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CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

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  • 17/05/2014, 09:51
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Carlosmnb Ver Post
    O meu veículo é uma defender 110 ano 2001.

    Eu acho que as Denfender's são flutuantes na traseira de fábrica... se está com folga o problema deve ser ou rolamento que está bastante gasto ou então folga (ajuste)... é bom verificar direitinho!

    PAblo
  • 17/05/2014, 09:59
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Obrigado pela informação amigo! Fiquei preocupado com os relatos. Se bem que no diferencial Visteon Ford 8.8, que é muito mais robusto que o Dana 44 e ainda vem com freios a disco, não é possível a adaptação para o eixo flutuante. Bom pelo menos foi o que eu vi: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-ranger-2.html. Ou será que dá?

    Outra coisa, parece que quando se mantêm os pneus com a medida próxima do original, não há tanto problema. No meu caso, a medida original dos pneus da Explorer é 235/75 15, mas a minha está usando o 255/75 15. O que eu entendi é que ao se usar pneus 33 pra cima é que o bicho pega!


    []s!

    É essa a recomendação... nenhuma fábrica ou montadora iria jogar no mercado um veículo que pode matar seus ocupantes por que uma roda caiu... é claro que existem alguns fatores para que uma roda caia, mas originalmente, sendo feitas as revisões corretamente, não há porquê se preocupar, caso use pneus originais ou próximos destes...

    Agora essa de que não dá pra adaptar porque usa freio a disco, eu desconheço.. o que entendi é que como o eixo original da explorer não é fácil de achar aqui no brasil a turma coloca eixos de rural para poder colocar o flutuante... mas aí é outro detalhe... eu não vejo impeditivo para se colocar flutuante na traseira, agora é lógico que não haverá no mercado para vender, tem que adaptar.

    Abraços!

    Pablo
  • 18/05/2014, 00:00
    Múcio Luiz
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    É essa a recomendação... nenhuma fábrica ou montadora iria jogar no mercado um veículo que pode matar seus ocupantes por que uma roda caiu... é claro que existem alguns fatores para que uma roda caia, mas originalmente, sendo feitas as revisões corretamente, não há porquê se preocupar, caso use pneus originais ou próximos destes...

    Agora essa de que não dá pra adaptar porque usa freio a disco, eu desconheço.. o que entendi é que como o eixo original da explorer não é fácil de achar aqui no brasil a turma coloca eixos de rural para poder colocar o flutuante... mas aí é outro detalhe... eu não vejo impeditivo para se colocar flutuante na traseira, agora é lógico que não haverá no mercado para vender, tem que adaptar.

    Abraços!

    Pablo

    Grato pelas informações!

    []s!
  • 18/05/2014, 14:49
    Carlosmnb
    Levei minha defender em um mecânico para trocar os rolamentos e retentores, foi quando me informou que o eixo em si estava com folga. Então passei a pesquisar sobre o assunto.

    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Eu acho que as Denfender's são flutuantes na traseira de fábrica... se está com folga o problema deve ser ou rolamento que está bastante gasto ou então folga (ajuste)... é bom verificar direitinho!

    PAblo

  • 19/05/2014, 09:28
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Carlosmnb Ver Post
    Levei minha defender em um mecânico para trocar os rolamentos e retentores, foi quando me informou que o eixo em si estava com folga. Então passei a pesquisar sobre o assunto.

    Bem... até onde entendo só existem duas formas de se "montar" um eixo traseiro, flutuante, onde existe um cubo de roda montado em cima de 2 rolamentos (ou nos mais modernos um cubo de roda blindado) onde o eixo que transmite a força está só ligando o diferencial no cubo onde ou tem um fresado ou é parafusado via flange, então nesse sistema se tem alguma folga onde a roda está jogando (com folga) só pode ser nos rolamentos do cubo de roda ou o cubo de roda (vai depender do modelo da land). O outro modelo de eixo traseiro é semi-flutuante, onde o semi-eixo que transmite a tração é quem segura a roda, como? explico: o semi eixo tem um rolamento na extremidade próxima a roda e na outra extremidade ele entra na planetária (fresado), sendo que esse semi-eixo não desmonta porque tem uma presilha que segura o semi eixo na planetária. eu acho difícil a land ser assim, mas se ocorrer de a presilha quebrar a roda sai com semi-eixo e tudo, eu acho difícil ter folga nesse sistema porque se a presilha quebrar ou desgastar a folga não seria perceptível a ponto de ser tanto... ou seja ou o extremo (quebra da presilha e o semi-eixo com roda sairia pra fora) ou pequena folga do desgaste normal da presilha...

