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    ei Uxio

    Entendo como a alavanca do câmbio vai para frente e para trás, tipo 3 , neutro ou 4 marcha.
    Não entendi como ela se movimenta para esquerda e direita, 1 ou 5 marcha, por exemplo.
    Ela está solidamente travada com a alavanca do motorista para obedecer a inclinação para esquerda/direita?
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    ei Uxio

    Entendo como a alavanca do câmbio vai para frente e para trás, tipo 3 , neutro ou 4 marcha.
    Não entendi como ela se movimenta para esquerda e direita, 1 ou 5 marcha, por exemplo.
    Ela está solidamente travada com a alavanca do motorista para obedecer a inclinação para esquerda/direita?
    Haundrich,

    Entendi sua pergunta e agora fiquei com dúvida.

    Quando movimentei, num teste bem rápido, foi pra verificar a posição da alavanca em relação ao banco, e apenas passei da primeira pro neutro e depois pra segunda, ou seja, de frente pra trás.

    Não movimentei no sentido lateral.

    Vendo a foto com calma percebo que sua pergunta tem lógica.

    Amanhã vou na oficina, vejo isso com calma e posto aqui.

    Valeu!
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  • #3
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    Uxio , não deixaria o meca fazer essa caca na minha vtr não ... rsr , era só colocar uma extensão torta na alavanca ...
    Pela decepada na arvore o tranco foi feio heim ... e além de pneuão ainda tem alargador ... !!! tem que entrar no cálculo de momento de esforço tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão e além do semi original , tudo que passar rente ao final do eixo é considerado esforço extra ... nos rallyes eles bolam um jeito da roda ficar rente ao eixo , se vc observar os carros que participam dos Sertões a grande maioria tem a roda rente ao eixo ... eles não correm , voam ... e uma boa parte aguenta bem o tranco ...

    O meca comentou o que causou dano no cilindro mestre co freio ??? dependendo do que foi vai acontecer novamente , fica esperto ... 2 coisas não podem falhar , freio e direção ...

    abs ...
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Uxio , não deixaria o meca fazer essa caca na minha vtr não ... rsr , era só colocar uma extensão torta na alavanca ...
    Edu,

    Como estava tb não estava bom. A posição da alavanca do câmbio estava incômoda, dificultando passar as marchas.

    A alavanca original da S-10 é bem curta, sem condições de usar.

    O meca fez uma alavanca maior, que ficasse mais fácil manobrar (próxima da minha mão - tenho 1,82m), porém, em razão do tamanho maior, quando engatava a 1ª, 3ª e 5ª a manopla ficava perto do painel. Já quando engatava a 2ª, 4ª e ré, a manopla ficava na linha do banco. Tava estranho.

    Da forma como ele fez, o câmbio ficou ideal, pois a alavanca é curta e localizada bem ao lado do banco, na altura da mão.

    Segundo ele é um sistema similar ao do Pajero TR-4 R (de competição).

    Vou procurar algumas fotos de como estava antes e posto aqui.


    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Pela decepada na arvore o tranco foi feio heim ... e além de pneuão ainda tem alargador ... !!! tem que entrar no cálculo de momento de esforço tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão e além do semi original , tudo que passar rente ao final do eixo é considerado esforço extra ... nos rallyes eles bolam um jeito da roda ficar rente ao eixo , se vc observar os carros que participam dos Sertões a grande maioria tem a roda rente ao eixo ... eles não correm , voam ... e uma boa parte aguenta bem o tranco ...
    Obrigado pelo comentário. Mas desculpe-me se não entendi direito. Como as rodas, semis, cruzetas, etc., estão todas no sentido longitudinal do eixo, a que vc se referiu quando disse: "tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão"? Tem como desenhar?

    E como é feito nos rallys? Tiram a JH, cruzeta, etc.?


    A opção de usar o alargador foi pra ganhar um pouco mais de esterçamento da rodas. Os 37" limitam muito isso, e a cruzetinha tb não ajuda muito. Como os semis da RCV tem JH de alto grau giro, espero minorar esse problema.

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    O meca comentou o que causou dano no cilindro mestre co freio ??? dependendo do que foi vai acontecer novamente , fica esperto ... 2 coisas não podem falhar, freio e direção ... abs ...
    Na primeira trilha que fiz com o Galego, os freios estavam fantásticos. Parecia que tinha até ABS!

    Já a partir da segunda, não gostei. Eu pisava várias vezes pra conseguir frear. Algumas vezes quando pisava, sentia pressão inicial no pedal, porém o pedal ia descendo bem devagar.

    Meca verificou se tinha ar no sistema, fez testes e detectou que o cilindro não tava bom. Poderia trocar as vedações, mas ele recomendou comprar um novo.

    Vc desconfia do que pode causar essa falha?


    Valeu!
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Edu,

    Como estava tb não estava bom. A posição da alavanca do câmbio estava incômoda, dificultando passar as marchas.

    A alavanca original da S-10 é bem curta, sem condições de usar.

    O meca fez uma alavanca maior, que ficasse mais fácil manobrar (próxima da minha mão - tenho 1,82m), porém, em razão do tamanho maior, quando engatava a 1ª, 3ª e 5ª a manopla ficava perto do painel. Já quando engatava a 2ª, 4ª e ré, a manopla ficava na linha do banco. Tava estranho.

    Da forma como ele fez, o câmbio ficou ideal, pois a alavanca é curta e localizada bem ao lado do banco, na altura da mão.

    Segundo ele é um sistema similar ao do Pajero TR-4 R (de competição).

