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ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

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  • 15/05/2010, 20:11
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post

    Ficam usando fórmulas e mais fórmulas e o ENGESA não sai da prancheta de cálculos ,

    Guilherme,

    foi exatamente o que eu disse a ele: "mantenha o que você tem, se não ficar bom quando ESTIVER RODANDO, você pensa outra possibilidade"

    Com relação ao conversor de torque, veja bem, o que eu disse é que por ser movido a óleo (óbvio) ele consegue despejar mais torque do que o disponível pois a pressão vai se elevando, elevando, elevando até vencer ou vencer. (não é exatamente isso, mas serve para entender :twisted: )

    Não acredito que o conversor de torque usado pelo Caveso tenha modo turbo, ou seja, ele altere a inclinação das palhetas internas, como o fazem os conversores de caminhões, ônibus e tratores (o da Dodge Ram também tem, no caso 1:1 e 1:0,80). Mas como não conheço esse modelo, não vou afirmar. Pesquise antes na internet sobre turbo ou stall (será que era isso mesmo?) para saber.

    Mas bote para rodar, pois, dado tudo o que você já fez, tenho 99% de certeza que vai ficar ótimo com a relação existente. :concordo:

    Eriksom
  • 15/05/2010, 21:06
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Guilherme,

    foi exatamente o que eu disse a ele: "mantenha o que você tem, se não ficar bom quando ESTIVER RODANDO, você pensa outra possibilidade"

    Com relação ao conversor de torque, veja bem, o que eu disse é que por ser movido a óleo (óbvio) ele consegue despejar mais torque do que o disponível pois a pressão vai se elevando, elevando, elevando até vencer ou vencer. (não é exatamente isso, mas serve para entender :twisted: )

    Não acredito que o conversor de torque usado pelo Caveso tenha modo turbo, ou seja, ele altere a inclinação das palhetas internas, como o fazem os conversores de caminhões, ônibus e tratores (o da Dodge Ram também tem, no caso 1:1 e 1:0,80). Mas como não conheço esse modelo, não vou afirmar. Pesquise antes na internet sobre turbo ou stall (será que era isso mesmo?) para saber.

    Mas bote para rodar, pois, dado tudo o que você já fez, tenho 99% de certeza que vai ficar ótimo com a relação existente. :concordo:

    Eriksom


    É POR AÍ AMIGO ERIKSOM

    Já falei várias vezes tb mas não adianta , o negócio do CAVESO é pensar , pensar , pensar , pensar , pensar , calcular , calcular , calcular , para pensar novamente se estes cálculos estão certos ou adequados para o que ele quer , MAS PODE TB chegar a conclusão de que com os resultados dos cálculos não ser bem aquilo que ele queira e refazer todos os cálculos novamente com outra relação e vai recalcular tudo de novo e o YELLOW fica na bancada , MAS DA PRAZER VER O BICHÃO LÁ NO PEDESTAL , SÓ IMAGINANDO COMO ELE ANDARIA COM A RELAÇÃO QUE ELE VAI CALCULAR PARA ANDAR COMO ELE GOSTA .

    ABRAÇÃO , e eu aqui fazendo um monte de mer@#$%¨&*(da pra ver se eu vou com o CORAÇÃO VALENTE pra LAVRAS NOVAS mesmo estando tudo a meia boca com relação aos acabamentos e pintura que esta tudo arranhado e com bolhas de eu ter derramado óleo de freio , ter recortado a carroceria em vários pontos , O MEU NEGÓCIO É BOTAR ELE PRA ANDAR .
  • 15/05/2010, 22:03
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CUNHADÃO HUGO4X4

    Já conversamos a respeito das molas , vai vc com suas molas recalculadas pra casa do CARVALHO , PUTS , agora até vc vem encher o saco com cáculos matemáticos , o CAVESO vendo vc falar ísto , vai pedir pra vc calcular os trecos dele até um dia a galinha nascer dentes .

    EM JANEIRO VC ESTEVE COMIGO NA PRAIA E DISSE QUE ÍA CALCULAR AS MOLAS DO " CAVALO DE PRATA " PRA VC E ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIU FAZER , " ESTA FICANDO IGUAL AO CAVESO " .

    ABRAÇÃO e até LAVRAS NOVAS

    Guilherme

    Calculei e as troquei, veja as fotos.

    Molas antigas progressivas diâmetro do fio 15,2 mm
    http://img40.imageshack.us/img40/2173/dsc5161.jpg

    Mola nova no lugar diâmetro do fio 16,1 mm
    http://img297.imageshack.us/img297/3718/dsc5149o.jpg

    Mola antiga no lugar, ver a parte progressiva sem ação
    http://img190.imageshack.us/img190/1801/dsc5101z.jpg

    Pesando a mola antiga
    http://img340.imageshack.us/img340/1504/dsc5072p.jpg

    Pesando a mola nova
    http://img191.imageshack.us/img191/4318/dsc5071.jpg

    Trabalho feito na garagem de casa
    http://img9.imageshack.us/img9/9880/dsc50411.jpg
  • 15/05/2010, 23:12
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Guilherme

    Calculei e as troquei, veja as fotos.

