Pondo um pouco mais de lenha...
Próximo passo, regular as válvulas.
Pra mim ou pro Pablo? Sim George, sobre essa variação do ponto em alta, que visualizo na lampada é normal? Saindo dos 12º na lenta e chegando perto dos 18º em alta RPM.
RESPOSTA. Nivaldo Oragio
Essa variação do ponto chama-se "avanço" da ignição, isso tem que haver mesmo, quanto mais acelera, mais adianta o ponto!! Alguns tem variação centrífuga, outros usam uma válvula a vácuo, ligada no coletor de admissão por uma mangueira!
É para você, no distribuidor do opala, tem os dois avanços tanto o a vácuo como o centrífugo, agora que você está com a lâmpada você pode visualizar bem o funcionamento, verifique que quando acelera o "avanço" a vácuo na verdade atrasa o ponto para que o motor tenha força para subir o giro e assim que o vácuo é formado novamente o ponto adianta, nos distribuidores de platinado era possível ver o avanço funcionando pois o atuador era externo ao corpo do distribuidor e a haste de acionamento era visível.
Pablo gostaria muito de poder te ajudar. Sera´que saiu do ponto? Será que nao foi umidade no distribuidor e vc tentando terminou encharcando?
Mais um mistério aqui, como quero deixar como original, coloquei agora a mangueira da tampa de valvula para o coletor e alterou muito a marcha lenta, ficou trepidando....
Pois é Vavá, no ultimo vídeo notei que as válvulas estão bem desreguladas (muito barulho), isso traz dois problemas, não abre direito e não entra a mistura ar/combustível ou não expele direito os gases depois da queima, além de estragar as varetas pois com a batida a vareta vai gastando no balancim, sugiro enquanto espera o carburador regular é muito simples, com o pistão no apms regula os balancins para encostar na válvula, sugiro antes fazer o motor funcionar um pouco para garantir que os tuchos estejam carregados.
Pois é Vavá, no ultimo vídeo notei que as válvulas estão bem desreguladas (muito barulho), isso traz dois problemas, não abre direito e não entra a mistura ar/combustível ou não expele direito os gases depois da queima, além de estragar as varetas pois com a batida a vareta vai gastando no balancim, sugiro enquanto espera o carburador regular é muito simples, com o pistão no apms regula os balancins para encostar na válvula, sugiro antes fazer o motor funcionar um pouco para garantir que os tuchos estejam carregados.
Muito por ter observado o som. E me interesso muito em aprender isso também, regular valvula. Vê se entendi: Com o pistão no PMS regulo as 2 válvulas deixando....que folga??? Seria bom comprar umas lâminas? Qual a folga para cada válvula?
Pois é Vavá, no ultimo vídeo notei que as válvulas estão bem desreguladas (muito barulho), isso traz dois problemas, não abre direito e não entra a mistura ar/combustível ou não expele direito os gases depois da queima, além de estragar as varetas pois com a batida a vareta vai gastando no balancim, sugiro enquanto espera o carburador regular é muito simples, com o pistão no apms regula os balancins para encostar na válvula, sugiro antes fazer o motor funcionar um pouco para garantir que os tuchos estejam carregados.
Meu caro George segui sua orientação e regulei as valvulas, estavam quase caindo os balancins, todos soltos. Girei 180º apos pará o giro das varetas. É pouco? Pq elas folgam tanto? O nao foram ajustadas direito?
São três possibilidades, ou simplesmente soltou a porca, ou a vareta está gastando (comum e de fácil solução e também de descobrir, basta tirar algumas varetas e medir) ou o comando está gasto, vamos ficar na torcida da 1ª opção.
São três possibilidades, ou simplesmente soltou a porca, ou a vareta está gastando (comum e de fácil solução e também de descobrir, basta tirar algumas varetas e medir) ou o comando está gasto, vamos ficar na torcida da 1ª opção.
Bom dia George, acredito ser a primeira, ou quem regulou deixou com folga, pois o motor foi muito pouco usado depois da última regulagem. Vou é trocar logo as porcas, pois percebi algumas sem resistência. George a saída da tampa de válvula, aquela da frente, tá totalmente livre, sem palha de aço. (??)
É tem muita gente que tira, muita falta não faz, a "palha" serve para condensar (na verdade serve como filtro) o vapor de óleo e não jogar muito fora.
Postado originalmente por vavarusso
Bom dia George, acredito ser a primeira, ou quem regulou deixou com folga, pois o motor foi muito pouco usado depois da última regulagem. Vou é trocar logo as porcas, pois percebi algumas sem resistência. George a saída da tampa de válvula, aquela da frente, tá totalmente livre, sem palha de aço. (??)
Folga "0". Depois de achar o PMS de cada pistão, regula as duas válvulas, pois é o momento em que as duas estarão fechadas. Vai apertando devagar a porca do balancim e virando a vareta com os dedos, quando ela (a vareta) parar de rodar, aplique de 1/2 a 1 volta na porca para dar a pré carga no tucho. É simples de tudo.
Abs!
Folga "0". Depois de achar o PMS de cada pistão, regula as duas válvulas, pois é o momento em que as duas estarão fechadas. Vai apertando devagar a porca do balancim e virando a vareta com os dedos, quando ela (a vareta) parar de rodar, aplique de 1/2 a 1 volta na porca para dar a pré carga no tucho. É simples de tudo.
Abs!
É mais fácil que desmontar e montar distribuidor. E em PMS eu já estou PHD. Rsrsrs. Então podemos deixar folga zero sem "morder" a vareta?