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Sobre OHC Geórgia e suas possibilidades

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  • 19/05/2011, 14:24
    sraposo
    A tal "falhadinha" pode ser devido a muitas coisas e, baseando-se apenas no que foi relatado, a quantidade de causas possíveis é grande. Pode ser na alimentação (o que não se limita ao carburador), à ignição (que, por fim, pode ser um problema de fiação, não do sistema de ignição em si) e outras coisas de ordem mecânica, seja um desgaste, seja um desajuste ou até um mal ajuste!

    Se bem entendi o que se passa, *** parece *** que pode ser algo relacionado ao carburador, mais especificamente na "progressão", aquela faixa angular no curso da abertura que começa logo depois da da posição de marcha lenta e termina mesclada com a faixa inicial do circuito de alimentação principal. Causas possíveis disso? Muitas: gigle de marcha lenta pequeno, combustível com especificação diferente, venturi com diâmetro maior do que o correto, parafuso da mistura fechado demais.... etc

    Seria bom saber se a mistura mesta hora da "falhadinha" fica mais pobre ou mais rica do que o correto.

    A maneira mais certa (eficaz e eficiente) de se descobrir a causa de um problema é fazendo-se MEDIÇOES, ou pelo menos avaliaçÕes, de algumas grandezas, se não a coisa descamba para adivinhação ou puro chute e acaba-se perdendo muito mais tempo.

    Boa sorte aí !

    Abraço!
  • 19/05/2011, 23:41
    rodrigo.hoffman
    Aposto no carburador tb..

    Como disse o Felipe H34 veio em muitos carros.. Se nao for o original dos Mavecos, fica dificil acertar.. Gicles e difusores fora das especificações podem fazer desse acerto uma tarefa penosa..

    So um detalhe.. Qd comprei meu jeep ele tinha uma falha que parecia uma "pipocada" qd se tirava o pé pra passar numa lombada e depois se pisava novamente e depois de uma analise a falha era uma vela que teve a ceramica trincada..

    Isso ai só pra complementar o comentário do Sergio que disse poder ser muitas coisas.. Dai a complexidade da coisa :parede:...

    [ ]´s
  • 20/05/2011, 21:07
    NovatoF75
    A "falhadinha" é por conta do carburador mesmo!! sei pq qdo tirei o H40/44 o problema não existia...

    O carburador era originalmente para opala 4c, mas troquei tudo (venturis, difusores, gicles, etc.) seguindo a tabela para o maverick 4c... somente 1 item (se não me engano corretor de lenta) não pôde ser trocado, mas lembro de ter visto relatos aqui no forum de quem fez igual e não fez nenhuma diferença...

    Ninguém mais teve o problema do carburador sujar rápido demais no OHC? Presumo que o problema venha da ventilação da tampa de válvulas, pois tudo entre o filtro de ar e o carburador fica tomado por uma borra preta... Estou estudando adaptar um filtro ali no duto que vai daq tampa de oleo/tampa de valvulas à mangueira do carburador... de preferencia um filtro que não sature muito rápido... Semana que vem vou revisar o carburador e queria acabar com o problema definitivamente.

    Valeu pelas dicas Sérgio! Vou verificar o que vc enumerou... e vou tentar achar alguem que tenha os equipamentos para fazer leituras da mistura...

    Abraço a todos!
  • 20/05/2011, 22:17
    rodrigo.hoffman
    Citação:

    Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    A "falhadinha" é por conta do carburador mesmo!! sei pq qdo tirei o H40/44 o problema não existia...

    O carburador era originalmente para opala 4c, mas troquei tudo (venturis, difusores, gicles, etc.) seguindo a tabela para o maverick 4c... somente 1 item (se não me engano corretor de lenta) não pôde ser trocado, mas lembro de ter visto relatos aqui no forum de quem fez igual e não fez nenhuma diferença...

    Ninguém mais teve o problema do carburador sujar rápido demais no OHC? Presumo que o problema venha da ventilação da tampa de válvulas, pois tudo entre o filtro de ar e o carburador fica tomado por uma borra preta... Estou estudando adaptar um filtro ali no duto que vai daq tampa de oleo/tampa de valvulas à mangueira do carburador... de preferencia um filtro que não sature muito rápido... Semana que vem vou revisar o carburador e queria acabar com o problema definitivamente.

    Valeu pelas dicas Sérgio! Vou verificar o que vc enumerou... e vou tentar achar alguem que tenha os equipamentos para fazer leituras da mistura...

    Abraço a todos!


    Cara

    Vc mesmo ja matou a charada.. Sem a troca dos corretores de ar e diminuindo os gicles, a mistura vai ficar mais pobre doque deveria.. Faz um pequeno teste trocando o gicle da lenta por um um pouco maior ou fechando um pouco a borboleta do afogador..

    Esse lance ai da borra ta esquisito.. Ali nao deveria sair tanto fuligem de oleo a ponto de criar essa borra toda.. O sistema do PVC ta funcionando certinho??

