Powered by vBulletin

Sobre OHC Geórgia e suas possibilidades

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 26 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/05/2008, 14:37
    rubensx
    agora e os sistemas de injeção originais (não fueltech etc) compativeis?

alguém imagina?
  • 07/05/2008, 15:07
    Elmer_Jeep
    Uma vez saiu na revista Oficina Mecanica um maveco OHC com injeção multiponto, faz tempo isso, nem lembro em qual edição...

[]'s
  • 07/05/2008, 15:28
    Dodger
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post

alguém imagina?

Já vi um motor destes com a injeção de Santana 2.0Mi. Não faço ideia do que exatamente foi feito nem de como ficou.
  • 07/05/2008, 20:04
    Jeep83
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Uma vez saiu na revista Oficina Mecanica um maveco OHC com injeção multiponto, faz tempo isso, nem lembro em qual edição...

[]'s

Que eu lembro era modulo do ford Ka, bicos de santana, outras nao me lembro... era uma mistura. Os bicos ficava bem discretos escondidos debaixo da panela do filtro.

Para mim essas solucoes de injeção sao "gambiarras" o correto seria mapear a injecao para a o motor, veiculo e utilizacao...mesmo assim acaba ficando tao bom, ou ate melhor que carburado.
  • 07/05/2008, 23:10
    rubensx
    pois é a fueltech sei que dá pra regular, agora com certeza foi CHIPADO ou algo asism para suprir o 2.3 no meu caso o meu pistão é da ultima medida e fuçado...

enfim estou com outro dilema talvez elmer saiba me ajudar...

cambio clark 4m no OHC tem algum topico? procurei me perdi e voltei pro meu topico eheheh

Resolvi postar algumas fotos de peças interessantes:

Bomba de oleo de alta vazão:

http://www.esslingeracing.com/mercha...oil%20pump.jpg

Distribuidor com bobina integrada da MSD:

http://www.esslingeracing.com/mercha...istributor.jpg

Motor de arranque HI-Torque:

http://www.esslingeracing.com/mercha...%20Starter.jpg

Kit de spistões forjados:

http://www.esslingeracing.com/mercha...ss%20rings.jpg

Polia regulável:

http://www.esslingeracing.com/mercha...CAM-PULLEY.jpg

e um tal de OFFROAD kit (oque diabos é isso??)

http://www.esslingeracing.com/mercha...Road%20Kit.jpg

tá ai coloquei uams fotos porque nem todo mundo entende ingles e nàos aberia como achar porque o site da esslinger eh bem tosco
  • 16/05/2008, 15:49
    dudas_308w
    injeçoes diversas
    Vou contribuir um pouco, pois conheço bem injeçao, Segue:

Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post

alguém imagina?

Podem funcionar sim. Um sistema de injeçao é menos complicado que se imagina. :dance:
    Os bicos sao medidos em vazao e impedancia. Se vc tem um carro com bicos de 4 Ohms (impedancia) e 40 LB/s vazao de combustivel quando aberto, qualquer marca de bico de 4 Ohms x 40 LB/s vai funcionar, seja Ford, Magnetti, Bosch, etc. Entao essa estoria de que era do gol, do santana, do corsa, é indiferente. quem manda é a especificaçao. Claro que nao dá p/ por um bico com rosca de 5/8 num encaixe metrico, mas isso vcs sabem.

Continuando, do lado de ca do bico, tem a flauta, que nada mais é do que um tubo pressurizado de combustivel, que é empurrado pela bomba eletrica. Novamente, a bomba eletrica nao tem segredo e é dimensionada p/ pressao. Pressao e vazao que ela consegue sustentar. Uma bomba de 4 Bar de vazao, Bosch, Ford, VW empurra uma Ranger, F250, Landau, qualquer coisa que chegue ate uns 5 litros de motor, ou um 2 litros que o consumo esteja maior, tipo preparado ou turbo. A regulagem da bomba, é o parafuso de retorno pro tanque, que esta na ponta da flauta. Isso vende pronto por uns 70,00 real e chama dosador, no mundo tunning.

