Powered by vBulletin

Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 56 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 6464748495051525354555657585960616263646566106 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/02/2010, 11:39
    Ricknit
    Quanto ao Diesel, abasteci em teresópolis com o Diesel aditivado da esso (maxxidiesel) e magicamente o comp de bordo passou de 8,5 para 9,5km/l, tudo em trânsito urbano, dentro de teresópolis e com aquele maravilhoso anda e para do carnaval. Eu não sabia que fazia essa diferença toda.
  • 22/02/2010, 11:59
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por Ricknit Ver Post
    Quanto ao Diesel, abasteci em teresópolis com o Diesel aditivado da esso (maxxidiesel) e magicamente o comp de bordo passou de 8,5 para 9,5km/l, tudo em trânsito urbano, dentro de teresópolis e com aquele maravilhoso anda e para do carnaval. Eu não sabia que fazia essa diferença toda.

Falando em diesel, tempos atrás tava conversando com um "tanqueiro" (motorista de caminhão tanque) e perguntei como se adulterava diesel. Fiquei assustado com o que ele me contou:

Oleo queimado: É comum "batizar" diesel com óleo queimado. Até ai vamos lá. O volume não é tão grande.

Oleo combustivel: Diz que tem muita quadrilha no litoral, regioes portuárias. Compram óleo combustivel de navio (resto de tanque) do proprio comandante do navio, carregam no caminhão, misturam no diesel e distribuem. Interessante, não?

Abs!!!
  • 22/02/2010, 18:45
    Loyer
    Citação:

Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Agora qual será a explicação técnica ou o motivo para não ser utilizada a quarta marcha quando em 4x4 Low? Não estendo o motivo disto. :pensativo: :pensativo:

E acho isto muito ruim pois pelo que me lembro, quando fiz o teste, o giro ficava muito alto e a velocidade era baixa. Imagina a situação onde a pessoa precisa ficar em 4x4 Low por muito tempo, por exemplo, fazendo uma viagem por estradas enlameadas. Isto prejudica e muito o desempenho do carro. :parede: :parede:

Alê eu estava lendo o manual da tr4 2010 da minha mãe e la fala justamente isso: com a reduzida acionada, o câmbio só vai até a 3ª marcha, a 4ª fica desligada.

Já na hilux o manual é omisso.

Abraço.
  • 22/02/2010, 18:49
    AKPG
    Citação:

Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Alê eu estava lendo o manual da tr4 2010 da minha mãe e la fala justamente isso: com a reduzida acionada, o câmbio só vai até a 3ª marcha, a 4ª fica desligada.

Já na hilux o manual é omisso.

Abraço.

Mais um carro com esta mesma característica. Agora continuo a pergunta: qual o motivo disto? Sinceramente não entendo...
  • 22/02/2010, 18:56
    Marcelo Schirmer
    Primeiro quero parabenizar a todos do fórum, tenho acompanhado muito pois vou comprar um 4x4 e tive muitas informações importantes. Queria deixar uma dica para o pessoal que tem falado muito em média de combustível, é necessário colocar a velocidade média indicada no computador de bordo, e não apenas o consumo, tenho visto as pessoas falarem que andam a 120 e 130, teve até uma pessoa, não me recordo agora quem, que disse estar andando a 90 km, mas qualquer caminhão que pegarmos para fazer uma ultrapassagem a nossa velocidade média já não vai ser a mesma. Como foi citado de um morador de SP que faz de média de 5,5 na sua triton, pode ter certeza que a velocidade média dele é muito baixa, fazendo o consumo aumentar muito. Trabalho com caminhões e o fator velocidade média conta muito para analisarmos qual o local e tipo de serviço consome mais óleo diesel, então fica ai a dica.

Até o final desse mês estarei comprando uma Ranger Limited, e ando em média 30 mil km ao ano, com certeza irei compartilhar as minhas experiências com vocês.

Abraço!
    Deus abençoe a todos!
  • 22/02/2010, 19:46
    Marcello Ladeira
    Loyer isso não é exclusividade da Hilux ou da TR... o mesmo ocorria na minha Pajero Sport e também na Full (que vai até 4a sendo que o AT tem 5 marchas). Na Full tem a inscrição na porta indicando que isso é feito para preservar a transmissão.

Abs,
  • 22/02/2010, 21:37
    Florestal
    Jedi
    Bão também DieselPower

Vou fazer o teste dos 90 km/h. Mas parabéns pela paciência... dificil manter essa toada...

Embora já tenha capotado uma vez (um peugeot 206), confesso que fico com medo depois dos 130, mas ainda não desenvolvi a sabedoria Jedi para ir a 90.. quem sabe qdo ficar com cabelos mais brancos..

