MAs a diferença entre dana 46 e dana 60 é muito pouca.
Já vi uma tabela de torques de diferenciais há alguns anos atrás. Foi postada pelo Walter Casitta quando ele tinha uma Ranger 2001 com motor 2.8 e câmbio AT da Blazer.
Versão Imprimível
MAs a diferença entre dana 46 e dana 60 é muito pouca.
Já vi uma tabela de torques de diferenciais há alguns anos atrás. Foi postada pelo Walter Casitta quando ele tinha uma Ranger 2001 com motor 2.8 e câmbio AT da Blazer.
Fala Zé! Quanto ao modelo do Dana, com certeza vc tem uma fonte confiável e tenho interesse em saber qual é porque tudo indica que meu Dana é 46. 3 motivos: Ele não tem plaqueta de identificação, mas está escrito em alto relevo na carcaça 46, também, quando quebrou minha satélite, comprei o kit de reposição conforme catálogo Dana, e esse kit é exclusivo para Dana 46. Além disso, no catálogo Dana, o único diferencial com relação 2,72 é o 46, o que me leva a crer que ele é original...
Abração rapaz!
Vou procurar essa tabela Edin! Tenho muito interesse, porque a olho nu hehehe, o Dana 60 me parece bem mais parrudão...
Abração
BBMoro, para elucidar este mistério, quando puderes tira umas fotos do eixo e também dos numeros, mas vendo a carcaça já consigo identificar, as diferenças já começam na própria tampa onde o bujão de abastecimento é de borracha e não rosqueado, a tampa é menos vincada, a altura do miolo é mais alta e sua largura também, possui mais parafusos na tampa. Ford abraço. Quanto ao parrudão na verdade é o Dana 70 da Dodge Ram.
Amigo Zé, seguem as fotos:
Anexo 452645Anexo 452648Anexo 452649
Na primeira foto, tem-se a direita o número 46, em cima 061 que não sei o que significa, e na esquerda deve ser algo relacionado ao lote. Na segunda foto, na parte inferior está 020390, que subentendo ser a data. Na parte traseira, não existem números...
Abração!
Anexo 452664Anexo 452665Anexo 452668
Bbmoro...... tem cara de 46, é igual ao meu...
Só que o meu é 3.07
abç
BBMoro, a dúvida está elucidada, definitivamente o diferencial da tua F é realmente um Dana 46. Na última foto, a tampa tem o bujão de borracha, mas o tira teima está ao lado na tampa, nas orelhas do miolo, elas possuem um rebaixo que aí sim identificam o Dana 46. É da safra antes de usarem a plaqueta de identificação, época em que gravavam o serial na própria carcaça. Te garanto uma coisa, se estiveres usando peças originais muito dificilmente irás quebrá-lo. Opino que invista e coloque o bloqueio de volta nele, isto também ajuda pois faz a distribuição de força em pisos firmes por igual nas rodas traseiras o que evita o esforço só de um lado. Por óbvio que fica mais dificil patinar em piso firme mas terás mais segurança em curvas e pisos molhados. Seria inconcebível repotenciar a tua F e ficar sem blocante, em uma arrancada violenta ela facilmente escorregará a traseira de forma abrupta podendo até causar um acidente. Te falo por experiencia, muitos anos de V8 e a maioria "repotenciado" que sem blocante tornavam a brincadeira bem mais arriscada. Ford abraço.
Anotado Zé! Com o andar das modificaçãoes vou chegar no diferencial. Gostei daquele Truetrack que o Tgabiru mencionou. No cado de colocar um blocante, o custo deve ficar muito parecido, e o Truetrack me pareceu ser mais resistente pela construção.
Drossor, que linda a parte de baixo da tua F, credoooo.....pintura novinha!!
Um dia a minha fica parecida! Abraço
BBMoro, o Truetrack por acaso é o bloqueio elétrico? Hoje vi pela primeira vez o tal bloqueio elétrico, estava sendo instalado em um Troller. Fiquei maravilhado com a simplicidade e robustez do troço, mas também o preço é salgado, na faixa dos R$ 3.000,00.
Matando a tua curiosidade sobre minhas fontes, lá pelos meus 10 anos de idade já abria diferencial e os mais fáceis de mexer eram os Dana, já os Braseixos um pouco mais complicados em virtude das chavetas. Um Dana em poucos minutos já ficava desmanchado em cima da banca.
Bbmoro.... obrigado pelo elogio, mas só esta bem lavada... e com pulverização de vaselina líquida, conforme amigo Waldir recomendou.
E se me permitem um pitaco, picape que roda no asfalto (maior parte do tempo) deve usar no máximo um LSD, fora isso, um qualquer SELECIONÁVEL.
Existem uns bloqueios bem legais.. e robustos, mas se atuar no asfalto não é legal.
o Truetrac não é elétrico, é todo mecanico mesmo. SInceramente, não entendi como ele se bloqueia, mas segue um vídeo do sistema:
Exploded View - Inside the Eaton TrueTrac Differential - YouTube
O que gostei mesmo desse sistema foi que ele me parece bem mais forte por ter 3 pontos de contado entre as planetarias e as engranagens do semi-eixos. Massssss, não existe para Dana 46;;;