x
Convex Datacenter

Tópico: Nova S10 / 2012

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    e no caso de um atoleiro, algo de baixa aderecia, tipo areia, tem que engatar com elas alinhadas, e nao pode pisar e ficar jogando a direçao de um lado pra outro?
    Amigo no off-road você pode usar a tração 4x4 a vontade, seja fazendo curvas fechadissimas, manobrando, etc...
    Somente o engate da tração que dependendo do modelo existe uns macetes para facilitar o engate da tração, em veículos manuais, geralmente com o carro andando em linha reta e baixa velocidade tipo 5km/h (quase parando) você aciona a embreagem e engata a tração. Já a reduzida deve ser engatada somente com o veículo parado (em amguns modelos se tiver deslocando bem devargazinho facilita o engate).

De qualquer modo o uso e engate da tração devem ser seguidos conforme recomendação do manual, visto que existem diversos fabricantes e tipos de sistemas, cada um com uma configuração especifica de engate e uso.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de mauriciocsf
    Entrada
    26/05/2012
    Local
    teresina/PI
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Amigo no off-road você pode usar a tração 4x4 a vontade, seja fazendo curvas fechadissimas, manobrando, etc...
    Somente o engate da tração que dependendo do modelo existe uns macetes para facilitar o engate da tração, em veículos manuais, geralmente com o carro andando em linha reta e baixa velocidade tipo 5km/h (quase parando) você aciona a embreagem e engata a tração. Já a reduzida deve ser engatada somente com o veículo parado (em amguns modelos se tiver deslocando bem devargazinho facilita o engate).

De qualquer modo o uso e engate da tração devem ser seguidos conforme recomendação do manual, visto que existem diversos fabricantes e tipos de sistemas, cada um com uma configuração especifica de engate e uso.

[]s
    mas no caso do amigo ele usou na areia, entao nao teria problemas em fazer curvas.
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

mas no caso do amigo ele usou na areia, entao nao teria problemas em fazer curvas.
    Quando usei na areia foi em um trecho menor que 20 metros foi so por precaução e nao fiz qualquer curva, estou acostumado com carros 4x4 ja tive outra S10 2005 4x4, um trolle 2009 e um troller 2011, uma ranger e uma toyota.
    mesmo assim obrigado pela ajuda dos caros amigos do forum.

Usuário
    Entrada
    30/09/2012
    Local
    olinda/PE
    O sistema 4x4, é para ser usado em terrenos de baixa aderência, areia, lama, porque na hora que você enrola, uma roda gira mais que a outra, e se for no asfalto, quando for manobrar ele trava, e se forçar um pouco ele quebra. Quanto ao acionamento, na minha s10 at, eu aciono a até 70km, e fazia isso também na hilux at, com acionamento manual. Nunca tive broblemas, até porque não tem lógica voce parar no meio de um atoleiro para acionar o 4x4.

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Exato, o uso que ele fez da tração, não deveria e não deve ter ocorrido nenhum defeito. Porém a peça pode ter vindo com defeito de fabricação, e com isso a garantia cobriu a troca do componente.

Citação Postado originalmente por denis tenorio Ver Post
    O sistema 4x4, é para ser usado em terrenos de baixa aderência, areia, lama, porque na hora que você enrola, uma roda gira mais que a outra
    Exato.

Citação Postado originalmente por denis tenorio Ver Post
    Quanto ao acionamento, na minha s10 at, eu aciono a até 70km, e fazia isso também na hilux at, com acionamento manual. Nunca tive broblemas, até porque não tem lógica voce parar no meio de um atoleiro para acionar o 4x4.
    A maioria aciona até mesmo em altas velocidades mesmo, está informação esta no manual, as Mitsubishi em geral acionam a 4x4 estando até a 100km/h, a 4x4 reduzida somente com o veículo parado mesmo.
    E quanto ao seu uso que descreveu acima tem um erro, pois não se deve esperar o veículo parar ou atolar para engatar a tração 4x4, ela deve ser engatada antes de transpor algum obstáculo em que 4x2 não passaria ou assim que entrar em condução off-road.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ahgmoreno Ver Post
    Amigo valeu pelos comentários.
    Sim usei 4x4 em Luís Correia numa praia por precaução porém quando sai da areia desativei, ja tive outros carros 4x4 inclusive 2 Troller.
    O chefe de oficina me ligou hj e ja vai me entregar o carro amanha as 8 da matina o rolamento ficou so os pedaços.
    Fico feliz que a concessionária tenha tomado juízo e trocado a peça em garantia.

A minha S10 felizmente até agora, fora o problema da trepidação que foi resolvido com balanceamento das rodas, não tem dado nenhum outro problema.

