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Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10

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  • 19/03/2010, 21:35
    Daniel.Shimomoto
    Eduardo;

    Gostei do relato e ajudou-me a ter ainda mais certeza da escolha que fiz quando comprei a Ranger. Pretendo ficar com ela por alguns anos portanto....

    Abs!!!!
  • 20/03/2010, 00:11
    Jera
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Eustaquio Ver Post
    A pedidos de colegas forisas fiquei 4 dias andando na Ranger para poder tecer alguns comentários.

    Primeira coisa que falo a vocês é que realmente a gente por só andar em camionete a diesel, acaba esquecendo de coisas básicas e lembrando como é ruim ficar trocando de marchas se há um dispositivo que pode fazer isso para você com total mordomia e segurança.

    A Ranger que foi inicialmente do meu irmão e agora está com o filho dele está com quilometragem de 248.300. Esse número foi de quando eu a devolvi ao dono.

    Ela até hoje teve os seguintes problemas (tudo verificado nas notas do arquivo da contabilidade):
    - Entupimento do diesel 2x. Resolvido em garantia, mas gerado nota;
    - 3 trocas de amortecedor durante o tempo de uso;
    - 3 trocas do conjunto de pneus (está atualmente com a medida original e com pneus BF);
    - troca da embreagem com 210.000;
    - Troca das Bieletas 2x;
    - troca de 1 balança superior;
    - Troca dos batentes de suspensão 1x;
    - troca dos faróis de neblina 1x (são o mesmo da EcoEsport);
    - Troca da relação de peão e coroa 1x (meu sobrinho dando rabiadas com ela no asfalto).
    - 1 troca de bateria;
    - 1 lanterna traseira;
    - 1 estepe;

    Desde os 150.000 essa camionete não faz mais manutenção na autorizada e ademais a isso, soma-se a manutenção normal do veículo que é óleo, filtros e alinhamentos apenas quando necessário. Não houve problema algum até o momento com troca de bicos, rendimento da camionete e nem problemas da corrente qdo comando.

    Andando com essa camionete e fazendo um meio comparativo com a Hilux, realmente há diferença logo ao se sentar e ver a sua área de visão. As colunas da Ranger ficam numa posição que em comparado com a Hilux, torna-se bem mais ponto cego do que a hilux.

    Fechando os vidros e andando com ela, não se escuta muitos barulhos e chiados (talvez por causa do último serviço de suspensão tenha sido feito a poucos meses). Agora, abrindo o vidro um barulho chato vem lá da caçamba, batendo algo. Descobrimos que a Ranger merece de vez em quando um aperto neste sentido.

    O conforto da ranger para o motorista é bom e a suspensão chega a ser um pouco mais macia do que a minha atual hilux. Podem não acreditar, mas foi isso que achei. Mas para o motorista em sí a Hilux é bem superior e se formos pedir aos passageiros a falarem de conforto, ai a distância ficaria maior.

    Durante o período que fiquei com ela, o consumo dentro de goiânia ficou em 10,5 com todo o trânsito urbano e na única medida que fiz na estrada indo e voltando para Brasília deu 11,3 por litro, sendo que na ida fui no máximo a 130 e isso em ultrapassagens e na volta, foi bem mais rápido.

    Eu achava que em velocidades mais altas, a Ranger perdia um pouco a estabilidade, mas não é bem assim, a camionete é sim segura e precisa na direção. Não sei se é devido a proximidade da troca das pastilhas desta camionete, mas achei o freio um tanto quanto esponjoso. Nem lembra a Ranger quando eu andei da outra vez.

    Numa visão geral do veículo que esta com a gente nestes quase 3 anos de muito trabalho é uma camionete com um bom preço de aquisição e que aguenta até muito bem para o que foi projetada. Pelo menos comparando com outros veiculos que já tive, ela está até hoje na família e trabalhando diariamente.

    Hoje em dia, a manutenção dela é seguindo o manual pelas quilometragens estipuladas para troca de peças ou quando aparece algo a ser feito. Temos dois mecânicos sendo um em Anápolis e outro em Luis Eduardo Magalhães.