    Vou procurar algumas fotos de como estava antes e posto aqui.




    Obrigado pelo comentário. Mas desculpe-me se não entendi direito. Como as rodas, semis, cruzetas, etc., estão todas no sentido longitudinal do eixo, a que vc se referiu quando disse: "tudo que não for longitudinal ao eixo de transmissão"? Tem como desenhar?

    E como é feito nos rallys? Tiram a JH, cruzeta, etc.?


    A opção de usar o alargador foi pra ganhar um pouco mais de esterçamento da rodas. Os 37" limitam muito isso, e a cruzetinha tb não ajuda muito. Como os semis da RCV tem JH de alto grau giro, espero minorar esse problema.

    Na primeira trilha que fiz com o Galego, os freios estavam fantásticos. Parecia que tinha até ABS!

    Já a partir da segunda, não gostei. Eu pisava várias vezes pra conseguir frear. Algumas vezes quando pisava, sentia pressão inicial no pedal, porém o pedal ia descendo bem devagar.

    Meca verificou se tinha ar no sistema, fez testes e detectou que o cilindro não tava bom. Poderia trocar as vedações, mas ele recomendou comprar um novo.
    Vc desconfia do que pode causar essa falha?

    Valeu!
    Os semi eixos estão na transversal ao sentido de eixo de tração ( Cardan ) , na frente qdo engata 4x4 , o cardan é o eixo de tração tudo que tiver na transversal é esforço , como o pneu original é 31" , então o raio 15,5" é o braço de esforço com o semi eixo , o cálculo foi feito em cima disso ... , entra tb no cálculo o que passa do final da roda um off set negativo por ex. ... se usar pneus 31" com off set negativo com 3" pra fora do final da roda por ex. é o mesmo que usar pneus 37" ... nos rallyes eles colocam rodas com off set o mais positivo possível , se pegar na lataria , cortam a lata ou abrem um pouco o paralama ...

    Se vc colocou novo o cilindro mestre e criou essa folga , pode acontecer de novo , ou pode ter sido falha de material tb ... o pedal de acionamento está na posição normal ?? ou é mais comprida que o normal ??
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Os semi eixos estão na transversal ao sentido de eixo de tração ( Cardan ) , na frente qdo engata 4x4 , o cardan é o eixo de tração tudo que tiver na transversal é esforço , como o pneu original é 31" , então o raio 15,5" é o braço de esforço com o semi eixo , o cálculo foi feito em cima disso ... , entra tb no cálculo o que passa do final da roda um off set negativo por ex. ... se usar pneus 31" com off set negativo com 3" pra fora do final da roda por ex. é o mesmo que usar pneus 37" ... nos rallyes eles colocam rodas com off set o mais positivo possível , se pegar na lataria , cortam a lata ou abrem um pouco o paralama ...
    Falha nossa! Não tinha percebido que vc tava falando do cardã. Quando li "eixo de transmissão" pensei que vc tava falando do eixo. Agora tá 100 entendido. Valeu!

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Se vc colocou novo o cilindro mestre e criou essa folga , pode acontecer de novo , ou pode ter sido falha de material tb ... o pedal de acionamento está na posição normal ?? ou é mais comprida que o normal ??
    Não é o novo que tá com folga. Era o velho. O novo foi instalado nesta semana e ainda não testei. Vou testar amanhã, ok?
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  • #7
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    Pra que simplificar quando se pode complicar?
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Pra que simplificar quando se pode complicar?
    Como estava tb não tava legal. Algo precisava ser feito. Talvez essa solução não seja a ideal, mas já melhorou bastante. Sábado veremos como vai se comportar!
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  • #9
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    Concordo com o edu: bem mais simples colocar um extensão torta.

    Sobre a quebra do eixo: para um pneuzão desses eu partiria para eixos dana 70...

    É reforçar os bengalas e C&P passará a ser o fusível...

  • #10
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    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Concordo com o edu: bem mais simples colocar um extensão torta.
    Fala Caveso! Tá sumido! Tudo beleza?

    Atualiza o YS ômi!

    Inicialmente pensei nessa extensão torta, mas ficaria grande tb. Vou esperar o meca terminar essa invenção pra ver como vai ficar. Por enquanto é tudo provisório.


    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Sobre a quebra do eixo: para um pneuzão desses eu partiria para eixos dana 70...
    Viu que vc tá sumido? Umas páginas atrás, coloquei aqui essa situação. Tinha duas opções: Reforçar o D44 ou partir pro D60. Lendo as opiniões e experiências de todos, fazendo contas pra comparar custo x benefício, decidi pelo reforço do D44 com semi-eixos da RCV performance.

    A opção de D60 não foi totalmente descartada. Ficou prum futuro não muito distante!


    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    É reforçar os bengalas e C&P passará a ser o fusível...
    Impossível fazer uma omelete sem quebrar os ovos né? Se não for a CP, poderá ser o cardã, junta cv, etc. Entende agora pq o D60 é prum futuro não muito distante?

    Vê se aparece mais!

    Abração,

    Uxío
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  • #11
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Movimentou sim.

    primeira e segunda vc precisa deslocar a alavanca pro lado esquerdo.

    3 e 4 nao, só pra frente e tras.
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  • #12
    Usuário Avatar de uxio69
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Movimentou sim.

    primeira e segunda vc precisa deslocar a alavanca pro lado esquerdo.

    3 e 4 nao, só pra frente e tras.

    Putz, não escapa nada!


    Quis dizer que não movimentei passando de 2ª pra 3ª, de 4ª pra 5ª, e vice-versa, em sentido diagonal.
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