Sim, sao os do diesel porem envenenados pra guentar o rojao!
Versão Imprimível
Zeca, faz chegar em uns 108-110".
De volta da Fenajeep, muito satisfeito pelas compras e por ter conhecido alguns foristas que só conhecia virtualmente.
JCJ, Davi, Juninho, Xaropinha, Kim, Xico, Junior e demais amigos que agora me fogem a memoria um forte abraço e espero encontra-los em breve pra mais umas rodadas de bate-papo.
De volta à realidade do projeto...
Risso,
Pra chegar em 108~110” eu precisaria abrir o completamente o para-lama traseiro e cortar a aba do dianteiro. Teria também que reposicionar a caixa de direção (ou tentar mudar o pitman pra sair pra frente) e reposicionar o tanque de combustível. Não sei se estou disposto a fazer essa intervenção tão radical agora...
Ontem a noite analisando o chassis e essa foto abaixo, vi que dá pra chegar o eixo traseiro cerca de 2” pra trás sem ter que mexer muita coisa no para-lama e no tanque de combustível. Com isso eu deixaria a roda traseira centralizada na caixa de rodas (visualmente) e ganharia uma besteirinha de ângulo de saída.
Com esses 2” + os 11cm que ganhei em 2010 chegando o eixo dianteiro pra frente ficarei com quase 102” de entre-eixo. São quase 7” a mais que o Troller T4 Original. Já é um começo!
https://lh5.googleusercontent.com/-p...4/IMG_6161.JPG
Manda bala, mas eu cortaria o traseiro um pouco mais e colocaria o tanque pra cima, vc usa o banco traseiro normalmente?
Risso,
Não uso o banco traseiro. Coloquei essa foto só pra ilustrar.
Penso, em diminuir o tanque invés de passar ele pra cima. Quero deixar espaço na carroceria pra guardar as tranqueiras de trilha. Além disso, o tanque atrás melhora a distribuição de peso e CG.
Ontem posicionei o eixo traseiro 3” mais pra trás. Gostei do resultado.
Com ele assim:
- Não precisarei fazer grande intervenção na caixa de rodas.
- Ficarei com 102” de WB
- O centro do eixo ficará a 21” de distancia da extremidade do chassis
- Os Lower links ficarão com aprox. 120cm
- Os uppers com aprox. 85cm
Na dianteira, por enquanto vou deixar como está. Em 2010 reposicionei o eixo dianteiro em 11cm pra frente. Hoje ele está a 45cm de distancia da extremidade. Ou seja, com pneus 38 ficarei com ângulo de entrada zerado.
Na fase II do projeto pretendo colocar full hidro. Ai a coisa muda de figura. Mas por enquanto o bolso e a paciência não deixam... rsrs
Algumas fotos:
Chassis com 102” de WB:
https://lh3.googleusercontent.com/-U...1DEDD33AC8.JPG
Posicionamento do eixo traseiro:
https://lh5.googleusercontent.com/-6...C0B00EA444.JPG
Posicionamento do eixo dianteiro:
https://lh4.googleusercontent.com/-m...27DE2198E7.JPG
Bom dia pessoal!
Hoje finalmente consegui colocar o chassis na altura de repouso. O chamado Ride High.
Sem ferramentas adequadas, apelei pra criatividade e materiais alternativos pra contornar a falta de altura dos tripés que eu tenho. Por sorte tinha algumas caixas de azulejo guardadas. Montei-as sob os tripés e regulei a altura removendo placas de azulejos até chegar no ideal!
https://lh6.googleusercontent.com/-O...F71373AF9A.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-g...8E46C14BF9.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-p...9B9F2ED3CD.JPG
Agora que já tenho o chassis e o eixo traseiro nivelados já posso calcular a 4 link traseira, contudo ainda não decidi se vou chutar ou não o balde com relação ao entre-eixo.
O que acham?
