Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 34 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 242526272829303132333435363738394041424344 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/12/2008, 09:08
    aareal
    Freios
    Citação:

Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Poxa, pensava que teria que usar obrigatóriamento freio a disco...pelo menos foi me informado na Ensimec....

Bom saber!

Abs

Zepi,

Após a montagem da manga de eixo, o sistema se torna idêntico ao da dianteira. Sendo assim você pode montar qualquer sistema de freio que sirva nos CJ's.

Abraços,

Angelo
  • 12/12/2008, 14:03
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O veínho, onde a panela vai ENTRE o cubo e o espelho, exatamente o da sua foto, que tem uma parte "lisa" entre os prisioneiros da RL.

Descobri porque na pinça do meu disco dianteiro tem uma aruela afastando a pinça do suporte, mantendo o alinhamento com o disco!! :parede:
    Se trocar o cubo atual pelo "moderno" tiro a arruela! :concordo:

[] aprendi mais uma
  • 12/12/2008, 19:39
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por aareal Ver Post
    1-Por que a torção do espelho geraria afrouxamento dos parafusos, uma vez que os espelhos dianteiros (nos jeeps originais) possuem exatamente os mesmos apoios e fixação por parafusos e isso não ocorre.

2- Caso realmente ocorra, não é o caso de realizar revisões períódicas (quando for abrir as panelas para tirar a lama acumulada das trilhas) e, se for o caso, fazer o reaperto?

3- O esforço exercido nos parafusos pelo espelho (no momento crítico de frenagens) é relevante, visto que estes são dimensionados para suportar o peso próprio do jeep e as pancadas de pneus até 37" (garantia), fora os coeficientes de segurança?

4- Adotando que os esforços sejam consideráveis: os parafusos são dimensionados para tal esforço. A única mudança seria o ponto de aplicação, que seria deslocado 12mm na direção "de fora" do eixo. Se a ENSIMEC recomenda a utilização de freios a disco, cujo suporte das pinças é bem mais espesso do que o espelho (o que também desloca o ponto de aplicação na mesma direção), tal mudança seria relevante?

Estou enviando uns desenhos esquemáticos da situação:

1- Início da montagem
    2- Montagem do espelho (sem espaçador)
    3- Problema
    4- Solução Adotada
    5- Fotos do kit com seus longos parafusos

1- Simples. O apoio conta com o diametro piloto de encaixe da manga de eixo no munhão externo (na frente) e parte da capa do rolamento de roda (na traseira). Nunca nos parafusos. Os parafusos são meios de união enquanto que a "carga" é suportada pelos apoios. Isso evita uma falha catastrofica de todo o conjunto. Isso também mantém o alinhamento de pontos críticos.

Quando vc aumenta o comprimento dos parafusos, aumenta a flexão do corpo do parafuso uma vez que momento é produto de carga x distancia. Essa flexão a cada frenagem causa movimento entre a cabeça do parafuso e o ponto de apoio, Junte isso à humidade, temos corrosão, junto isso à perda de espessura temos folga, junte isso à uma certa continuidade, temos ... falha do sistema.

2- sim. é isso que me referí a um processo diferenciado de manutenção. Só o quando é que eu não determinei.

3- se vc quiser pode calcular. O dia do pneu importa de certa forma. Não em impactos diretos, mas no torque que gera na frenagem e na resistência do semi-eixo.

4- tudo que muda espectro de cargas e geometria importa. Acontece que eu não sei que calculos foram feitos para garantir A SUA segurança. Que fatores foram usados, quais as condições de contorno, quais aos dados de projeto, quais os materiais, quais as características de montagem, quais as características de segurança, quais, quais ,quais .... . Uma coisa é dizer, outro é comprovar.