    Molas antigas progressivas diâmetro do fio 15,2 mm
    http://img40.imageshack.us/img40/2173/dsc5161.jpg

    Mola nova no lugar diâmetro do fio 16,1 mm
    http://img297.imageshack.us/img297/3718/dsc5149o.jpg

    Mola antiga no lugar, ver a parte progressiva sem ação
    http://img190.imageshack.us/img190/1801/dsc5101z.jpg

    Pesando a mola antiga
    http://img340.imageshack.us/img340/1504/dsc5072p.jpg

    Pesando a mola nova
    http://img191.imageshack.us/img191/4318/dsc5071.jpg

    Trabalho feito na garagem de casa
    http://img9.imageshack.us/img9/9880/dsc50411.jpg

    HUGO4X4

    Pelo que ví na balança , quase não teve diferença de peso , as molas novas vc comprou de outro carro de linha ou mandou fazer ?

    Pq qdo mandei fazer as minhas , a fábrica tem limitações nas espessuras dos fios que utilizam , não tem espessura de fio que nós gostaríamos de fazer , pelo menos na fábrica que fez as minhas molas .

    Outra coisa , vc não disse como ficou a sua impressão com as molas novas , se ficou boa , se ficou mais firme , se ficou dura demais ? Como ficou ?

    ABRAÇÃO
  • 15/05/2010, 23:55
    Hugo4x4
    Guilherme

    As molas são as dianteiras da Defender 130, tem pouca diferencia de peso porque a de diâmetro 15,2 conta com 9 espiras e a de 16,1 mm tem 8 espiras. A constante k da 15,2 mm é de 2,69 kgf/mm nos primeiros 84 mm e depois passa para 3,84 kgf/mm. A nova não progressiva tem um k de 3,98 kgf/mm, ou seja, é mais firme e ficou ótima, se colocasse a de diâmetro 17 mm ai sim ficaria dura. Ganhei em altura 20 mm e como deixei os calços de 32 mm está com 52 mm mais alta que a original, não gostei e os retirarei.

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73
  • 16/05/2010, 00:05
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Guilherme

    As molas são as dianteiras da Defender 130, tem pouca diferencia de peso porque a de diâmetro 15,2 conta com 9 espiras e a de 16,1 mm tem 8 espiras. A constante k da 15,2 mm é de 2,69 kgf/mm nos primeiros 84 mm e depois passa para 3,84 kgf/mm. A nova não progressiva tem um k de 3,98 kgf/mm, ou seja, é mais firme e ficou ótima, se colocasse a de diâmetro 17 mm ai sim ficaria dura. Ganhei em altura 20 mm e como deixei os calços de 32 mm está com 52 mm mais alta que a original, não gostei e os retirarei.

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

    HUGO4X4

    Realmente não tem nescessidade desta altura toda , pois a sua LAND já vem bem alta de fábrica .

    E vc esta acordado até esta hora ?
  • 16/05/2010, 00:20
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    HUGO4X4

    Realmente não tem nescessidade desta altura toda , pois a sua LAND já vem bem alta de fábrica .

    E vc esta acordado até esta hora ?

    Guilherme

    Estou de plantão, fico esperando dar meia-noite para ver como fecham os números. Deu certo, então até.

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73
  • 18/05/2010, 18:04
    Zepi
    Chegou a cogitar o aumento de cilindrada para 3.0 com pistões do mwm 3.0?
    "Ja que" desmontou todo ele....hehehehe!

    Abraços
  • 19/05/2010, 13:08
    CAVESO
    Pessoas,

    Como não estava recebendo por email o aviso das mensagens incluídas no tópico, fiquei uns dias sem faxinar por aqui.

    Mas vamos lá......

    Sobre calculos, teoria, prática e etc: moro numa cidade que não tem um meca capacitado e experiente em jipes, daí, quem faz a manutenção no meu somos eu e meu irmão (mecânico de máquinas de terraplenagem), que considero o melhor da cidade (afinal é de graça o serviço, né? rsss).

    Como estou trabalhando em duas faculdades, uma consultoria no Recife e estudando pela manhã (mais um curso superior) e totalmente sem tempo para mexer no jipe, não dá pra ficar no processo de tentativa-erro.

    Não tenho tempo e nem grana pra bancar isso.

    Daí, peço sempre ajuda aos colegas sabichões (ou sabichonas se preferirem rsss) para calcular antes para tentar acertar quando for executar.

    Penso ser mais sensato e mais acertado fazer assim.....posso estar errado, mas faz parte do aprendizado também...

    Mas fiquem tranquilos os mais pragmáticos: vou rodar com o jipe antes de mudar a relação.......rsssss

    Abs
  • 19/05/2010, 13:11
    CAVESO
    Pajé: vou para LN sim, mas o engesa ficará por aqui (de novo! rsss)

    Zepi: Segundo o Maurício da Rasch não tem como passar o sprint 2.8 para 3.0.

    Abs
  • 19/05/2010, 13:16
    Skull Crusher
    Recruta, preciso de ajuda sua...sobre aquele contato/experiência com a ENFER...tenho algumas peças e queria ver a possibilidade de eles usinarem pra mim (escola lotada e em Junho passará por reforma no pátio de máquinas)...

    []s, aguardo tu
  • 19/05/2010, 14:04
    CAVESO
    Sargento,

    Seu pedido é uma desordem!

    Abra sua caixa de MP e terás uma surpresa!

    Montanha!
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