Powered by vBulletin

Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 70 de 149 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 20606162636465666768697071727374757677787980120 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/03/2013, 17:58
    zeca_cj
    4 Anexo(s)
    Novela da suspensão
    Com a instalação do trem de força que deve ocorrer nas proximas 2 ou 3 semanas, vai começar a minha novela da suspensão.

Confesso que estou muito preocupado e com medo de meter a mão na massa, porque estou entrando num buraco que até então só tenho o conhecimento teorico de pesquisas, consultas e assistindo videos e fotos. Nada pratico.

Mas vamos lá.. são as merdas que adubam a vida então nao vou ceder ao medo né?!

Se por acaso ficar ruim, a gente mete a lixadeira corta tudo e refaz! (ai meu bolso!)

Pra ficar bem organizado quero inicialmente discutir apenas da suspensão dianteira, pois é por ela que vou começar o serviço.

Radius Arms

Até pouco tempo atras estava certo que ia fazer o esquema de Long Radius Arms, conforme foto abaixo.

Anexo 403040

Porem apos muita pesquisa e consultas a amigos, percebemos que muito provavelmente esse esquema limitaria o curso em virtude da tendencia de torção do eixo quando uma roda sobe e a outra desce. Essa torção força as buchas e limita a suspensão porque faz da carcaça do diferencial uma grande barra estabilizadora...

Ainda no esquema Radius Arms, surgiu a possibilidade de fazer com os dois upper links mirando o centro do eixo, onde a torção é menor. Foto ilustrativa:

Anexo 403041

Será que esquema eliminaria a tendencia de stress nas buchas e permitiria o eixo torcer mais livremente?!

Pergunto tambem se é possivel fazer radius arms com apenas um upper link? funcionaria e eliminaria a diferença de torção no eixo?

Anexo 403043

4 Link
    Outra opção seria montar a com 4 links paralelos + Panhard.

Anexo 403048

Assim eliminaria a diferença de torção nas pontas dos eixos, nao precisa passar nenhum tubo por baixo do motor e ao trabalhar, a suspensão manteria o caster sempre o mesmo.

3 Link com 1 Upper

Anexo 403047
    Ja me disseram que esse esquema dá shimmy. Ja me disseram que não. Dá ou nao dá!? rsrsrs

Seria uma opção interessante pois é simples e funcional.

Muito similar ao Radius Arms com um upper que falei acima, com a diferença que esse ajusta o caster e o radius não. Estou certo?

E ai meus amigos.. estou indesciso pra baralho e ancioso pra meter a mao na massa. O que voces me dizem?

Ou largo tudo de mão e faço feixe de mola? :odedo:
  • 29/03/2013, 15:44
    Marcus Brandão
    Karaca, cAda dia vejo que não sei nada.
    A ultima vez que vi um Troller preparando a suspensão, trocaram o sist original por um par de "triângulos" presos ao centro do veículo. Depois vi esse carro em uma competição. Abria pacas a suspenção mas nnao sei dizer como é exatamente. Sei nada disso. Boa sorte.
  • 29/03/2013, 17:31
    pedro bonadio
    Eu faria 3Link com Panhard na dianteira e 4Link Triangulado na traseira.
  • 29/03/2013, 19:44
    Vermeio
    4 link triangulado na dianteira nao tem espaço?
  • 29/03/2013, 23:05
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por zeca_cj Ver Post

Pergunto tambem se é possivel fazer radius arms com apenas um upper link? funcionaria e eliminaria a diferença de torção no eixo?

Zeca, um upper link apenas libera o eixo sem estressas as buchas, porém acredito eu que quem ficaria sobrecarregado seria o link que receberá o único upper.
    Citação:

Anexo 403043

4 Link
    Outra opção seria montar a com 4 links paralelos + Panhard.

Anexo 403048

Assim eliminaria a diferença de torção nas pontas dos eixos, nao precisa passar nenhum tubo por baixo do motor e ao trabalhar, a suspensão manteria o caster sempre o mesmo.
    Essa seria uma excelente configuração, mas se o arranjo não ficar correto, pode "travar" também a suspensão. Se decidir fazer, faça mais de um furo nos brackets para poder alterar a configuração da suspensão conforme a necessidade. A facilidade é que antes de dar o trabalho por encerrado, você pode testar o "travel" do eixo sem molas nem amortecedores e observar se existe alguma dificuldade de obter a amplitude que você deseja. Nessa hora, é possível fazer um ajuste fino se necessário.
    Citação:

3 Link com 1 Upper

Anexo 403047
    Ja me disseram que esse esquema dá shimmy. Ja me disseram que não. Dá ou nao dá!? rsrsrs

Seria uma opção interessante pois é simples e funcional.