Por exemplo, aqui na aviação, onde eu trabalho, não se muda UM rebite em uma aeronave se o fabricante não provar por calculo, ensaio estático, dinâmico e simulações o que acontece e provar por a + b que a aeronave COMO UM TODO está no mínimo, tão segura quanto antes.

|OBS :

a- ainda acredito que seja possível colocar 6 parafusos com cabeça embutida em flange. As tolerancias seriam apertadas, mas dá.

b- nos seus desenhos não há menção ao diametro piloto de encaixe. Sem isso, o sistema tem vida curta.
  • 12/12/2008, 20:20
    edgar
    aareal, me ilumine em um ponto.....no caso de semi-eixo de 30 estrias tem que usinar o furo da manga ? É isto ? É o seu caso ? Em quanto milimetros tem que abrir o furo ?
    Se é isto, fico perplexo....fico tentando achar uma maneira rasoavel de engrossar a manga e a ensimec recomenda usinar uma manga usada por dentro ?
    Me tire mais uma pequena duvida...os parafusos fornecidos pela ensimec são pretos ou zincados ?
    Quanto ao problrma do cubo, ja tinham me alertado, mas me disseram que era 4 ou 5 mm...agora fiquei preocupado, vou ter que comprar 2 cubos...

obrigado
  • 12/12/2008, 22:23
    aareal
    Citação:

Postado originalmente por edgar Ver Post
    aareal, me ilumine em um ponto.....no caso de semi-eixo de 30 estrias tem que usinar o furo da manga ? É isto ? É o seu caso ? Em quanto milimetros tem que abrir o furo ?
    Se é isto, fico perplexo....fico tentando achar uma maneira rasoavel de engrossar a manga e a ensimec recomenda usinar uma manga usada por dentro ?
    Me tire mais uma pequena duvida...os parafusos fornecidos pela ensimec são pretos ou zincados ?
    Quanto ao problrma do cubo, ja tinham me alertado, mas me disseram que era 4 ou 5 mm...agora fiquei preocupado, vou ter que comprar 2 cubos...

obrigado

Realmente tem q usinar por dentro, mas é pouca coisa. Vou verificar todas as medidas e amanhã posto...
  • 13/12/2008, 10:26
    aareal
    Usinagem...
    Citação:

Postado originalmente por edgar Ver Post

obrigado

Edgar,

Não tenho as medidads exatas, mas dei uma ligada para o mecânico (o italiano aqui do fórum) para refrescar a memória...vamos lá:

- As mangas tem de ser usinadas em quase 3mm no diâmetro (cerca de 1,3mm cada parede). O que sai fora mesmo é a bucha de bronze, que não teria necessidade no eixo traseiro, já que não há a articulação no munhão.

- Depois da usinagem a parede da manga fica com mais ou menos 3,8mm na ponta (perto da rosca) e 5mm no apoio dos rolamentos.

- Acho melhor conversar com o pessoal da ENSIMEC, pois, se não me engano, com os semi-eixos de 19 estrias não é necessária a usinagem.

-Os parafusos vieram pretos, de grau 8.8.

- O espaçador teve de ser feito com 11mm e não 12mm como havia dito.

Abraços e espero ter ajudado.
  • 15/12/2008, 20:15
    edgar
    Aareal, brigado pelas informações. Gosto de estar informado das condiçoes construtivas....mais dia menos dias vou ver se consigo montar um jeep para minha filha...mas teria que ser um CJ3.

Aos demais gostaria de postar um link la do topico de vendas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=49836

Comprei uma grande quantidade de parafusos, para poder trocar os meus....agora estou repassando am preço de custo
  • 24/02/2009, 23:50
    PredadorRJ
    Salve.
    Só pra marcar, porque ainda não acabei de ler...
    Abraços
  • 30/03/2009, 20:36
    leopoldo
    1 Anexo(s)
    Pois é.

Eu não falei que o sistema flutuante com freio a disco é = Segurança ?

Desde a semana passada, meu jeep estava com uma comportamento estranho: queria caçar frango e ficava dando pedal baixo. Eu estava desconfiado de rolamento com folga e então ajustei a précarga.

Hoje, depois do almoço, quando encostei o jeep no estacionamento no serviço, e ohei bem para o jeep ... susto.

