Não é reaperto que salva. É a inspeção do colo, removendo o rolamento. É onde ele fratura.
Versão Imprimível
praticamente todos usam semi flutuante, com o flutuante como opcional, quando tem !
:mrgreen: Opá boa tarde galera....
Seguinte, já li e reli este tópico várias vezes, pois bem, só que desde que comprei a vtr nunca tinha desmontado o eixo traseiro. E estava com a purga atrás da oreia :rolleyes::rolleyes:
E como alguns dias atrás, eu estava fazendo uns teste de rampa, ai apareceu um vazamento de oleo do diferencial, na roda esquerda:parede:.
:twisted: Hj criei coragem e fiz isso, bão comecei pelo o lado esquerdo, tirei a roda, desregulei o freio tirei o tambor de freio, tirei o sistema de freio (patins com lonas), depois soltei as porcas que fixam o calço e espelho na tubeira (carcaça).
Após isso foi so puxar o chapelão (semi-eixo), saiu facim, facim.
Quando puxei, veio também aquele cheiro agradável de oleo hipóide misturado com graxa e recheado com terra(lama):oops::oops:....é isso mesmo terragraxaoleo!!!!
:parede::parede: Logo que avistei, pude ver que não tinha nenhum retentor depois do rolamento, ou seja entre o rolamento e a chapa que por cima do espelho, o que estava protegendo o rolamento das impurezas externas? :rolleyes:, simplesmente nada.
Até aqui foi fácil desmontar, mas tinha que aparecer alguém/algum pra dar trabalho...hehehehe, o maldito retentor interno, mas :stop: retirei um retentor sem muito trabalho, e quando observei direito, pude ver que tinha mais um resto de retentor lá...esse deu upá pra sair:putz:, e isso mesmo o anta que mexeu ali, pos um novo retentor por cima do resto do velho:parede:, deve ter sido por não conseguir tirá-lo.:pensativo:
veja algumas fotos, e continua no proximo post....
:mrgreen: bom até tive algumas surpresas, mas inda tem mais :twisted:.
Após a retirada do semi-eixo fui lavar toda aquela meleca que tava ali na região do rolamento.
:shock: advinhem o dito cujo anel trava tinha dois pingos de solda elétrica, quase dei um treco...pois, depois de ler aqui a respeito disso, tinha que ser logo eu o premiado? Ah filho duma p..t@dum mexanico que fuçou esse eixo....comprovem na foto.
Bom ai que vem a zica, pois, além de estar sem o retentor externo, ainda está soldado:parede::parede::parede::parede:...
:putz:se um lado estava assim, nem quis imaginar como está o outro:oops::oops:...
não pensei duas vezes, desmontei também o outro lado....
Aparentemente tava melhor, :stop:mas era só enganação, o rolamento tinha folga perceptivel, e pra completar, a solda era pior (maior)...acho que fizeram até um lixamento no semi....:shock::shock:
segue fotos abaixo ainda do lado esquerdo:....continua no proximo post.
Opa fala Lucas, blz?
Então conforme te falei, mexi no eixo hj, aliás desmontei e tá no cavalete...:-D
Seguinte, essa peça ai que vc marcou não é o retentor :discordo:, ele é o flange que segura o semi-eixo na tubeira, o retentor fica depois dele, e esse lado realmente está sem.
Veja a foto do retentor, em:
http://www.jet.com.br/donatti4x4/det...ll=&Categorias=
Eu fui até uma loja e vi esse retentor hj, ele é furado e nessa parte da furação a chapa é fininha.
Vai acompanhando o caso, a minha conexão tá uma por@r!#!!!
Sds,
:mrgreen: de novo a saga do eixo...
bão agora vou falar do lado direito, quer dizer mostrar, pois, já falei no post anterior....:twisted::twisted::twisted:
Segue as fotos do lado direito...
ps: reparem a solda do anel, que maravilha, heim? bem que, quem fez isso podia ter soldado a M~iiiiii...
la vai, lembrando que ainda tem continuação
:concordo:
:mrgreen: Ora pois,
Agora fiquei sem saber qual é o retentor correto, pois, um lado está sem retentor, e no outro, o retentor é diferente daquele comentado anteriormente, digo com furação:pensativo::pensativo::pensativo:, na ultima foto postada da pra ver do que estou falando...
O retentor não tem a chapa furada conforme tinhamos comentado.
Ele é igual a esse:
http://www.jet.com.br/donatti4x4/det...ll=&Categorias=
e está dentro daquele flange que comentei na msg do lucas.
Fiquei com duvidas a respeito desse retentor:pensativo::pensativo:
:concordo::concordo:
:mrgreen: é agora vem as idéias para solução dos problemas: :parede::parede::parede:
A) Diante dos fatos, e da situação dos semi, e quem já leu este tópico sabe, então joga estes semi fora e compra novos;:stop:
B) Então coloca flutuante,
- inviavel para o momento, pretendo instalar flutuante.:twisted:
C) Garimpar semi usados em bom estado, e montar.
- também inviavel para o momento, não está no orçamento $$$$ agora.
D) Manter os meus semi, e comprar novos:
- pode até ser, :stop: será que acho em bom estado? sei :discordo: viu!!!
-rolamentos
-retentores
-anéis
-etc....
E então? palpites, sugestões, perguntas?
- será que funciona? lembrando que seria no caso provisório, e também não passo de 60KM/hr...rsrsrsrsrs.
- jeep não é pra corrida, se quiser fazer isso vo logo pro kart!!!!
Abraço pro cês, e inte aminhã....
ps: a cuca já esgotou...
:D:D:D