    Bem, é isso. Espero que os colegas que me pediram esse relato gostem.


    owwww saudade da ranger.......!!!!!!!!!

    realmente, a mecanica da ford é muito boa. só fica devendo no espaço interno.
    qnd andei na ranger do shimomoto eu estranhei mt o espaço. antes eu achava bom, mas dps de me acostumar com a hilux e andar na ranger novamente notei q o espaço interno é pequeno.
    pra mim a picape q tem o melhor conjunto mecanico é a ranger.
  • 20/03/2010, 08:06
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Eustaquio Ver Post
    A pedidos de colegas forisas fiquei 4 dias andando na Ranger para poder tecer alguns comentários.

    Primeira coisa que falo a vocês é que realmente a gente por só andar em camionete a diesel, acaba esquecendo de coisas básicas e lembrando como é ruim ficar trocando de marchas se há um dispositivo que pode fazer isso para você com total mordomia e segurança.

    A Ranger que foi inicialmente do meu irmão e agora está com o filho dele está com quilometragem de 248.300. Esse número foi de quando eu a devolvi ao dono.

    Ela até hoje teve os seguintes problemas (tudo verificado nas notas do arquivo da contabilidade):
    - Entupimento do diesel 2x. Resolvido em garantia, mas gerado nota;
    - 3 trocas de amortecedor durante o tempo de uso;
    - 3 trocas do conjunto de pneus (está atualmente com a medida original e com pneus BF);
    - troca da embreagem com 210.000;
    - Troca das Bieletas 2x;
    - troca de 1 balança superior;
    - Troca dos batentes de suspensão 1x;
    - troca dos faróis de neblina 1x (são o mesmo da EcoEsport);
    - Troca da relação de peão e coroa 1x (meu sobrinho dando rabiadas com ela no asfalto).
    - 1 troca de bateria;
    - 1 lanterna traseira;
    - 1 estepe;

    Desde os 150.000 essa camionete não faz mais manutenção na autorizada e ademais a isso, soma-se a manutenção normal do veículo que é óleo, filtros e alinhamentos apenas quando necessário. Não houve problema algum até o momento com troca de bicos, rendimento da camionete e nem problemas da corrente qdo comando.

    Andando com essa camionete e fazendo um meio comparativo com a Hilux, realmente há diferença logo ao se sentar e ver a sua área de visão. As colunas da Ranger ficam numa posição que em comparado com a Hilux, torna-se bem mais ponto cego do que a hilux.

    Fechando os vidros e andando com ela, não se escuta muitos barulhos e chiados (talvez por causa do último serviço de suspensão tenha sido feito a poucos meses). Agora, abrindo o vidro um barulho chato vem lá da caçamba, batendo algo. Descobrimos que a Ranger merece de vez em quando um aperto neste sentido.

    O conforto da ranger para o motorista é bom e a suspensão chega a ser um pouco mais macia do que a minha atual hilux. Podem não acreditar, mas foi isso que achei. Mas para o motorista em sí a Hilux é bem superior e se formos pedir aos passageiros a falarem de conforto, ai a distância ficaria maior.

    Durante o período que fiquei com ela, o consumo dentro de goiânia ficou em 10,5 com todo o trânsito urbano e na única medida que fiz na estrada indo e voltando para Brasília deu 11,3 por litro, sendo que na ida fui no máximo a 130 e isso em ultrapassagens e na volta, foi bem mais rápido.

    Eu achava que em velocidades mais altas, a Ranger perdia um pouco a estabilidade, mas não é bem assim, a camionete é sim segura e precisa na direção. Não sei se é devido a proximidade da troca das pastilhas desta camionete, mas achei o freio um tanto quanto esponjoso. Nem lembra a Ranger quando eu andei da outra vez.

    Numa visão geral do veículo que esta com a gente nestes quase 3 anos de muito trabalho é uma camionete com um bom preço de aquisição e que aguenta até muito bem para o que foi projetada. Pelo menos comparando com outros veiculos que já tive, ela está até hoje na família e trabalhando diariamente.

    Hoje em dia, a manutenção dela é seguindo o manual pelas quilometragens estipuladas para troca de peças ou quando aparece algo a ser feito. Temos dois mecânicos sendo um em Anápolis e outro em Luis Eduardo Magalhães.

    Bem, é isso. Espero que os colegas que me pediram esse relato gostem.

    EEstaquio .... tdo bacana ???

    Essas rabiadas que você fala por acaso não seriam zerinhos que seu sobrinho estava fazendo ????