O pneu da frente lado motorista estava com uma inclinação estranha. Dá aquele frio na espinha ... é manga ou munhão .... cheguei dirigindo ... 15 km .... desmontei e .... a manga estava quase que partida 360º. E NÂO CAIU !

Eu comprovo que dentro do possível, e seguindo uma avaliação cuidadosa, mesmo com a manga trincada vc pode chegar em casa ... inteiro.

Houve danos secundários mínimos. Na foto abaixo, a trinca vem por baixo e tenta dar a volta pelo lado de cima.

Tempo de reparo: 1 hora.

Já que alguns colegas tem sistema equivalentes passo os SINTOMAS:

- pedal de freio baixo e alto, por vezes, alternando, mesmo com rolamentos ajustados.
    - direção parece que quer fugir da linha reta.
    - apreciável queda na altura do lado em que a manga estiver trincada ou fraturada.
    - inclinação fora na cambagem da roda.
    - riscos anormais na superfície do disco.
  • 30/03/2009, 21:51
    junior braga
    causa?
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Pois é.

Eu não falei que o sistema flutuante com freio a disco é = Segurança ?

Desde a semana passada, meu jeep estava com uma comportamento estranho: queria caçar frango e ficava dando pedal baixo. Eu estava desconfiado de rolamento com folga e então ajustei a précarga.

Hoje, depois do almoço, quando encostei o jeep no estacionamento no serviço, e ohei bem para o jeep ... susto.

O pneu da frente lado motorista estava com uma inclinação estranha. Dá aquele frio na espinha ... é manga ou munhão .... cheguei dirigindo ... 15 km .... desmontei e .... a manga estava quase que partida 360º. E NÂO CAIU !

Eu comprovo que dentro do possível, e seguindo uma avaliação cuidadosa, mesmo com a manga trincada vc pode chegar em casa ... inteiro.

Houve danos secundários mínimos. Na foto abaixo, a trinca vem por baixo e tenta dar a volta pelo lado de cima.

Tempo de reparo: 1 hora.

Já que alguns colegas tem sistema equivalentes passo os SINTOMAS:

- pedal de freio baixo e alto, por vezes, alternando, mesmo com rolamentos ajustados.
    - direção parece que quer fugir da linha reta.
    - apreciável queda na altura do lado em que a manga estiver trincada ou fraturada.
    - inclinação fora na cambagem da roda.
    - riscos anormais na superfície do disco.

:shock: ufa ainda bem que constatou a tempo a falha, agora pergunto, qual foi a principal causa dessa trinca? :pensativo::pensativo:

:concordo:
  • 30/03/2009, 22:22
    leopoldo
    Isso é outra coisa interessante.

Para passar a ponteira da homocinética da Toyota, o furo da manga do jeep foi alargado, pois o diametro do eixo da homocinética é ligeiramente maior.

Consequentemente, a parede ficou mais fina e se ficou mais fina, é menos resistente.

Será ? só isso ?

Acontece que muitos anos antes (lá por 1995) .... a mesma coisa aconteceu, do mesmo lado e da mesma forma de trinca.

Só que nesta época, o eixo era original, eu rodava com os pneus 9.00x16.00, rodas de aço da F-1000 e suspensão SOA. Nesta vez a roda quase caiu mesmo, porque eu usava ainda freio a tambor.

Portanto, com situações bem diferentes há o mesmo modo de falha.

Então, pode ser um ou mais fatores somados:

- parede mais fina,
    - sobrecarga por peso maior,
    - vibração por causa dos pneus 35",
    - roda mais larga criando mais momento sobre o colo na manga.

fica difícil isolar o fator preponderante.

Agora, vou usinar umas mangas com uma folga menor entre o eixo e furo, para garantir mais parede.

E ficar sempre de olho !
  • 30/03/2009, 22:36
    junior braga
    Certo, bem esclarecido;

Mas nessa nova manga na qual vai usinar, ha folga suficiente pra se ter mais ganho de parede? ou, será somente está a possibilidade de aumentar a parede da manga?

sds,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 34 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 242526272829303132333435363738394041424344 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:45.