Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 43 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 333435363738394041424344454647484950515253 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/10/2009, 20:09
    Skull Crusher
    juntas
    Citação:

Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Já que o Rubens tem monitor de 32' e desvirtuou o tópico do mestre falando de peças de museu :lol::lol:, vou deixar minha contribuição :concordo::rolleyes:

O unico modelo de junta universal que faltou ele citar foi a que eu tinha em um dos meus jeep's, não sei o nome correto, mas os meca chamaram de "rótula" ou "joelho".
    Procurei na net mas não achei nenhuma referencia a utilização delas.
    O outro jeep meu usa a Rzeppa.

[]

Juntas...bem, existem as Universais (cruzetas), as Rzeppa (pronuncía-se Tchêpa), as Bendix e as Tracta.

Espero ter ajudado.

[]s
  • 01/10/2009, 21:42
    SHERE KHAN
    Citação:

Postado originalmente por Daher Ver Post
    Ei, Shere Khan

Realmente o carro é meio transformers, eu comprei quase como sucata, só nos doc's eu gastei 4.000,00, e tive mais facilidade de comprar os acessorios que as peças de mecanica (comprei tudo via e-bay), o que veio no carro acabou me dando problema (os eixos), motor eu nao achei o original na epoca e acabei colocando o do opala mesmo, a caixa é a da c-10, o eixo traseiro eu acho que era do aerowillys que foi encurtado pro isto estou perguntando se o semi-eixo chavetado de 65 cm de cumprimento é de qual carro, preciso de um e nao estou achando.....

Eu pensei em voltar o carro para o original, mas o desempenho dele ficou tão bom que acho que nao vou fazer isto não...

Agora é eliminar os gatos que ainda tem no bicho (e olha, como tem gato, eheheh)...

Obrigado

Daher,

Nesse seu caso, não vale a pena aproveitar esse eixo, não somente pela solda em si, mas pelo risco de você ter que viver substituindo semi-eixos devido a qualquer empeno mínimo do eixo traseiro. Conforme o Leopoldo corrigiu, poderia até ser feito um ensaio na solda para verificar dureza / elasticidade, mas nesse caso, não vale a pena.

Dê uma olhada no tópico de um companheiro que vivia tendo quebras de semi-eixos, pois uma das suspeitas era empeno do eixo traseiro (às vezes, imperceptível a olho nú).
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ht=quebra+eixo

O que eu faria: Você gosta do desempenho do Jeep. Então dê uma olhada na relação coroa/pinhão utilizada, encomenda lá na Roma um diferencial, se a relação for diferente, fale com o Vaguinho da Pneuscross no Santa Tereza que ele tem um bizu sobre um fornecedor de coroa / pinhao mais baratos. Agora, na boa, aproveita e confira a relação utilizada no diferencial dianteiro, porquê pode estar diferente.

No mais, não falei que o Jeep estava descaracterizado para diminuir o valor do seu carro, pelo contrário, está muito bonito, e tem um tópico recente sobre a reforma de um 1942 que ficou show e que você pode usar como modelo para ir melhorando o projeto. Entre em contato com o proprietário do Jeep para trocar umas idéias.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=62546

Shere Khan
  • 02/10/2009, 09:32
    Daher
    Ei,Shere Khan, Bom dia!!!

Não achei que voce desvalorizou o carro não, voce muito pelo contrario está é tentando me ajudar, tranquilo meu amigo, obrigado pela atenção ( mas o carro veio muito ruim mesmo, o motor de opala, veio nele, mas funcionando em marcha lenta na epoca da montagem do carro, quebrou a engrenagem de distribuição, tudo que estava nele que eu não conferi deu problema, isto para vc ver o nivel do desafio que está sendo montar este carro).

Eu Conheço os dois contatos que voce falou ( a minha F-85 comprei no deposito da Roma e o Vagner da Pneucross é muito meu amigo), a sua dica foi boa porque não tinha pensado neles......

Achei um eixo da canela fina, chavetado, completo por 500,00, sem os freios, o que vc acha do preço?????

Me responde mais uma duvida, se eu colocar um diferencial do cj-5, por exemplo, eu tenho que mudar a relação do eixo da frente???? porque?????

Já ouvi que se não mexer no diferencial dianteiro, quando eu estiver em 4x4 o carro fica doido, os dois eixos rodam diferentes e pode haver um risco de dano ou acidente.....

Obrigado,
  • 02/10/2009, 10:17
    SHERE KHAN
    Eu Conheço os dois contatos que voce falou ( a minha F-85 comprei no deposito da Roma e o Vagner da Pneucross é muito meu amigo), a sua dica foi boa porque não tinha pensado neles......

R: Se precisar de mais contatos, posso indicar. Tem o Leo da Oficina Mecânica Queiroz, que tem muita coisa lá (Filho do seu Manoel, que fazia manutenção nos Jeeps da prefeitura BH).

Achei um eixo da canela fina, chavetado, completo por 500,00, sem os freios, o que vc acha do preço?????

R: Não estou atualizado, amigo, mas faça cotações com a Jeepauto e com a Roma, para ter uma idéia de valor. Quanto a esse eixo completo, você vai ter que reformar ele todo, troca de semi-eixos, rolamentos..., então tem que levar isso em consideração no preço final.