    Hoje em dia, qual o trabalho que a RAnger faz e ela ainda continua andando nas fazendas ???

    Ja que vc tem as notas, qual a revisão que saiu mais cara da Ranger??
  • 20/03/2010, 21:40
    Daniel.Shimomoto
    Para não abrir um tópico novo...
    Aproveitando a deixa do Eduardo Eustaquio, posto meus 3 anos de Ranger XLT 3.0 4x4.

    Peguei minha picape em 10/12/2006 portanto ela tem 3 anos e alguns meses de uso. Hoje ela está com 91.986km rodados sendo que pelo menos uns 30 mil km foram em estradas de terra (areia), boas mas com bastante "costelas de vaca" o que exigiu um bocado da suspensão. Nesses tres anos, elenco os defeitos/manutenções corretivas que fiz nela.

    - Quando nova (+/- 4.000km), o acionamento da tração ficou louco - hora engatava, hora não desengatava. A Ford daqui de Marilia apanhou um bocado mas descobriu a causa: Um dos fios que liga o módulo GEM de dentro do carro para o motorzinho elétrico descascou e deu "terra" com a carroceria, que deixava o sistema louco. Procedido o devido isolamento, o sistema nunca mais apresentou problemas.

    - Aos 15 mil km (aproximadamente), necessidade de cambagem. Comprei o "kit cambagem" (aprendi no forum) e tudo se resolveu.

    - Aos 30.000km (aproximadamente) os Pirellis Scorpions simplesmente derreteram. Troquei e coloquei os BFG A/T 245/75-16. Estão até hoje nela e aguentam mais uns 15 mil km.

    - Aos 45 mil km, devido a um atolamento que fez ela passar a noite com as rodas dianteiras submersas, tive que trocar os dois cubos/rolamentos dianteiros. Coloquei da marca IMA e aguentaram até os 90 mil km. Depois começaram a roncar. Aproveitei e procedi a troca de todos os lubrificantes (eixo dianteiro, traseiro, cambio e CT). Coloquei o fluido sintetico Lubrax SAE75W90 em ambos os eixos e o ATF OH49X no cambio e CT.

    - 70 mil km. Vazamento do gás do A/C. Ainda não mandei arrumar.

    - Aos 91 mil km, substituição dos cubos dianteiros (coloquei original, com rolamento SKF), dos pivos superiores (coloquei um de procedencia argentina que tem tido bons resultados nas Rangers que tem aqui na cidade), amortecedores e embuxamento geral das bandejas inferiores.

    No mais, pelo uso que tinha com a Ranger achei que gastei até pouco. A Saveiro gastava BEM mais com suspensão dianteira.

    Apenas lembrando - troco filtros de combustivel com 20 mil km, o de ar eu sempre verifico e troco quando está sujo (sem quilometragem definida pois as vezes ele fica sujo com poucos km) e filtro de óleo uma troca sim outra não. O óleo eu troco com 7.500km.

    Abs!!!!
  • 21/03/2010, 07:40
    RABUGENTO
    Muito estranho os pneus terem derretido com 30 mil km.

    Tem ideia do porque?

    Eu tive esse problema de pneu derreter com 20 mil em 1992, com uns Goodyear argentinos que tinha no Escort Guarujá.
    Fui para Foz do Iguaçu em janeiro de 1992, temperatura de 46 graus à sombra, imagine a temperatura do asfalto...

    Por onde você andou para os seus derreterem? Normalmente os Pirelli são mais duros. Estranho mesmo. Mandou para o fabricante?
  • 21/03/2010, 09:47
    Eduardo Eustaquio
    Citação:

    Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    EEstaquio .... tdo bacana ???

    Essas rabiadas que você fala por acaso não seriam zerinhos que seu sobrinho estava fazendo ????

    Hoje em dia, qual o trabalho que a RAnger faz e ela ainda continua andando nas fazendas ???

    Ja que vc tem as notas, qual a revisão que saiu mais cara da Ranger??

    Bom Dia Pequeno Jr,

    Eu conheço como rabiadas que é fazer a camionete ficar girando.

    A Ranger carrega desde combustíveis, material e suplemento nas propriedades de Goiás. Algumas vezes é que ele vai para a Região de Luis Eduardo. Todos os dias ela deve andar algo em torno de 50 quilômetros de estrada de chão.

