Edu!
Isso que dá ter uma mecânica boa!
Mais suas fotos estão muito bonitas!
Visual excelente!
Continue atualizando o tópico assim!
Abraços.
Kim.
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Edu!
Isso que dá ter uma mecânica boa!
Mais suas fotos estão muito bonitas!
Visual excelente!
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Abraços.
Kim.
Fui numa trilha com a galera do 4x4brasil nesse feriado de SP e acabou soltando os parafusos da flange da cruzeta na saída da CT , essa foi a 3a vez que isso aconteceu , das outras vzs escutei um barulho estranho e consegui resolver antes de dar maiores problemas , na última vez coloquei parafusos de aço com loctite ... faz 4 anos que estava rodando sem soltar , não sei o que faz soltar , mas resolvi colocar o mesmo esquema que tem na diant. eliminar a flange e colocar um YOKE ... um dos parafusos não soltou e acabou sendo cisalhado e com a chicotada que o cardan deu acabou quebrando a CT onde vai a alavanca ... fiquei sem tração nos 2 dif. pq a cruzeta tras. quebrou tb na brincadeira ...
Vou colocar as ponteiras dos cardans da mesma medida 92 mm , já queria fazer isso faz tempo , agora que quebrou a tras. vou aproveitar pra deixar os cardans com a mesma bitola e mesma ponteira na saída da CT ...
O Sobral e o Ticão aqui do Forum estavam comigo e puxaram com cinta até um posto onde peguei um reboque e vim pra casa , 2,5 hrs de transito de Parelheiros até Sto André , 40 km ... em estrada a gente anda mais de 200 km nesse tempo ... rs
2a vamos tirar a CT e tiro umas fotos do estrago ...
Outra modificação que vou fazer vai ser colocar a ponteira pro lado da CT e não mais no diferencial ... vou ter que colocar uma cinta como proteção caso solte alguma coisa ...
Curioso edu,
o meu também cisma em folgar.. ja coloquei com locktite e monte de coisa e cisma em folgar.. acho que deve ser a vibração.. cardan desbalanceado algo do tipo..
ABraços,
Magao , estive pesquisando com meu camarada que tem um Envesa e descobrimos que o lado da ponteira fica melhor presa na CT do que no diferencial , a vibração vai para os coxins e distribui mais uniforme , quem começou a usar pro lado do diferencial foram os EUA pra sair arrastando em vez de virar salto com vara ... aí a Engesa que é paga pau de americano via GM , copiou ...
Depois de pronto coloco as fotos , quem tiver o mesmo problema vai poder adaptar ...
Por enqto vai aperatndo os bixinhos ... rs
abs ... Edu
PÔ EDU QUE SACANAGEM
Mas tb faz tempo que vc não fica na mão tb não é , dos males o menor , não teve perigo com a situação ísto é o que mais importa , no resto força aí , não demora fica pronto pra briga de novo .
Concordo com o MAGAO tb , o ROGERIO NUNES sempre me falou ísto tb , que um parafuso só folga qdo tem vibração na jogada , no caso VIBRAÇÃO EM EXCESSO .
ABRAÇÃO E FORÇA AÍ , ESTAMOS JUNTOS .
É isso aí Doc , o que faz soltar é vibração ... o cardan está balanceado , mas por algum moptivo tem vibração no comjunto somado com folga na furação que fez sumir arosca dos parafusos , não vamos conseguir colocar o Yoke na saída CT , vamos colocar então parafusos com travas que vão nas rodas o proprio parafuso tem uma parte de diam. maior que fica justo na furação , está passando de 10 mm pra 7/16" com rosca fina e porca parlock ...
A diant. tb vai sofrer ajsutes , vou colocar a mesma ponteira da tras. na saída da TC e refazer a parte de estria , vai ficar com estriado maior e mais longo ... e inverter a fixação , a ponteira vai ficar pro lado da CT ...
A cx de 4x4 deve ficar pronta amanhã , até 6a estou com ele andando novamente ...
abs ... Edu
EDU VELO
É ísto aí a gente SEMPRE TENTANDO FIXAR AS COISAS DO ENGESA QUE TEIMAM EM FOLGAR , parece que o BICHÃO tem um BICHO CARPINTEIRO dentro dele .
FORTE ABRAÇO
Estava devendo as fotos -
A luva agora está do lado da flange de saída da CT , foram colocados parafusos estojos de roda de 7/16" rosca fina na furação que antes tinha rosca pra colocar os parafusos M10 , o flange está preso com porcas parlock ...
O suporte da alavanca da CT foi soldada pq quebrou com a chicotada que a flange deu qdo os parafusos soltaram e quebraram ... , já fiz o teste e está OK
Vou ter que mudar a posição do cano de escape pq vou colocar Yoke de 92 mm no lugar do de 82 mm da saída da CT pro cardan diant. , já está quase pegando com esse tubo , como vou colocar maior , vai pegar com certeza , não vou poder passar por bx da longarina , então ainda não estudei muito bem como vou fazer mas tenho que passar pro outro lado , pq esse lado tem o bocal do tanque ... se alguém tiver alguma passagem de tubo de escape já feita que não passe rente ao cardan gostaria de uma dica ...
abs ... Edu
Segue o rolamento de agulha usado na coluna de direção ...
o segundo link tem a tabela com as medidas para pedir o rolamento ...
iko hk-2526 rolamento axial de esferas,rolamento axial de esferas,rolamentos,rolamento axial de esferas,rolamento axial de esferas,
O lote de 5 Shell datilografa o rolamento de agulha HK4512 27941/45 45mm x 52mm x 12mm
abs ... Edu
Bom dia pessoal , finalmente consegui trocar o cardam diant . O antigo estava com muita folga ...
Agora com ponteira e luva de F1000 , diam. maior , mais comprimento de estrias e mais estrias , deve ser mais dificil criar folga ...
Tudo novo , Cadam com yokes novos , cruzetas Spicer novas , grampos novos com porcas torques ...
O guincho já está colocado faz anos e foi muito usado , como a gente estava discutindo sobre guincho no tópico dos engesas resolvi tirar umas fotos do que tem no meu , em uso e é confiável ...
Bateria de 100A Cral e Alternador GM de 100A
A fixação do guincho tem 2 grampos de feixe de CJ que uso como apoio tb , chapas de 1/4" e o cabo de 5/8" .
Coloquei uma viguinha U entre as longarinas de 1/4" de esp. tb pra evitar qqer tentativa de fechar ou empenar entre as longarinas ...