Me responde mais uma duvida, se eu colocar um diferencial do cj-5, por exemplo, eu tenho que mudar a relação do eixo da frente???? porque?????

R: As duas tem que ser iguais, senão você vai ter a roda da frente girando em rotação diferente da roda de trás, quando 4x4 engatado.

Já ouvi que se não mexer no diferencial dianteiro, quando eu estiver em 4x4 o carro fica doido, os dois eixos rodam diferentes e pode haver um risco de dano ou acidente.....

R: Os dois tem que ter a mesma relação, senão você vai acabar quebrando cardã. Dá uma olhada no fórum pois existem vários tópicos sobre relação de diferencial, mas basicamente, uma relação 43:8 (43/8), por exemplo, o pinhão possui 8 dentes e a coroa 43, então o pinhão tem que girar 5,375 vezes para a coroa completar 1 volta, enquanto que uma relação 44:9, o pinhão tem que girar 4,89 (44/9) vezes para a coroa completar 1 volta, relação mais longa do que a 43:8, significa mais velocidade e menor torque, ao passo que uma relação mais curta significa maior torque e menor velocidade. Os dois cardãs, girando com a mesma rotação da saída da caixa, esta rotação na entrada dos diferenciais se as relações estiverem diferentes, vão ser transformadas em rotações diferentes nas rodas, dianteiras e traseiras.

Obrigado,[/QUOTE]
  • 02/10/2009, 10:22
    SHERE KHAN
    Daher, dê uma olhada no link abaixo.

http://www.planetaoffroad.com/p09f.htm
  • 02/10/2009, 10:39
    Daher
    Agora eu entendi.....

O diferencial traseiro eu achei foi no Queiroz, na jeepauto o preço era 900,00 e na toca do jeep 800,00 (mas só tinha o do mais novo).....

Vou encarar então, eles me falaram que o eixo está revisado, mas vou revisar assim mesmo, (o Jorge da jeepauto vai me ajudar)....

Muito obrigado mesmo....
  • 02/10/2009, 11:00
    SHERE KHAN

Daher, agora entendi a pergunta, não é problema somente de número de dentes coroa-pinhão.

Não tem jeito de fazer isto que você falou, um diferencial traseiro CJ-5 + diferencial dianteiro CJ-3, porquê a coroa do CJ-5 é bem maior do que a do CJ-3, o passo das engrenagens é maior na coroa do CJ-5 do que na coroa do CJ-3, ou seja, mesmo tendo o mesmo número de dentes, a relação vai continuar diferente, quando ligar o Jeep, ele vai travar. Nunca vi isto, e posso estar errado, mas na teoria vai acontecer isto.

Shere Khan.
  • 02/10/2009, 19:50
    leopoldo
    A relação da frente e de trás devem ser semelhantes ou inversamente proporcionais, em função do pneu (caso sejam de diametros diferentes).

Sem isso, ao ligar o 4x4 ou as rodas da frente vão querer passar as da frente ou as da frente vão arrastar as de trás;
  • 02/10/2009, 20:00
    junior braga
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    A relação da frente e de trás devem ser semelhantes ou inversamente proporcionais, em função do pneu (caso sejam de diametros diferentes).

Sem isso, ao ligar o 4x4 ou as rodas da frente vão querer passar as da frente ou as da frente vão arrastar as de trás;

:mrgreen: Leopoldo só um detalhe:

não seria as rodas de trás passar as da frente?

:concordo::concordo:
  • 02/10/2009, 20:19
    SHERE KHAN
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post

Leopoldo,

No caso do Daher, acho que é mais complicado, pois a pergunta é se pode utilizar um eixo de CJ-5 traseiro com um eixo de CJ-3 dianteiro. Conforme expliquei, nunca vi isto, só sei que a coroa do CJ-5 é muito maior e que o passo entre os dentes da engrenagem da coroa é maior também, então quando se avança um dente na coroa do CJ-5 a velocidade tangencial na roda traseira é uma, ao passo que quando se avança 1 dente na coroa do eixo CJ-3 dianteiro, a velocidade tangencial na roda da frente é outra, ou seja, com a mesma relaçao coroa pinhão frente-traseira, as rodas vão ter velocidades diferentes.
  • 02/10/2009, 20:36
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por junior braga Ver Post
    não seria as rodas de trás passar as da frente?

É ... isso !
  • 02/10/2009, 21:14
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por SHERE KHAN
    Leopoldo,

No caso do Daher, acho que é mais complicado, pois a pergunta é se pode utilizar um eixo de CJ-5 traseiro com um eixo de CJ-3 dianteiro. Conforme expliquei, nunca vi isto, só sei que a coroa do CJ-5 é muito maior e que o passo entre os dentes da engrenagem da coroa é maior também, então quando se avança um dente na coroa do CJ-5 a velocidade tangencial na roda traseira é uma, ao passo que quando se avança 1 dente na coroa do eixo CJ-3 dianteiro, a velocidade tangencial na roda da frente é outra, ou seja, com a mesma relaçao coroa pinhão frente-traseira, as rodas vão ter velocidades diferentes.

AFFFFFFFFF...

Mas gostei da explicação científica.

:pipoca:

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 43 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 333435363738394041424344454647484950515253 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:04.