O proximo truque, é o coletor. Enquanto nos carros carburados o coletor tem uma funçao somente de distribuir o que o carburador e o filtro de ar fazem, no carro injetado é neles que a mistura é feita. O coletor ideal deve ter a exata capacidade volumetrica da camara que o antecede. O combustivel que esta dentro da flauta pressurizado, ao passar pelo bico vira spray (o termo correto é atomizado) e esse é o pulo do gato. O fato do combustivel virar spray por uma força mecanica e nao pelo venturi/gicle dá a queima uma eficiencia muito maior. O ar mistura ao combustivel muito mais facilmente, rendendo melhor na camara.

A central eletronica nada mais é que um pequeno computador lendo parametros e abrindo os bicos na hora certa e comandando fagulha.:palmas:

O primeiro parametro é o seu pé. Ele torce o cabo do corpo de borboleta, que esta apos o filtro e antes do coletor. A torcida na borboleta regula a entrada de ar, e no eixo dela tem um potenciometro que regula o "volume" do sensor avisando a central. Alguns carros tem um sensor chamado MAF e MAP que "sentem" o ar em pressao e temperatura, e avisam a cpu p/ corrigir caso precise (frio, altitude, etc). Do outro lado pode ter uma sonda lambda, que avisa a cpu que a queima nao tah bem feita. Hoje existe um relogio chamado hallmeter que o sensor pode dizer se a mistura esta rica ou pobre (1:15 a 1:17 na gasolina:ar e 1:12-1:14 no alcool:ar).

a CPU olha o distribuidor, ou roda fonica, p/ saber quando disparar cada bico. Dessa forma, o disparo é feito milisegundos antes do PMS, e quando a valvula de admissao se abre, puxa p/ dentro a mistura rica.

O tempo de disparo do bico, é olhado na memoria no que chamamos de "mapeamento" e nada mais eh que um conjunto de tabelas (planilhas). A injeçao olha o MAP e o MAF, olha o sensor de RPM, mede o corpo de borboleta e depois procura a tabela correta p/ aquela situaçao. Na tabela, ela acha o tempo que os bicos devem permancer abertos p/ o conjunto funcionar bem. Depois dá sinal a bobina, indicando a hora da fagulha.
    Eh como ter um mecanico ajustando ponto e a mistura, a cada 1/2 volta do virabrequim. Isso só é possivel pela velocidade da eletronica.

Entao se pegarmos uma central por exemplo do Monza MPFI, so precismos ver quais sensores ela tem e comprá-los compativeis. As tabelas, podem ser programadas no remapeamento, onde serao ajustadas para o combustivel, a pressao da bomba, o tamanho do motor e a vasao de bicos que temos. Na memoria da antiga central que trabalhava com um 2.0 e abria 5ms o valor será apagado e escrito 6ms pois passamos a um motor 2.3L por exemplo... uma outra forma seria manter a programaçao, mas ter uma bomba mais forte. Ae com o mesmo tempo de bico, pulverizava mais mistura.

No caso da FuelTech, uma grande vantagem é que tudo nela é programado pelo proprio usuário, protegido por senha, e no proprio display dela. Entao, se o carro quebra no Uruguay porque os bicos ou a bomba queimaram, qualquer outro conjunto de bicos, ou bomba ira funcionar, bastando p/ isso saber o nominal da vazao ou pressao e mudando a configuraçao.:idea:
    É claro que uma central que custa R$ 990,00 nao eh barata, mas ela pode gerenciar motor de 1 a 12 cilindros, de 0 a 8 Litros de capacidade volumetrica e quase sem limite de potencia, arrancando a maxima economia possivel do conjunto. Em quanto tempo isso se paga?