    É importante levar em alguém que saiba o que está fazendo, ou se esse mecânico é entendido da coisa, pergunte os riscos a ele e o que gerou o problema... aí posta aqui pra gente ver se o cara tá falando certo mesmo!!!

    Pablo
  • 19/05/2014, 12:42
    Carlosmnb
    Ok! Valeu pelas dicas, vou fazer isso e continuo postando aqui.

    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Bem... até onde entendo só existem duas formas de se "montar" um eixo traseiro, flutuante, onde existe um cubo de roda montado em cima de 2 rolamentos (ou nos mais modernos um cubo de roda blindado) onde o eixo que transmite a força está só ligando o diferencial no cubo onde ou tem um fresado ou é parafusado via flange, então nesse sistema se tem alguma folga onde a roda está jogando (com folga) só pode ser nos rolamentos do cubo de roda ou o cubo de roda (vai depender do modelo da land). O outro modelo de eixo traseiro é semi-flutuante, onde o semi-eixo que transmite a tração é quem segura a roda, como? explico: o semi eixo tem um rolamento na extremidade próxima a roda e na outra extremidade ele entra na planetária (fresado), sendo que esse semi-eixo não desmonta porque tem uma presilha que segura o semi eixo na planetária. eu acho difícil a land ser assim, mas se ocorrer de a presilha quebrar a roda sai com semi-eixo e tudo, eu acho difícil ter folga nesse sistema porque se a presilha quebrar ou desgastar a folga não seria perceptível a ponto de ser tanto... ou seja ou o extremo (quebra da presilha e o semi-eixo com roda sairia pra fora) ou pequena folga do desgaste normal da presilha...

    É importante levar em alguém que saiba o que está fazendo, ou se esse mecânico é entendido da coisa, pergunte os riscos a ele e o que gerou o problema... aí posta aqui pra gente ver se o cara tá falando certo mesmo!!!

    Pablo

  • 05/03/2016, 14:11
    Julinot
    1 Anexo(s)
    Anexo 524162

    Olha que perigo !
    Descobri agorinha.
    Vou levantar com o macaco, apertar e por um prego de trava.
    Aí testar com muito cuidado.
    Assim desse jeito tá fazendo um trec-trec .
    Arriscado ?
  • 06/03/2016, 16:34
    antonio umino
    Já que está quase saindo o cubo.... aproveita e dá uma olhada em todo o sistema de freio.........

    e mais não aperte sem verificar se a chaveta está no lugar......pode acontecer de estragar o cubo..

    Isto é no cubo tem a pista do retentor do cubo......

    abçs
  • 06/03/2016, 19:12
    LuizDP
    O meu também começou com o mesmo trec-trec, até descobrir onde era e tal ele rodou frouxo até a tal chaveta desgastar o cubo.

    A carlotinha escondia a porca frouxa. Acho que vou encher e reabrir o rasgo, isto se o cubo novo não ficar o mesmo preço!!!

    Vai pelo colega Antônio Umino e verifica a chaveta.


    Abçs
  • 06/03/2016, 21:24
    Julinot
    Ihhh... eu répertoire enfiando uma chave fenda e batendo com um martelo. Foi só para botar o Jeep na garagem. Consegui repertório até a roda ficar firma, porque na verdade já estava frouxa na ponta do semi-eixo. Observei que a roda do lado direito tem um prego enfiado para travar a porca. Não desmontei rei a roda. Onde vai a chaveta ? É onde colocaram o prego para travar ?
  • 07/03/2016, 08:28
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Ihhh... eu répertoire enfiando uma chave fenda e batendo com um martelo. Foi só para botar o Jeep na garagem. Consegui repertório até a roda ficar firma, porque na verdade já estava frouxa na ponta do semi-eixo. Observei que a roda do lado direito tem um prego enfiado para travar a porca. Não desmontei rei a roda. Onde vai a chaveta ? É onde colocaram o prego para travar ?

    Retire o prego e troque por uma cupilha, por favor...

    []´s
  • 07/03/2016, 22:11
    Rodrigo Baratti
    É isso dai Tuna, prego é pra pregar!!!!
    Cupilha pra travar.
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