x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Faz tempo que não vejo o Ramiro aqui do Forum , ele montou um CJ com eixos e cambio de Unimog , o bixo não parava em nenhuma trilha , foi fazer todas as trilhas complicadas e fez todas com muita rapidez ...
    Encontrei com ele no Pacaenbu , e ele falou que fazer trilha tinha perdido a graça , pq não enroscava mais ... aí não tinha mais aquela masturbação cerebral pra resolver o problema ... rsrs
    Uxio , vai acabar tirando o " T " de fazer trilha ... fica esperto ... rs

Porém , como vc não vai desistir , ainda acho que os eixos de F250 4x4 seriam a solução mais simples , aí não vai usar off set negativo e pode até usar positivo pq vai ter espaço pra por as rodas pra dentro pq o eixo é maior ...

O jeito de pilotar é complicado de resolver , a maioria das quebras que acompanhei foi por teimosia do piloto ou má orientação , lógico que acidentes acontecem , mas alguns podem ser evitados ...

abs ...
    Edu, conversando com Grélo ele me citou algo bem parecido. Um conhecido dele fez um jipão muito bom, passava em todos os locais com facilidade, e como isso foi perdendo o T.

É um caso a se pensar.

Já fiz várias análises custo x benefício x consequências, e já não estou tão propenso pro D60. Tem muitas complicações envolvidas.

Tô gostando da idéia do RCV, pq o custo x benefício está ficando melhor.
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    Esse topico vai deixar o Uxio sem domir durante muitos dias......kkkkkkkkkkkkkkkkkk...................... ....
    3 noites dormindo por volta das 4h da manhã.

Cansativo, mas prazeroso.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    João

Em manobra de pouco espaço, terreno muito liso, que precisa de muito controle, senti falta do bloqueio 100%.
    Mas isso corresponde apenas 5% das trilhas que faço.

Já em transposição de lama que tem trabalhar com giro e torque, e as vezes pega no terreno firme, percebi que o LSD poupou quebras. Acredito que os Torsen fariam o mesmo. E isso corresponde 70% do tempo de trilha.

Tendo isso na cabeça, e sabendo o que quer, o resto é como você disse: Depende do operador

Outra: Eu nunca vi bloqueio LSD quebrar semi-eixo na dianteira. Agora, já vi vários semis quebrados que estava sendo usado bloqueio 100%. Colega meu, que faz uso muito consciente do acelerador, conseguiu quebra dos DOIS semi-eixos dianteiros, de uma vez só. ah, pneus 37"pols. Ficou traumatizado com a facilidade que isso aconteceu , e tirou o sistema da dianteira.

Volta e meia penso em câmbio automático, que tem vantagens na trilha, alivia um pouco esse questão de quebras, mas só um pouco. E usar controle de tração, como tem nos Wrangler, o ABS vai apertando as pinças de freio onde precisa. Penso que dessa maneira nunca quebra.
    Valeu haundrich!

Renato Fraga aborda esse assunto nesse tópico - (Bloqueios Eaton TrueTrack + Eaton ELocker: Em qual eixo colocar)http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/118377-bloqueios-eaton-truetrack-eaton-elocker-em-qual-eixo-colocar.html

Curioso que alguns colocam o selecionável na traseira e outros na dianteira. No meu caso, como o e-locker na dianteira foi apontado como o responsável pelas quebras, afinal estava fazendo o trabalho dele, vou deixar de usá-lo enquanto não concluir a mudança que devo fazer.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Samuca Ver Post
    Dino,

Acredito que os D44 com a opção do kit de manga de eixo ensimec + semi 4340 cromomolibidenio 30 estrias nas duas pontas + Dirty 30 + warn premium resolva seus problemas de maneira eficiente, rapida e barata...