Existe uma outra central, mais barata, que o mapeamento nao trabalha com sonda lambda e MAP, que esta na casa dos 500 reais e consegue quase tudo que a Fueltech faz.

Na rua Piratininga tem uma loja chamada Crestana & Crestana que vende tudo isso, caso alguem queira correr atras.
    Sds
  • 16/05/2008, 16:09
    rubensx
    dudas tu eh o cara!!!!!

ajudou muito nas minhas idéias malvadas maquiavélicas :twisted::twisted::twisted:

ainda vou de fueltech
  • 16/05/2008, 21:09
    turboroe
    Citação:

As tabelas, podem ser programadas no remapeamento, onde serao ajustadas para o combustivel, a pressao da bomba, o tamanho do motor e a vasao de bicos que temos.
    mas é justamente aí q mora o problema!!!

se vc não fizer um remapeamento o seu motor vai ficar pior q um carburado.
    Remapear uma ECU não é pra qualquer um. Exige muuuuito tempo rodando (em dinamômetro ou em pista), muito equipamento especializado e MUITO CONHECIMENTO.
    Não pense que vc vai entrar em uma oficina mecânica de preparação e o seu carro vai sair tinindo... no máximo vai sair rodando meia boca, gastando horrores, perdendo 1/3 da eficiência... e o dono ainda vai sair bem feliz pq o carro está "andando mais", esquecendo que o seu motor 1.0 que antes fazia 15km/l agora faz 10.
    Pra programar isso o cara tem que ter muito conhecimento, de mecânica e eletrônica, na maioria coisas que só se aprende em faculdade... coisa que quase nenhum mecânico ou preparador faz.

Criar uma curva de avanço ideal pra um motor ja é um trabalho bem complicado e demorado, e olha que essa curva depende de pelo menos 5 variáveis.
    Agora imagine uma ECU que trabalha com varios sensores, tem q acertar a mistura, o ponto, corrigir tudo dependendo da altitude, do desgaste das peças, etc etc...

Acha que não é tao complicado? pegue 2 motores de cilindrada parecida com carburadores diferentes... por exemplo: o 2.3 OHC e o 141 do opala.
    Veja as curvas de avanço e veja a configuração dos carburadores...
    COMPLETAMENTE DIFERENTES... se trocar eles de motor nenhum dos motores irá funcionar direito.

Eu pegaria essa grana e compraria um carburador ZEROKM original, taxava o motor até nao dar mais, botava uma ignição com avanço programável (mapeando o avanço todo com alguém que saiba o q está fazendo) e seria feliz.... eu duvido que com injeção eletrônica adaptada o carro vai ficar melhor q isso, andando economicamente.