    Das notas que eu olhei, a revisão mais cara ficou em R$ 1900,00 (e alguma coisa) que houve troca de amortecedor, óleo motor, caixa e etc, alinhamento, alguma coisa do radiador que não me recordo.

    Só para terem idéia, nesta nota o alinhamento custou algo em torno de R$ 230,00 na autorizada e nesta última manutenção, ficou em R$ 45,00.
  • 22/03/2010, 16:24
    Fontenelle
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post

    - Aos 15 mil km (aproximadamente), necessidade de cambagem. Comprei o "kit cambagem" (aprendi no forum) e tudo se resolveu.

    Que kit é esse.
  • 22/03/2010, 18:44
    Nicodemus
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post


    - Aos 45 mil km, devido a um atolamento que fez ela passar a noite com as rodas dianteiras submersas, tive que trocar os dois cubos/rolamentos dianteiros. Coloquei da marca IMA e aguentaram até os 90 mil km. Depois começaram a roncar. Aproveitei e procedi a troca de todos os lubrificantes (eixo dianteiro, traseiro, cambio e CT). Coloquei o fluido sintetico Lubrax SAE75W90 em ambos os eixos e o ATF OH49X no cambio e CT.

    - Aos 91 mil km, substituição dos cubos dianteiros (coloquei original, com rolamento SKF), dos pivos superiores (coloquei um de procedencia argentina que tem tido bons resultados nas Rangers que tem aqui na cidade), amortecedores e embuxamento geral das bandejas inferiores.

    No mais, pelo uso que tinha com a Ranger achei que gastei até pouco. A Saveiro gastava BEM mais com suspensão dianteira.!!!!

    91.000 km e trocou 2 vezes os cubos dianteiros?? puts tá pior que a s-10 executive que eu tive....

    quanto custou cada brincadeira dessas?

    abraços
  • 22/03/2010, 22:58
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por Nicodemus Ver Post
    91.000 km e trocou 2 vezes os cubos dianteiros?? puts tá pior que a s-10 executive que eu tive....

    quanto custou cada brincadeira dessas?

    abraços

    Os dois primeiros rolamentos da RAnger do daniel foram embora pq a RAnger passou de um dia para o outro dentro de um lamaçal presa pela dianteira. Ele embicou e lá mesmo ficaram no outro dia com um trator.

    Os rolamentos que ele colocou foram IMA e rodaram até os 91.000km.

    agora ele voltou tudo para o original.
  • 23/03/2010, 00:06
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Os dois primeiros rolamentos da RAnger do daniel foram embora pq a RAnger passou de um dia para o outro dentro de um lamaçal presa pela dianteira. Ele embicou e lá mesmo ficaram no outro dia com um trator.

    Os rolamentos que ele colocou foram IMA e rodaram até os 91.000km.

    agora ele voltou tudo para o original.

    Valeu Pequeno!!!!!

    Nicodemus, foi isso mesmo. O rolamento tava zero km e saiu do lamaçal roncando. 24 horas com as rodas afundadas no brejo (na verdade era mais água do que lama) até a altura do parachoque. Depois procuro as fotos e posto.

    Na época paguei R$750,00 pelo IMA. Hoje o meu meca ainda nao fechou a minha conta mas acredito que não passará disso os rolamentos originais. Anteriormente tinha dito que o rolamento original era SKF mas errei. São Timkem. Acredito que devam durar pelo menos o dobro dos IMA (é só não cair no lamaçal de novo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    Fontenelle;

    O Kit cambagem são um conjunto de parafusos excentricos que voce adquire na Ford e subsitui os originais na fixação da bandeja superior. Tá nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=20008&page=2

    Abs!!!
  • 26/03/2010, 15:13
    JRPinto
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Eustaquio Ver Post
    Prezado Loyer, para te responder essa pergunta fiquei uns 3 minutos pensando bem no que responder.

    Veja, quando comprei a primeira Hilux realizei algo que queria muito tempo e não tinha realizado não foi por falta de questões financeiras, mas sim porque achava-a muito mas muito cara que o segundo grupo das camionetes disponíveis no mercado. Ficava me perguntando, preciso mesmo disso tudo? E com isso protelava a compra.

