Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 40 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 303132333435363738394041424344454647484950 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/09/2009, 20:49
    leopoldo
    Junior, boa noite.

Em primeiro lugar, obrigado por contribuir com este tópico e pelas fotos, que por falar nisso, estão boas o suficiente para poder "ler as peças" e poder opinar.

A peça que vc apontou é tambem chamada de retentor externo do rolamento, uma vez que é este que impede este de decolar da carcaça. Nem todo retentor tem função de barrar óleo ou graxa de migrar. Aqui a função é outra e justifica-se o nome retentor.

O retentor externo é a arruela de aço com 6 furos;

Por cima, vem a coifa, que nos antigos jeeps alojava um feltro para proteger o retentor de borracha e o rolamento.

Já (o retentor interno - corrigindo) a coifa, não é obrigatória neste caso, uma vez que o rolamento é que deveria se blindado. O rolamento é que está errado nesta aplicação por não ser o de esferas e 2RS (blindado em ambas as faces).

Inclusive, a coifa neste caso não tem o furo de dreno coincidente com um furo, pois nos eixos mais modernos, não havia o furo na flange da tubeira.

Se o rolamento fosse modelo conico, aí sim justificaria um retentor (interno) na caixa de graxa.

Para semi-eixo, o certo é trocar. Murphy não perdoa. Ainda mais que agora vc sabe que está tudo danificado, vai ficar com medo de rodar. E com razão. Temos aqui um típico caso de mexanico, como temos alguns aqui no forum, que aprenderam isso com o avô e continuam a achar que da certo só porque muitos fazem assim. Dane-se a engenharia e a segurança.

Mas vc, como um cara esperto, poderia usar um semi-eixo destes desde que pudesse verificar com magnaflux o colo do mancal de rolamento e constatar ou não trinca.

O risco que vc corre, aqui, é além da solda ter iniciado uma microfissura de um lado do rolamento, ter outra microfissura rasgando o eixo pelo outro lado do rolamento.

Lembro que só depois de remover o rolamento é que a magnaflux pode ser efetuada.

Sem isso vc está às cegas e mesmo a 40 km/h, se a roda cair, vc fica sem controle e sem freio.

Aqui, justifica-se o uso com analise de engenharia e não com uma analise de mecanico.

Mecanico foi feito para trocar peças.

Engenheiro foi feito para projetar, analisar, montar e concluir.
  • 06/09/2009, 13:13
    junior braga
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Junior, boa noite.

Em primeiro lugar, obrigado por contribuir com este tópico e pelas fotos, que por falar nisso, estão boas o suficiente para poder "ler as peças" e poder opinar.

:mrgreen: Por nada, acho que estou fazendo a minha parte em contribuir e aprendendo bastante, quanto as fotos, fica bacana comentar e ver ao vivo. :razz: Ps: nem que seja por foto...

Citação:

A peça que vc apontou é tambem chamada de retentor externo do rolamento, uma vez que é este que impede este de decolar da carcaça. Nem todo retentor tem função de barrar óleo ou graxa de migrar. Aqui a função é outra e justifica-se o nome retentor.

O retentor externo é a arruela de aço com 6 furos;

Por cima, vem a coifa, que nos antigos jeeps alojava um feltro para proteger o retentor de borracha e o rolamento..

:mrgreen: Tudo bem então o nome é retentor, mas eu vi um retentor desse e a parte furada dele a chapa é fina, igual ao calço que está lá. Por falar nisso sera que esse calço do qual estou falando não é também resto de retentor? Vou por em outro post, com foto marcada.:stop:

Citação:

Já (o retentor interno - corrigindo) a coifa, não é obrigatória neste caso, uma vez que o rolamento é que deveria se blindado. O rolamento é que está errado nesta aplicação por não ser o de esferas e 2RS (blindado em ambas as faces)...

:mrgreen: Bom mais uma vez a arte de quem mexeu, pois veja bem:
    O rolamento que está lá era blindado, e pelo que analisei foi retirado o lado de dentro da vedação, por isso justifica a quantidade de graxa lá. Agora veja bem, ali naquele retentor externo está aberto em sua circunferência no semi-eixo, o rolamento por sua vez, só está vedado um lado, então foi aí que entrou toda contaminação, e pra completar o retentor interno além de estar por cima de outro, também estava estourado.

