O copo sup. da mola helicoidal com os furos de drenagem, pinhão e coroa em excelente estado , vão ser trocadas bucha ext. e retentores do diferencial , achei esses retentores da Bola do Dana 30 na Rota 4x4 ...
Versão Imprimível
O copo sup. da mola helicoidal com os furos de drenagem, pinhão e coroa em excelente estado , vão ser trocadas bucha ext. e retentores do diferencial , achei esses retentores da Bola do Dana 30 na Rota 4x4 ...
Fala grande Kim , tb vejo solução pra tudo , se ovalizar embucha , se quebrar solda ... e por aí vai ... já fiz esse trampo que vc fez qdo peguei ele , faz 8 anos , ta aguentando ... rs
Temos que aproveitar que nossas vtrs estão nos cavaletes pra fazer o que tem que ser feito e depois rodar sem nenhum problema até a esquina mais prox. ou até Boa Vista RR ... tanto faz ... rsrs
Doctor , bem que eu gostaria de poder encostar numa AUTORIZADA ENGESA , é muito dificil achar meca de confiança ...
Não to podendo dedicar muito tempo pro bixo , infelizmente , mas até conservatória deve estar td em ordem ...
Já consegui todas as peças , agora só falta limpeza , ajustes e usinagem de alguns alojamentos de retentor e rolamento ...
Depois a carroceria , ajuste das dobradiças das portas e do capô , troca de bancos , ataque aos focos de cupim de ferro ...
Está demorando pq só mexo qdo tenho um tempo , mas essa semana consegui fazer o ajuste coroa/pinhão diant. , tive que desmontar e trocar o retentor e o pinhão estava com muita folga por isso criava a passagem de óleo pelo retentor , levei umas 4 hrs na soma do tempo que perdi pra ajustar , mas valeu , ficou show ...
Amanhã vou colocar o dif. diant. , to dando um talento naqueles copos das molas pro cupim de ferro ficar longe ...
Estou acompanhando os bichos nos cavaletes - Kim , Doc , T-Rex , Cadinho , Daniel , Magao , Gnecchi ... to sempre dano uma sapeada e sei como é complicado deixar tudo 100% , a maioria é empírico e por isso que é bom fcar ligado pra não fazer caca 2 vzs ... rsrs ...
abs ... Edu
Eduardo
E isso mesmo, e posso inclusive incluir o seu nessa lista, a cada dia aprendo um pouco mais com os amigos.
É mesmo um belo trabalho de restauração vc esta fazendo nesses eixos, só fiquei curioso para saber como se faz para ajustar um pinhão, pois até o momento pensava que bastava tirar e trocar o rolamento caso precisa-se, e depois colocar ele novamente de volta na posição original e estaria tudo ok. (estou precisando estudar um pouco o assunto)
abs.
Edu!
Ta aí uma coisa que não arrisco, regular coroa e pinhão!
Sinto que não tenho tanta paciência.
Quanto a seu serviço, parabéns!!!
Abraços.
Kim.
PAULO CESAR
Tem coisas que nem vale a pena aprender como regular COROA/PINHÃO , é muito complicado , precisa de muita experiencia e ferramenta ( RELÓGIO COMPARADOR ) para ficar bom , mesmo assim não adianta ter o RELÓGIO COMPARADOR se vc não sabe ou não tem experiencia em usar .
Esta aí um cara que conhece a coisa e nem arrisca em fazer , como é o caso do EDU VELO pelo relato dele .
Fica de olho em outras coisas e aprende a fazer que vai bem , mas ísto aí e tem outra coisa que não estou me lembrando que o JULHOS estava querendo fazer e falei para ele tirar de cabeça e ele insistiu que quer fazer ele mesmo , dei até os parabens a ele pela perseverança . Mas eu nunca arriscaria em tentar fazer em casa , LEMBREI : o JULHOS queria e acho que tentou ou esta fazendo que é trocar o rolamento do eixo traseiro .
ABRAÇÃO
PC , fiz curso de Diferencial na Dana , em Barueri , em 2004 , abrimos e fechamos 3 diferencias , Dana 44.3 ( bloqueio 75% ) , Dana 60 e Dana 70 .
Usamos as ferramentas que a Dana vende , abbridor de carcaça , subito , padrão de pinhão ( uma barra T com a medida padrão da base do encosto dos rolamentos da Cx Sat. até a cabeça do pinhão , extratores de retentores e rolmentos , tudo pra facilitar a desmontagem e montagem ... mas foram dadas muitas dicas de como fazer essas ferramentas tb ...
Qto a troca de rolamentos sem fazer ajsute , é possível sim , se o ajuste antes da troca estava OK é só manter os mesmos calços , tem medida padrão da base dos rol. da sat. até a cabeça do pinhão , o num. na cabeça do pinhão é qto vai de caço a + ou a - em dec. de pol. nos calços atras do rol. int. e o ajuste é feito pelo rol. ext. , no meu caso o pinhão estava com muita folga por isso tive que tirar e colocar calços no rol. ext. até ajustar ... para tirar e colocar a cx sat. sem expansor uso uma alavanca pra sacar e pra colocar uso as castanhas dos rolamentos e vou apertando os 4 parafusos por igual , mas não precisei ajustar a coroa , só o pinhão , a marcação nas engrenages ficaram OK ...
abs ... Edu
PC , aqui na capital da fumaça é transito o tempo todo , tudo muito caro , muita e muita gente , muita violência , mas tem esse lado de aprendizado que é dificil achar em outro lugar ...
Encostei os bancos do Engesa pra reformar em couro , fiquei sabendo que ele é do Santana Executivo e do GOL GTI , banco raro ... rsrs ... não tem como trocar a espuma , mas segundo o cara da reforma está bom , só vai ser colocado uma espuma mais grossa antes do couro pra ficar bom , vamu ve ... o pantografo tb ta em reforma ...
Coloquei o eixo diant. no lugar com buchas novas nas links , panhard e amort. , to no ajuste do munhão , tem que centralizar e ajustar com 3 kg , a tarde toda não foi suficiente ... rsrs , amanhã vou atacar novamente ...
abs ... Edu