Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 48 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3839404142434445464748495051525354555657 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/02/2010, 07:46
    Rodrigo Baratti
    Concordo que tudo depende mesmo!

Meu coroa tirou uma F1000 cabinada zero em 1.988, nunca carregou um saco de cimento nela e sempre fez todas as revisões, a bichona tava com uns 300.000 km rodados.
    Em 2005 na rodovia dos Bandeirantes, na reta, vi o pneu traseiro ultrapassa-la e atravessar o canteiro central indo parar no mato do outro lado, por sorte não acertou nenhum outro carro.
    Ao analisar o semi-eixo rompido via-se perfeitamente que o rompimento era por fadiga, pois somente uma pequena parte (1/2) dele aparentava coloração mais clara de rompimento naquele momento. Alguma microfissura evoluiu com os anos.

O detalhe é que eu iamos para Caraguatatuba e se essa desgraça rompesse na serra iamos parar realmente na praia, descendo rolando.:(:roll:

Depois disso rompeu o outro lado em uma arrancada mais forte em uma esquina e uma terceira vez na serra, mas o velho estava bem devagar subindo.
    Só nessa ocasião consegui convencer o teimoso que aquela desgraça ia mata-lo e ele vendeu. Hj está com uma L200 feliz da vida . :mrgreen:

[]
  • 01/02/2010, 14:52
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Concordo que tudo depende mesmo!

Meu coroa tirou uma F1000 cabinada zero em 1.988, nunca carregou um saco de cimento nela e sempre fez todas as revisões, a bichona tava com uns 300.000 km rodados.
    Em 2005 na rodovia dos Bandeirantes, na reta, vi o pneu traseiro ultrapassa-la e atravessar o canteiro central indo parar no mato do outro lado, por sorte não acertou nenhum outro carro.
    Ao analisar o semi-eixo rompido via-se perfeitamente que o rompimento era por fadiga, pois somente uma pequena parte (1/2) dele aparentava coloração mais clara de rompimento naquele momento. Alguma microfissura evoluiu com os anos.

O detalhe é que eu iamos para Caraguatatuba e se essa desgraça rompesse na serra iamos parar realmente na praia, descendo rolando.:(:roll:

Depois disso rompeu o outro lado em uma arrancada mais forte em uma esquina e uma terceira vez na serra, mas o velho estava bem devagar subindo.
    Só nessa ocasião consegui convencer o teimoso que aquela desgraça ia mata-lo e ele vendeu. Hj está com uma L200 feliz da vida . :mrgreen:

[]

que tb teu velho podia ter colcoado um eixo flutuante e pronto...

mas viram o exemplo, ah casos e casos... brincar com segurança é foda, denovo prefiro pecar pelo excesso de zêlo
  • 01/02/2010, 15:39
    Renato Fraga
    E na L200 está livre desse problema?????

Também não é semi flutuante o eixo dela????
  • 01/02/2010, 17:42
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

:concordo:, mas estamos falando de rompimento do semi-eixo por fadiga em veiculos originais (incluindo pneu). A comparação seria de uma F1000 com 20 anos e mais de 300.000 km contra uma L200 zero km.
    É muito mais dificil um problema agora que antes. Ainda mais sendo AT.

Citação:

Postado originalmente por rubensx
    que tb teu velho podia ter colcoado um eixo flutuante e pronto...

Até sugeri isso, mas o velho cabina a camionete zero e me fala que adaptações só no meu jeep....vai entender :roll::lol:

[]
  • 01/02/2010, 17:46
    Casa da transmissão4x4
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

??????????? Pode acontecer do mesmo jeito com L-200....
  • 05/02/2010, 21:29
    leopoldo
    Voltando ao problema dos parafusos que prendem a rodalivre ao cubo da roda traseira com flutuante.

Depois de pensar em como amenizar o problema, e para que as pessoas não precisem fazer uma modiifcação radical como a minha, eu tenho uma proposta para quem tem tido o problem dos parafusos que soltam.

Eu não preciso fazer as peça que vou propor porque eu já tenho uma solução que funciona para o meu caso.

Entretanto, nem todos iriam usinar tanta coisa como eu fiz. Depois de um tempo, veio a seguinte opção, que quem quiser pode tentar usar. Em tese deve funcionar tão bem quanto o kit que vem no ENSIMEC.

A base so problema é a folga entree cubo e parafusos, que se não anulada faz com que a RL mexa pouco a cada acelerada e cada brecada. Por fim solta ou quebram- se os parafusos.

Só tem uma coisa que pode ser utilizada: ou o lit de prisioneiros com travas conicas e porcas, Sitema Toyota e ENSIMEC ou ......

Um parafuso usinado de forma especial para aguentar o torque e não permitir folga entre a RL e o cubo.

A minha opção para q
  • 06/02/2010, 00:26
    leopoldo
    1 Anexo(s)
    Desculpem (inclusive, obrigado Giovani)

tive problemas tecnicos aqui. Infelizmente passou o tempo para reditar, então, continuando....

A minha opção, para quem não quer muitas dores de cabeça, seria usinar 12 parafusos especiais. Esses parafusos permitem substituir os da RL e uma vez instalados no cubo, travam a RL e pronto.