Os d60 são parrudos sim, mas nao adianta pois os semi originais d60 tambem vao abrir o bico e voce tera que fazer upgrades... ou seja alem do custo de aquisição + instalação + upgrades fica inviavel imagino... um ponto positivo é que eles são bem largos e pode dificultar o tombamento... ou dificultar em algumas trilhas!

eu optaria pelo reforço dos d44 pela maneira que citei pois é bem robusto... se voce precisar ja deixa 2 semis dianteiros a disposição para caso haja alguma quebra, o que ao meu ver é desnecessario!

acredite... va sem medo!

ah... e aproveita e troca os amortecedores logo pelo do offshox !

Soneca
    Valeu Soneca,

Por enquanto a maioria tá opinando pelo reforço no D44.

Vou ver tb os amortecedores.

As molas, como Magão citou, pedi pra fazerem com fio 17. A anterior amassou na Trilha do Dendê justamente do lado do Zequinha e não do meu lado!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    Uxio,
    meu historico talvez possa ajudar, ou complicar, tua escolha kkkk
    usava yukon 4,88 + e-locker + ensimec + homo trail gear BTS + rl warn ate fev 2012. quebrei uma homocinetica (levou junto as estrias de semi eixo) e troquei por ensimec 30/30 + dirty 30s. Uso 37 BF recapado vj910 (tem exatos 37´de altura) com bead lock (10 lbs na trilha). depois que coloquei essa configuração nao tive mais problemas.
    certamente os 60 te trarão mais confiança nos eixos pra abusar na trilha mas no meu caso usando estes pneus prefiro ficar com os 44. se fosse pensar em um upgrade pensaria primeiro nas CV que o jaime falou antes ja que o que encomoda é o dianteiro.
    se voce pensa em pneus maiores no futuro, eu iria nos 60...
    abraço!!
    Valeu Vermeio.

Minha relação é 5,38 tb da Yukon, e-locker, 37" competition trepador, rodas 17" com BL.

Estou analisando se pego esse conjunto com SHD + Dirty 30 + RL premium ou se parto logo pra RCV.

Pretendo manter os pneus 37. Porém, como RCV garante até 40, os duendes começam a atentar!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    É isso aí... Você me entendeu e exemplificou com situações práticas o que eu quis dizer... O LSD parece mais seguro....
    Ah, com bloqueio 100% é muito melhor, mais fácil... Sim... Mas mesmo de Dana 60 é arriscado a quebra, se não do eixo, de outras partes... E aí, Magão, quebrado por eixo, por cruzeta ou qualquer outra coisa, o fato é que quebrou... Não acho vantagem...
    Isso é assunto pra outra reflexão.

3 posts acimas coloquei o link de um tópico bem interessante sobre esse assunto. Confira lá que é bem legal!

No post #49, Renato diz o seguinte:

"...Se você tem um LSD e um selecionável 100%, coloca o selecionável na dianteira e o LSD na traseira.

Um LSD funciona satisfatoriamente bem enquanto as duas rodas do eixo em que ele está estiverem no chão.

Na minha lógica, a roda que tende a sair do chão com maior frequencia é a dianteira. Portanto, o bloqueio fica mais suscetível a perder ação.

Tendo o LSD na traseira, ele funcionará melhor e quando por algum motivo seu carro tirar uma das rodas traseiras do chão, você aciona o bloqueio selecionável dianteiro e se livra do enrosco.

Num lamaçal, o LSD funciona.

Numa subida íngreme, a roda dianteira mais uma vez tem maior tendência a perder contato com o chão.
    Se você tem o LSD na dianteira, e o selecionável na traseira, perderá tração com maior facilidade em uma subida. Se a configuração for inversa, vai ter o eixo dianteiro 100%, melhorando a segurança inclusive, pois se você perde tração na dianteira subindo um barranco, o carro pode desviar para um dos lados com maior facilidade.

Outra situação: se você está caído de lado em uma vala, com duas rodas em piso de pouca aderência e duas em piso de maior aderência.
    Com um 100%, o lado de maior aderência te empurra para dentro da vala dificultando você conseguir sair desse enrosco. Se é um LSD torsen, é mais fácil de você sair, pois a roda com maior aderência vai virar mais lentamente do que aquela que tem menos aderência, tendendo a compensar essa diferença.

