Powered by vBulletin

ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 69 de 107 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 19596061626364656667686970717273747576777879 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/05/2010, 18:49
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Então para que aumentar a vazão dos bicos?

Eriksom

ERIKSOM

CONCORDO PLENAMENTE EM GENERO NÚMERO E GRAU , estou vendo vcs falando em trocar bicos , o motor vai ficar o bicho e outros bichos mais , OLHA QUE GOSTO DE MEXER PRA MELHORAR , MAS MEXER EM QUEM ESTA QUIETO E FUNCIONANDO BELEZA 100% COMO VEM DE FÁBRICA , ACHO UMA TEMERIDADE , fazer estas modificações no coração do ENGESÃO sem cálculos de engenharia automotiva acho uma temeridade .

Para nós que gostamos e entendemos UM POUCO de motores , se tem mais comida , TEM QUE TER MAIS AR PRA QUEIMAR ESTA COMIDA , como o ERIKSOM falou , é só dar uma olhada pra tras qdo pisamos fundo e o motor não reagiu . É FUMAÇA PRETA NA CERTA , ou qdo subimos uma serra e a velocidade vem caindo e pisamos mais fundo ( ERRADO ) para não perder velocidade , OLHA PRA TRAS = FUMAÇA PRETA E SUPERAQUECIMENTO .

Se coloca um bico com mais vasão sem mexer em outras coisas = FUMAÇA PRETA e dinheiro jogado fora , além de fazer o motor trabalhar mais quente e fora das suas especificações .

MINHA OPINIÃO BATE COM A DO ERIKSOM . JÁ FAÇO MISÉRIA COM MEU ENGESA COM ESTE MOTOR ORIGINAL , PRA QUE MEXER NO QUE JÁ ESTA BOM GENTE , SE QUER QUEIMAR DINHEIRO ? DÁ UM POUQUINHO PRA MIM QUE FAREI USO MELHOR DELE .
  • 03/05/2010, 19:55
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

Meus caros

caso se aumento a vazão dos bicos será necessário aumentar a pressão do turbo para que ao fim do processo a relação estequiométrica seja mantida (relação entre comburente/ar e combustível/diesel), maior vazão significa que se está jogando diesel fora (fumaça preta), caso ela não venha acompanhada de maior quantidade de ar. Creio que para o diesel a relação seja, de 16:1.

Isso considerando-se que a bomba rotatória foi ajustada para fornecer mais combustível ou a pressão na linha do commom-rail é adequada (no caso bicos eletrônicos).

Estou errado? :pensativo:

Eriksom

Boa noite a todos:
    É obvio que está certo. Por isso deixa eu fazer mais algumas "considerações" aqui;
    1- Em momento algum, foi citado por mim, até porque, supondo que a maioria já tem conhecimento, que a substituição do injetores por si só, é interessante, ou se "aumentará" a potencia do motor, apenas com esta "tecnica", pois como voce disse acima, é preciso se obedecer a uma mistura estequiométrica "ideal", e que para isso teremos que enviar a quantidade de ar(comburente) necessario à nova mistura, para manter-se a mesma na faixa estequiométrica correta, ou até com folga.
    2- Eu comentei com o CAVESO, que farei isto no motor da minha camionete(melhora de rendimento), e que para isso, além de mudança de configuração e funcionamento do turbo, trocarei os injetores e "promoverei" uma nova regulagem na bomba injetora. Então ele me falou que gostaria de melhorar o rendimento do motor do ENGESA dele. Por isso, venho me comunicando com ele aqui pelo forum, e neste ínterim, o Elmer postou, se dizendo interessado nos bicos "anabolizados" (usando o termo que ele empregou).
    3- Visto estas colocações dos companheiros Caveso e Elmer, que redigi acima, quando falava dos injetores, que poderia ser possivel pra ele e para os interessados. Sempre venho imaginando, que os que se mostraram interessados, tem conhecimento suficiente para saber dos "detalhes complementares" à substituição do injetores com a finalidade de aumento de rendimento(potencia/torque), e que não farão estas modificações a ermo, sem um acopanhamento de pessoal capacitado, ai onde estão.
    4- Hoje no Brasil, temos bastante veículos/motores diesel "modificados" em suas caracteristicas "originais" de rendimento, e temos verdadeiros "mestres", como o Maurício da RASCH, entre outros.
    Não obstante a tudo isso, concordo que a colocação do Erikson é oportuna, contudo, devo dizer que, uma das coisas que "tenho que fazer" hehe.. para completar meu sonho de consumo, é dar a minha DAK, um rendimento a nivel de torque e potencia, melhor que o "original" e descobri(a duras penas, diga-se de passagem), que não vou precisar fazer o que tinha em mente antes, que era a substituição do motor por um CUMMINS MAX POWER e colocar 270Cvs nele, como até ja tinha conversado a respeito com o Mauricio, da REIKO DIESEL(outro Maurício, fera em preparação de diesel), pois o motor original da DAK, depois de trocados os cabeçotes, posso com tranquilidade(e as alterações citadas acima), chegar a 150 160Cv, e deixar minha DAK "quase original". Mas ilustrando umpouco mais o papo, meu velho, deu muitas "voltas" com a DAK, e falando com ele das minhas (más) intenções,hehe.. ele retrucou, do alto de seus mais de 50 anos de estrada; "pra que voce quer mais potencia nesta máquina!!!!??? ta doido!!!!!!!!!!!?????" kaka..
    Abraço a todos.
  • 03/05/2010, 20:25
    Eriksom Teixeira Lima
    Sérgio

