Entendi agora..
O tubo tem 40mm de comprimento e 41,20 interno, e 51,20 externo..
ele tem 10mm de expessura? :o
Abraços..
Versão Imprimível
Aahh sim.. hehehe é 5mm de cada lado do tubo.. hehehe
tava achando meio grosso o tubo mesmo.. hehehe
Valeu! vou usar essas buchas mesmo!
Abraços,
esse cano de 41,20 interno e 51,20 externo existe pronto comercialmente? é em pol??
Ou tenho que tornear?
Abraços
Tem que tornear, o importante é a medida interna e a largura da bucha... mas antes de tornear, já tenha as buchas de borracha para verificar as medidas se obedecem o padrão.
Aí está o esquema da direção... vejamos se eu consigo explicar como funciona:
Conforme viram no vídeo, a engrenagem menor ( representada pelo círculo) gira dentro da maior...o giro se dá conforme gira o volante...digamos: o volante gira 2,5 voltas de batente a batente e a traseira terá que girar um pouco menos de uma volta.
BLZ, no círculo que representa a engrenagem menor tem um furo que com o giro vai determinar a trajetória, que são aquelas 2 linhas que forman um V de cabeça para baixo.
Do furo da engrenagem sai uma linha que representa o braço da direção que vai movimentar a barra de direção. As outras duas linhas estão posicionadas no meio do curso e no final do curso da barra. No curso menor vai dar os 3 graus e no maior os 12 graus. Dando uma relação de 4:1.
Com um estudo maior deste esquema pode-se alterar esta relação: por ex, se eu quizesse 3 graus para um lado e 8 graus para o outro é possível.
Eu usei a engrenagem maior com 54 dentes, de um redutor de roda de trator, devidamente aliviado o peso é claro. A engrenagem menor tem 25 dentes. Nota: a engrenagem menor deverá ter sempre 1 ou 2 dentes a menos do que a metade dos dentes da engrenagem maior. Se tiver a metade do numero de dentes da grande a trajetória será uma linha reta vertical, o que não vai esterçar as rodas traseiras.
Fácil, fácil...
Só para completar, uma foto da caixa de direção mecânica e outra da versão eletrônica.
Parabéns flavio!
Show de bola sua gaiola!!! Quanto voce acha que ja gastou nela? ou ja perdeu as contas? haha
abraçao
Flávio.. Estava vendo as medidas que você disse para fazer ao projetar o duplo a da suspensão.. Eu andei olhando o "paneus" e um vídeo de um haja do programa jesse james is a dead man, e vi que o curso deles êh surpreendente.. você poderia explicar a como se explica a um leigo como eu faria o projeto + construção ( solda, materiais etc) para a construção da suspa com um curso de uns 40 cm?! Procurei uma semana aqui e o que eu achei foi meio picotado e não entendi nada! Abracos!
Oliveira, as minhas balanças tem 395 mm de comprimento e dão um curso de +/- 300 mm...fiquei curioso para saber ao certo quanto está dando de curso...sabado vou medir o quanto está dando e te falo. Mas para dar 400 mm de curso vc vai precisar fazer as balanças maiores ainda, digamos 550 mm (55 cm).
O segredo é fixar as balanças o mais próximo possível da caixa para poder aumentar as balanças sem aumentar muito a largura da gaiola ( espero que seja uma gaiola, hehehhe).
Me mande uma MP com o seu e-mail que eu vou te mandar um "negócio"...
Flavio muito interessante este projeto, assim que tiver montando vai postando para acompanharmos, pouco tempo atras vi numa prova de rock crawling um veiculo que tambem tinha um sistema que funcionava desta forma as rodas traseiras viravam junto com as dianteiras proporcionalmente. show.