Muito similar ao Radius Arms com um upper que falei acima, com a diferença que esse ajusta o caster e o radius não. Estou certo?
    Zeca, eu nunca montei uma suspensão como essa, mas não sei como isso pode provocar shimmy. Esse defeito no meu ponto de vista é provocado por folgas nos terminais, pivôs, cubo, e principalmente balanceamento dos pneus.Não vejo uma suspensão mais propensa ao shimmy do que outra.

O 3 link vai funcionar mais parecido com um 4 link do que num sistema de radius arm, com a vantagem de que em qualquer arranjo, impossível de haver resistência para os movimentos do eixo. Ganha pela simplicidade, existem kit P&P para Toyotas Hilux, e se por acaso você encontrar problemas, basta adicionar mais um link e transformar em 4 link.
    Citação:

E ai meus amigos.. estou indesciso pra baralho e ancioso pra meter a mao na massa. O que voces me dizem?

Ou largo tudo de mão e faço feixe de mola? :odedo:
    Feixe de molas não né????? Se te preocupar em não obter as 17 polegadas de curso com o radius arm, com os feixes de molas vai ser mais difícil ainda.

A vantagem de fazer uma suspensão dianteira com a manutenção de uma barra panhard, é eliminar o risco da suspensão apresentar bumpsteer, o que utilizando feixes de molas, é praticamente impossível, bem como você já se queixava do comportamento da sua suspensão original.

A F250 4x4 apesar de ter suspensão por feixes de molas, tem uma barra panhard, e ela está presente simplesmente para mante a harmonia do sistema de direção.

Referente aos ajuste do cáster, qualquer um desses sistemas pode te oferecer. O ângulo ser mantido durante o travel do eixo, é o de menos.

Acho que por hora é só !!!!

Abração e mete as caras nisso que é menos complicado como você está temendo....
  • 02/04/2013, 11:52
    FernandoRisso
    3 link c/ panhard na frente
    E triangulado na traseira, pode ser em formato XX ou /\/\ ou |\/|, o que couber melhor.

Use os calculators do pirate para achar anti-squat, roll center etc etc...

Boa sorte na empreitada.

[]'s
  • 02/04/2013, 11:59
    Fabil
    Zeca... meus pitacos

já montei um samurai com D44 e radius Arm com os uppers deslocando-se para o centro. realmente as buchas sofrem menos stress, mas dependendo do carter do seu motor, pode atrapalhar os seus planos. lembrando que vc terá tambem de arranjar espaço para a panhard.

o esquema 3 link com apenas um upper + panhard funciona muito bem e alivia o stress das buchas, POREM, na maioria dos projetos o upper fica deslocado para um dos lados ( pois coloca-lo no centro do eixo tem o carter p/ atrapalhar) e com isso, gera um desagradavel efeito colateral: em frenagens a direçao vai puxar p/ o lado sem upper. se vc for usar seu jipe em deslocamentos/transito urbano isso vai ser um problema.

o esquema de 4link paralelo com panhard é bacana e nao há encheçao de saco com carter, mas tome muito cuidado com o posicionamento da panhard e barra de direçao pois se ficar mal dimensionado vai acarretar bumpsteer, descolamento lateral do eixo , etc...

tudo depende do espaço que voce terá sob o motor, se der p/ fazer um 4link em W vai fundo, mesmo que seja necessario curvar os uppers p/ sair do carter.
  • 02/04/2013, 16:08
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Zeca... meus pitacos

o esquema 3 link com apenas um upper + panhard funciona muito bem e alivia o stress das buchas, POREM, na maioria dos projetos o upper fica deslocado para um dos lados ( pois coloca-lo no centro do eixo tem o carter p/ atrapalhar) e com isso, gera um desagradavel efeito colateral: em frenagens a direçao vai puxar p/ o lado sem upper. se vc for usar seu jipe em deslocamentos/transito urbano isso vai ser um problema.

Não consigo entender como esse efeito colateral vai acontecer...

O eixo vai torcer longitudinalmente???

O Uper link vai impedir apenas o efeito axle wrap. Quem vai segurar o eixo no lugar são os links inferiores...

Tem que levar em conta que num sistema desse, fica praticamente proibido usar buchas, apenas joints que não permitem flexão alguma...

Citação:

o esquema de 4link paralelo com panhard é bacana e nao há encheçao de saco com carter, mas tome muito cuidado com o posicionamento da panhard e barra de direçao pois se ficar mal dimensionado vai acarretar bumpsteer, descolamento lateral do eixo , etc...
    Esse cuidado não é exclusivo desse arranjo de suspensão, mas sim de todo arranjo onde uma panhard se faz necessário. Ela tem que estar paralela a drag link e de preferência do mesmo comprimento.

