Postado originalmente por
VictorMedeirosRN
Boa noite,
Amigos, estou com um problema na Ranger 3.0 2012 XLT 120.000 Km, procurei no forum problemas parecidos, mas não encontrei nada exatamente igual com o que me aconteceu. Tem algum tempo que eu percebi o carro com potência reduzida, não é uma perda catastrófica, mas é bem perceptível, principalmente em viagens, onde o consumo aumentou drasticamente. Foi feita uma calibragem nos bicos e o problema não sanou, o carro continuava com essa perda de potência. Tinha dificuldades em atingir velocidade superiores a 150km/h.
Então o carro foi levado a uma oficina muito conhecida por aqui, que trabalha com manutenção e reprogramação de veículos diesel. Foi feito uma calibragem dos bicos via notebook, cada bico regulado individualmente e etc. O carro apresentou uma melhora significativa. O consumo na estrada tinha, praticamente, normalizado e o desempenho voltou a agradar. Porém aproximadamente 3 meses apos a realização do serviço, constatei novamente falta de potência no carro e consumo elevado.
Observei alguns detalhes:
- Carro perde muita força com ar condicionado ligado, sendo necessárias reduções de marchas em situação que não se precisaria, normalmente.
- A turbina, de acordo com o painel, só preenche todas as barras com aproximadamente 3000(três mil) RPM. Andei em Rangers de amigos e a turbina enchia com menos de 2500(dois mil e quinhentos) RPM.
- O acelerador parece falhar as vezes, onde posso observar uma resposta lenta dele e, as vezes, ele não responde, sendo preciso acelerar mais de meio pedal para o motor reagir.
Alguém já passou por algo parecido ou já viu algo? O carro foi passado em scanner mas não acusa nenhum defeito. O carro não tem dificuldade para pegar e muito menos barulhos estranhos, apenas falta de potência.
Conto com a ajuda dos amigos foristas para resolver este problema. Se não fui claro, sintam-se a vontade para perguntar.
Att,
Victor Medeiros