Como disse bem lá atrás, eu uso essa configuração e não tenho do que me reclamar.

Torsen na traseira, e selecionável na dianteira
    ...."
    .
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Uxio, sem querer colocar "mais lenha na fogueira", dá uma olhadinha na foto do Dana 60 (Jeep da Esquerda "Crocodilo") e Dana 44 (Jeep da direita). Dá pra notar quanto Dana 60 e mais comprido, toda a mecânica deste Jeep é da F-250.

Anexo 426284
    A comparação dessa foto é bem interessante. A largura maior do D60 é visível.

Acho que por aqui seria um complicador. Nossas melhores trilhas da região são por regiões de fazenda, com porteiras, mata-burros, cancelas, etc., e na maioria das vezes é tudo bem apertado. Seria complicado passar de D60 nesses locais.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por gabriel correia Ver Post
    uxio me passa por MP teu email para que eu possa eu te mandar a respeito da temperatura.. provavelmente vamos ter sim que mexer no cebolão de temperatura..por lá eu te explico melhor é que não consigo anexar ai vc anexa caso queira aqui no teu topico ok!! só para adiantar a valvula termina de abrir em 94 graus ela toda OK!! por isso que o cebolão estava marcando 95 no radiador original da S10... apenas marca 95 que é para trabalhar com a valvula toda aberta existe uma diferença na marcação do manual MWM que tenho com o teu.. mais vamos ver direito isso pois vc vai acabar danificando a valvula e a passagem de agua vai ficar obstruida ai já viu .. te explico melhor..
    OK Gabriel, já mandei a MP.

Fico no aguardo. Superaquecer motor só traz aborrecimentos e dor no bolso.

Valeu!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Uxío,

se prepare que estou escrevendo um testamento... hehehehehe
    Será que vou dormir lá pelas 4h da madruga pelo 4º dia consecutivo?????

Tomara que sim!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post

Prepara o café ae Dino!

Preparado. Junto com Guaraná e energético! Vou ficar

Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Tenho trauma de escrever texto longo pq já aconteceu de varias vezes de clicar pra enviar e dar pau no navegador!!!

Hoje qnd preciso escrever algo grande, faço no word depois colo!
    Quando isso acontecia era flórida. Mas agora tem a opção RESTORE AUTO-SAVED CONTENT logo abaixo à esquerda do campo de digitação do texto. Funciona direito. Já me livrou algumas vezes de ter que digitar tudo de novo.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Uxío,

vamos lá.

Pelo que entendi, seu problema é só no eixo dianteiro, confere?

1º questão: reforçar o Dana 44 ou comprar Dana 60?

- Qual é o seu eixo Dana 44? De CJ, de Troller?
    - Vc gosta dos seus pneus 37”? Pretende um dia ir para pneus maiores?
    - Dana 44 do Engesa.
    - Sim, prefiro manter os 37"
    . Possivelmente, daqui a alguns anos poderei colocar 40".

Eu tenho um Wrangler 1997, conhecido mundialmente como TJ, que é o código do projeto dele na Jeep.

De fábrica, ele vinha com Dana 30 na frente e Dana 35 atrás. Eu usei essa configuração até agora, com pneus 35” e alguns reforços, mas sempre sabendo que estava no limite do meu material.

Resolvi partir para pneus 40”. Sempre se deve estabelecer qual o seu limite em função do tamanho dos pneus. Antes meu limite era o 35” pq eu não queria trocar os eixos e mudar para 37” me exigiriam os mesmos gastos que ir para o 40” ou 42”...

Enfim, para isso eu precisaria ao menos de eixos Dana 44 reforçados, ou Dana 60.

Dana 60 dá bem para pneus 40” ou 42”, mas de qualquer maneira pode ser necessário reforços, dependendo de todo o conjunto, mas o grande lance é: quais as fontes de Dana 60” que temos no Brasil?