como eu não vi mensagem nenhuma anterior entre você e o piloto de Submarino Amarelo encalhado, deduzi que vocês conversavam em paralelo. Só postei a mensagem para outros que por aqui passassem e tivessem os mesmo conhecimentos rudimentares que eu.

O Elmer está de mau com a vida, porque não consegue se livra de um cliente chato dele, um médico japonês, e dá respostas secas para mim :twisted:

No mais, o Guilherme e eu devemos concordar que teu pai tem absoluta razão: "para que você quer mais potência que isso?" :concordo:

Abraços

Eriksom
  • 03/05/2010, 20:37
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

Sérgio

como eu não vi mensagem nenhuma anterior entre você e o piloto de Submarino Amarelo encalhado, deduzi que vocês conversavam em paralelo. Só postei a mensagem para outros que por aqui passassem e tivessem os mesmo conhecimentos rudimentares que eu.

O Elmer está de mau com a vida, porque não consegue se livra de um cliente chato dele, um médico japonês, e dá respostas secas para mim :twisted:

No mais, o Guilherme e eu devemos concordar que teu pai tem absoluta razão: "para que você quer mais potência que isso?" :concordo:

Abraços

Eriksom

Olá Erikson!
    Suas colocações, como disse, são oportunas e sensatas, é isso mesmo, afinal estamos aqui pra trocar ideias/conhecimentos e discutir pontos de vista. Valeu!:concordo:
    Aproveitando a oportunidade(CAVESO, desculpe o off topic), voce conseguiu falar com a retífica aqui da cidade, que tem CUMMINS 5.9, que te indiquei?
    Grande abraço.
    Sérgio
  • 03/05/2010, 23:37
    CAVESO
    Senhores,

Conforme salientou o Sérgio, nosso papo de melhorar os desempenhos de motores já se arrasta há muito (onde aprendi muito com as aulas do sergião) e só apareceu aqui no tópico a parte dos bicos, que é apenas um detalhe do processo.

Na verdade a modificação completa seria: retífica do motor, trocando casquilhos, jogos de kits, junta do cabeçote pela de aço do motor 2.8 eletrônico (up-grade que a MWM têm feito nos motores mecânicos), bicos especiais, turbina do motor 3.0 eletrônico (Ranger e Troller), radiador e intercooler do mesmo motor 3.0 e revisão e regulagem da bomba injetora.

Essa receita é a que o Maurício (Rasch) utiliza em vários motores 2.8.

Eu também sou desses que primam pela originalidade, mas, conversando algumas vezes com o Maurício e com o Sérgio, mudei alguns conceitos.

Fiquei sabendo do Maurício que esse motor 2.8 foi projetado para variar a potência de 100 a 200 cv (saiu com 114 cv em alguns caminhões e 132 na S10 apenas mudando os bicos).

No meu caso, como terei que trocar os bicos, turbina e intercooler, resolvi dar uma apimentada de uma vez.

Mas se não fosse necessário trocar as peças, certamente ficaria com a potência original, feliz e contente.

abs
  • 03/05/2010, 23:52
    JCJ
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    .

Eu também sou desses que primam pela originalidade.

Realmente sua viatura é bem original ! :odedo:

[]´s
    JCJ
  • 04/05/2010, 00:03
    CAVESO
    Motor original.........................da S10.
    Câmbio original........................do opala.
    T-case original........................da hilux.