Citação:

tudo depende do espaço que voce terá sob o motor, se der p/ fazer um 4link em W vai fundo, mesmo que seja necessario curvar os uppers p/ sair do carter.
    Suspensão dianteira de longo curso com 4 link triangulado, em W, com wish bone, feixe de molas ou qualquer outro arranjo que dispense a panhard pode resultar em bumpsteer.

Não sei que medo a galera tem da panhard, mas ela é bem vinda, ainda mais na dianteira.

Como já disse, a f250 4x4 vem de fábrica com feixes de molas e barra panhard. Praque??? para garantir uma boa dirigibilidade do veículo....

Abraços a todos
  • 02/04/2013, 17:50
    Fabil
    Renato, concordo com vc, a F250 tem panhard p/ ajudar na dirigibilidade, principalmente quando carregada e evitar que a frente "passarinhe". mas a F250 tem muito curso de suspensao? nao.. te garanto que se o obejtivo dela fosse ter curso a panhard nao estaria lá.

concordo tambem que qualquer tipo de suspensao previlegiando curso está sujeito a bumbsteer independente de ter ou nao a panhard. na verdade o bumspteer está relacionado mais ao fato do paralelismo da barra de direçao em relaçao do solo do que pela panhard em sí.

o problema quando se usa panhard mal dimensionada e SE ela nao ficar em perfeita sintonia ( leia-se angulos, comprimento e pontos de fixaçao) com a barra de direçao vai causar bumbsteer. enfim, montar uma suspensao com panhard é SEMPRE um fator a mais p/ complicar e se preocupar.

sobre o 3 link com upper deslocado, faça um teste simples:

-pegue um troller e remova UM parafuso da bucha superior do link dianteiro ( um lado só)

dessa maneira vai ficar com apenas UM ponto de fixacao de um lado e DOIS do outro, semelhante ao 3link upper deslocado, concorda?

- acelere até uns 60km/h e frei forte...
    - me conte o resultado :concordo:

T+
  • 02/04/2013, 23:59
    Renato Fraga
    Fabil, não quero ser nem parecer arrogante, mas você está equivocado em todos os seus comentários!!!!

Citação:

Renato, concordo com vc, a F250 tem panhard p/ ajudar na dirigibilidade, principalmente quando carregada e evitar que a frente "passarinhe". mas a F250 tem muito curso de suspensao? nao.. te garanto que se o obejtivo dela fosse ter curso a panhard nao estaria lá.
    A F250 4x4 tem sim um belo curso de suspensão, basta ver o tamanho dos amortecedores que ela usa. E justamente por isso, se não existir a panhard, durante o sobe e desce da suspensão, a barra de direção não acompanha o movimento e isso resulta no comentado bumpsteer.
    A barra está lá portanto para sincronizar o movimento da suspensão com o sistema de direção, obrigando o eixo a se deslocar sutilmente para os lados, acompanhando o pêndulo gerado pela barra de direção, e não para compensar qualquer comportamento indesejado quando ela estiver carregada. Caminhão tem feixes de molas no eixo dianteiro, carrega muito mais peso e não precisa de panhard para evitar que a frente passarinhe. A diferença é que a barra de direção dos caminhões é longitudinal ao chassi e não transversal como ocorre na F250 e demais veículos que utilizamos para off road.
    Outro detalhe é que a a panhard não limita em nada o curso da suspensão. O movimento que desejamos no off road é o de alternância entre o lado direito e esquerdo do eixo, e nessa hora a panhard tem uma ação passiva.

Citação:

concordo tambem que qualquer tipo de suspensao previlegiando curso está sujeito a bumbsteer independente de ter ou nao a panhard. na verdade o bumspteer está relacionado mais ao fato do paralelismo da barra de direçao em relaçao do solo do que pela panhard em sí.
    Bumpster ocorre pelo seguinte motivo:

Suspensão com feixes de molas, 4 link triangulado, em W ou com wish bone, o eixo trabalha perfeitamente alinhado em baixo do carro. MAs a barra de direção descreve um movimento pendular, portanto quanto maior a amplitude, maior o movimento lateral que ela realiza. Com o sobe e desce da suspensão, se o volante estiver parado, as rodas vão virar. Traduzindo ao pé da letra portanto, bumpsteer é o esterço da roda com o balanço do carro. Em suspensões como as que eu descrevi, realmente a barra de direção deve ficar o mais paralela possível com o solo, entretanto, se a amplitude do movimento for grande, mesmo assim vai ter bumpsteer, afinal da horizontal até o limite do curso, vai ocorrer um pêndulo. O correto nesses casos é ter uma cinta limitadora no centro do eixo, permitindo que apenas as extremidades abram alternadamente. Esse movimento é o que desejamos em veículos off road. Suspensão que desce as duas rodas ao mesmo tempo em grande amplitude só serve para dar saltos.

