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Convex Datacenter
  • #1549
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    Beeem na verdade a faísca é gerada um pouco antes do alinhamento da aranha (não da marca do rotor com a carcaça, lembre que estamos suspeitando que a aranha está fora do alinhamento), ou seja se assim for não existe mais como acertar o ponto pelas marcas, pois a centelha será gerada fora da posição, assim sendo a única forma de acertar o ponto (e mesmo assim ainda existe a chance da centelha pular para outro pistão que não o correto) é com uma pistola de ponto, sugiro ir a uma auto elétrica e pedir para conferir o ponto, é rápido e se te cobrarem será pouco, mas sempre é bom perguntar antes vai que é mais um "expecialista" como o do carburador.

  • #1550
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Beeem na verdade a faísca é gerada um pouco antes do alinhamento da aranha (não da marca do rotor com a carcaça, lembre que estamos suspeitando que a aranha está fora do alinhamento), ou seja se assim for não existe mais como acertar o ponto pelas marcas.
    Grande George! Meu caro estudei os distribuidores e até adquiri um para desmontar, e descobrir que existem uns que são alinhados e outros que nao, descobrir tb que improvável a "aranha superior" rodar no seu eixo pois a mesma é fixada por uma especie de chaveta. Retirei o anel elástico do meu e vi que está no lugar. Fiquei confuso quando vc fala que o rotor nao deve ficar alinhado com a marca, e não é na polia que se faz avanço/atraso do ponto? E o rotor sempre alinhado?
    Ummm dia deixaremos esse bicho redondo. Vou procurar uma oficina que tenha lampada de ponto. Obrigado!!!

  • #1551
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Grande George! Meu caro estudei os distribuidores e até adquiri um para desmontar, e descobrir que existem uns que são alinhados e outros que nao, descobrir tb que improvável a "aranha superior" rodar no seu eixo pois a mesma é fixada por uma especie de chaveta. Retirei o anel elástico do meu e vi que está no lugar. Fiquei confuso quando vc fala que o rotor nao deve ficar alinhado com a marca, e não é na polia que se faz avanço/atraso do ponto? E o rotor sempre alinhado?
    Ummm dia deixaremos esse bicho redondo. Vou procurar uma oficina que tenha lampada de ponto. Obrigado!!!
    Vavá... que motor chato de acertar ponto heim?

    Vou dizer como faço no AP... depois de colocar ele em PMS, ou seja, 0° na polia do vira (olhado pela janela, marca na cremalheira)... marca da polia do cabeçote no local específico, queima do distribuidor no 1° cilindro.. se o motor ligar o ajuste fino se dá pelo distribuidor, por isso a luz de ponto, pois o ajuste é mínimo... acredito que a regra não deva mudar tanto assim... normalmente o ouvido e o pé são bons sinais de que o ponto está correto... é lógico que a lâmpada vai dizer exatamente o grau. Motor fraco, acelera, acelera e o motor não rende... dá até pra condenar o motor como batido... mas é só o ponto mesmo... assim como trelando também... tudo é ponto... a vida de um motor está aí...

    Boa sorte, mas acho que a lâmpada de ponto será sua próxima visita a um especialista!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #1552
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Grande George! Meu caro estudei os distribuidores e até adquiri um para desmontar, e descobrir que existem uns que são alinhados e outros que nao, descobrir tb que improvável a "aranha superior" rodar no seu eixo pois a mesma é fixada por uma especie de chaveta. Retirei o anel elástico do meu e vi que está no lugar. Fiquei confuso quando vc fala que o rotor nao deve ficar alinhado com a marca, e não é na polia que se faz avanço/atraso do ponto? E o rotor sempre alinhado?
    Ummm dia deixaremos esse bicho redondo. Vou procurar uma oficina que tenha lampada de ponto. Obrigado!!!
    todas as aranhas sao alinhadas com suas chavetas,porem o rotor nao se mantem igual,mas a marcaçao da carcaça mostra o alinhamento do rotor ao primeiro cilindro.
    eu costumo por motor de opala no ponto pelo ouvido,ligo o motor e viro o distribuidor ate que o motor fique na maior rotação (isso sem acelerar,em marcha lenta msm) dai atraso um pouco para a rotação ficar constante.
    nao adianta a lampada de ponto pq o nosso combustivel é muito ruim enao vai ficar equilibrado corretamente.
    []s

  • #1553
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    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    todas as aranhas sao alinhadas com suas chavetas,porem o rotor nao se mantem igual,mas a marcaçao da carcaça mostra o alinhamento do rotor ao primeiro cilindro.
    eu costumo por motor de opala no ponto pelo ouvido,ligo o motor e viro o distribuidor ate que o motor fique na maior rotação (isso sem acelerar,em marcha lenta msm) dai atraso um pouco para a rotação ficar constante.
    nao adianta a lampada de ponto pq o nosso combustivel é muito ruim enao vai ficar equilibrado corretamente.
    []s
    Edison passei numa oficina de um colega pra ver se ele tinha lampada de ponto. e ele disse que nao tem, nao faz uso, e que por causa do combustível e do tempo de uso desse motor na lampada nao presta, tem que ser de ouvido. Eu tb ja tentei de ouvido e nao vi resultado. O funcionamento só não nao é perfeito nao gasolina, meio amarrado, e o consumo de 3,5km/l.
    Edison o (des)alinhamento que me refiro do distribuidor é em relaçao ao rotor com a aranha móvel, uns são outros nao.