As pessoas geralmente atribuem a economia dos carros modernos à injeção, mas ela só dá um pedacinho pequeno da economia...
    esquecem de outras coisas como a evolução dos materiais automotivos (mais leves e com menor atrito), diminuição de peso do conjunto motor, diminuição de peso do carro em si, sistema pressurizado de arrefecimento, bombas e ventiladores elétricos, avanço na tecnologia dos acessórios ligados no motor, da própria borracha da correia das polias, tração dianteira (que acaba com pelo menos 1/3 do peso do sistema motor), rodas de liga leve, etc etc...
  • 16/05/2008, 21:10
    chapolin colorado
    Duda desculpe mas sua visão esta muito distante da realidade da injeção eletronica, basicamente o que voce falou, bomba,vazão,pressão estão corretos, mas a grande dificuldade de ajustar "bem" uma injeção eletronica estão nos mapas e no ajuste da atomização do combustivel, trabalho em uma montadora e para voce ter uma idéia da complexidade destes mapas são necessários de 8 a 12 meses somente para o ajuste do mapeamento em veiculos rodando em pistas de testes, além de vários motores em dinamometros instrumentados para tal fim.
    Os parametros de ajustes dos mapas são limitados ( cuidado com os enganadores ) pois durante o desenvolvimento do mapeamento as curvas são 100% modificaveis ( utiliza-se chips com memória gravavel flash, mas quando a montadora valida o motor, os mapas são copiados e transformados em liguagem de baixo nivel ( códigos hexanuméricos ) para permitir o rápido processamento e o acesso limitado aos parametros, mas as curvas basicas não são modificaveis !!!
    A flauta e o coletor são um caso a parte e são necessários muitos estudos de dinâmica dos fluidos em computadores, considerando que temos um fluido compressivel ( ar ) para quem fez engenharia sabe que o que estou falando. O posicionamento dos bicos e o fluxo de ar nos coletores o tipo de escoamento,etc....isso demanda muuuitas simulações em computador e alguns milhares de dolares em protótipos e testes.....
    Funcionar qualquer um com um pouco de conhecimento coloca uma injeção eletronica para funcionar, mas funcionar retirando o melhor rendimento ( potencia x economia ) demanda tudo que foi falado acima.
    Tudo bem existem módulos Fueltech,etc...,mas lembre-se que são para aplicações muito especifícas ( arrancadas ou motores preparados ) onde o foco é a potencia e não a durabilidade ou a economia de combustivel...alem de que para ajustar um módulo destes corretamente é necessário bastante conhecimento em motores....
    Não estou querendo desanimar ninguem( pelo contrario coloco todo meu conhecimento a dispor dos amigos), mas gastar muito dinheiro e tempo, para ter o mesmo rendimento que se tem com um velho ( tambem não estou defendendo os carburadores ) carburador não é a melhor solução para mim.
    Se quer um motor com injeção eletronica funcionando perfeitamente com durabilidade e economia é mais fácil pegarmos um pronto, onde a engenharia das montadoras já fez todo esse trabalho acima e gastou muito dinheiro, um motor de Ranger 2.3 OHC já esta pronto ! Um motor 4.1 MPFI ou outro GM,VW,Ford, etc....tambem já estão prontos.....
  • 19/05/2008, 15:14
    dudas_308w
    os alvos dos projetos
    Chapolim e Truboroe,
    vcs estao certos nas suas acertivas, mas estamos falando de coisas diferentes.
    Eu nao tenho a intençao de dizer "faça isso que é melhor" e somente respondi ao amigo que perguntou se era possivel usar as partes de injeçao "standard" de outros veiculos. Eu respondi que sim, pois é possivel.

Nao discordo de vcs, pois a montadora realmente tem gente dedicada ao assunto tempo integral p/ homologar o produto. Mas o que acontece, é que na montadora existem desafios que nao sao os nossos. Existe uma serie de coisas que a montadora leva em consideraçao e que nao sao validas p/ nós, usuários avançados. Vou dar uns exemplos:

- O primeiro é tempo. O veiculo tem que ficar pronto em 3 dias, entao idas ao forum estao fora de cogitaçao. Tudo tem que vir pronto dos parceiros, montado o mais rapido possivel.
    - standardizaçao. Todos tem que sair iguais, aki e na espanha, argentina, portugal, etc.
    - parametros comerciais. O comprador nao entende de mecanica, os mecanicos da oficina nao entendem de engenharia, e tudo tem que funcionar em escala comercial...
    - custo. Sao milhoes de dolares, enteo usar uma bomba de 3 bar, ou uma de 4 bar faz uma diferença incrivel no balanço. P/ gente, o que tiver barato no desmanche serve.
    - Uma montadora nao pode colocar um dosador, pois o ajuste fino seria inviável em tempo, entao a bomba tem que ser a X e pronto.
    - A montadora nao pode aceitar um processo por emissao de poluentes, e quer estar dentro das normas EPA, etc., etc.
    - A montadora nao pode aceitar uma quebra de diff e ter o carro ligado a um projeto mal feito, etc. etc.