Em suspensões que necessitam da panhard, como 4 link paralelo e 2 links radius arm, a barra de direção obrigatoriamente tem que ficar paralela à panhard, e se possível ter o mesmo comprimento. Lembra das aulas de geometria do ginásio??? Pois bem, essas barras tem que ficar num arranjo igual a um paralelogramo.

A panhard vai obrigar o eixo a se deslocar lateralmente conforme a suspensão sobe e desce, mas só quando as duas rodas oscilam juntas. Vai fazer o mesmo movimento de pêndulo que eu expliquei que ocorre com a barra de direção. Opa, então acabamos de descobrir porque não tem bumpsteer diante dessa configuração. As duas barras descrevendo o mesmo movimento pendular, não vai alterar dimensão alguma e a roda não vai virar. Se o paralelismo entre elas não existir, ou se uma for muito mais curta que a outra, vai ter bumpsteer na certeza...
    Portanto o que você diz "o bumspteer está relacionado mais ao fato do paralelismo da barra de direçao em relaçao do solo do que pela panhard em sí." não está correto.

Citação:

o problema quando se usa panhard mal dimensionada e SE ela nao ficar em perfeita sintonia ( leia-se angulos, comprimento e pontos de fixaçao) com a barra de direçao vai causar bumbsteer. enfim, montar uma suspensao com panhard é SEMPRE um fator a mais p/ complicar e se preocupar.

Pois é, aqui você fala a mesma coisa que eu estou dizendo, mas parece que você não sabe qual é o ajuste e a relação correta entre elas...

Citação:

sobre o 3 link com upper deslocado, faça um teste simples:

-pegue um troller e remova UM parafuso da bucha superior do link dianteiro ( um lado só)

dessa maneira vai ficar com apenas UM ponto de fixacao de um lado e DOIS do outro, semelhante ao 3link upper deslocado, concorda?

- acelere até uns 60km/h e frei forte...
    - me conte o resultado :concordo:

T+

Fabil, mais uma vez seu exemplo não corresponde com a situação.

A suspensão do Troller sem um dos parafusos nunca vai funcionar igual a uma 3 link. Vai apenas liberar o conjunto para torcer mais.

Suspensões com radius arm precisam que suas buchas se deformem para permitir o movimento alternado das rodas do mesmo eixo, uma subir e a outra descer. Por isso que o Troller usa aquelas buchas enormes e maleáveis. Sendo assim, se você remove um dos parafusos como sugeriu, apenas 3 buchas ficarão encarregadas de segurar toda a bronca, e o resultado disso é uma flexão maior e um movimento mais amplo do eixo, permitindo que ele gire numa situação de frenagem ou de aceleração.
    Se o eixo dianteiro girar demais, o cáster será neutralizado ou mesmo ficará negativo, e isso todo mundo sabe o que resulta. A frente do carro vai para o lado que ela quizer. Mesmo com os 4 parafusos nos respectivos lugares isso acontece, mas em uma intensidade bem menor do que o exemplo que você sugeriu. Resumo, nesse arranjo de suspensão, para permitir que o eixo oscile alternadamente, o eixo também gira quando freia ou traciona.

Um 3 link precisa obrigatoriamente ter suas fixações rígidas, como eu já escrevi no post anterior, justamente porque o esforço nesses terminais é maior. Sendo rígido, o eixo não gira e o problema não acontece.

Conclusão de toda nossa discussão:

A panhard não é vilã, é muito bem vinda em suspensões dianteiras e seu ajuste não é complexo.

Suspensão com braços radiais prendem o eixo em movimentos alternados, ao passo que as demais configurações citadas deixa eixo mais livre para se movimentar.

Uma suspensão sem panhard precisa de limitação dos seus movimentos.

Interprete com atenção e senso crítico os que eu escrevi aqui.

O fórum é um lugar para trocarmos experiências e aprendermos uns com os outros. Tudo o que eu sei, aprendi aqui.

Abração
  • 03/04/2013, 08:02
    Marcus Brandão
    Opa, entendi o que é Bump steer. Obrigado, Fraga.
  • 03/04/2013, 09:50
    jaime_sandim
    Caramba essa papo técnico de suspensão esta muito legal :concordo:

to acompanhando tudo e tentando aprender o máximo

abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 70 de 149 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 20606162636465666768697071727374757677787980120 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:40.