Segue a imagem em anexo...
Versão Imprimível
Citação: "diagrama da cambagem que descreve uma parábola que deveria descrever uma reta inclinada"
Não entendí nada...........rss
Me desculpem, "escrevi" uma besteira muito grande....
Dimensionar estas 2 barras já é um passo enorme mas falta muita coisa tem muito mais ângulos e dimensões envolvidos, fora que acertar este das fotos já é complicado e quase impossível sem o uso de softwear de simulação 3D, lembrando que fazer é possivel e relativamente fácil, o complicado é fazer um bom acerto e uma suspensão próximo (das projetadas pelas montadoras e equipes especializadas neste assunto).
Eu acho que seria interessante abrirmos um tópico para falar apenas de suspensão em especial o sistema duplo A, o que acham?
Abraços, Leo
Anteriormente eu fiz confusão com o gráfico da carga das molas...que tem que ser uma reta.
Este sistema que o tqf postou foi muito usado na F-Indy em que as balanças não são paralelas, isto causa uma variação grande dos ângulos de cambagem ( de 5 graus no caso).
Na F-1 as balanças são paralelas e a diferênça no comprimento delas causa um ângulo que fica no chassis, nos dois casos, na F-Indy e F-1.
Na minha gaiola eu usei o duplo A usado no Corcel II, balanças paralelas e a diferênça no comprimento delas causa um ângulo que fica na roda ("de repente" eu precise fazer algum desenho para me fazer entender melhor).
Na F-1 a variação de cambagem é menor do que na F-Indy, na F-1 é em torno de 1,5 graus. Vale ressaltar que na F-1 e Indy o curso da suspensão é mínimo.
Na suspensão do Corcel II a variação de cambagem é de 0,65 graus.
Vou postar os gráficos da suspensão do Corcel e o que o tgf2 postou para comparação.
Só para incrementar um pouco mais...alguns tipos de Duplo A...
Suspenção duplo A é muito difícil fazer....eu já tentei e não deu certo...mas a idéia de fazer um tópico sobre isso é muito boa...vamo lá....
Suspenção com balanças curtinhas não é muito difícil, eu quero ver fazer com 80cm ou mais de comprimento...
80 cm??? não vai ficar muito larga? as minhas tem 395 mm
Porque a sua Duplo A não ficou boa?
Suspensão duplo A é mesmo complicada e pra fora-de-estrada tem várias maneiras de se fazer, por aí tem muito livro de duplo A pra asfalto, mas pra off road não tem nada, aliás, tá na hora de soltarem um! :mrgreen:
Enfim, sem querer ser chato, mas já sendo, é uma coisa que tem que estudar pra fazer, ou no mínimo copiar uma idêntica a alguma existente e fazer os braços, etc, como o Flávio fez.
Dá trabalho e é coisa pra quem gosta de mecânica, livros de engenharia e fuçar em fóruns.
Por falar em fuçar, uma vez vi página por página dessa seção no RDC: http://www.race-dezert.com/forum/for...n-amp-Steering
Li todos os títulos dos tópicos, coloquei no favoritos todos relacionados à "double wishbone" ou "double A arm", ainda não li pois não cheguei nesse ponto do meu projeto, mas a idéia é ler tudo. Porque mesmo p/ gringos a coisa é vasta e cada um faz de um jeito, por exemplo a variação de cambagem pode chegar a mais de 5° em alguns projetos.
Não existe uma receita padrão, só algumas leis que tem que ser obedecidas, tipo inclinação de pino mestre, ackerman, minímo possível de bumpsteer, caster... coisas básicas, mas cada um tem seu segredinho nessa área lá, afinal os caras fazem corrida no deserto há mais de 40 anos!
Eu, se fosse fazer algo mais simples e que fosse ficar pronto mais rápido que minhas invencionices faria algo que sugeri por aqui uma vez: uma suspensão dianteira de D-20, usando algumas peças dela (cubo por exemplo, deve ser bem forte) mas aliviando o peso dos braços (tem que fazer braços novos) e uma mola mais leve, um amortecedor comum que tenha um bom curso (sugestão: traseiro da Ranger tem 11" de curso).
Bem por aí, trabalhoso, mas gostoso de mexer pra quem gosta de mecânica.
X2, Marcelo...