Obrigado pessoal! Como fazer a alteração da ordem de ignição? Considerando o sentido horário do distribuidor.? É assim: o cabo que era do cilindro 1 atrasa uma posição e assim por diante??? Edison explica aí por favor como é feita a mudança do eixo da bb de óleo para encaixar o eixo do dist em posição original. Como girar apenas ele????
Isso aí, pula os cabos no sentido anti horário.
Abs.
Postado originalmente por vavarusso
Obrigado pessoal! Como fazer a alteração da ordem de ignição? Considerando o sentido horário do distribuidor.? É assim: o cabo que era do cilindro 1 atrasa uma posição e assim por diante??? Edison explica aí por favor como é feita a mudança do eixo da bb de óleo para encaixar o eixo do dist em posição original. Como girar apenas ele????
O mais fácil é mudar os cabos se bem que perde a referência da marcação do corpo do distribuidor que passará a ser o pistão 2, ou se quiser manter como original, retira o distribuidor (assim que estiver puxando o distribuidor você notará que o rotor vai girar sozinho é devido ao formato das engrenagens, procure não mexer no rotor ainda) com o distribuidor fora resista a tentação de girar o eixo dele, gira um pouco o rotor no sentido horário (vamos padronizar em 1/4 de volta), com uma chave de fenda grande coloque a chave de fenda como se fosse o distribuidor e gire também 1/4 de volta no sentido horário, se você virou o mesmo tanto (1/4) nos dois será apenas recolocar o distribuidor no lugar e acertar o ponto, parece um pouco difícil ou chato de fazer mas é bem simples.
O mais fácil é mudar os cabos se bem que perde a referência da marcação do corpo do distribuidor que passará a ser o pistão 2, ou se quiser manter como original, retira o distribuidor (assim que estiver puxando o distribuidor você notará que o rotor vai girar sozinho é devido ao formato das engrenagens, procure não mexer no rotor ainda) com o distribuidor fora resista a tentação de girar o eixo dele, gira um pouco o rotor no sentido horário (vamos padronizar em 1/4 de volta), com uma chave de fenda grande coloque a chave de fenda como se fosse o distribuidor e gire também 1/4 de volta no sentido horário, se você virou o mesmo tanto (1/4) nos dois será apenas recolocar o distribuidor no lugar e acertar o ponto, parece um pouco difícil ou chato de fazer mas é bem simples.
Achei esse método mais interessante, e vou tentá-lo. George me diga uma coisa esse desalinhamento traz que problema mesmo? ResLima obrigado
No distribuidor quem gera a centelha é o alinhamento das aranhas (aliás um pouco antes, é que gera o pulso e exatamente alinhado) e quem distribui é o rotor, se estiver desalinhado vai gerar a centelha enquanto o rotor está entre os contados de dois pistões e isso vai acarretar uma falha no motor, por exemplo se o desalinhamento deixou com o rotor entre o 2º e o 1º (no momento da geração da centelha) a centelha vai para o pistão que estiver mais favorável, ou seja com menos resistência elétrica, aqui entra algumas variáveis, como se tiver oxidação junto aos contatos na tampa, a abertura dos eletrodos nas velas e também a pressão na câmara de combustão (se a centelha for "jogada" em duas velas ao mesmo tempo uma no ponto apms do cilindro e outra em qualquer outro ponto a que vai gerar a faísca é a de menor compressão pois em ambientes com maior pressão atmosférica a resistência do ar é maior ou seja vai precisar de uma maior tensão para gerar a faísca), voltando ao momento da geração da centelha entre os contatos das velas, se o rotor estiver mais próximo do cilindro certo (vamos estabelecer que é o 1º) o motor irá funcionar relativamente bem, vai ser mais difícil de acertar o ponto pois se adiantar um pouco o motor morre a centelha vai para o 2º e morre simplesmente pois a centelha vai para o momento de descida do pistão logo após a explosão, se atrasa aqui vai ter bem mais giro no distribuidor até o motor morrer e raramente o motor vai dar o "coice" back fire, que é quando a centelha é gerada antes do apms e o motor gira para trás, supondo que o motor esteja funcionando na lenta e média rotação ele vai até que bem, mas ao acelerar mais o motor simplesmente morre (lembra do vídeo que você postou que ao acelerar era como se desligasse a chave) é este o sintoma pois neste momento o avanço centrifugo atua junto com o avanço a vácuo adiantando ainda mais o ponto e é aqui que a centelha vai para o pistão que jé está descendo ou seja não vai haver explosão embora ainda tenha ar/combustível e sim vai ter apenas a queima da mistura que não gera força para impulsionar o pistão, e provavelmente até o avanço centrifugo voltar a posição de espera (como é um mecanismo com pesos e molas e nunca tem manutenção ou seja não está lubrificado e pela inércia todo corpo tende a ficar na posição em que está, a rotação terá que cair muito para as molas vencerem os pesos), resumindo até que a centelha volte ao ponto certo o motor parou, e caso o alinhamento da aranha fique com o rotor distribuindo a centelha para o próximo pistão (3º no caso) você nunca irá fazer o motor funcionar pois se adiantar vai explodir enquanto a válvula de admissão está aberta (explode no carburador) e se atrasar dá back fire, o distribuidor na verdade é muito simples mas tem as suas manhas dentre elas a lubrificação do mecanismo de avanço centrifugo e a distância correta das "pernas das aranhas" que nas quatro posições todas devem estar iguais pois pode também ocasionar a falha de um pistão em rotação mais elevada, aqui fica a dica de depois do distribuidor no lugar retirar as velas para virar o motor mais facilmente e conferir a distância das 4 pernas nas 4 posições em que ficam alinhadas e deixar iguais, cansei de digitar, agora só depois de umas geladas...
