Fui Ontem a Cascavel e retornei Hoje. Consumo na Estrada Ida indo rápido deu 8,1. Na volta, vindo bem mais devagar 9,6. Acabei de chegar e vim ao computador. Vou descansar e amanhã dou mais detalhes.
Versão Imprimível
Fui Ontem a Cascavel e retornei Hoje. Consumo na Estrada Ida indo rápido deu 8,1. Na volta, vindo bem mais devagar 9,6. Acabei de chegar e vim ao computador. Vou descansar e amanhã dou mais detalhes.
Prezados Pickupeiros, boa noite
Tenho acompanhado esse fórum já a algumas semanas. Sempre participei da parte "jipeira" do fórum, pois tinha um XJ 97 verde (XJ = Cherokee Sport no Brasil), uma viatura realmente que me deu muitas alegrias e deixou saudade.
Esse ano decidi comprar uma pickup em função do meu trabalho, mas ainda não me decidi qual, e devo dizer que até o momento, as contribuições do EEustáquio e outros tem me ajudado a formar minha opinião.
Trabalho bastante na Amazônia e devo dizer que por experiência própria, as L200 e as Hilux, são as que aguentam mais o tranco Amazônico, que não é moleza.
Lá normalmente utilizo uma Hilux 2008 STD. Pelo fato do motor ser 2.5 e raramente andar carregado ou com o pé embaixo (as estradas não deixam), ela faz entre 10.5 a 11 km/l, mais para o 11.
Ja nas L200 tenho pouca experiência de direção, mas alguma de "carona", já que normalmente utilizo junto com órgãos .gov que normalmente compram L200 por serem mais baratas. Acredito que as L200 são mais fortes que as Hilux, minha opinião claro, mas também são mais ariscas e mais desconfortáveis (isso certamente para quem vai atrás - afinal são 20 cm a menos). Ainda não andei nas Triton então não dá pra comparar.
De qualquer forma, quero parabenizar os foristas pelo nível do debate aqui e dizer que espero poder contribuir mais no futuro, por enquanto só estou aprendendo sobre essa nova categoria.
Em tempo, poderia ser o aumento de consumo relacionado ao sistema de escape da nova Hilux 09/10? por exemplo novas exigencias do proconve/ibama sobre emissões de diesel, levando a toyota a ter que adotar catalisadores diferentes?
Abraços a todos
Meus últimos dados de consumo da Hilux são:
Rodei 642 Km e abasteci colocando 72 litros o que dá uma média de 8,9 Km/l.
O marcador marcava 8,8 Km/l.
Como andava sempre entre 140 e 160 Km/h está até bom.
Não adianta pensar em fazer médias próximas a 10Km/l nessa velocidade que é impossível, mas perto de 9 km/l é até factível.
Florestal alteração do escapamento??? Não sabia disso.
Qual o modelo das L-200 que vcs usam lá??
Outra coisa, qual o tempo médio de troca das viaturas? Pelo menos no sul do Pará, a última compra do Ibama foram para lá algumas Frontier modelo novo, mas não a TOP, não sei qual o modelo. Pelo que conversei com o pessoal de lá a idéia agora é trocar a cada 3 anos no máximo, dentro do prazo de garantia.
Mestre Splinter, as anteriores a 2009 mas já de modelo novo conseguiam nesta média de velocidade fazer 10 e alguma coisa.
POr isso que continuo dizendo, não é só aro 16 e troca de relação. Tem algo a mais.
O Florestal levantou a bandeira do escape. Será?
Salve Pequeno jr.
Vi q vc é de BSB, eu também. Moro aqui e trabalho Brasil afora.
Então, o pessoal do Acre usa muito a Outdoor GLS e algumas concessionárias (como Eletronorte) usam a savana. Ambas são muito, mas muito boas de mato, mas bem apertadas atrás. Eu tenho 1,75 e fiz uma viagem de umas 8 horas com uma outdoor e no final meu joelho tava incomodando.
Sobre as frontier, um amigo meu do Ibama disse q uns 2 anos atrás compraram umas 70 viaturas, para fiscalização de campo. Ao final de 1 ano mais da metade já tava no chão, por isso digo que L200 e Hilux são quem aguenta o tranco.
