Dino,
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C.J, Está muito bom o seu tópico, consegui terminar de ler hoje, Úfa!!! E olha que tem bastante coisa, tenho aprendido muito!.
Tem bastante informação sobre suspensão, a cabeça quase que deu um nó! Parabéns pelo trabalho, agora um pouco por dia você vai ajeitando as coisas. Quando vi o chassi do Táxi, e você com a esmerilhadeira, lembrei do gosto de ferrugem que fica na boca depois do trabalho!
Eu levei 3 meses para "lixar" todas as soldas mal feitas e retirar as chapas, chapinhas, chapeletas, enfim um monte de tralha inútil que tava "grudada"!!!! A solda que você está aprendendo a fazer dá de 10 à 0.
A minha sorte é que não tenho vizinhos dos dois lados da casa, então podia trabalhar até ás 22:00Hs tranquilo, era só faisca que saia....rsrs....
O Táxi está ficando muito bom, excelente projeto, motorização etc... Parabéns, fica registrado aqui o meu apoio, mesmo de longe vou acompanhandoi, quando ficar pronto quem sabe vou ai dar umas voltas....
Achei interessante a escolha da suspensão, tem tudo pra ficar bom, também acho que aumentar muuuuuuuiiiito o entre eixos gera um efeito "dominó" tem que ajeitar daqui, puxar dali, e todo o projeto acaba se "alongando" junto. Além de ficar esteticamente meio estranho as rodas traseiras (mais que as dianteiras) descentralizadas em relação a fibra (caixas de roda).
A caçamba com abertura traseira também vai ficar legal e facilitar para colocar as cervejas e demais ferramentas indispensáveis na trilha.... :lol: Tenho somente uma observação a fazer, deixe a tampa traseira bem reforçada estruturalmente, pois, com certeza na hora do churrasco ela vai servir mesa ou banco.
Já pensou 2 ou 3 pessoas sentadas ali! são mais de 200 KG!!! recomendaria fazer dois "tirantes" de cabo de aço, de alguma caminhonete ou mesmo um corrente fina para ajudar na sustentação. Foi só uma ideia que me ocorreu, não quero me intrometer no seu projeto, espero apenas poder colaborar!
Sobre o tanque de combustível, a idéia de passa-lo para cima traria inconvenientes, digo isso pois meu Jeep veio com um tanque de 20 L (usado em motores de "popa")no lugar do banco traseiro, além do forte cheiro de gasolina e algumas espirradas de vez em quando, a autonomia ficava prejudicada.
Como você está adaptando um motor V6, pode esperar com certeza que o consumo aumentará, Lembra do consumo da G.L ? talvez fique um pouco menos devido a injeção eletrônica, mas vai chegar bem próximo. Diminuir o tanque só agravaria o problema.
Eu fiz numa metalúrgica da Cidade um tanque de + ou- 55L, para ficar na traseira, embaixo, entre as longarinas do chassi, com bocal na lateral traseira direita do Jeep. Ficou muito bom, nada de cheiro e borrífos de gasolina, só falta ligar o marcador (parte elétrica), quando sobrar um tempinho eu faço! :mrgreen: Enquanto isso só ando com o tanque cheio, pra prevenir pane seca, e também, devido ao peso, ajudar a pular menos!!!
Por falar em pular menos, mais pra frente pretendo alterar a suspensão do meu Jeep, utilizando molas elicoidais. Quando troquei a carroceira de lata pela de fibra, que é mais leve, retirei 3 molas na dianteira e 2 na traseira. Com quatro ocupantes fica ótimo, mais quando estou sozinho, haja coluna!!!! E olha que ando com 10 Libras na traseira e 12 na dianteira com os 33" acima dessa calibragem o Jeep vira um Cabrito :???:.
Pretendo fazer algo bem simples, dois links com panhard na dianteira e dois links e triângulo na traseira, molas da Pampa, Corcel, Opala etc.. pelo menos é o que encontrei aqui no forum.
Mais um detalhe que ia esquecendo, sei que você já montou o P.T. do Táxi, ficou ótimo!.
Como a capa seca é proveniente da Pkp C20 e casou muito bem com o novo motor, acredito que o Cambio Clarck 260 F também sirva, pois ele saiu de fábrica nas C20 6 cilindros, sendo bastante resistente e facil de encontrar, é uma pena que tenha somente 4m.
Neste caso acredito que teria que usar a caixa de tração e reduzida Willys (Dana 18), só não sei se aguentaria o V6.
Ai vem a pergunta, no caso da G.L que usava esta caixa, houve alguma quebra, ou foi feita alguma modificação interna (reforço) para aguentar o V8 292?
Boa sorte na empreitada, continue postando fotos do projeto pra gente ir acompanhando, Cordial abraço!
Fabricio,
Obrigado pela atenção e disposição de ler essa novela das 8!
Eu também fiz isso algumas semanas atras numa seção nostalgia. Fiquei assistindo também vários videos de trilhas. hehehehe
A crise de abstinência do Taxi ta ford!
Por favor fique a vontade de dar quantos pitacos quiser, certamente com sua experiencia serão de grande valia.
Sobre a tampa traseira, usei Dino (Uxio69) como exemplo pro fibreiro fazê-la reforçada. Dino é, digamos, bem fortinho! rsrsrs
Jaja ele aparece aqui me xingando :odedo:
Alem de reforço interno vou colocar os cabinhos de aço como você falou. Devo medir e compra-los amanha.