No distribuidor quem gera a centelha é o alinhamento das aranhas (aliás um pouco antes, é que gera o pulso e exatamente alinhado) e quem distribui é o rotor, se estiver desalinhado vai gerar a centelha enquanto o rotor está entre os contados de dois pistões e isso vai acarretar uma falha no motor, por exemplo se o desalinhamento deixou com o rotor entre o 2º e o 1º (no momento da geração da centelha) a centelha vai para o pistão que estiver mais favorável, ou seja com menos resistência elétrica, aqui entra algumas variáveis, como se tiver oxidação junto aos contatos na tampa, a abertura dos eletrodos nas velas e também a pressão na câmara de combustão (se a centelha for "jogada" em duas velas ao mesmo tempo uma no ponto apms do cilindro e outra em qualquer outro ponto a que vai gerar a faísca é a de menor compressão pois em ambientes com maior pressão atmosférica a resistência do ar é maior ou seja vai precisar de uma maior tensão para gerar a faísca), voltando ao momento da geração da centelha entre os contatos das velas, se o rotor estiver mais próximo do cilindro certo (vamos estabelecer que é o 1º) o motor irá funcionar relativamente bem, vai ser mais difícil de acertar o ponto pois se adiantar um pouco o motor morre a centelha vai para o 2º e morre simplesmente pois a centelha vai para o momento de descida do pistão logo após a explosão, se atrasa aqui vai ter bem mais giro no distribuidor até o motor morrer e raramente o motor vai dar o "coice" back fire, que é quando a centelha é gerada antes do apms e o motor gira para trás, supondo que o motor esteja funcionando na lenta e média rotação ele vai até que bem, mas ao acelerar mais o motor simplesmente morre (lembra do vídeo que você postou que ao acelerar era como se desligasse a chave) é este o sintoma pois neste momento o avanço centrifugo atua junto com o avanço a vácuo adiantando ainda mais o ponto e é aqui que a centelha vai para o pistão que jé está descendo ou seja não vai haver explosão embora ainda tenha ar/combustível e sim vai ter apenas a queima da mistura que não gera força para impulsionar o pistão, e provavelmente até o avanço centrifugo voltar a posição de espera (como é um mecanismo com pesos e molas e nunca tem manutenção ou seja não está lubrificado e pela inércia todo corpo tende a ficar na posição em que está, a rotação terá que cair muito para as molas vencerem os pesos), resumindo até que a centelha volte ao ponto certo o motor parou, e caso o alinhamento da aranha fique com o rotor distribuindo a centelha para o próximo pistão (3º no caso) você nunca irá fazer o motor funcionar pois se adiantar vai explodir enquanto a válvula de admissão está aberta (explode no carburador) e se atrasar dá back fire, o distribuidor na verdade é muito simples mas tem as suas manhas dentre elas a lubrificação do mecanismo de avanço centrifugo e a distância correta das "pernas das aranhas" que nas quatro posições todas devem estar iguais pois pode também ocasionar a falha de um pistão em rotação mais elevada, aqui fica a dica de depois do distribuidor no lugar retirar as velas para virar o motor mais facilmente e conferir a distância das 4 pernas nas 4 posições em que ficam alinhadas e deixar iguais, cansei de digitar, agora só depois de umas geladas...
Bela explanaçao !Vava,tu nao consegue um distribuidro emprestado ou mesmo consignado ?Ai tira todas duvidas,se é distribuiçao ou carburaçao.Tenho acompanhado tua labuta e nao é fácil tentar resolver um problema e nao conseguir.
Sorte ai rapaz ,nao desiste tao perto do final
Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.
Bela explanaçao !Vava,tu nao consegue um distribuidro emprestado ou mesmo consignado ?Ai tira todas duvidas,se é distribuiçao ou carburaçao.Tenho acompanhado tua labuta e nao é fácil tentar resolver um problema e nao conseguir.
Sorte ai rapaz ,nao desiste tao perto do final
Sergio se isso nao der certo vou adotar sua ideia. Obrigado.