Prezado Eduardo,
Eu já tive uma Ranger 3.0 XLS CD 4x4 2005, troquei por um Land Rover Defender 2002, depois por um Jeep Wrangler 2008, depois por uma L200 Outdoor HPE 2008, L200 Outdoor Savana 2009 e agora decidi por uma Ranger 3.0 XLT CD 2010.
Concordo que a L200 tem boa suspensão e o câmbio também me agradou bastante pois pessoalmente gosto mais do câmbio curto. Agora, achei que a L200 Outdoor HPE 141CV trabalha com o motor meio que no limite (quando se pisava forte), daí optei pela L200 Savana GLS 121CV, mais espartana, que na média de todos os atributos técnicos qualifiquei como sendo muito boa. O que me incomodou nas duas era a microfolga no acoplamento da barra de direção. Algo que os mecânicos da Mitsubishi dizem ser uma característica de projeto, mas que nas estradas de terra e cascalho com a trepidação me aborreceu muito. Custo de manutenção técnica um pouco cara, condição sine quanon, para ter a pickup em dia.
A Ranger com o motor 3.0 163CV é uma "limosine". Com litragem maior, parece um foguete na estrada e o turbo é ótimo. Eu sei que não dá para comparar com os motores da MIT diferentes. Na versão 2010, parece que o câmbio da Ranger ficou mais justo, mais firme, porém tempo longo para troca de marchas, o que não me incomoda. A suspensão demonstrou ser muito boa tanto em trechos com erosões, lama, cascalho e asfalto. A reduzida é realmente muito forte, a pickup sobe aclives bem acentuados com facilidade.
Penso que tudo é uma questão de ponto de vista, uma questão de gosto. Estou satisfeito com a minha Ranger 2010 até o momento.
Um Grande Abraço,
GREG