    Comprei a primeira toyota de minha vida naquele pensamento que muitos amigos, principalmente do norte, me falavam que era a fama de indestrutível., manutenção mais em conta e outras coisas mais. Com o passar do tempo e uso, claro que ela deu bem menos problemas que outras, mas de uma forma geral, não foi tão assim como disseram.

    Outro caso que sempre vi aqui no fórum foi a questão do preço de revenda que muitos aqui diziam que a Hilux era a que menos perdia dinheiro e por isso, não sei se você recorda, a cada estado que eu passava eu verificava quando pagavam em meu veículo. Dai vi novamente que essa história não era tão verídica. Claro que, verifiquei isso na pior época que foi enquanto vigorou os descontos de IPI, mas mesmo assim, a Hilux não teve desconto algum durante esse período.

    Quando recebi a proposta de venda da minha ex-hilux, fiz várias simulações entre as 3 camionetes desta categoria. Na minha idéia e de muitos usuários de camionetes pelo interior do Brasil é que o câmbio automático veio para ficar e disso não abro mais a mão. Então, o que pesou pela escolha da hilux? Não sei te dizer. Estou aqui digitando e não consigo achar algo razoável para te dizer. Arrependido, não estou de forma alguma, pelo contrário satisfeito. Apenas sei que da mesma forma que tive problemas com todas as camionetes que já tive, na hilux também terei e outra, dizer que o atendimento da toyota resolve tudo não é verdade, pois quando fui trocar o terceiro disco de freioda hilux, eles simplesmente nem levantaram a mão.

    Sobre a andar na camionete de meu irmão, quando estamos no mesmo local e as chaves estão soltas, a primeira que eu pegar eu saio seja a da Hilux, L200 ou até mesmo a antiga Ranger que foi dele e está hoje com meu sobrinho.

    Caro Eduardo,
    Cheguei a este forum pelo google ao procurar "comparativo entre Pickups" haja vista meu interesse em adquirir minha primeira pickup. Aproveitando o relato da tua experiência com elas, fiz meu cadastro para acompanhar o forum. Não contava, contudo, com o tamanho do forum nem a quantidade de mensagens postadas. Essa é a razão de minha pergunta para você e demais foristas, desde já agradecendo pela atenção.
    Com a ajuda de vocês já concluí que desejo uma 4x4, diesel e automática. O problema é que as automáticas são "top" com o preço a partir de R$110.000,00 (aqui no RJ). Disponho de cerca de R$80.000,00. Só me restaria comprar semi nova (a preferência está recaindo sobre a L200 Outdoor HPE). O que acham? É risco comprar usada (a partir de 2007)? Qual cuidado devo ter? O que é mais importante verificar? Finalmente, pela experiência sua, é melho esperar para comprar uma zero?
    Abs. JRPinto
  • 26/03/2010, 18:27
    Loyer
    Citação:

    Postado originalmente por JRPinto Ver Post
    Caro Eduardo,
    Cheguei a este forum pelo google ao procurar "comparativo entre Pickups" haja vista meu interesse em adquirir minha primeira pickup. Aproveitando o relato da tua experiência com elas, fiz meu cadastro para acompanhar o forum. Não contava, contudo, com o tamanho do forum nem a quantidade de mensagens postadas. Essa é a razão de minha pergunta para você e demais foristas, desde já agradecendo pela atenção.
    Com a ajuda de vocês já concluí que desejo uma 4x4, diesel e automática. O problema é que as automáticas são "top" com o preço a partir de R$110.000,00 (aqui no RJ). Disponho de cerca de R$80.000,00. Só me restaria comprar semi nova (a preferência está recaindo sobre a L200 Outdoor HPE). O que acham? É risco comprar usada (a partir de 2007)? Qual cuidado devo ter? O que é mais importante verificar? Finalmente, pela experiência sua, é melho esperar para comprar uma zero?
    Abs. JRPinto

    Amigo você não poderia começar pior, a L-200 sport/outdoor seria a unica pick-up que eu não compraria automática. Manual ainda vai la pra quem gosta de L200 mas automática é pedir pra se arrepender.
    Faz o seguinte, faça um test drive na Outdoor automática e depois faz numa triton, hilux e frontier que você vai entender o que estou falando.
    Seja bem vindo ao forum e boa sorte na compra da sua pick-up.
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