Citação:

Inclusive, a coifa neste caso não tem o furo de dreno coincidente com um furo, pois nos eixos mais modernos, não havia o furo na flange da tubeira.

:discordo: entendi...rsrsrsrs.

Citação:

Se o rolamento fosse modelo conico, aí sim justificaria um retentor (interno) na caixa de graxa..

:rolleyes: ué agora fiquei sem saber, isso quer dizer que então estava montado tudo errado lá? Não é preciso o retentor interno? o oleo do diferencial vem até o rolamento? :pensativo:

Citação:

Para semi-eixo, o certo é trocar. Murphy não perdoa. Ainda mais que agora vc sabe que está tudo danificado, vai ficar com medo de rodar. E com razão. Temos aqui um típico caso de mexanico, como temos alguns aqui no forum, que aprenderam isso com o avô e continuam a achar que da certo só porque muitos fazem assim. Dane-se a engenharia e a segurança.

:mrgreen:Pois é, eu não quero ter mais surpresas. Por isso vou arrumar essa bagunça que fizeram aqui.

Citação:

Mas vc, como um cara esperto, poderia usar um semi-eixo destes desde que pudesse verificar com magnaflux o colo do mancal de rolamento e constatar ou não trinca.

O risco que vc corre, aqui, é além da solda ter iniciado uma microfissura de um lado do rolamento, ter outra microfissura rasgando o eixo pelo outro lado do rolamento.

Lembro que só depois de remover o rolamento é que a magnaflux pode ser efetuada..

:mrgreen: Sabe, aqui tudo é complicado, não tem serviço especializado, não acha pçs de reposição, é por isso que quase tudo que mexo no jeep sou eu mesmo quem executa, buscando infos, e pesquisando também. Com isso estou aprendendo. O meu forte é linha pesada, trabalhei 12 anos numa autopeças, passei por todos os setores da loja, visitei fabricantes, ex: Cinpal (REX), Siemens Vdo, feira como automec, etc.
    Por isso, vou ver se tem alguem aqui que faça o teste...

Citação:

Sem isso vc está às cegas e mesmo a 40 km/h, se a roda cair, vc fica sem controle e sem freio.

Aqui, justifica-se o uso com analise de engenharia e não com uma analise de mecanico.

Mecanico foi feito para trocar peças.

Engenheiro foi feito para projetar, analisar, montar e concluir.

:mrgreen: Vou estudar, quem sabe um dia serei um Engenheiro...

:concordo::concordo:
  • 06/09/2009, 13:47
    junior braga
    5 Anexo(s)
    quanto ao retentor
    :mrgreen:Bom vamos esclarecer essa questão do retentor:

Na foto 1, veja que o retentor externo está no lugar, e aí onde fiz a marcação tem um vão livre que cabe acho quase um parafuso de 8mm. Não tem que ter uma vedação ai?

Na foto 2, o dito calço, existe ele aí mesmo? ou, ele não seria o resto do retentor(chapa furada)?

Na foto 3, de novo o mesmo calço, percebam que da pra ver ali entre o calço e o retentor externo o semi-eixo, atenção quanto a abertura ja comentada na primeira foto.

Até aqui me referia ao lado esquerdo, agora em diante do lado direito:

Na foto 4, o calço* também, transpassando por cima do rolamento e a seta, indicando um retentor ali dentro do retentor externo. Por que este é diferente? não sei...vamos descobrir?

Na foto 5, de novo o lado esquerdo pra comparar com o direito na foto 4, reparem que ali onde a seta indica a um buraco como se fosse o lugar do retentor.

Ok? e agora? o que é correto? e como é?

Grato

junior braga
  • 06/09/2009, 14:32
    leopoldo
    Deixa eu descrever os sistemas, que estão amarrados aos tipos de rolamento:

-- temos com rolamentos de esferas.
    -- temos com rolamentos conicos.

- o rolamento esférico é blindado, portanto não tem necessidade de compartilhar lubrificação com o óleo do diferencial. E como não compartilha por causa da blindagem, tanto faz se tem o retentor interno, mas para diminuir custo, por que vc usaria ?

- o rolamento conico, além de necessitar précarga, pode ou não compartilhar o óleo do diferencial. Ai depende do nivel de óleo. Se o óleo corre pela tubeira, não necessita de retentor. Na verdade, não pode ter retentor.