Especificação de material Aço.(obvio)
    Pode der à partir de um parafuso ALLEN M12.
    Se quiser, pode partir de barra SAE4130 ou 4340.

Usinar a rosca 3/8" UNC, compatível com a rosca do cubo e na profundidade adequada.

Usinar um pescoço guia, se eu não me engano 9,8 mm, que guia o parafuso no cubo. Note que isso é necessário, pois o cubo do jeep tem um alargamento no Dia onde vai o parafuso no cubo. Sem o guia, o parafuso vai micromovimentar e soltar, ou quebrar.

Ai vem o truque .... usinar um corpo conico (cone morse), como se fosse o do terminal da direção do jeep.

Depois, mais um pedaço de rosca em 3/8" ou UNC ou UNF(melhor).

Bom, o parafuso vai roscado no cubo até assentar no guia e dar batente nas costas do conico.

Pode travar com trava química.

Por ultimo, passar alargador conico nos furos para fixar a RL.

Só isso, mas é lógico que tem um exercício de ajuste no projeto.

Essa é a ideia. O rascunho é algo assim anexado.

Olhando por fora da RL, o jeep fica "original".

O conico ajusta a RL, trava a mesma e ela não solta.

Joguei a ideia,

Boa sorte, se alguém fizer, poste como ficou .... depois dos testes.
  • 23/03/2010, 17:47
    Canis Lupus
    e um sistema 3/4 flutuante?

http://www.tpub.com/content/armyordn...d100660030.htm

o que realmente importa para a durabulidade do eixo, é a distribuição da massa do veiculo sobre ele e o problema dos pneus largos criando um efeito alavanca

pelo que notei pelos diagramas dos tipos disponiveis de eixos, é que os eixos flutuantes são usados principalmente em caminhões, talvez a F4000 tenha algo para doar
  • 27/03/2010, 13:13
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Canis Lupus Ver Post
    1- o que realmente importa para a durabulidade do eixo, é a distribuição da massa do veiculo sobre ele
    2- e o problema dos pneus largos criando um efeito alavanca
    3- os eixos flutuantes são usados principalmente em caminhões
    4- talvez a F4000 tenha algo para doar

1- :discordo: ... uma vez que não importa como a massa esteja distribuida, porque a capa do semieixo apoia através dos rolamentos. É o ponto de apoio, e etá sempre nas extremidades. Isso não é uma viga sob carregamento distribuido.

2- :concordo: ... isso é a mais pura verdade, e ainda depende do offset das rodas, que pode melhorar, mas também pode piorar.

3- :concordo: ... alia-se capacidade de carga, e segurança, uma vez que mais carga solicita mais na flexo-torção e o semi-eixo teria que ser muito grande nestes casos.

4- :concordo: ... o problema recai nos semi-eixos em sí, por causa da bitola. Para colocar em um jeep, vem aquela coisa de corte e solda, que não dá muito certo, por questões tecnicas. :-(
  • 28/03/2010, 02:20
    rubensx
    leopoldo

Rapidamente

estou usando os cubos de roda dianteiros na traseira, coloquei a peça da ensimec que comprei separado com o renan e tive de fabricar alguns conicos (meio que arruela conica d epressão mas normais sem a pressão), porém usei prisioneiros "allen" e vou utilizar porcas parloc em cima dos conicos que foram usinados

Há algum problema disso???

em tempo, muita gente me pergunta e vou fazer a pergunta a vc, se a pessoa pegar 2 semi-eixos originais de cada lado, medir tamanho, criar encaixe, usinar soldar e fizer o teste de resistencia, é arriscado utilizar? (semi eixos soldados e re-temperados?).

abraços e obrigado
  • 28/03/2010, 12:26
    leopoldo
    1- a princípio , não.

2- SOLDOU ? DANOU. não adianta, qdo vc solda, o tratamento termico envolta vai pro espaço. E a resistencia mecanica do aço fica prejudicada. O aço não estará temperado e haverá uma zona recozida entre esta e a original. Isso não é retemperar. Retemperar é temperar de novo um material que já está temperado por inteiro. A diferença eu posso explicar com umas comparações:

1- vc está fazendo um bolo, num tempo qualquer, retira o bolo dá uma olhada e coloca de novo no forno. Aqui vc tem um bolo homogeneo.
    2- vc está fazendo um bolo, retira num tempo qualquer, adiciona outra massa e devolve para o forno. Aqui vc tem 2 bolos juntos, acabou a homogenidade.(caso da solda)

Para fazer direito, vc necessita pegar o semieixo, recozer, usinar, soldar, temperar e revenir. Aí vc pode ter um material melhor, que pode ficar "igual", ou um "pouco pior". QUalquer outra forma é "muito pior".
  • 10/08/2010, 09:49
    aroldo50
    os diversos diametros de eixo
    Pessoal, observei que existem vários diametros de eixo dianteiro da linha willys. A picape, rural e os diversos CJs são diferentes. Alguém saberia especificar a espessura (diametro externo) de cada um deles?
    obrigado
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 48 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3839404142434445464748495051525354555657 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:03.