Sobre o sistema de escape, imagino que pode ser sim. Li em algum lugar (forum nos EUA acho) que a nova hilux reduziu as emissões, então deve ter modificado algo no sistema, provavelmente catalizador e canos. Então acredito que seja uma alteração plausível. E também no Brasil, as empresas agora estão de olho nas emissões por causa do ranking do IBAMA/Inmetro e porque o diesel no Brasil em breve vai passar para 50 ppm (o chamado S-50). Hoje a petrobrás comercializa o S-500 (500 ppm de enxofre). Talvez as fábricas já estejam se adequando.
Acho que vale uma consulta para a fábrica. E pedir que algum Engenheiro responda e não um call center ou vendedor de loja.
Abraços,
Há de se levar em conta como foi o contrato de manutenção nestes veículos. Em alguns casos, como vi ocorrendo com os veículos utilizados pelo Ibama no oeste Bahiano, não havia contrato de manutenção algum e assim, as frontiers foram usadas até não prestarem mais.
Sobre o consumo. Continua da mesma forma. Claro que não ocorreu mais o consumo atípico como aquele de bombinhas, mas consumo acima dos 10 por litro, até agora nada. Só sendo na estrada.
Beleza de explanação sobre a experiência particular do Eduardo!
Tive S-10, L200, Frontier e atualmente tenho uma Ranger 4X4 XLT 2008. Confesso que no geral prefiro a Frontier, que aliás me salvou a vida, juntamente com a minha esposa, em um acidente grave onde bati de frente com um caminhão carregado e desgovernado, transformando minha pickup num monte de ferro velho, preservando o habitáculo devido às deformações programadas pelos engenheiros japoneses.
Mas falando de melhor pickup, para mim que gosto de passear pelo Brasil e fora dele, sempre pelo asfalto, vou tecer, de forma amadora alguns comentários, longe do nivel dos do Eduardo, que é profissional no dentro e fora da estrada.
Semana passada, após pesquisa de preços pelo Brasil, optei em comprar uma Ranger 4X4, XLT, 3.0, em Goiânia, e para isso fui buscá-la para ser a minha companheira (junto com a minha esposa, é claro!) nas próximas viagens de férias.
Pois bem. Ao primeiro contato estranhei o fato de pisar e não obter resposta no trânsito urbano da capital goiana. Fiquei muito decepcionado e pensei em desistir da compra e voar de volta para comprar uma Frontier ou Hilux. Não imaginei que 8 válvulas faziam uma diferença descomunal como nesse caso. Minha mulher, que me conhece bem, lascou o veredicto: "eu lhe conheço e sei que vc está decepcionado, então não compre!". Calei-me e fui dar umas voltas para ver se o clima entre nós melhorava, mas a Ranger teimava em se comportar de maneira instável; ou balançava demais ou pedia marcha inferior. Mas algo me dizia que esse romance iria vingar. Então fui colocar capota marítima, estribos, etc., sempre com o olhar penoso da minha esposa. Após receber os documentos e agradecimentos de praxe da concessionária Ford, resolvi pegar a estrada para Aracajú e dar continuidade às minhas tão merecidas férias. Daí começamos o entrosamento. Entre "conversas" com o computador de bordo e desempenho na estrada comecei a me empolgar. Ponteiro oscilando entre 120 e 130 km/h e consumo entre 12 e 12,5 km/l. Comecei a esquecer os antigos amores S-10, L200 e Frontier. Resumindo nosso primeiro aniversário de 2.000 km, destaco alguns pontos positivos que observei. Lembrando bem que nunca tive Hilux.
1º) Consumo bem inferior às pickups anteriores
2º) Extremamente silenciosa na estrada
3º) Bom nivel de estabilidade nas curvas
4º) Conforto bem acima da média das anteriores
5º) Som original de excelente qualidade
6º) Computador de bordo muito útil e intuitivo
7º) Freio um pouco superior às demais
Pontos negativos
1º) No trânsito urbano se comporta mal (me sinto num trator)
2º) Passageiros traseiros passam mal
3º) Freio de estacionamento, tanto dela como da S-10, arcaico e desconfortável para um carro de R$ 90.000,00
RESUMO: Estamos nos dando muito bem e já passou o arrependimento de ter comprado a pickup americana. Vou agora observar a manutenção.
