Cambio ZF é mais forte que qualquer Clark! Ele aguenta até 58kgf.m de torque de entrada.
Abs!!!
Versão Imprimível
Boa noite Tgabiru, colocar um dana dentro de um braseixos, taí uma coisa que dá o que pensar. Pelo tamanho do miolo do dana comparado ao braseixos acredito que cabe, mas aí entra a questão das pontas de eixos e suas estrias casarem na caixa de satélites e tudo o mais. Acredito que seria inviável economicamente e não aposto em um bom resultado final. O melhor é trocar o eixo mesmo, afinal a tua F é para ser uasada no dia a dia e não um dragster de final de semana não é mesmokkkkkk. Já patinar com pneus grandes é um risco iminente de quebra. Imagina o torque do motor entrando na caixa e diferencial e no final chega a pneus de grande aderência e maior contato com o solo. As minhas também gosto de uma patinadinha de vez em quando, mas elas tem pneus 215 e aí com torque do motor, principalmente minha F84 repotenciada e quando tinha o diferencial 3.54 o troço fritava parado, bastava uma seguradinha no freio e o cheiro de borracha se espalhava pelo ar no melhor estilo V8.
Quebrei a caixa de marchas no natal de 2012 justamente quando fui queimar pneus e passei a marcha com motor cheio para rabear no calçamento de unistein com pneus 13,5 x 33". O braseixo 406 não sentiu nada.
Eu comprei a minha F1000 capada também, mas coloquei a tração pra funcionar de novo. Se tivesse ficado em 4x2, com certeza teria colocado o eixo traseiro longo também.
Edin o q vc me aconselha axa uma relação mais longa pra esse braseixo ou parti logo pra compra um dana ??? Pq o Zf eu vou colocar mesmo mais já queria colocar uma coisa q aguente, pq já mexi em todo o motor e ela ficou com muita força e o mecânico falou em truetac da eaton q deixa mais resistente o diferencial q aguenta mais as fritadas não q vá fica só patinado a camioneta mais de vez em quando a gente não resiste, só q o truetac não sei se vai te pro braseixo???? Será q o truetac melhora alguma coisa realmente???
Tgabiru, volto a falar, saca fora o braseixos, ele é ultrapassado e limitado, bota um dana. Se fores mantê-la 4x2 usa o dana 2.72 mas se fores instalar o 4x4 terás de ficar com 3.07 atrás pois o dianteiro é 3.07 e uma relação dianteira mais longa que esta carece de uma pesquisa pente fino nos EUA ou então partir para uma confecção de CP artesanal sob encomenda. Não se esqueça que não é possível instalar uma CP que roda na traseira para rodar na dianteira da F 4x4.
O Braseixos é muito mais forte que o Dana, mas como o Zé falou, não tem muitas opções para ele. LSD para ele é mosca branca. Não tem nenhum outro bloqueio disponível para ele. A vantagem é que não existe como perder os semi-eixos pelo caminho.
Como vais colocar a ZF com 5a drive, então fica com essa relação por enquanto. Porém se alongares o diferencial não irás colocar a caixa ZF tão cedo.
Aproveitando as discussões a respeito dos diferenciais.....
Alguém tem algum material com os torques admissíveis de entrada para diferenciais????
Depois do meu Dana 46 ter quebrado, fiquei com um pé atrás pq vou repotenciar o TD229 e colocar um ZF, então o diferencial será meu ponto fraco. A minha ideia era por o Braseixos 406 das F97-98, pois até onde sei, ele se equivale a um Dana 60 e a furação de roda seria a mesma. Se não for isso, as F250 tem Dana 60, certo? Só que dai, o que se faz com a furação? E bitola??!!!
Quanto o Truetrac que o Tgabiru menciona (nunca tinha ouvido falar), o objetivo dele é limitar deslizamento (bloquear), mas analisando a construção desse sistema, eu julgaria ser bem mais resistente que nossas velhas planetárias, pois no truetrack são 3 pontos de contato entre a engrenagem da ponta de eixo e as planetárias....já nos nossos sistemas convencionais são 2
Quanto ta custando o truetrack, Tgabiru?
Na Armazém4x4 tem anunciado por 2.200, até fala q en disponível em 2, 3 ou 4 engrenagem satélite mais lá só fala q eu pro dana. Pq eu to pensando em coloca se realmente vai ajuda em alguma coisa pra fica mais resistente um pouco.
Edin e Ze brigado pelas dicas agora vou na luta de axar um diferencial das 4x2 q não e fácil assim, agora se caso desse pra coloca o diferencial da f250 e ter o jeito de manter a roda da f1000 seria bom alguém tem conhecimento se isso foi feito?
E abusando da minha curiosidade e ignorância, pesquisando aki no fórum e vi antes se trocava os eixo das f1000 pelos das D20 e mandavam tapa os furo e refura na medida certa será isso q isso daria certo e ficaria seguro???? Ou informação o diferencial da silverado e o mesmo da F250?
kit 4x4 da 250 entra sem grandes adaptações na 1000. Na traseira snme é tirar um e por o outro.
:offtopic:
Citação:
[Bruno, hoje no Globo Rural, vi um moço - cultivo de arrozal - chamado Valdecir Moro, de Santa Maria-RS. Parentesco]?
Com relação aos diferenciais: Vivendo e aprendendo. Até hoje, no meu limitado conhecimento, tinha os Braseixos 406 como parrudos e que se equivaleria aos Dana 60!
[]s
Bom dia BBMoro, desculpe minha intervenção, mas se a carcaça do diferencial da tua F ainda é original trata-se de um Dana 44. Se fores colocar um Dana 60 da F250, não há como modificar a furação e reaproveitar tuas rodas, pois como se trata de um eixo com pontas flutuantes o diâmetro delas é muito maior que o miolo das tuas rodas. Tenho certeza que substituindo o teu Dana 44 por um 46 estará resolvida a questão de fragilidade. O 46 possui as pontas de eixo mais reforçadas e a carcaça é mais robusta também.
Complementando meu comentário, o Dana 46 na verdade é uma evolução do Dana 44, onde foram então corrigidas as deficiencias de fragilidade tais como as pontas de eixo e o reforço da carcaça que no 44 com os anos poderia empenar. O único problema crônico são o fato das pontas de eixo serem presas pelo rolamento que se estourar solta a ponta com roda e tudo o mais. No Braseixos a ponta de eixo é chavetada junto à caixa de satélites, tanto que para trocar o rolamento é necessário abrir-se a tampa e soltar a ponta de eixo por dentro. É um eixo robusto no tocante a sua concepção, carcaça, pontas de eixo, mas deixa a desejar nas engrenagens que são mais frageis. Diante disso ainda opino pelo Dana 46 com muito mais recursos de bloqueios e relações. Ford abraço a todos.