Leia aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4021
[]'s
Versão Imprimível
Leia aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4021
[]'s
Mestre Leopoldo e all.
migrei do CJ para FJ hehehe
agora tenho um band que está 100% mas nao tem os eixos traseiros flutuantes.
e a pergunta é:
alguém ja viu ou fez a adaptação de instalar a manga dianteira + cubo do eixo dianteiro(com pequenos ajustes) no eixo traseiro junto com todas as outros componentes originais para que transformar um eixo nao semi-flutuante em flutuante?
pelo que sei a manga precisa de um retabalho para encaixar dentro do eixo(rebaixamento) e um encurtamento dela para que o semi-eixo fique na medida correta.
esse torneamento diminuiria a resistencia do material? desconsiderando se houver remoção de material pois aí é logico, mas falando de têmperas e etc pois pelo que vi o problema é quando se solda.
Pelo que me falaram é tudo Pnp com peças originais toyota.
alguém ja fez ou sabe dessa adaptação?
achar esse eixo a preço justo está impossivel.
valeu!
Caro Leopoldo...nao tem nada a ver com esse tópico mas nao encontrei o tópico antigo...te lembras do problema no C4 ford que colocava óleo fora??...pois encontrei o problema, já fiz 2000 kms asfalto e trilha e nao baba nem uma gota na vareta....abraços.
amigo, eu já vi, sim.
ou melhor... já, e acho que foi aqui nesse tópico mesmo.
comecei a fuçar esse assunto pois quebrou alguma coisa ali pela roda traseira esquerda no meu jeep. o mecânico, que não é de 4x4 mas pelo
menos é de confiança porque cuida dos meus carros há 20 anos e nunca me sacaneou, ainda está tentando tirar o semi-eixo fora. descobri ontem com um colega aqui do fórum que precisa uma ferramenta especial. bem... a gaxeta (acho que é isso...) do cubo quebrou... isso a gente já sabe. estou sem pressa. hoje vou lá para colocá-lo - o mecânico - em contato com o colega aqui do fórum e tentar tirar esse semi-eixo fora. o troço quebrou quando tentei dar um tranco no Jeep. já pensou se fosse com o dito cujo andando ? pois é... estou pensando seriamente num flutuante... mas parece que tem que trocar - ou seria bem melhor se trocasse - por um canela grossa.
bem... procura aí que tem gente que já adaptou a roda livre do dianteiro no de trás, sim. boa sorte.
abraços a todos...
Muito bacana a iniciativa!! Belas informações.
Mas vale lembrar, que em dois casos a roda não sai se houver o rompimento do ESF. :pensativo::pensativo:
- No diferencial militar até a série M, o Semi-eixo é separado da panela, tanto que você tira ele inteiro sem sequer mexer na roda.
- No CJ3 civil também mesmo caso, não é conjuntamente com a panela portanto não há o problema da roda sair do Jeep.
O Semi-Eixo junto com a panela foi adotado nos Jeep's modernos, do CJ5 pra cá, e portanto, como já foi supra citado: quando trica, sai a roda junto com o eixo.:putz::putz:
Bem... não entendi... pois tenho um CJ-3A e ele desde quando eu era pequeno, sempre fora do jeito que é hoje... eixo traseiro semi-flutuante, com o tambor de freio por fora... vi que existiu um CJ-3A com a panela de freio por dentro do semi-eixo, mas em todo caso a roda sai fora junto...
Agora também é certo que antigamente existia o CJ-2A militar com semi-eixos flutuantes de fábrica... isso sim
Eu já fui vítima do bom e velho semi-flutuante, destuí um corolla... e ainda não coloquei o eixo flutuante...
Tenho um grande dúvida... se eu instalar um kit de freio à disco na traseira e o semi-eixo partir... a roda não cairá, devido o disco de freio travar com a pinça, estou certo? agora esse dano será pior ou não... ou seja... o que acontece quando se trava uma das rodas de qualquer carro... ele roda, dando um cavalo de pau... caso o sistema de freio seja original, a roda irá pro espaço e ficarei sem freio e sem controle do carro... aí eu pergunto o que é melhor... dar um cavalo de pau na pista, manter a roda mas conseguir frear (caso a roda travada não pare de imediato o carro), ou ficar à deriva sem freio e com a possibilidade de também rodar (já vi um colega rodar na pista trÊs vezes por causa do semi-eixo que quebrou - por pouco não desceu o barranco)??
Eis as dúvidas para os especialistas... ou quem sabe os vivenciadores (infelizmente)!!!
Abraços!!!
Nem um nem outra Pablo.
Quer dormir tranquilo? Monta um flutuante cara!
O preju sera bem menor tanto pra voce quanto para os outros, ja pensou se ao inves de um corolla tivesse sido uma crianca? Como ia ficar sua consciencia hoje? Pense bem!
""Dic3Nem um nem outra Pablo.
Quer dormir tranquilo? Monta um flutuante cara!
O preju sera bem menor tanto pra voce quanto para os outros, ja pensou se ao inves de um corolla tivesse sido uma crianca? Como ia ficar sua consciencia hoje? Pense bem!""
Não tenha dúvidas... a minha pergunta é mais técnica do que realista, entende? O flutuante está nos planos sim... talvez o próximo passo!!!
Grande Abraço!!!
Pablo
O assunto já esta muito batido o jipe da foto ñ é um jeep mas fale a pena só para ilustrar.
Esse samurai é de um amigo meu e essa quebra aconteceu nesse final de semanal em um passeio bem light, para vcs terem uma ideia esse pneu é o on road dele.Vou aproveitar e colocar a fota da gambi q nos fisemos.
Tenho quase sertesa q o próximo up do dollar vai ser um flutuante.
T+
Pessoal desculpem a GUINORANÇA , quais tipos de eixo se pode transformar em flutuante ?? o chavetado pode ?? fico preocupado com isso e ainda mais vendo noticias de rodas perdidas por ai , como no caso do caminhao que soltou o rodado duplo e matou um casal .
blz abraços a todos . e vamo programando a proxima mentira pra contar pra esposa pra justificar gastar umas latinhas com o jeep hehe .
sim.. o chavetado tb pode ser convertido em flutuante.
a priori , qualquer eixo semi-flutuante pode ser convertido em flutuante, basta fabricar as peças p/ tal.
T+