Peço desculpas antecipadas aos que têem este site como fórum de 4X4 que rodam no fora de estrada, mas, como "asfalteiro", creio que posso adicionar um pouco de experiência e bater um bom papo com os amantes das pickups.
Marcelo;
Bem vindo ao fórum.
A Ranger cada modelo é um!!! Vou contar minha experiencia com Rangers que experimentei.
Trabalhava com picape pequena no dia a dia mas ai foi ficando impraticável o preco do álcool (tá chegando a R$2,00 aqui em SP e a gasolina, R$2,60) e resolvi ir para uma picape diesel e pesquisar.
Fui atrás da Mit mas me assustou o consumo de diesel (achei alto - depois no forum percebi que o custo de manutenção também). S10 nunca fez minha cabeça ai fiquei na Frontier e na Ranger. Mas gosto da cara de caminhao da Ranger (e da ausencia de rodas livres).
Experimentei uma 2.5. Dura pra kct. E meio xoxa. Mas economica. Ai um amigo me ofereceu uma 2.8L 2001/2002. Confesso que quase que não devolvi o carro pro cara. SHOW. Turbina TGV, acelerava rapidamente, muito mais macia que a 2.5, um espetaculo. Mas a caminhonete estava muito detonada ai aproveitei um consorcio, puxa daqui e dali, peguei uma 3.0 nova.
Confesso que no começo me decepcionou em relação a 2.8 - inclusive me arrependi no começo de não ter pego uma 2.8 pois ainda existiam algumas em estoque em revendas Ford, da "fornada final" do modelo. Precisava pisar muito, acelerar muito para ela deslanchar (so depois das 2500rpms), mas era economica. Depois, com mais de 5 mil km, o motor foi amaciando e parece mentira, mas é verdade, a turbina que só começava a trabalhar depois das 2500 rpms foi baixando, baixando e agora, a partir das 1800 rpms ela já começa a trabalhar (devagarzinho, até as 2200rpms...depois ela enche rapidamente).
A Ranger foi uma boa escolha - NGD é um motor espetacular. Chato com diesel (só aceita diesel bom) e um pouco caro com filtros (filtro de óleo R$41,00, diesel por volta R$80,00 e de ar, R$105,00 da Mann) mas por outro lado ela é super economica. Já rodei 930km com um unico tanque, antes de acender a luz da reserva, enfim neste quesito não terá reclamaçoes.
Com relação as constantes trocas de marcha, é algo que você se acostuma. Como relação de cambio, a Ranger apresenta a transmissão mais longa de todas as picapes do mercado então é inevitável ter que "baixar marcha" seja na estrada, seja na cidade. E voce deve estranhar ainda mais uma vez que teve Frontier e L-200, notoriamente conhecidas pelas relações de marcha curtas. Por outro lado, a 120km/h, o motorzinho trabalha suavemente a 2000 rpms....
Abs!!!
Prezados, Boa noite.
Ainda não tive tempo de pesquisar a fundo a questão do consumo das novas Hilux, essa semana tá uma correria.
Boa notícia é que possivelmente vou fechar a compra de uma L200 HPE semi-nova essa semana, com garantia de 15 meses MITSIM (da propria Mitsubishi). Depois de fechado envio os detalhes.
EEustáquio, nao sei se o contrato de manutenção era bom, mas de qqer forma, caminhonete zera tem que no mínimo aguentar alguns meses e pelo que meu colega do IBAMA disse nem isso foi possível. Isso não quer dizer que a Frontier é ruim, pelo contrário; fui ver uma esse final de semana e realmente a caminhonete é muito boa, boa motorizaçao,conforto, etc.
Abraços
Minha S10 2008 4x4 consome na faixa de 10,2 km/l a 11 km/l. Faço toda semana Gyn/BSB/Gyn na velocidade entre 120 e 130 km/h. Está com 52000km e semana passada fiz regulagem de válvulas por recomendação do mecânico em vista ter relatado uma perda de potência nas retomadas. O turbo também foi checado e tá tudo ok.