- outra montagem é com caixa de graxa. O rolamento fica entre 2 retentores de borracha (interno e externo) e tem um bico de engraxar na tubeira.

Nos casos de rolamentos conicos, é comum haver a coifa. Essa coifa, neste caso, aloja um feltro de proteção e em baixo (e agora eu me lembrei deste detalhe) ... a carcaça da coifa não tem um furo à mais (7º furo) e sim só no anel retentor metálico (seu calço).

Esse furo a mais é para drenar água e graxa que aculumula. Isso é dos eixos antigos.

No caso do blindado, ainda vc vê uma coifa instalada, mas sem o feltro. Isso indica que em algum ano X mudaram o projeto, mas a flange na tubeira não tinha mais o 7º furo, bem em baixo. Isso é ruim porque penetra sujeira entre ela e o rolamento e com o tempo, poeira de lona de freio mais água mais lama se deposita lá. O 7º furo vc ainda pode ver em alguns aneis espaçadores (seu calço)

Ainda sobre a coifa. Se vc usar a vista bem detalhada, vê que ela segura o rolamento blindado no local adequado.

Quando vc remove o semieixo e o espelho, ve que o rolamento de esfera sobressalta a face da flange. O calço compensa essa folga.

Vc tem a oportunidade de observar a extensa corrosão na face de contato coifa-espelho, devido a montagem inadequada. Isso ocorre em 99% dos eixos. Fata de vedação.

Se o mexanico pinico tivesse pensado direito, concluiria que até seria possível remover a blindagem do lado interno, mas necessitaria remover o retentor interno e fornecer uma selagem apropriada entre espelho-calço-coifa e fazer o furo de sangria em baixo, além de acertar onivel de óleo do diferencia traseiro.

E

Deixa eu corrigir uma coisa que eu falei errado, pois olhei a foto do sei eixo e pensei no eixo antigo:

Nas suas fotos, a coifa tem uma parede bem espessa porque é ela que mantém o rolamento no local.

Tanto é que vc pode ver a parte mais brilhante dela, que é o encosto com o rolamento.

Naquele espaço que vc indicou deveria ter uma proteção para não deixar acumular água mais pó de freio ... mas isso não existe mais.

Aquilo só serve para acumular sujeira e estragar o rolamento. É um nascedouro de corrosão.

Eu usinaria a parte externa para não deixa mais isso acontecer. Remover a parte em forma de coifa, mas não tudo, deixando uma beirada para manter um reformço no lábio do metal.

Veja que na foto que copio de um outro tópico, a coifa é ligeiramente diferente e tem atém uma espécie de guia de drenagem, que vc percebe a 180º da linha da chaveta. Aquela "guia" termina no 7º furo, que vc só vê deitando debaixo do jeep e olhando apra a flange, perto do bico de engraxar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...4&d=1227028755
  • 06/09/2009, 15:50
    junior braga
    Leopoldo boa tarde,

Entendi quanto aos sistemas de eixo, com rolamentos conicos (cone e capa) e com rolamentos blindados (esférico).

Sendo o meu caso a segunda opção, esférico.

Diante das questões que vc levantou, as peças estão longe de mim, portanto não estou vendo.
    Agora, ainda estou com duvidas, mas irei analisar com calma e ver na real.

Esse rolamento esférico não possui lubrificação?

Vc disse não ser necessário o retentor interno, ok. Mas, veja bem, se não tiver o retentor interno e nem o externo, ao passar por agua (ex: rio), não vai entrar agua no diferencial? Só rolamento vai impedir essa entrada?

Na sua opinião, descreva passo a passo como devo montar, me refiro aos retentores interno x externo.

Veja que disse anteriormente, um lado está diferente do outro, e quero montar igual.

Grato
    junior braga
  • 06/09/2009, 19:15
    leopoldo
    1- o rolamento blindado é préngraxado na fábrica, para toda a vida estimada do rolamento. A blindagem também mantém a graxa lá dentro.

2- o retentor externo é a blindagem do rolamento e impede água de entrar de fora para dentro, desde haja vedação adequada da caixa de graxa, para não entrar entre o espelho e a calço ou coifa.

3 -já o retentor interno, dispensável, porque como eu já expliquei, a outra blindagem do rolamento "segura". Idem observação acima.