Para a traseira existem algumas fontes como Troller Pantanal(meu), F-250, Silverado e alguns veículos de carga.

Para a dianteira, BABOU! Só tem eixo rígido Dana 60 nas F-250!

Além disso, meus eixos originais tem de largura(face a face de miolo de rodas) 60,5”. De Troller acho que são 63”. De F-250 são 69”. Tem que pensar que além do peso extra, essa largura extra também influencia muito a dirigibilidade, todo o sistema de direção, a questão com polícia por causa dos pneus para fora e o pior de tudo, os tipos de trilhas que vc faz, pq nessa largura toda, mais offsets negativos de rodas e vc corre o risco de não passar em algumas porteiras/tronqueiras e pequenas pontes...
    É justamente por isso que tenho minhas dúvidas em parti pros D60 agora! O peso extra e a largura maior complicam! E sem falar no ratio chassi pneu. Com os 37" preciso ter entre 2,35 e 2,54m.

Outro detalhe: todo veículo 4x4 faz normalmente muito mais força no eixo traseiro do que no dianteiro.

Por tudo isso acima que optei pelo eixo traseiro de Troller Pantanal, um Dana 60 HD, com 35 estrias e a largura do Troller. O dianteiro não consegui da Pantanal, mas vai de Troller mesmo.
    Mas assim, se eu colocar D60 na dianteira terei que colocar D70 na traseira. Caramba, tá ficando complicado!

2ª questão: como reforçar os Dana 44?

Existem várias receitas para vários bolsos [IMG]file:///C:/Users/Fabio/AppData/Local/Temp/wlmail-433777574/supfiles34626D07/wlEmoticon-winkingsmile%5B1%5D.png[/IMG]

Básico para qualquer dos upgrades é fazer uns reforços na estrutura, como por exemplo esse kit da Synergy: http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-D30-D44-Front-Axle-Assurance-Kit-p-30919.html
    Note que esse kit não é para Dana 44 de Troller, mas talvez seja adaptável, ou pode muito bem ser replicado aqui no Brasil.

Tem essa versão daqui(tb para Dana 44 gringo): http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-Front-D44-Axle-HD-Outer-Shell-Kit-3.0-OD-Tube-p-21257.html

Para os reforços internos, para seu caso até pneus 37”, eu iria na receita já citada aqui por outros, até para vc não gastar demais agora:

Semieixos Ensimec 30/30(de Troller – pq aí vc não precisa trocar seus bloqueios) + Homocinéticas 30 estrias(http://www.longfieldsuperaxles.com/30-spline/23/30-spline-birfield.html ou http://www.trail-gear.com/landcruiser-birfields) e se for preciso as Roda Livres da Warn.

Eu estou planejando uma receita acima dessa porque no meu projeto ainda haverão mais uns upgrades pesados no ano que vem.

Conjunto RCV de 35 estrias de aço 300M feito sob medida para o eixo dianteiro de Troller: http://www.rcvperformance.com/product-details-axles.aspx?sku=CVJ44-JK-35

Nessa receita terá que comprar bloqueio de novo, encarecendo mais ainda esse upgrade.

Abração,

Grélo.
    Show demais a qualidade RCV. Gostei muito da receita RCV 300M. Praticamente all-in-one. E sem falar na garantia ilimitada!

Mas acho que não iria de 35 estrias. Manteria as 30, assim mantenho o e-locker e as rl.

Valeu pelo post Grélo.

Se eu decidir pela RCV, te aviso
    .

Abs,

Uxío
    4X4 Brasil
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Bom pessoal, após passar os 3 últimos dias dormindo por volta das 4 da madruga, acho que cheguei a uma decisão.

Inicialmente gostaria de agradecer a imensa colaboração que estou recebendo de vcs, quer online ou offline. Conversei com muita gente sobre minha situação e ouvi atentamente a opinião de todos.