O resto original...................multimarcas!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • 04/05/2010, 11:45
    paje_tapuya
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Senhores,

Conforme salientou o Sérgio, nosso papo de melhorar os desempenhos de motores já se arrasta há muito (onde aprendi muito com as aulas do sergião) e só apareceu aqui no tópico a parte dos bicos, que é apenas um detalhe do processo.

Na verdade a modificação completa seria: retífica do motor, trocando casquilhos, jogos de kits, junta do cabeçote pela de aço do motor 2.8 eletrônico (up-grade que a MWM têm feito nos motores mecânicos), bicos especiais, turbina do motor 3.0 eletrônico (Ranger e Troller), radiador e intercooler do mesmo motor 3.0 e revisão e regulagem da bomba injetora.

Essa receita é a que o Maurício (Rasch) utiliza em vários motores 2.8.

Eu também sou desses que primam pela originalidade, mas, conversando algumas vezes com o Maurício e com o Sérgio, mudei alguns conceitos.

Fiquei sabendo do Maurício que esse motor 2.8 foi projetado para variar a potência de 100 a 200 cv (saiu com 114 cv em alguns caminhões e 132 na S10 apenas mudando os bicos).

No meu caso, como terei que trocar os bicos, turbina e intercooler, resolvi dar uma apimentada de uma vez.

Mas se não fosse necessário trocar as peças, certamente ficaria com a potência original, feliz e contente.

abs

Isso não faz o carro emitir mais poluentes e prejudicar na inspeção veicular obrigatória?
    Só p saber mesmo...
  • 04/05/2010, 12:06
    Elmer_Jeep
    Citação:

Quanto à minha resposta seca, pra quem não sabe eu e o Eriksom nos conhecemos pessoalmente e nos falamos via email/Fórum quase que diariamente e como o cara é do RJ eu não posso perder a oportunidade de tirar um sarro :lol:

Agora respondendo ao seu comentário Sr Eriksom:
    Ainda bem que o Sergio deu uma resposta molhadinha(abaixo) e vc gostou :odedo:
    Citação:

Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Boa noite a todos:
    É obvio que está certo. Por isso deixa eu fazer mais algumas "considerações" aqui;
    1- Em momento algum, foi citado por mim, até porque, supondo que a maioria já tem conhecimento, que a substituição do injetores por si só, é interessante, ou se "aumentará" a potencia do motor, apenas com esta "tecnica", pois como voce disse acima, é preciso se obedecer a uma mistura estequiométrica "ideal", e que para isso teremos que enviar a quantidade de ar(comburente) necessario à nova mistura, para manter-se a mesma na faixa estequiométrica correta, ou até com folga.

3- Visto estas colocações dos companheiros Caveso e Elmer, que redigi acima, quando falava dos injetores, que poderia ser possivel pra ele e para os interessados. Sempre venho imaginando, que os que se mostraram interessados, tem conhecimento suficiente para saber dos "detalhes complementares" à substituição do injetores com a finalidade de aumento de rendimento(potencia/torque), e que não farão estas modificações a ermo, sem um acopanhamento de pessoal capacitado, ai onde estão.

X2, obviamente :concordo:

Citação:

Abraços

Eriksom

Enquanto isso meu pai(que vai virar sessentão dia 06/05) vive perguntando quando vou colocar uma turbina maior no Sprint 6 Bocas e se ja fiz as contas pra ver se os pistões do 3.0 vão servir (pra passar de 4.2 pra 4.5) :twisted: :dance:

[]'s
  • 04/05/2010, 12:51
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Isso não faz o carro emitir mais poluentes e prejudicar na inspeção veicular obrigatória?
    Só p saber mesmo...

Mas nenhum motor diesel com injeção mecânica atende aos requisitos de poluição ambiental.

E já ouvi falar que nem os atuais motores eletrônicos que temos por aqui hoje antendem também...

E aumentando o tamanho da turbina, se conseguirmos aumentar a oferta de ar também em 25% como no aumento do débito de óleo em 25%, em tese, deveria produzir a mesma quantidade de fumaça que o motor "original"..

Abs
  • 04/05/2010, 12:59
    Kim
    Caveso!

O cara esqueceu de levar a relação para a sessão de fotos!

vou ver se levará hoje!
  • 04/05/2010, 13:17
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caveso!

O cara esqueceu de levar a relação para a sessão de fotos!

vou ver se levará hoje!

Fica tranquilo, amigão!

Só dê uma olhada do tipo Raio X pra ver se não tem dentes quebrados, soldados ou cupim de ferro......

E não esqueça das minha bolachas!

Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 69 de 107 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 19596061626364656667686970717273747576777879 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:35.