Citação:
Postado originalmente por
Renato Fraga
Fabil, não quero ser nem parecer arrogante, mas você está equivocado em todos os seus comentários!!!!
fique tranquilo, apesar de nao concordarmos em alguns pontos, creio que estamos expondo a mesma ideia, porem voce conseguiu se explicar de maneira mais clara e objetiva do que eu :palmas:
Citação:
A F250 4x4 tem sim um belo curso de suspensão, basta ver o tamanho dos amortecedores que ela usa. E justamente por isso, se não existir a panhard, durante o sobe e desce da suspensão, a barra de direção não acompanha o movimento e isso resulta no comentado bumpsteer.
discordo, se tamanho de amortecedor ditasse regra de suspensao de grande curso, caminhao mercedes 1113 abriria uma barbaridade.
Citação:
A barra está lá portanto para sincronizar o movimento da suspensão com o sistema de direção, obrigando o eixo a se deslocar sutilmente para os lados, acompanhando o pêndulo gerado pela barra de direção, e não para compensar qualquer comportamento indesejado quando ela estiver carregada. Caminhão tem feixes de molas no eixo dianteiro, carrega muito mais peso e não precisa de panhard para evitar que a frente passarinhe. A diferença é que a barra de direção dos caminhões é longitudinal ao chassi e não transversal como ocorre na F250 e demais veículos que utilizamos para off road.
Outro detalhe é que a a panhard não limita em nada o curso da suspensão. O movimento que desejamos no off road é o de alternância entre o lado direito e esquerdo do eixo, e nessa hora a panhard tem uma ação passiva.
o problema em suspensao com panhard é que sempre que ela abre, por conta do arco formado pela barra ela puxará o eixo p/ o lado. e quanto menor for a barra ( menor será o raio formado) e maior será o deslocamento do eixo.
suspensoes sem a barra, o eixo permanecerá SEMPRE centrado independente quanto se abra ou feche. Bumpsteer pode haver? pode, e se a amplitude da suspensao for muito grande VAI haver bumpsteer ( por conta do arco formado pela barra de direçao transversal) quando ela abrir/fechar muito e só nessa situaçao, dai um artificio usado é limitar a abertura com cintas.
Citação:
Bumpster ocorre pelo seguinte motivo:
Suspensão com feixes de molas, 4 link triangulado, em W ou com wish bone, o eixo trabalha perfeitamente alinhado em baixo do carro. MAs a barra de direção descreve um movimento pendular, portanto quanto maior a amplitude, maior o movimento lateral que ela realiza. Com o sobe e desce da suspensão, se o volante estiver parado, as rodas vão virar. Traduzindo ao pé da letra portanto, bumpsteer é o esterço da roda com o balanço do carro. Em suspensões como as que eu descrevi, realmente a barra de direção deve ficar o mais paralela possível com o solo, entretanto, se a amplitude do movimento for grande, mesmo assim vai ter bumpsteer, afinal da horizontal até o limite do curso, vai ocorrer um pêndulo. O correto nesses casos é ter uma cinta limitadora no centro do eixo, permitindo que apenas as extremidades abram alternadamente. Esse movimento é o que desejamos em veículos off road. Suspensão que desce as duas rodas ao mesmo tempo em grande amplitude só serve para dar saltos.
poisé.. corretissimo, mas agora coloque uma panhard no meio... ela mal dimensionada ao vc abrir e fechar a suspensao ela "puxa" o chassis/carrocia para os lados ( ou os eixos caso eles estejam no ar)
Citação:
Em suspensões que necessitam da panhard, como 4 link paralelo e 2 links radius arm, a barra de direção obrigatoriamente tem que ficar paralela à panhard, e se possível ter o mesmo comprimento. Lembra das aulas de geometria do ginásio??? Pois bem, essas barras tem que ficar num arranjo igual a um paralelogramo.
eu nao, matei aula nesse periodo :mrgreen:
Citação:
A panhard vai obrigar o eixo a se deslocar lateralmente conforme a suspensão sobe e desce, mas só quando as duas rodas oscilam juntas. Vai fazer o mesmo movimento de pêndulo que eu expliquei que ocorre com a barra de direção. Opa, então acabamos de descobrir porque não tem bumpsteer diante dessa configuração. As duas barras descrevendo o mesmo movimento pendular, não vai alterar dimensão alguma e a roda não vai virar. Se o paralelismo entre elas não existir, ou se uma for muito mais curta que a outra, vai ter bumpsteer na certeza...
Portanto o que você diz "o bumspteer está relacionado mais ao fato do paralelismo da barra de direçao em relaçao do solo do que pela panhard em sí." não está correto.
exatamente, ao passar sobre um quebra molas por exemplo. as duas rodas sobem/descem juntas se a panhard nao estiver paralela ao solo ela puxará o chassis inteiro p/ o lado. um exemplo bem icônico sao os samurais helicoidais /jimny onde a panhard dianteira trabalha em oposto a traseira ( a fixaçao da dianteira é no lado esquerdo do chassis e a traseira no lado direito) quando vc ergue a suspensao do samuraio sem corrigir a panhard de passa em quebra molas voce sente o carro dando uma "rebolada" , frete samba p/ um lado e traseira p/ o outro.
Citação:
Pois é, aqui você fala a mesma coisa que eu estou dizendo, mas parece que você não sabe qual é o ajuste e a relação correta entre elas...
estamos falando da mesma coisa, mas sua didatica foi melhor..
Citação:
Um 3 link precisa obrigatoriamente ter suas fixações rígidas, como eu já escrevi no post anterior, justamente porque o esforço nesses terminais é maior. Sendo rígido, o eixo não gira e o problema não acontece.
discordo.. o eixo nao gira, mas tb nao torce, ou vai travar a suspensao ou algo vai quebrar.
Citação:
A panhard não é vilã, é muito bem vinda em suspensões dianteiras e seu ajuste não é complexo.
concordo que ela nao seja a vilã, pelo contrario, em alguns casos ela é a salvaçao, mas seu ajuste é complicado sim. já sabemos que quanto mais paralela ao solo ela ficar melhor, que quanto mais comprida ela for melhor, mas o problema na maioria das vezes esbarra em fazer ela "caber" no seu projeto.
abs