Abraços

Citação:

Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Pois é,
    Depois que meu serviço começou a exigir de mim viagens constantes, cheguei a uma conclusão. Antes pegava a estrada 1 ou 2 vezes por mês, e andava mantendo 120 - 130 km/h de velocidade cruzeiro, com picos de velocidade em ultrapassagens. Porém como estou viajando todos os dias, meu tempo de exposição na estrada é muito maior, e com isto os riscos também aumentam, e para diminuir os riscos comecei a viajar mantendo 90 km/h de velocidade cruzeiro. No começo é difícil, mas depois vcoê acostuma e percebe a maior segurança em situações limite.
    Mas, quando viajo nos finais de semana (fora do serviço) não consigo manter esta média, e volto para os 110-120-130.
    Andando em cidade/estrada/chão vazio sem cuidar muito, o consumo fica entre 9,8 e 10,2 km/l.
    Já em viagens mantendo os "famosos" 90 km/h já cheguei a fazer mais de 11 (não lembro ao certo, se não me engano 11,8).
    Mas vale lembrar, que em algumas viagens (com pressa) já cheguei a fazer 8,8 km/l.
    Minha antiga L200 GLS 2002 era mais beberrona que a "Verdona".
    Ultimamente estou viajando com um Gol 2009 2P, o legítimo "Pé de Boi", nem ar quente tem... Esse tem feito 16 km/l de gasolina e 12 km/l de álcool, sempre em percurso misto cidade/asfalto, estrada de chão e carregado com 300 kg de equipamentos mais meus humildes 110 kg.
    Acredito que consigo médias boas, pois utilizo pouquíssimo os freios, dificilmente preciso retomar velocidade. Estipulo uma veocidade cruzeiro e e nela que eu vou, seja em retas seja em curvas...
    Abraço.

• 22/02/2010, 21:40
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Loyer isso não é exclusividade da Hilux ou da TR... o mesmo ocorria na minha Pajero Sport e também na Full (que vai até 4a sendo que o AT tem 5 marchas). Na Full tem a inscrição na porta indicando que isso é feito para preservar a transmissão.

Abs,

Ale; Loyer e Marcello

Posso estar errado mas eu acredito que seja com a intenção de preservar a caixa de transferencia, como o Marcello bem disse acima.

A engrenagem não deve suportar altas velocidades quando acopladas pela luva (portanto, sofrendo esforços), lembrando que a razão de transferencia da reduzida é de 2:1 acima. Ainda mais se levarmos em conta que a engrenagem tem que aguentar os esforços de dois eixos.

Na Ranger pelo menos, eu não tenho coragem (que alguns tem) de andar a mais de 40km/h em reduzida.

Abs!!!!
  • 22/02/2010, 21:43
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo Schirmer Ver Post
    Primeiro quero parabenizar a todos do fórum, tenho acompanhado muito pois vou comprar um 4x4 e tive muitas informações importantes. Queria deixar uma dica para o pessoal que tem falado muito em média de combustível, é necessário colocar a velocidade média indicada no computador de bordo, e não apenas o consumo, tenho visto as pessoas falarem que andam a 120 e 130, teve até uma pessoa, não me recordo agora quem, que disse estar andando a 90 km, mas qualquer caminhão que pegarmos para fazer uma ultrapassagem a nossa velocidade média já não vai ser a mesma. Como foi citado de um morador de SP que faz de média de 5,5 na sua triton, pode ter certeza que a velocidade média dele é muito baixa, fazendo o consumo aumentar muito. Trabalho com caminhões e o fator velocidade média conta muito para analisarmos qual o local e tipo de serviço consome mais óleo diesel, então fica ai a dica.

Até o final desse mês estarei comprando uma Ranger Limited, e ando em média 30 mil km ao ano, com certeza irei compartilhar as minhas experiências com vocês.

Abraço!
    Deus abençoe a todos!

Marcelo;

Boa sorte na sua aquisição. Amacia ela direitinho (não mantenha rotações constantes por longos periodos, nem saia exigindo o máximo do motor nos primeiros 5 mil km) e terá um motorzinho joia puxando teu carro.

Abs!!!!
  • 22/02/2010, 22:29
    Florestal
    1 Anexo(s)
    Diesel - visao geral
    Pessoal

Visando ajudar no debate sobre a (péssima) qualidade do Diesel que abastece nossas viaturas, envio em anexo um pequeno manual sobre o mesmo que encontrei na internet.

Abs
  • 22/02/2010, 22:38
    Ricknit
    Vou dar o que eu acho:

A última marcha do cambio AT (e de alguns MT) é overdrive, ou seja, relação longa, comparando as marchas inferiores.

Com isso, se engatasse a overdrive, as engrenagens poderiam girar mais do que o mecanismo aguenta, ocasionando uma quebra ou na melhor das hipóteses, desgaste prematuro do conjunto.

Se falei besteira, me desculpem, mas para mim, isso é o que mais faz sentido.

Abs!
  • 22/02/2010, 23:00
    Ricknit
    Citação:

Postado originalmente por Florestal Ver Post
    Pessoal

Visando ajudar no debate sobre a (péssima) qualidade do Diesel que abastece nossas viaturas, envio em anexo um pequeno manual sobre o mesmo que encontrei na internet.

Abs

Po, Floresta,

Depois de ler essa "visão geral" fiquei até com medo de abastecer o carro... A gente não tem como confiar nos postos. Vou seguir o conselho do meu pai: como o tanque tem autonomia média de 900km, programar os abastecimentos somente no posto conhecido!

Agora entendo pq muito antigamente, o meu pai andava com um filtro na caçamba... 1/4 de tambor com uma torneira. Dentro, um filtro bem grosso. Na hora de abastecer, encaixava o quarto de tambor no bocal do tanque e jogava o diesel por dentro dele. Não tinha erro! As f-1000, d-10 e d-20 dele nunca falharam por causa de sujeira no diesel.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 56 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 6464748495051525354555657585960616263646566106 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:30.