Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 46 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 363738394041424344454647484950515253545556 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/10/2009, 13:03
    Renato Fraga
    Só tentando complementar a explicação acima, eu ví várias citações a diâmetro da coroa, mas não ví nenhuma citação a respeito do do diâmetro do pinhão.

Como foi frizado o que vale não é passo de engrenagem, mas a relação, a proporção.

Assim se a coroa é maior , certamente o pinhão é maior numa relação idêntica a um conjunto de coroa e pinhão menor.

Assim, costuma-se muito referir-se a relação de coroa e pinhão pelo número de dentes, a exemplo 43x8, mas use a relação de transmissão pra entender melhor, tipo 5,37/1 seguindo o mesmo exemplo.

Assim, não importa o tamanho do conjunto e sim a transmissão resultante.

E aprenda Sr SHERE KHAN que da mesma forma que esse fórum é livre para se colocar um questionamento equivocado igual ao seu também é livre para quertionar o seu equívoco.
    Nada mais humilde que admitir seu erro. Será que só você está correto e todos equivocados????????
    As pedradas fazem parte, hehehehehe, infelizmente, mas quem sabe isso intimida uma próxima bobagem a ser postada.

Abraços a todos
  • 04/10/2009, 15:09
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    esquema do "frombe steer" que seria passar a barra de direção pra trás da roda dianteira, com um "highsteer"

RUBENS, boa tarde.

Isso é perfeitamente possível mas tem um porém ...

caso o jeep seja "levantado", ou tenha uma suspensão diferente como o meu, a barra interfere com a suspensão por causa da angulação do diferencial dianteiro paara compensar o cardan;
  • 04/10/2009, 21:49
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    RUBENS, boa tarde.

Isso é perfeitamente possível mas tem um porém ...

caso o jeep seja "levantado", ou tenha uma suspensão diferente como o meu, a barra interfere com a suspensão por causa da angulação do diferencial dianteiro paara compensar o cardan;

Exatamente isso que está me encomodando mestre...!!

Estou tnando ver alguma solução para isso não que seja uma hiper gigantesca 4-link, nem foi mudado o caster original mas é mais alta e o plano é usar mesmo uma CV dianteira...

poréeemm

ainda pesquisando... e ai novidades do sistema anti-shymmy?
  • 05/10/2009, 10:20
    Daher
    Continuando a saga
    Vou pegar o Diferencial trazeiro com semi-eixo chavetado hoje (lá no Queiros) ....

Pelo o que o SHERE KHAN e os outro falaram, eu tenho que ter a mesma relação na frente e atras, eu vou contar os dentes da coroa do diferencial que comprei e conferir com o da frente, ok???

Eu uso pneus originais militares nele, todos iguais, então se for tudo igual eu posso colocar sem susto certo????

Obrigado a todos pelos esclarecimentos...
  • 06/10/2009, 06:08
    SHERE KHAN
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Só tentando complementar a explicação acima, eu ví várias citações a diâmetro da coroa, mas não ví nenhuma citação a respeito do do diâmetro do pinhão.

Como foi frizado o que vale não é passo de engrenagem, mas a relação, a proporção.

Assim se a coroa é maior , certamente o pinhão é maior numa relação idêntica a um conjunto de coroa e pinhão menor.

Assim, costuma-se muito referir-se a relação de coroa e pinhão pelo número de dentes, a exemplo 43x8, mas use a relação de transmissão pra entender melhor, tipo 5,37/1 seguindo o mesmo exemplo.

Assim, não importa o tamanho do conjunto e sim a transmissão resultante.

E aprenda Sr SHERE KHAN que da mesma forma que esse fórum é livre para se colocar um questionamento equivocado igual ao seu também é livre para quertionar o seu equívoco.
    Nada mais humilde que admitir seu erro. Será que só você está correto e todos equivocados????????
    As pedradas fazem parte, hehehehehe, infelizmente, mas quem sabe isso intimida uma próxima bobagem a ser postada.

Abraços a todos

Entendido. Desde que seja mantida a mesma relação, por exemplo, 43:8, tanto faz utilizar original ou de trator Massey Fergusson, que não haverá perda.