4- remova toda a sujeira inclusive de dentro da tubeira, escove, passe ferrox para reduzir a ferrugem na caixa de graxa, pinte com fundo wash as orelhas da flange da tubeira, depois use silicone vermelho entre a flange e o espelho, entre o espelho e a arruela de espaçamento, e entre a arruela de espaçamento e a arruela retentora que também é a coifa.

5- não esqueça de preparar a arruela de espaçamento e a retentora, escovando, passando ferrox, pintando com wash e tinta, e colocando selante vermelho.

6- no caso do semi-eixo, o procedimento é o de praxe, mas as porcas e arruelas de pressão podem ser substituídas por arruelas lisas e porcas parlock em INOX.
  • 07/09/2009, 23:20
    Lucas Nassif
    Leopoldo, me tira uma dúvida, please:

no caso do cubo chavetado, quando precisa trocar o retentor externo é só sacar o cubo fora do semi e o retentor sai pela ponta onde vai a porca, certo?

E qual o procedimento pra tirar o retentor externo + coifa desse eixo moderno?
    Pelas fotos parece que não dá pra tirar o "cubo" onde ficam os 6 prisioneiros de roda. Nesse caso, tenho que tirar o anel trava e o rolamento de roda pro retentor sair pelo lado da estria do semi??

Um abraço,
    Lucas Nassif.
  • 07/09/2009, 23:54
    junior braga
    retentor externo
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Leopoldo, me tira uma dúvida, please:

no caso do cubo chavetado, quando precisa trocar o retentor externo é só sacar o cubo fora do semi e o retentor sai pela ponta onde vai a porca, certo?.

:mrgreen: Leopoldo, peço permissa hehehe, pois essa resposta é facil.
    Correto Lucas.:palmas:

Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    E qual o procedimento pra tirar o retentor externo + coifa desse eixo moderno?
    Pelas fotos parece que não dá pra tirar o "cubo" onde ficam os 6 prisioneiros de roda. Nesse caso, tenho que tirar o anel trava e o rolamento de roda pro retentor sair pelo lado da estria do semi??

:mrgreen: É por isso que te falei, que caso do eixo chavetado, é mais fácil.
    :putz:Nesse caso meu, eixo com rolamento esférico, que por sinal é o mesmo do seu...é aí que tá o grau de dificuldade.:parede:
    Nesse caso não tem cubo, o semi-eixo é uma peça única, onde o chapéu é o cubo. São cinco parafusos de rodas.
    E nesse caso tem que retirar o anel trava, depois o rolamento, e depois o retentor externo+flange.
    :-D E lembrando que o anel trava não pode ser reutilizado....
    e pra completar já que está tudo desmontado, fazer o teste magnaflux nos semi-eixos....
    :roll::roll::roll:

• 08/09/2009, 00:08
    leopoldo
    Só faltou falar que para remover o rolamento blindado, tem que ter uma prensa (para montar também).

Mas antes, tem que cortar o anel trava.
  • 08/09/2009, 12:46
    Lucas Nassif
    Putz, isso é complicado demais!!!
    Uma simples troca de retentor externo vai sair caro pra kct!! :parede: .

Tô achando melhor ficar completando óleo mesmo..ja que tá vazando pouco. :mrgreen:
    Até juntar $$ pra um flutuante ensimec.
  • 08/09/2009, 12:57
    leopoldo
    Voltando ao assunto, Lucas,

Esse retentor que vc está se referindo é qual?

1- O externo (de graxa) do flutuante com rolamentos de esfera é o próprio rolamento.

OU

2- O retentor de posionamento do flutuante com rolamentos de esfera.

Não entendí o caro nessa história.
  • 08/09/2009, 13:03
    Lucas Nassif
    Citação:

Voltando ao assunto, Lucas,

Esse retentor que vc está se referindo é qual?

Leopoldo,

minha dúvida é como trocar o retentor externo, o que é protegido pelo feltro.

Se entendi bem lendo os últimos posts, o meu eixo (moderno) não precisa ter retentor interno, já que o próprio rolamento 'faz a vedação' do óleo.

Mas tem o retentor externo.
    Se quando eu tirar o semieixo, constatar que preciso trocar esse retentor externo, queria saber se tem alguma maneira de fazer isso SEM ter que tirar o anel trava e o rolamento do semieixo.

:concordo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 40 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 303132333435363738394041424344454647484950 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:54.