- Devo partir pra uma coisa mais radical, abrindo o entre-eixo pra 108~110", zerando os ângulos de entrada e saída, recortando toda a fibras do para-lamas traseiro e dianteiros, mudando o tanque pra cima da carroceria e partindo pra um sistema de direção full hidro?
- Ou cresço somente o necessário a fim de não mexer tanto na fibra e na estrutura, mantendo o tanque abaixo do chassis, e a caixa de direção?
- Uma opção pra aumentar o entre-eixo sem precisar mudar pra full hidro seria mudando o posicionamento do pitman que originalmente aponta pra trás, pra frente. Edison Xaropinha me deu a dica de usar o sem fim da Bandeirante na caixa do Troller. Alguém sabe onde posso encontrar essa peça? Conseguindo isso ganho 2 a 3" na frente... já seria o suficiente pra zerar o angulo de entrada. O que acham?
A hora de decidir o entre-eixo é agora e confesso que não estou 100% certo do que quero fazer. Por isso gostaria d ajuda de vocês pra colher os pros e contras dessa modificacão.
Lembrando que não uso o banco traseiro e que uso aquele espaço somente pra guardar tranqueiras de trilha; que usarei amortecedores coilovers de longo curso (17") e que não tenho problema de garagem.
Em tempo,
Alguém teria fotos de Trollers com entre-eixos aumentados?
Conheço apenas o Troller de Macaco, da equipe Cupim de Aço de Goiânia. Conheci pessoalmente no Calango Trophy de 2011 em Brasilia. Confesso que não gostei do corte feito no para-lama traseiro. Estou estudando outra de cortar e ficar bonito, mas está difícil de imaginar isso. Quem tiver alguma foto peço que coloque aqui pra me ajudar.
foto de troller com entre-eixos aumentado vai ser dificil, acho que só esse de BSB e o seu até agora...hehehe
Bom dia meus amigos,eu não cortaria o paralama traseiro e tb nao colocaria full hidro,gosto de veiculos que possa usar para muitas coisas e com toda essa mudança nao seria mais possivel isso sendo obrigado a andar de carreta pra tudo que é lugar!
mas mudaria os paralamas dianteiros para cobrir os pneus!
[]s
Edison,
A troca do sem fim pelo da bandeirante é plug'n play na caixa do Troller?
Quanto custa uma peça dessas? Você teria uma sobrando pra me vender não? J
Senão terei que procurar outra caixa de direção com pitman pra frente. Por exemplo, F1000/F4000.
Em 2010 cheguei o eixo dianteiro 11cm pra frente, esse aumento estrangulou minhas barras de direção. Em alguns movimentos elas chegam a raspar uma na outra.
Trocando o Pitman ou a caixa inteira com saída pra frente, poderei aumentar mais um pouco mantendo o sistema de direção por barras e road legal.
*Nesse caso preciso verificar onde vou colocar a panhard...
Não entendi a mudança no para-lama dianteiro que você mencionou. Como assim cobrir os pneus?
Pensei em cortar fora aquela abinha do para-lama e deixar ele reto, como os fenders pra CJ5.
Fabil,
Pois é. O único que já vi até hoje é esse Troller do macaco. Não gostei do aspecto visual de como ficou, e analisando a carroceria do Troller não vejo como fazer o recorte de forma que fique bom.
da uma lida http://www.4x4brasil.com.br/forum/jp...te-reparo.html e sobre os paralamas seria para colocar eles para frente para centrar com as rodas dianteiras
[]s
Zeca, uma opção para fazer esse lance de inverter o pitmam, é a caixa de direção do ômega, que se não me engano trabalha dessa forma.
A vantagem da fullhidro é que permite você fazer um 4 link triangulado na frente também, eliminando a panhard, mas não se esqueça que esse dispositivo é proibido de seu utilizado em vias públicas.
No mais, hehehehehe, radicalizar ou não, vai depender da sua disponibilidade e pretenção.
Colocar o tanque para cima não vai te trazer outros problemas????????
Avalia bem.
Abraços