No mais, obrigado pela explicação e desculpem o equívoco.
  • 06/10/2009, 09:08
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por SHERE KHAN Ver Post
    Entendido. Desde que seja mantida a mesma relação, por exemplo, 43:8, tanto faz utilizar original ou de trator Massey Fergusson, que não haverá perda.

Quase...

Não é obrigatório que ambos os diferenciais tenham a mesma quantidade de dentes na coroa e pinhão, lembre-se do que o Mestre Leopoldo escreveu anteriormente: "devem ser semelhantes ou inversamente proporcionais".
    Por ex: vc pode usar um eixo dianteiro da toyota band que tem relação 37x9(4,11) e fazer par com um trazeiro de F250 com relação 41x10(4,10).

[]'s
  • 06/10/2009, 09:49
    Renato Fraga
    Foi como eu disse, é mais fácil se referir à relação de transmissão resultante do que ao número dos dentes da coroa e pinhão.

MAs Elmer, não entendí essa de "inversamente proporcional". No exemplo que você citou só vejo uma diferença tolerável entre as relações a exemplo do que ocorria originalmente nos Engesas. Se houver maiores discrepâncias, problemas maiores podem surgir.

abraços
  • 06/10/2009, 10:03
    Elmer_Jeep
    Renato, eu entendi da seguinte forma, se não forem semelhantes (mesma quantidade de dentes) devem ser proporcionais (mesma relação resultante).

[]'s descomplicando
  • 06/10/2009, 11:21
    Renato Fraga
    Perfeito.

Aliás, desde que começei a me interessar por mecânica, aprendí a me referir à relação de diferencial pela relação de transmissão, o que na minha opinião é mais fácil de compreender.

Entretanto, a maioria das pessoas fazem referência pelo número de dentes das engrenagens, acho que até por uma questão prática, pois é mais fácil contar o número dos dentes do que fazer contas para saber a relação.

O importante é falar a mesma língua, hehehehhehe !!!!!!!!!!

Grande abraço
  • 07/10/2009, 22:29
    leopoldo
    Só esclarecendo:

1- Quando escreví semelhantes, significa quase iguais ou iguais. No caso mais comum, temos, por comodidade, as mesmas relações nos diferenciais no jeep, afinal a DANA ferramentou DANA 44 dianteiro e traseiro. Mas poderia não ser ter sido assim. No caso do EE, as relações são semelhantes, mas não iguais, pois temos um 44 e um 30.

No asfalto, em linha reta, com os pneus de mesmo diametro, e com a mesma carga em cima, ter as relações iguais significa termos os 4 pneus girando sincronizados. Isso não acontece no mundo real e é por isso que as engrenagens "encavalam=binding". É daí que vem a limitação de velocidade em 4x4 sem diferencial central, ou com ele travado. Já na lama, o escorregamento entre possíveis diferenciais "diferentes" é compensado pelo escorregamento nos 4 pneus.

2- Quando disse inversamente, que fica mau explicado, pois não disse quem contra o que ... é o seguinte: se vc tem um diferencial X e um Y, os pneus devem ser, respectivamente de diametros Z e W, para compensar a difereça entre as relações.
    Se a relação de X > relação de Y, ou seja, X é mais curto, o n (rotação do eixo) de X < de Y; entretanto, o jeep tem que andar com os eixos na mesma velocidade em relação ao solo, senão ou um eixo tenta se afastar do outro ou esmagar a suspensão para chegar um no outro, então o diametro de Z tem de ser de > diametro que W. É só usar a formuleta V=3,1415.D.n
  • 21/10/2009, 10:48
    Daher
    Retorno
    Bom dia a todos!!!

Dando retorno, troquei o eixo, o carro virou outro.

Não trepida mais nada, posso acelerar sem problema.....

A relaçao ficou a mesma nos dois eixos.....

A caixa parou de vibrar, pois agora o cardam esta certo ( antes ele ficava emforcado pois a saida do diferencial era no meio).....

Ficou super silencioso.......

Até o freio melhorou (na montagem eu olhei tudo).....

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram!!!!!

Um forte abraço a todos.
  • 21/10/2009, 16:09
    Stellfeld
    Como fica sebando se meu CJ5 tem o "tal" "eixo semi-flutuante'' ASSASSINO???
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 46 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 363738394041424344454647484950515253545556 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:34.