na areia fofa da praia (passou tranquilo) e percorrer alguns estradões de terra no interior do Uruguai (conforto e segurança excelentes).
Consumo: não fiz medições com GPS, mas no computador de bordo o consumo geral foi de 13,1 km/l, e o consumo nos últimos 5000 km (resetei o computador no meio da viagem) foi de 15km/l.
Bagagens: o porta-malas é pequeno, mas considerando que também tenho um Troller, posso dizer que é possível viajar com o Renegade sem precisar recorrer ao bagageiro de teto. No Troller, eu tinha um bagageiro Thule fechado, que é realmente excelente e dá conta do recado em viagens com a família. No Renegade, coloquei um rack apenas para levar pranchas de surf, e consegui acomodar as bagagens da família no porta-malas. O segredo foi usar mochilas flexíveis, em vez de malas rígidas. Também usei o espaço acima da tampa do porta-malas para algum volume adicional. O Renegade tem pontos de amarração no porta-mala e consegui fixar esses volumes com uma corda, para evitar o risco de deslocamento dessa bagagem em caso de colisão.
Problemas: até o momento, o único problema foi com a borracha do vidro da porta do motorista, que foi "esmagado" e deformado pela subida e descida do vidro elétrico. Fui à concessionária antes da viagem e eles recomendaram a troca (na garantia), mas não tinham a peça em estoque. Fizeram o pedido e a peça chegou quando eu já estava na estrada. Devo retornar agora para fazer o conserto.
Em resumo: para a utilização que fizemos dele até o momento, o veículo é excelente.
Espero que essas informações possam ser de alguma utilidade para quem se interessa pelo veículo.
Abraços.