  • #1554
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Vavá... que motor chato de acertar ponto heim?

    Vou dizer como faço no AP... depois de colocar ele em PMS, ou seja, 0° na polia do vira (olhado pela janela, marca na cremalheira)... marca da polia do cabeçote no local específico, queima do distribuidor no 1° cilindro.. se o motor ligar o ajuste fino se dá pelo distribuidor, por isso a luz de ponto, pois o ajuste é mínimo... acredito que a regra não deva mudar tanto assim... normalmente o ouvido e o pé são bons sinais de que o ponto está correto... é lógico que a lâmpada vai dizer exatamente o grau. Motor fraco, acelera, acelera e o motor não rende... dá até pra condenar o motor como batido...

    Boa sorte, mas acho que a lâmpada de ponto será sua próxima visita a um especialista!

    Pablo
    Faço assim tb. Coloca chato nisso.

  • #1555
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    Vavá o alinhamento que me referi é justamente na aranha, se você examinar ela direito verá que o centro onde tem o encaixe da chaveta é de material diferente da aranha e é justamente ali que sai do alinhamento, por isso que tem distribuidor que quando o rotor está na marca da carcaça identificando o 1º pistão a aranha tem que estar na mesma posição em todos os distribuidores (desde que da mesma marca) é muito comum a aranha mudar de posição pois a garra da tampa segura a aranha e ao virar o motor desalinha justamente a aranha e com isso vai gerar a centelha desalinhado com a posição do rotor em relação à tampa, é por isso que os distribuidores quando novos tinham uma proteção de plástico em cima da aranha, mas esta proteção vi em poucos distribuidores o pessoal arranca ela.

  • #1556
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    Bom dia pessoal!
    George interessante é que eu vi vários dist. alinhados e desalinhados, tb adquiri um para desmontar que era alinhado, vi que o desalinhamento só será possível rompendo uma chaveta tipo rolete que fica dentro de um rasgo do eixo que coincide com outro da "aranha". Eu tirei o anel elástico do do jeep e vi que o rolete estava no lugar, e tb coloquei a aranha do dist que desmontei sobre a aranha do jeep e elas não coincidem, fazendo eu acreditar que há mais de um modelo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-rotor-impulsor-distribuidor-bosch-4-cilindro-vw-gm-ford.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dist-opala.estudo.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dist-trupy-zupy.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-distribuidor-eletronico-do-opala-e-caravam-4cc-novo-10737-mlb20034263878_012014-f.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-20140823_153404.jpg  

  • #1557
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Bom dia pessoal!
    George interessante é que eu vi vários dist. alinhados e desalinhados, tb adquiri um para desmontar que era alinhado, vi que o desalinhamento só será possível rompendo uma chaveta tipo rolete que fica dentro de um rasgo do eixo que coincide com outro da "aranha". Eu tirei o anel elástico do do jeep e vi que o rolete estava no lugar, e tb coloquei a aranha do dist que desmontei sobre a aranha do jeep e elas não coincidem, fazendo eu acreditar que há mais de um modelo.
    vc esta enganado,quem desalinha a chaveta é a trava da tampa do distribuidor qdo um mecanico burro liga sem a tampa,é só pegar um alicate de bico e colocar em pé com o distribuidor montado entre as pernas da aranha que ela vira e volta a ficar alinhada,não existem aranhas desalinhadas de fabriba!
    []s

  • #1558
    Usuário Avatar de reslima
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    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    eu costumo por motor de opala no ponto pelo ouvido,ligo o motor e viro o distribuidor ate que o motor fique na maior rotação (isso sem acelerar,em marcha lenta msm) dai atraso um pouco para a rotação ficar constante. nao adianta a lampada de ponto pq o nosso combustivel é muito ruim enao vai ficar equilibrado corretamente.
    []s

  • #1559
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    vc esta enganado,quem desalinha a chaveta é a trava da tampa do distribuidor qdo um mecanico burro liga sem a tampa,é só pegar um alicate de bico e colocar em pé com o distribuidor montado entre as pernas da aranha que ela vira e volta a ficar alinhada,não existem aranhas desalinhadas de fabriba!
    []s
    Edison acho que estamos falando línguas diferentes, o alinhamento que me refiro é o do rotor com a a perna da aranha móvel. Se voce fala é desse alinhamento, veja na foto abaixo que elas estão equidistantes e que girando o motor elas se alinharão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-aranha-movel-equidistante-da-fixa.jpg  

  • #1560
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    todas as aranhas sao alinhadas com suas chavetas,porem o rotor nao se mantem igual,mas a marcaçao da carcaça mostra o alinhamento do rotor ao primeiro cilindro.
    eu costumo por motor de opala no ponto pelo ouvido,ligo o motor e viro o distribuidor ate que o motor fique na maior rotação (isso sem acelerar,em marcha lenta msm) dai atraso um pouco para a rotação ficar constante.
    nao adianta a lampada de ponto pq o nosso combustivel é muito ruim enao vai ficar equilibrado corretamente.
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    Tá aí uma coisa que eu quero aprender.
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
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