Postado originalmente por
guilhermeabreu
SEI QUE NENHUM 4X4 DEVE USAR RELAÇÕES DIFERENTES .
MESMO COM RELAÇÕES IGUAIS , OS FABRICANTES RECOMENDAM USAR A TRAÇÃO 4X4 SÓ EM CASOS DE NESCESSIDADE E POR PERCURSOS CURTOS .
Mas a ENGESA fez no seu EE4 , é por ísto que a maioria dos ENGESAS comprados em leilão como o meu veio com o diferencial dianteiro vazio .
Ísto ocorre pq os motoristas de serviço público andam com ele em 4X4 direto e esta pequena diferença que tem no ENGESA F-II que é 10X39 = 3,90 na frente e 9x44= 3,92 na traseira e nos F-I 8x39=4,875 na frente e 9x44=4,88 na traseira , ESTA PEQUENA DIFERENÇA E ANDANDO DIRETO EM PISO COM MUITO ATRITO SEM DEIXAR AS RODAS ESCORREGAREM , VAI APERTANDO AS ENGRENAGENS ATÉ QUEBRAR TUDO , estas pequenas diferenças são aceitáveis SOMENTE PARA VC USAR EM PISOS ESCORREGADIOS E USAR EM CURTAS DISTANCIAS , SÓ PARA VC SAIR DO ENROSCO , ASSIM NÃO QUEBRA , mas em serviço público ninguem sabe disto , andam direto com ele em 4x4 , aí MÓI TUDO .
LOGO A DIFERENÇA ACEITÁVEL PARA USAR EM CASOS DE ENROSCO É DE 2 CENTÉZIMOS , e nesta relação que o CARLOS SIQUEIRA citou do ALFA ROMEO é de 2 DÉCIMOS , muito grande a diferença , mesmo em lama esta diferença pode fazer quebrar tudo . Por ísto que disse que não serve .