Depende do que você chama de aproveitamento. O relação original permite um aceleração mais rápida.
Uma relação mais reduzida permite mais força nas arrancadas principalmente nas subidas, porem mais lenta.
Versão Imprimível
realmente um motor novo não sai tão caro ja que é 0km e se for retificar gastará uma boa grana, o que fica caro é adequalo ao veículo: documentação, fiação, escapamento, suportes e por aí vai, mesmo assim ainda acho que vala a pena meu sonho é por um mwm 2.8 na L200 e o motor dela num jeep.
e lembrando que no caso da ranger facilita pois faria peças são intercambiáveis.
Sprint não fica legal na Ranger já que ele é invertido em comparação ao HSD2.5. Além do mais o PS 2.8 tem performance bem superior e é plug-in-play.
Os mesmos caras que estão vendendo o PS2.8 por 18.000,00, vendem O NGD 3.0 por R$18.800,00. Esse seria o ideal mas também tem que mudar um monte de coisa: Acelerador eletrônico, tanque de combustível, PATS, Painel de instrumentos e mas outra coisinhas.
Tô tentando conseguir um preço melhor no PS 2.8. O NGD 3.0 acho inviável...
O Maurício está fazendo um 3.0 mecânico. Dependendo do custo até pode ser uma saída mais em conta que o 3.0 com chicotes, acelerador e afins...
Walter;
Não desmerecendo o Sprint (que é um motor excelente), sou 10x mais o HS/PS 2.8. O HS é conceitualmente mais moderno, vibra menos, tem cabeçote de alumínio, além de maior torque.
Acho que no seu caso, que gosta de mexer, o HS vai acabar te satisfazendo mais que o NGD. O NGD é muito bom, mas tem que ter scanner, paciência de correr chicotes, etc.
Torço para que dê certo tua empreitada.
Um grande abraço
Por curiosidade consultei o preço de NGD 3.0 na concessionária Ford também: R$65000,00 :parede::parede::parede::parede: