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Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10

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  • 22/02/2010, 11:39
    Ricknit
    Quanto ao Diesel, abasteci em teresópolis com o Diesel aditivado da esso (maxxidiesel) e magicamente o comp de bordo passou de 8,5 para 9,5km/l, tudo em trânsito urbano, dentro de teresópolis e com aquele maravilhoso anda e para do carnaval. Eu não sabia que fazia essa diferença toda.
  • 22/02/2010, 11:59
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Ricknit Ver Post
    Quanto ao Diesel, abasteci em teresópolis com o Diesel aditivado da esso (maxxidiesel) e magicamente o comp de bordo passou de 8,5 para 9,5km/l, tudo em trânsito urbano, dentro de teresópolis e com aquele maravilhoso anda e para do carnaval. Eu não sabia que fazia essa diferença toda.

    Falando em diesel, tempos atrás tava conversando com um "tanqueiro" (motorista de caminhão tanque) e perguntei como se adulterava diesel. Fiquei assustado com o que ele me contou:

    Oleo queimado: É comum "batizar" diesel com óleo queimado. Até ai vamos lá. O volume não é tão grande.

    Oleo combustivel: Diz que tem muita quadrilha no litoral, regioes portuárias. Compram óleo combustivel de navio (resto de tanque) do proprio comandante do navio, carregam no caminhão, misturam no diesel e distribuem. Interessante, não?

    Abs!!!
  • 22/02/2010, 18:45
    Loyer
    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Agora qual será a explicação técnica ou o motivo para não ser utilizada a quarta marcha quando em 4x4 Low? Não estendo o motivo disto. :pensativo: :pensativo:

    E acho isto muito ruim pois pelo que me lembro, quando fiz o teste, o giro ficava muito alto e a velocidade era baixa. Imagina a situação onde a pessoa precisa ficar em 4x4 Low por muito tempo, por exemplo, fazendo uma viagem por estradas enlameadas. Isto prejudica e muito o desempenho do carro. :parede: :parede:

    Alê eu estava lendo o manual da tr4 2010 da minha mãe e la fala justamente isso: com a reduzida acionada, o câmbio só vai até a 3ª marcha, a 4ª fica desligada.

    Já na hilux o manual é omisso.

    Abraço.
  • 22/02/2010, 18:49
    AKPG
    Citação:

    Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Alê eu estava lendo o manual da tr4 2010 da minha mãe e la fala justamente isso: com a reduzida acionada, o câmbio só vai até a 3ª marcha, a 4ª fica desligada.

    Já na hilux o manual é omisso.

    Abraço.

    Mais um carro com esta mesma característica. Agora continuo a pergunta: qual o motivo disto? Sinceramente não entendo...
  • 22/02/2010, 18:56
    Marcelo Schirmer
    Primeiro quero parabenizar a todos do fórum, tenho acompanhado muito pois vou comprar um 4x4 e tive muitas informações importantes. Queria deixar uma dica para o pessoal que tem falado muito em média de combustível, é necessário colocar a velocidade média indicada no computador de bordo, e não apenas o consumo, tenho visto as pessoas falarem que andam a 120 e 130, teve até uma pessoa, não me recordo agora quem, que disse estar andando a 90 km, mas qualquer caminhão que pegarmos para fazer uma ultrapassagem a nossa velocidade média já não vai ser a mesma. Como foi citado de um morador de SP que faz de média de 5,5 na sua triton, pode ter certeza que a velocidade média dele é muito baixa, fazendo o consumo aumentar muito. Trabalho com caminhões e o fator velocidade média conta muito para analisarmos qual o local e tipo de serviço consome mais óleo diesel, então fica ai a dica.

    Até o final desse mês estarei comprando uma Ranger Limited, e ando em média 30 mil km ao ano, com certeza irei compartilhar as minhas experiências com vocês.

    Abraço!
    Deus abençoe a todos!
  • 22/02/2010, 19:46
    Marcello Ladeira
    Loyer isso não é exclusividade da Hilux ou da TR... o mesmo ocorria na minha Pajero Sport e também na Full (que vai até 4a sendo que o AT tem 5 marchas). Na Full tem a inscrição na porta indicando que isso é feito para preservar a transmissão.

    Abs,
  • 22/02/2010, 21:37
    Florestal
    Jedi
    Bão também DieselPower

    Vou fazer o teste dos 90 km/h. Mas parabéns pela paciência... dificil manter essa toada...

    Embora já tenha capotado uma vez (um peugeot 206), confesso que fico com medo depois dos 130, mas ainda não desenvolvi a sabedoria Jedi para ir a 90.. quem sabe qdo ficar com cabelos mais brancos..

    Abraços

    Citação:

    Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Pois é,
    Depois que meu serviço começou a exigir de mim viagens constantes, cheguei a uma conclusão. Antes pegava a estrada 1 ou 2 vezes por mês, e andava mantendo 120 - 130 km/h de velocidade cruzeiro, com picos de velocidade em ultrapassagens. Porém como estou viajando todos os dias, meu tempo de exposição na estrada é muito maior, e com isto os riscos também aumentam, e para diminuir os riscos comecei a viajar mantendo 90 km/h de velocidade cruzeiro. No começo é difícil, mas depois vcoê acostuma e percebe a maior segurança em situações limite.
    Mas, quando viajo nos finais de semana (fora do serviço) não consigo manter esta média, e volto para os 110-120-130.
    Andando em cidade/estrada/chão vazio sem cuidar muito, o consumo fica entre 9,8 e 10,2 km/l.
    Já em viagens mantendo os "famosos" 90 km/h já cheguei a fazer mais de 11 (não lembro ao certo, se não me engano 11,8).
    Mas vale lembrar, que em algumas viagens (com pressa) já cheguei a fazer 8,8 km/l.
    Minha antiga L200 GLS 2002 era mais beberrona que a "Verdona".
    Ultimamente estou viajando com um Gol 2009 2P, o legítimo "Pé de Boi", nem ar quente tem... Esse tem feito 16 km/l de gasolina e 12 km/l de álcool, sempre em percurso misto cidade/asfalto, estrada de chão e carregado com 300 kg de equipamentos mais meus humildes 110 kg.
    Acredito que consigo médias boas, pois utilizo pouquíssimo os freios, dificilmente preciso retomar velocidade. Estipulo uma veocidade cruzeiro e e nela que eu vou, seja em retas seja em curvas...
    Abraço.

  • 22/02/2010, 21:40
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Loyer isso não é exclusividade da Hilux ou da TR... o mesmo ocorria na minha Pajero Sport e também na Full (que vai até 4a sendo que o AT tem 5 marchas). Na Full tem a inscrição na porta indicando que isso é feito para preservar a transmissão.

    Abs,

    Ale; Loyer e Marcello

    Posso estar errado mas eu acredito que seja com a intenção de preservar a caixa de transferencia, como o Marcello bem disse acima.

    A engrenagem não deve suportar altas velocidades quando acopladas pela luva (portanto, sofrendo esforços), lembrando que a razão de transferencia da reduzida é de 2:1 acima. Ainda mais se levarmos em conta que a engrenagem tem que aguentar os esforços de dois eixos.

    Na Ranger pelo menos, eu não tenho coragem (que alguns tem) de andar a mais de 40km/h em reduzida.

    Abs!!!!
  • 22/02/2010, 21:43
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Marcelo Schirmer Ver Post
    Primeiro quero parabenizar a todos do fórum, tenho acompanhado muito pois vou comprar um 4x4 e tive muitas informações importantes. Queria deixar uma dica para o pessoal que tem falado muito em média de combustível, é necessário colocar a velocidade média indicada no computador de bordo, e não apenas o consumo, tenho visto as pessoas falarem que andam a 120 e 130, teve até uma pessoa, não me recordo agora quem, que disse estar andando a 90 km, mas qualquer caminhão que pegarmos para fazer uma ultrapassagem a nossa velocidade média já não vai ser a mesma. Como foi citado de um morador de SP que faz de média de 5,5 na sua triton, pode ter certeza que a velocidade média dele é muito baixa, fazendo o consumo aumentar muito. Trabalho com caminhões e o fator velocidade média conta muito para analisarmos qual o local e tipo de serviço consome mais óleo diesel, então fica ai a dica.

    Até o final desse mês estarei comprando uma Ranger Limited, e ando em média 30 mil km ao ano, com certeza irei compartilhar as minhas experiências com vocês.

    Abraço!
    Deus abençoe a todos!

    Marcelo;

    Boa sorte na sua aquisição. Amacia ela direitinho (não mantenha rotações constantes por longos periodos, nem saia exigindo o máximo do motor nos primeiros 5 mil km) e terá um motorzinho joia puxando teu carro.

    Abs!!!!
  • 22/02/2010, 22:29
    Florestal
    1 Anexo(s)
    Diesel - visao geral
    Pessoal

    Visando ajudar no debate sobre a (péssima) qualidade do Diesel que abastece nossas viaturas, envio em anexo um pequeno manual sobre o mesmo que encontrei na internet.

    Abs
  • 22/02/2010, 22:38
    Ricknit
    Vou dar o que eu acho:

    A última marcha do cambio AT (e de alguns MT) é overdrive, ou seja, relação longa, comparando as marchas inferiores.

    Com isso, se engatasse a overdrive, as engrenagens poderiam girar mais do que o mecanismo aguenta, ocasionando uma quebra ou na melhor das hipóteses, desgaste prematuro do conjunto.

    Se falei besteira, me desculpem, mas para mim, isso é o que mais faz sentido.

    Abs!
  • 22/02/2010, 23:00
    Ricknit
    Citação:

    Postado originalmente por Florestal Ver Post
    Pessoal

    Visando ajudar no debate sobre a (péssima) qualidade do Diesel que abastece nossas viaturas, envio em anexo um pequeno manual sobre o mesmo que encontrei na internet.

    Abs


    Po, Floresta,

    Depois de ler essa "visão geral" fiquei até com medo de abastecer o carro... A gente não tem como confiar nos postos. Vou seguir o conselho do meu pai: como o tanque tem autonomia média de 900km, programar os abastecimentos somente no posto conhecido!

    Agora entendo pq muito antigamente, o meu pai andava com um filtro na caçamba... 1/4 de tambor com uma torneira. Dentro, um filtro bem grosso. Na hora de abastecer, encaixava o quarto de tambor no bocal do tanque e jogava o diesel por dentro dele. Não tinha erro! As f-1000, d-10 e d-20 dele nunca falharam por causa de sujeira no diesel.
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