    [ ]´s
  • 21/05/2011, 10:47
    sraposo
    Escapar vapores de óleo do carter é normal, para isso existe a tal mangueira que liga a tampa das válvula ao sistema de admissão. Certamente, ao longo do tempo, esses vapores poderão gerar algum acúmulo de oleo, mas não é esperado que seja muito e/ou em pouco tempo! Talvez, eu disse *** talvez ***, isso possa indicar desgaste dos anéis, e ainda arrisco supor um nível de óleo mais alto do que o recomendado, temperatura do motor acima do correto... o que mais? Várias possibilidades, inclusive as menos óbvias. Como sempre digo, procure um profissional verdadeiramente competente (não um trocador de peças rsrs). A mão-de-obra será provavelmente mais cara do que a de outros, mas o custo final em dinheiro e em tempo será menor!
  • 21/05/2011, 21:24
    minucelli
    comprei recentemente um cj3 com motor ohc e queria saber se alguem tem informação sobre a adaptação de um carburador duplo
  • 21/05/2011, 21:55
    Dodger
    Citação:

    Postado originalmente por minucelli Ver Post
    comprei recentemente um cj3 com motor ohc e queria saber se alguem tem informação sobre a adaptação de um carburador duplo


    O Solex duplo H-34 é boa opção já que é o que vinha no motor OHC só que para o Ford Maverick. mas pode usar o DFVéio 446, que anda mais mas é mais gastão. 2E, 3E etc
  • 21/05/2011, 22:09
    NovatoF75
    Até onde sei a valvula pvc funciona bem... como posso testá-la pra ter certeza? Apesar que ela fica embaixo, entre o carter e (vai direto pro) o coletor... sem passar pelo bura...

    Acredito que os anéis estejam em bom estado... troquei há menos de um ano, e o motor não dá nenhum sinal de que queima óleo... Agora pensando em temperatura, uso gasolina mas com a valvula termostatica do alcool! Será que uns 4° a mais na abertura total da valvula fazem assim tanta diferença? lembrando que (se não me engano) a v. termostatica do gasolina é 88 e do alcool 92°... Confere?

    Estou pensando se essa sujeira não pode estar no limite do normal... Uso o carro pra trabalho, devo rodar uns 80km por dia, uns 3 traçado e reduzido... comparado a quem só usa o jipe de final de semana é bastante!!

    minucelli, acredito que o ideal seria se vc encontrasse um H34 original do OHC (saiu no maverick 4c). Mas já vi relatos de adaptações que funcionaram...

    []s!!
  • 22/05/2011, 18:47
    sraposo
    NovatoF75,

    "(...)Agora pensando em temperatura, uso gasolina mas com a valvula termostatica do alcool! Será que uns 4° a mais na abertura total da valvula fazem assim tanta diferença? lembrando que (se não me engano) a v. termostatica do gasolina é 88 e do alcool 92°... Confere?"

    MS > Não deva ser isso, senão o motor originalmente feito para uso de álcool padeceria do mesmo problema que você relatou, já que o tipo óleo não muda em função de gasolina ou álcool.

    Poderá te tomar muito tempo esta busca pela solução. Procure um bom mecânico (sim, coisa rara...) e ele provavelmente resolverá isso rápido.

    Abraço!
  • 22/05/2011, 22:40
    rodrigo.hoffman
    Citação:

    Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    Até onde sei a valvula pvc funciona bem... como posso testá-la pra ter certeza? Apesar que ela fica embaixo, entre o carter e (vai direto pro) o coletor... sem passar pelo bura...

    Acredito que os anéis estejam em bom estado... troquei há menos de um ano, e o motor não dá nenhum sinal de que queima óleo... Agora pensando em temperatura, uso gasolina mas com a valvula termostatica do alcool! Será que uns 4° a mais na abertura total da valvula fazem assim tanta diferença? lembrando que (se não me engano) a v. termostatica do gasolina é 88 e do alcool 92°... Confere?

    Estou pensando se essa sujeira não pode estar no limite do normal... Uso o carro pra trabalho, devo rodar uns 80km por dia, uns 3 traçado e reduzido... comparado a quem só usa o jipe de final de semana é bastante!!

    minucelli, acredito que o ideal seria se vc encontrasse um H34 original do OHC (saiu no maverick 4c). Mas já vi relatos de adaptações que funcionaram...

    []s!!

    A pergunta em relação a valvula de PVC é que ela serve para queimar os gases restantes da combustão que se acumulam no carter.. Se por um acaso a valvula tiver com um mau funcionamento pode fazer com que os gases tenham um caminho inverso, sendo empurrados pra dentro do motor, causando uma pressao grande..

    Para testar vc tira a mangueira do pé do carburador (ali no coletor) e tenta sobrar em direção ao carter.. Nao pode passar ar nenhum nesse sentido..

    Referente a diferença de temperatura da valvula termostatica,.. Não deve ser ela a causadora do problema

    [ ]´s
  • 24/05/2011, 19:49
    Robertux
    Citação:

    Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    Até onde sei a valvula pvc funciona bem... como posso testá-la pra ter certeza? Apesar que ela fica embaixo, entre o carter e (vai direto pro) o coletor... sem passar pelo bura...

    Esse motor tem duas válvulas PCV, essa que você mensionou, que liga o respiro do carter na base do carburador e que, como você mesmo disse, não teria como sujar o carburador e outra na mangueira que liga o respiro da tampa de abastecimento de óleo, na tampa de válvulas, até o filtro de ar, essa também é conhecida como válvula anti-chama e que, pelo que você falou, o seu está sem. Vou procurar uma foto dela e posto depois.
  • 24/05/2011, 20:11
    Robertux
    2 Anexo(s)
    A foto da esquerda é a válvula PCV usada no respiro do carter (é a mesma da Ford Ranger) e a da direita é a vávula anti-chama usada no respiro da tampa de abastecimento de óleo, que vai ligada ao filtro de ar do carburador (é a mesma do Ford Corcel)
    Anexo 294197Anexo 294198
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