Alem disso, o mercado é soberano, e soluçoes passam a existir. Hoje abrimos qualquer revista de tunning e tem alguem oferencendo teste em dinamometro por 100 reais. O cara que dobra coletor sob medida da certificado do mesmo em banco de fluxo. O maluco da "chipagem" tem as memorias conectadas no notebook e tem mapa ateh de Porsche e Ferrari. Tudo que a montadora desenvolver gastando milhoes, o coreano vai vender 5 anos depois a dez real lá no largo 13. Desculpe, mas é fato.

Concordo que fazer o motor funcionar no seu 100% de rendimento é complicado, mas hoje os carburados tem que %? Uma injeçao de mapa bi-dimensional (RPM X angulo borboleta) tipo a HIS de R$ 500,00 é muuuuito mais eficiente, mas muuuuuuuito mais que qualquer coisa que já saiu da Weber ou da Solex.

Vcs sao pouco democraticos. O forum inteiro troca tudo que tem de peça nos carros, e nem conta faz. Quantos aqui nao pegam um CJ e poe motor diesel, V6, cambio 5m, cambio auto, reduzida de ranger, freio a disco, e tudo que pode de adaptaçao? Vai dizer que fica tudo mal feito por que a montadora nao se envolveu e ninguem tem banco de provas e milhoes em pesquisa?

Ae eu proponho uma troca simples, do sistema de alimentaçao, isso pareceu alienigena? ahh bom.. so p/ entender.
  • 19/05/2008, 16:48
    rubensx
    concordo plenamente com o dudas

Uma vez falando da fueltech algu'em veio em dizer que ela não seria eficiente por causa de temperatura, altura etc... até concordo que não existe muito controle como as 400 configurações diferentes de um mapa de injeção de linha.

Mas sinceramente, como foi dito pelo dudas quanto o carburador será melhor que uma injeção de combustivel programavel em tempo real? Fora o fato que carburadores peças estão cada vez mais raras de encontrar a venda e tudo mais, tudo bem se for um holley ou um edelbrock e vc curte importar tudo mas continuar no carburado proque "não existe injeção original para esse motor" ou pelo absurdo de ouvir que carburador é melhor que injeção (como muitos "preparadores" retiram a injeção e colocam um carburador 3E para turbinar um gol injetado de fabrica) isso é realmente o fim da tentativa de evolução, desculpem aos puristas e saudosistas mas carburadores jah eram

Eu curto acertar um carburador e acho demais aquela coisa do ouvido ams a precisão até mesmo de uma FuelTech 'e bem melhor
  • 19/05/2008, 19:22
    chapolin colorado
    Pessoal desculpem mas o minha opnião não deve ser soberana e nem quero isso, o que quiz dizer é que a adpatação não é simples, e que carburadores são sistemas tão arcaicos que não existem mais a muito tempo em paises mais avançados que os nosso. Meu ponto foi somente alertar que bastante dinheiro vai ser gasto e muitas vezes chegaremos a um desempenho próximo ao de um carburador. Injeções eletronicas programaveis são um opção mas não vão conseguir retirar todo o rendimento que o motor pode proporcionar alem de muito tempo e dinheiro gastos, sempre sem contar com os indices de poluição que devem ser respeitados.
    Mas sem pessoas que partam para inovações e experiencias o mundo nunca evoluirá.
    Meu post foi somente alertar que não é tão simples quanto foi exposto pelo nosso colega, partir para uma modificação bem informado é o melhor caminho para não haver frustações futuras nem decpeções.
    Sempre que parto para um modificação na viatura me informo o máximo possivel para saber qual caminho a seguir, quais as dificuldades que enfrentarei e quais as possiveis soluções assim como quanto gastarei.
    Continuo apoiando as inovações, não entendi porque pouco democráticos uma vez que respeitei sua opnião e coloquei a minha e nem imagino porque voce se refere ao alienigina pois não foi essa minnha intenção.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 26 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:18.