Li a revista que Magão mandou. Apesar de ser um comparativo entre Dynatrac 44 e Dynatrac 60, já serve de exemplo.

Infelizmente não achei nas revistas especializadas brasileiras testes comparativos similares aos realizados pelas americanas.

Minha base de pesquisa tb é o Pirate 4x4. Achei alguns tópicos com a mesma dúvida minha, e com sugestões semelhantes. Mas cada caso é uma caso. Prum americano resolver o problema dele é bem mais fácil que aqui no Brasil. É só ele ligar pra Dynatrac, encomendar, pagar e em 1 semana o eixo tá porta dele. Ô inveja!

Voltando ao dilema: Quando tava achando que iria apenas o reforçar D44, veio a idéia de por D60. Enquanto pesquisava melhor e já simpatizando pelo D60, leio os post favoráveis ao D44 reforçado.

O post de Jaime Sandim com a opção de RCV abriu mais ainda o leque de opções.

Claro que o fator custo x benefício é importante.

Já tenho uma idéia de custos pra reforçar D44 com T-Rex SHD + Dirty 30 + RL Warn premium.

Tb tenho uma idéia dos custos apenas de aquisição do par de eixos D60 da F-250 4x4 HD. Não consegui levantar a estimativa dos custos de mão-de-obra e demais componentes pra instalar o D60. Sem falar que o Galego ficará bem mais pesado.

Se eu optasse pelo D60, pelo menos poderia
    amortizar uma parte do investimento vendendo os atuais D44.

Botei todos os custos na ponta do lápis, os benefícios nos neurônios e o sentimento no coração. Ê continha difícil de fechar!

E ainda tem o deslocamento do fusível. Hj meu fusível está na cruzeta e na ponta do semi-eixo. É ali que quebra e já sei o que tenho que substiuir. Reforçando o D44, acredito que o fusível será o semi-eixo. Porém, com o D60 onde será o ponto fraco do conjunto? Fico com receio de transferir o fusível para a transmissão, redução, câmbio, etc. Além disso, D60 não me pareceu essa robustez toda como eu imaginava, pois fiquei surpreso de ler relatos de D60 quebrando, e às vezes em situações bem simples. O D60 do Marruá de Lucas Nassif é um exemplo disso.

Lógico que o D60 tem vantagens, porém, em razão do peso maior, das complicações da instalação (acreditem, aqui em Salvador sei que terei muita dor-de-cabeça pra conseguir fazer isso), da real possibilidade de transferir o ponto fraco do conjunto para outras partes do carro, da dificuldade de passar por muitas trilhas apertadas que temos por aqui (porteiras e cancelas estreitas), do custo maior de manutenção, estou descartando a opção do D60, e optando pelo reforço do D44.

Estudei as duas opções de reforço o D44, e estou decidindo pelo semi-eixo RCV ultimate 300M 30 estrias, por usa série de vantagens: semi-eixo em aço 300M que oferece maior robustez, já vem com jh de abertura maior, aproveita a RL Enfer que já possuo, mínimas alterações no eixo, munhão e rodas, dispensa comprar junta homocinética + roda livre + cubo e mangas, garantia ilimitada total e incondicional, custo menor de aquisição. Ou seja, é a solução BBB.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-rcv.jpg

Ultimate 300M CV Axles are backed with a "No Questions Asked" limited lifetime warranty.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-rcv-2.jpg

De acordo com as informações que obtive, com esses semi-eixos RCV não vou precisar compra cubos, mangas, jh, rl, etc. Basta apenas os semis RCL e mais nada. Aproveito o e-locker e a RL da enfer.

Agora é partir pra cotar e comprar! Com o dólar subindo, essa é a pior parte.

Obrigado pela colaboração e atenção de todos vcs. Foi muito bom ler todos os posts.

Abs,

Uxío

PS.: Parece que hj consigo dormir antes da 3:30!
    Ex-ABUTRE - Pajero

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4