:concordo: Foi isso que eu fiz no meu...
Bem da verdade o cara da vistoria não sabia onde ficava o numero e eu muito menos :).. Resumindo o doc. ta certinho mas não consta o numero do motor...
[ ]´s
Versão Imprimível
Apenas nos OHC´s mais novos o disco e o eixo piloto eram de 23 estrias (de 81 a 83).. O meu apesar de ser dos mais modernos tem o de 10 estrias com a cx original..
Mas eu acho que vc vai ter que trocar a prise, pq a do OHC é mais comprida que a do BF..
[ ]´s
Vou verificar.........mas o que seria " a prise"???
Se for o plato ou a caixa seca , ja tenho as novas para o OHC
"Prise" eu nunca ouvi falar, mas pela descrição do problema é o eixo primário da caixa. Além da relações da 1, 2 e 3, os cumprimentos diferem. Mas existem, no mercado, primários para este tipo de adaptação, com 10 estrias com certeza. Se não tiver com 23, troque o disco também.
Eixo primário = Eixo Piloto??? O meu tem 10 estrias.......gostaria de saber se posso colocar o Motor 2.3 OHC com a caixa Willys de 4 Marchas trocando apenas o disco de embreagem ( já que o que veio no motor OHC que comprei era 23 estrias). Quero evitar de trocar o eixo piloto.....
Eixo piloto = eixo primario = prise
o importante é saber:
Essa caixa 4 marchas é original do BF ou do OHC??? essa informação e importante pois existem diferenças de comprimento e dentes entre as duas
Sua cx nao vai dar no OHC pq o eixo primario do BF e mais curto!!!
Ai vc tem algumas possibilidades
1 - Soldar o eixo piloto pra aumentar o tamanho e usar o disco de 10 estrias
2 - Comprar um eixo piloto pra motor OHC (mas ai vc vai precisar saber o numero de dentes)
Acho que é isso
[ ]´s
Cara, não sei como precisar se a caixa é original do BF ou OHC......porem , pelo ano do carro ( 1976) deve ser do OHC......voce saberia me dizer o comprimento o eixo piloto para motor OHC??? Ou pelo menos aonde posso encontrar essa informação??
Infelizmente a troca do eixo piloto é obrigatória pois os comprimentos são diferentes. Provavelmente sua caixa é para BF, logo ela serve, sem troca do eixo, no Hurricane, no Continental, no 2600 e no 3000. Para colocar no OHC, não basta comprar um eixo piloto de caixa para OHC pois ele simplesmente não encaixará no trem de engrenagens intermediário (carretel) da sua caixa, que é do BF. O número de dentes é diferente. No seu cambio, este eixo é curto e tem 18 dentes e o eixo do cambio do OHC é longo e tem 16 dentes. Você precisará de um eixo que tem 18 dentes com o comprimento do eixo de 16 dentes. Tem na Tratorgama. E terá que trocar o disco de embreagem pois este eixo para adaptação só existe com 10 estrias.
Essa é facil! Se for de 3 marchas, é para BF. Se for de 4 marchas, basta tirar a tampa da caixa de marchas, marcar 1 dente do eixo primário, contar o número de dentes. Se tiver 16, é caixa de OHC, se tiver 18, é caixa de BF. Independente da descoberta, se o motor que estava no carro era um BF, o primário é curto e terás que trocá-lo.
Eu tbém quase fiz isso de trocar as caixas de marcha.
tenho um maverick com o OHC e a caixa dele precisava dar uma revisada e tenho outra caixa zerada aqui do maverick com motor 6 cil (BF-184 ou 3.000cc), pelo que me falaram seria só trocar o eixo piloto, tirando o eixo da do 4 cil e colocar na do 6 cil. externamente elas são identicas, são caixas willys.
Mas peguei a relação de marchas de cada uma e é diferente, pelo menos no maverick a do 6 cil tem a primeira mais longa, o que ia ficar ruim no meu carro que tem pneus enormes na traseira(275/60-15) e já me aumenta a relação em 18% em relação ao original com pneus liguicinha 185 aro 14, se colocasse a do 6 cil iria ter que queimar embreagem em qquer subidinha.
mas pelo que o camarada me falou era só trocar um eixo pelo outro e colocar no lugar.
Já ficou bem claro a explicação do nosso amigo Homero.. Abre e conta os dentes do eixo piloto.. 16 dentes é do ohc ou 18 é do BF(F75/Rural).. De qualquer jeito vc num escapa de ter que trocar.. O jeito de gastar menos $$$ é alongando o eixo... Outro jeito é trocar por um eixo comprido, respeitando o numero de dentes..
Outro detalhe que lembrei agora é que nos OHC´s mais novos o garfo da embreagem tb muda... o pino esférico (birro) do garfo fica na capa seca e dos antigos OHC e dos BF ficava na moringaaa.. Mas acho que isso não vai ter causar problemas, pois e so continuar com o sistema antigo.. A nao ser que vc tenha pedaleira suspensa.. ai o sistema moderno e melhor
[ ]´s