pessoal, estou com uma duvida terrivel, seguinte: eu coloquei uma mola extra na suspensao traseira, e a suspensao pode ter ficado mais dura ou mesmo mais macia dependendo do modo como a suspensao original trabalha, falo isso no uso normal sem carga, claro que com carga a mola extra ajuda e muito, vou explicar.
1º vamos considerar a suspensao original, que sao 3 molas + 2 molas, a suspensao pode trabalhar de 4 maneira. sabendo que a mola abaixo da 3ª, é bem dura, falo da mola que tem uma borracha dos 2 lados na ponta. pode trabalhar, sendo as 3 molas bem flexiveis encostando facilmente na mola dura, e quando encosta para imediatamente dando a sensaçao de dureza(aquela pancada seca), ou mesmo as 3 molas encostando com dificuldade na mola dura, e quando encosta ja estava prestes a parar, nesse caso, como ela parou de maneira progressiva, sensaçao de "macio", ou mesmo as 3 molas na iminencia de encostar na dura, nesse caso ela parou de maneira progressiva, sensaçao de "macio", a ultima hipotese, seria as 3 mola nao encostar na dura, nesse caso ela iriam para progressivamente, mas essa esta praticamente descartada, quando a suspensao era original, com uns 250kg, ja entrava em açao as molas pra carga.
agora vamos ao meu caso, eu adicionei uma mola que fica abaixo das 3 originais e acima da dura que possui as borrachas, as molas ficaram mais arqueadas e nao encostam na dura em uso normal, entao temos 2 hipoteses, elas trabalham e param de maneira progressiva, dando sensaçao de "macio" ou como agora sao 4 molas, 4 juntas ficariam bem dura, e praticamente nao se meche, dando sensaçao de duro.
e ai pessoal, tou nesse dilema, nao tem como eu andar em outra s10 pra ficar comparando, tudo depende de eu saber como é que se comporta a suspensao original no uso normal.