:drool: Vou falar mais uma vez , vai ficar estúpido isso aí...
[]´s Acompanhando
Versão Imprimível
detalhes do meu projeto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...-hilux-32.html
por enquanto o powertrain será original (1.3) depois que eu montar a suspensao/eixos vou brincar um bocado nas trilhas ( já tô na seca desde novembro passado..heheh) e depois meus planos sao colocar um AP2.0 com cambio auto TH180.
os meus amortecedores e molas foram fabricados pela OFFSHOCKS, no qual para o calculo do rate das molas eu informei:
- peso aproximado do jipe e sua distribuiçao de peso
- peso "unsprung", ou seja, todo o peso que nao será sustentado pelas molas, como eixos, rodas, pneus, cardãs, etc..
segundo os calculos da engenharia da Offlimits, a sugestao foi usar as dianteiras com 170lbs e as traseiras com 115lbs.
pesquisando e trocando ideias com uns gringos no pirate4x4, vi alguns que montaram samurais com projetos bem semelhantes aos meus ( eixos de hilux e pneus 36") usaram molas com 180lbs na dianteira e 140lbs na traseira.
como eu nao gosto de jipe muito molenga nas curvas, acabei arriscando e pedi na Offlimits para fazerem as minhas molas com 180lbs diant e 140lbs tras.
corrgindo o que escrevi na resposta anterior , minhas molas estao com 180lbs na frente e 140lbs atras. vamos ver se vai ficar um "landau" ou um "cavalo xucro"... :mrgreen:
Beleza Fabil!
O vendedor tb me pediu essas informaçoes. Como eu não sabia (e ainda nao sei) o peso do projeto, falei pra ele que era similar ao JK.
Não acho que chutei errado, pois o JK tb é V6, tem praticamente o mesmo tamanho e tal..
Se não ficar bom, compro molas novas à medida que o bolso deixar e vou trocando até achar o ponto ideal.
Assim como voce, tb estou mto ansioso pra rodar com o carro. O meu tb está parado desde novembro de 2011!
Estourei minha cota de ler topicos grandes essa semana com o do JCJ hehehehee mas prometo que vou ler o seu todo e catar detalhes interessantes, até porque, sempre tive vontade de montar um SamuraiZÃO pra minha namorada e sobrou tanta peça do troller que está mais facil fazer ele do que terminar o TAXI!
hehehehe
Brincando brincando, tenho: 1 motor AP 2.0 completo, Caixa de marchas Tremec já acoplada ao motor, 1 par de eixos, 1 chassis de CJ5 pré negociado (o samurai e o CJ5 tem praticamente o mesmo entre-eixo, entao penso fazer no chassis do jeep!) e mais um monte de tranqueira lá na garagem..
É meio tenso descobrir essas relações corretas.
Se tentar ler no pirate o manual da Nasa sobre coilover aí é que fica mais difícil.
No tópico do Risso tem uma indicação para o site abaixo e a explicação e utilização parece mais simplificada.
F-O-A OFF-ROAD Shock Absorbers ,FOA Springs, Coil Over, Offroad
()'s
JCJ
Zeca
na verdade por enquanto não quero montar nem mexer na viatura,quero aproveitar ela um pouco :safari-rig:
mas é que acompanho a bastante tempo teus projetos(mesmo sem postar nada)
e acho coisa de doido,primeiro mundo mesmo oque vcs fazem ai na BA
e fiquei muito curioso e interessado nesse sistema(se voce vai usar sei que então é coisa boa).
por isso da pergunta, quem sabe um dia monto alguma coisa somente pro off road com coilover,4 links e outras coisas mais.
no mais estou acompanhando e aprendendo muito.
abraços e parabéns :palmas::palmas::palmas:
Gente coisa é outra fina!
O cara tem meca exclusivo pra mexer no carro dele! :mrgreen:
Anexo 400956
E o cara é caprixado hein, não dispensa nenhum EPI.
Coisa de oficina padrão !!!!
Sexta-feira chegaram os adesivos que encomendei. Qualidade impecavel!
https://lh6.googleusercontent.com/-L...B197B6B164.JPG
Sabado foi dia de mto trabalho!
Trem de força completo (Motor + Cambio + Tcase) foi pro lugar pela primeira vez. Medimos tudo, gabaritamos sua acomodação levando em conta angulos de cardã, polia do virabrequim, altura de carter e alavanca do cambio.
Feito isso, partimos pra desmontar a carroceria e parte da eletrica original.
Trabalheira danada mas deu tudo certo!
Removendo carroceria
https://lh4.googleusercontent.com/-C...29AA19B5F7.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-2...FB7AA4B4A8.JPG
Chassis pronto pra começar a brincadeira!
https://lh6.googleusercontent.com/-W...EB5C3345D7.JPG
Agora com a carroceria fora, posso adiantar o serviço de fibra, gaiola, eletrica e pintura enquanto fazemos a parte de baixo: trem e força, suspensão e diferenciais.
Depois é só casar tudo e ajustar.
Chuto por alto que o TAXI volta a rodar em 6 meses. :safari-rig:
Ainda Sabado, quando mexia no motor, surgiu uma duvida depois de uma pergunta inocente de Uxio69.
Inves de remover a valvula EGR e colocar um tampão pra fechar os dutos de escape e admissao, apenas desligando a tomada da valvula terei o mesmo resultado? funcionará dessa maneira?
Pelo que andei lendo e asistindo por ai, o pessoal remove e tapa. Porem essa pergunta de Dino me deixou com a pulga atras da orelha...
Valvula EGR
https://lh3.googleusercontent.com/-z...A4792800B8.JPG
Valvula EGR.
Duto abaixo é por onde entra o gas do escape e o pino acima é aberto pela valvula pra liberar o gas do escape direto pra admissão pra requeimar.
https://lh5.googleusercontent.com/-V...9C602FF3C1.JPG
Dutos do escape (maior, abaixo) e admissão (menor, acima).
https://lh5.googleusercontent.com/-N...CCB4EA5F46.JPG