Fabil, não quero ser nem parecer arrogante, mas você está equivocado em todos os seus comentários!!!!
Citação:
Renato, concordo com vc, a F250 tem panhard p/ ajudar na dirigibilidade, principalmente quando carregada e evitar que a frente "passarinhe". mas a F250 tem muito curso de suspensao? nao.. te garanto que se o obejtivo dela fosse ter curso a panhard nao estaria lá.
A F250 4x4 tem sim um belo curso de suspensão, basta ver o tamanho dos amortecedores que ela usa. E justamente por isso, se não existir a panhard, durante o sobe e desce da suspensão, a barra de direção não acompanha o movimento e isso resulta no comentado bumpsteer.
A barra está lá portanto para sincronizar o movimento da suspensão com o sistema de direção, obrigando o eixo a se deslocar sutilmente para os lados, acompanhando o pêndulo gerado pela barra de direção, e não para compensar qualquer comportamento indesejado quando ela estiver carregada. Caminhão tem feixes de molas no eixo dianteiro, carrega muito mais peso e não precisa de panhard para evitar que a frente passarinhe. A diferença é que a barra de direção dos caminhões é longitudinal ao chassi e não transversal como ocorre na F250 e demais veículos que utilizamos para off road.
Outro detalhe é que a a panhard não limita em nada o curso da suspensão. O movimento que desejamos no off road é o de alternância entre o lado direito e esquerdo do eixo, e nessa hora a panhard tem uma ação passiva.
Citação:
concordo tambem que qualquer tipo de suspensao previlegiando curso está sujeito a bumbsteer independente de ter ou nao a panhard. na verdade o bumspteer está relacionado mais ao fato do paralelismo da barra de direçao em relaçao do solo do que pela panhard em sí.
Bumpster ocorre pelo seguinte motivo:
Suspensão com feixes de molas, 4 link triangulado, em W ou com wish bone, o eixo trabalha perfeitamente alinhado em baixo do carro. MAs a barra de direção descreve um movimento pendular, portanto quanto maior a amplitude, maior o movimento lateral que ela realiza. Com o sobe e desce da suspensão, se o volante estiver parado, as rodas vão virar. Traduzindo ao pé da letra portanto, bumpsteer é o esterço da roda com o balanço do carro. Em suspensões como as que eu descrevi, realmente a barra de direção deve ficar o mais paralela possível com o solo, entretanto, se a amplitude do movimento for grande, mesmo assim vai ter bumpsteer, afinal da horizontal até o limite do curso, vai ocorrer um pêndulo. O correto nesses casos é ter uma cinta limitadora no centro do eixo, permitindo que apenas as extremidades abram alternadamente. Esse movimento é o que desejamos em veículos off road. Suspensão que desce as duas rodas ao mesmo tempo em grande amplitude só serve para dar saltos.
Em suspensões que necessitam da panhard, como 4 link paralelo e 2 links radius arm, a barra de direção obrigatoriamente tem que ficar paralela à panhard, e se possível ter o mesmo comprimento. Lembra das aulas de geometria do ginásio??? Pois bem, essas barras tem que ficar num arranjo igual a um paralelogramo.
A panhard vai obrigar o eixo a se deslocar lateralmente conforme a suspensão sobe e desce, mas só quando as duas rodas oscilam juntas. Vai fazer o mesmo movimento de pêndulo que eu expliquei que ocorre com a barra de direção. Opa, então acabamos de descobrir porque não tem bumpsteer diante dessa configuração. As duas barras descrevendo o mesmo movimento pendular, não vai alterar dimensão alguma e a roda não vai virar. Se o paralelismo entre elas não existir, ou se uma for muito mais curta que a outra, vai ter bumpsteer na certeza...
Portanto o que você diz "o bumspteer está relacionado mais ao fato do paralelismo da barra de direçao em relaçao do solo do que pela panhard em sí." não está correto.
Citação:
o problema quando se usa panhard mal dimensionada e SE ela nao ficar em perfeita sintonia ( leia-se angulos, comprimento e pontos de fixaçao) com a barra de direçao vai causar bumbsteer. enfim, montar uma suspensao com panhard é SEMPRE um fator a mais p/ complicar e se preocupar.
Pois é, aqui você fala a mesma coisa que eu estou dizendo, mas parece que você não sabe qual é o ajuste e a relação correta entre elas...
Citação:
sobre o 3 link com upper deslocado, faça um teste simples:
-pegue um troller e remova UM parafuso da bucha superior do link dianteiro ( um lado só)
dessa maneira vai ficar com apenas UM ponto de fixacao de um lado e DOIS do outro, semelhante ao 3link upper deslocado, concorda?
- acelere até uns 60km/h e frei forte...
- me conte o resultado :concordo:
T+
Fabil, mais uma vez seu exemplo não corresponde com a situação.
A suspensão do Troller sem um dos parafusos nunca vai funcionar igual a uma 3 link. Vai apenas liberar o conjunto para torcer mais.
Suspensões com radius arm precisam que suas buchas se deformem para permitir o movimento alternado das rodas do mesmo eixo, uma subir e a outra descer. Por isso que o Troller usa aquelas buchas enormes e maleáveis. Sendo assim, se você remove um dos parafusos como sugeriu, apenas 3 buchas ficarão encarregadas de segurar toda a bronca, e o resultado disso é uma flexão maior e um movimento mais amplo do eixo, permitindo que ele gire numa situação de frenagem ou de aceleração.
Se o eixo dianteiro girar demais, o cáster será neutralizado ou mesmo ficará negativo, e isso todo mundo sabe o que resulta. A frente do carro vai para o lado que ela quizer. Mesmo com os 4 parafusos nos respectivos lugares isso acontece, mas em uma intensidade bem menor do que o exemplo que você sugeriu. Resumo, nesse arranjo de suspensão, para permitir que o eixo oscile alternadamente, o eixo também gira quando freia ou traciona.
Um 3 link precisa obrigatoriamente ter suas fixações rígidas, como eu já escrevi no post anterior, justamente porque o esforço nesses terminais é maior. Sendo rígido, o eixo não gira e o problema não acontece.
Conclusão de toda nossa discussão:
A panhard não é vilã, é muito bem vinda em suspensões dianteiras e seu ajuste não é complexo.
Suspensão com braços radiais prendem o eixo em movimentos alternados, ao passo que as demais configurações citadas deixa eixo mais livre para se movimentar.
Uma suspensão sem panhard precisa de limitação dos seus movimentos.
Interprete com atenção e senso crítico os que eu escrevi aqui.
O fórum é um lugar para trocarmos experiências e aprendermos uns com os outros. Tudo o que eu sei, aprendi aqui.
Abração