Respondendo sua pergunta, usávamos na F75 o cambio Clark 260T, de 3 marchas. Como era de caminhão (salvo engano F250) ele é bastante robusto e nunca nos deu problema.
Sobre o consumo da Pkp, nunca medi. Mas chuto algo em torno de 3 ou 4km/L.
O Troller quando rodava com AP fazia em torno de 5km/h. Acho que com o V6 vai manter esse numero.
Zé, Fabricio deve tá achando que o Táxi é da altura "normal" de um Troller! :mrgreen:
Só quero ver quem é que consegue sentar ali. O Táxi tb é alto pra baralho!
Sei o que é isso. E quando achei que estava terminando, vou precisar rever os munhões dianteiros.:( Depois passe lá no tópico do Galego!
Vindo de vc, fortinho é elogio! :lol:
C.J e Úxio, quando vi a tampa traseira na foto, não notei a distância da mesma ao Chão, acho que perdi um pouco a referencia. Mas tenho o costume de super dimensionar as coisas buscando sempre maior resistência, e dois cabinhos a mais também não iriam prejudicar em nada.
Eu sigo o velho Brocardo "Tudo que abunda não prejudica"! E também, como sou de alta estatura, 1,67 m, :mrgreen: achei que fosse possível fazer a tampa traseira de banco.
C.J, Quando me referi no post acima "no caso da G.L que usava esta caixa, houve alguma quebra, ou foi feita alguma modificação interna (reforço) para aguentar o V8 292?" Eu estava me referindo a T. Case Dana 18 (original da F-75), e não a caixa de marchas como você entendeu.
Realmente a Caixa de marchas da G.L é uma Clarck 260T, com 3m na coluna de direção (você adaptou o trambulador no assoalho). A 260T saia de linha nos Ford LTD, Galaxie, landau, (todos V8), sendo portanto uma caixa muito forte e resistente.
Úxio, com certeza você tem que ser bem fortinho pra erguer e abaixar sozinho várias vezes o V6 vortec do Táxi (eu ví a foto postada anteriormente no tópico), mas enfim amigo é pra estas coisas!!! :concordo:.
Abraço aos amigos! agora vou dar uma espiada no Galego!
Fabricio!
Não abusamos muito da Dana 18. A única mudança que fizemos foi o pino chorão. Mas eu tenho certeza que se abusasse um pouco do acelerador ela poderia abrir o bico.
Sábado medi o cabo de aço. Ele deve ter entre 60 a 63cm de comprimento. Vou procurar algo similar e comprar.
Enquanto isso, sábado e domingo o fibreiro fez a moldura do novo local do som. Ficou bom, mas ainda falta o acabamento com massa plástica, lixa e pintura!
https://lh5.googleusercontent.com/-7.../IMAGE_15.jpeg
https://lh6.googleusercontent.com/-d.../IMAGE_18.jpeg
Essa semana a Auto Peças Correios & Telegrafos me entregará muitas novidades!!! :dance::dance:
Aproveitando que a mão ta na massa... ops, na fibra...
Estou fazendo abaixo do assoalho traseiro, um compartimento pra armazenar tralhas. Salvo engano entre 2003 a 2005 o T4 Diesel tinha esse compartimento. Fiz baseado nele, porem um pouco maior!
Visto por baixo - Antes
https://lh5.googleusercontent.com/-z...4EFF41F02E.JPG
Visto por baixo - Depois
https://lh4.googleusercontent.com/-J.../IMAGE_13.jpeg
por cima
https://lh5.googleusercontent.com/-a.../IMAGE_12.jpeg
Pra tapar esse baú, farei uma tampa no mesmo nível do assoalho. Assim não vai atrapalhar o deslizamento da caixa da caixa plastica (tipo hortifrute) que uso pra condicionar a caixa de ferramentas, oleos, cintas etc.
Caixa plastica:
Medidas Aproximadas: 28 x 33 x 60 cm (Alt x Larg x Compr)
http://www.proplast.com.br/wp-conten...ica-citrus.jpg
Essa caixa vai ficar abaixo do estepe, que ficará fixado quase na horizontal, ocupando o lugar onde eram os bancos.
+- assim
https://lh3.googleusercontent.com/-L...1FB0687DC7.JPG
Estou me baseando nessa obra de arte! inclusive a gaiola!
Queria deixar o Troller sem porta, como esse Wrangler. Mas dona patroa não gostou da ideia! :freaking: :fight:
Então que tal uma portinha light pro verão de 2016! ???
*Desculpem os devaneios de um cara em crise de abstinência e que não domina a arte de edição de imagens!
Parabéns pelo seu projeto Zeca. Vc me deu uma injeção de animo, pois ao contrario de vc tenho as ferramentas que preciso, mas nao estava animado pra mexer. Após ver a sua forca de vontade (principalmente na fabricação de uma "girafa" portátil) acho melhor tomar vergonha na cara e por a mao na massa, já que tenho facilidades, como por exemplo um elevador. Parabéns mesmo !!! O mundo precisa de mais pessoas como vc ! Quanto ao cabo que precisa para a tampa traseira provavelmente os de pick-ups pequenas como Ford Courier, Fiat Strada, etc... devem dar certo. Já pensou na possibilidade de colocar amortecedor em vez de cabo ? Ate mais.