Lendo os tópicos, vejo relatos de problemas em todas, Amarok, Ranger, S10, etc...

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de JoaoClaudio
    Entrada
    26/08/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Exato, o uso que ele fez da tração, não deveria e não deve ter ocorrido nenhum defeito. Porém a peça pode ter vindo com defeito de fabricação, e com isso a garantia cobriu a troca do componente.

Exato.

A maioria aciona até mesmo em altas velocidades mesmo, está informação esta no manual, as Mitsubishi em geral acionam a 4x4 estando até a 100km/h, a 4x4 reduzida somente com o veículo parado mesmo.
    E quanto ao seu uso que descreveu acima tem um erro, pois não se deve esperar o veículo parar ou atolar para engatar a tração 4x4, ela deve ser engatada antes de transpor algum obstáculo em que 4x2 não passaria ou assim que entrar em condução off-road.

[]s
    Leo a S10 acho que pode acionar a até 120km/h, mas não tenho certeza preciso conferir no manual, porém eu sempre aciono no maximo a 80 km/h, não vou andar a 120km/h numa trilha, nema 80km/h.

Como vc disse a reduzida em qualquer 4x4 deve ser acionada com o carro parado conforme manual. Essa andadinha realmente em alguns carros facilita o engate e as vezes uma ré facilita o desengate.

Em terrenos de pouca aderência o 4x4 pode ser usado à vontade, porém em alguns casos, geralmente manobras em trilhas, eu percebo que o sistema está forçando, ai ao invés de forçar ainda mais, manobro pra esterçar menos e poupar o sistema.

Concordo com o Leo: Vai passar por algum obstaculo? Engate o 4x4 antes.
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

Usuário Avatar de JoaoClaudio
    Entrada
    26/08/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Fico feliz que a concessionária tenha tomado juízo e trocado a peça em garantia.
    A minha S10 felizmente até agora, fora o problema da trepidação que foi resolvido com balanceamento das rodas, não tem dado nenhum outro problema.
    Lendo os tópicos, vejo relatos de problemas em todas, Amarok, Ranger, S10, etc...
    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Acho que a S10 teve apenas pequenos problemas pontuais. Já a Ranger teve alguns casos graves de pane elétrica, ou até mecânica deixando os proprietários na mão. Porém parece que são só alguns casos, entretanto pra variar o pós venda é uma mer....cadoria.

Na minha ta tudo OK, tirando o freio que treme, essas coisas chatas de acabamento e o balanceamento ruim....
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Na minha ta tudo OK, tirando o freio que treme, essas coisas chatas de acabamento e o balanceamento ruim....
    Sobre o freio tremer, não pode ser o ABS atuando? Ou muito sensível?
    Em Atibaia tem muitas ruas de paralelepípedo e qualquer frenagem mais forte o ABS entra em ação, e tenho a impressão que inclusive que nos veiculos mais novos isso acontece com mais frequência.

Outra coisa, hoje fui na Accioly comprar umas peças e por curiosidade olhei os valores para a Nova S10 2.8 Diesel.
    Óleo Dexos 2 (5W30): ~R$20,00 o litro
    Filtro de óleo original: ~R$55,00
    Filtro de combustível original: ~R$110,00

Ambos os filtros são do tipo refil e ainda são importados, a unica duvida é que o vendedor disse que a S10 usa dois filtros de combustível em serie dobrando o valor...é isso mesmo?
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário
    Entrada
    30/09/2012
    Local
    olinda/PE
    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Leo a S10 acho que pode acionar a até 120km/h, mas não tenho certeza preciso conferir no manual, porém eu sempre aciono no maximo a 80 km/h, não vou andar a 120km/h numa trilha, nema 80km/h.

Como vc disse a reduzida em qualquer 4x4 deve ser acionada com o carro parado conforme manual. Essa andadinha realmente em alguns carros facilita o engate e as vezes uma ré facilita o desengate.

Em terrenos de pouca aderência o 4x4 pode ser usado à vontade, porém em alguns casos, geralmente manobras em trilhas, eu percebo que o sistema está forçando, ai ao invés de forçar ainda mais, manobro pra esterçar menos e poupar o sistema.

Concordo com o Leo: Vai passar por algum obstaculo? Engate o 4x4 antes.
    Se você tentar engatar acima da velocidade permitida, ele simplismente não engata, tanto no sistema eletronico, como no manual da hilux

Usuário
    Entrada
    07/07/2012
    Local
    Montes Claros/MG
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Sobre o freio tremer, não pode ser o ABS atuando? Ou muito sensível?
    Em Atibaia tem muitas ruas de paralelepípedo e qualquer frenagem mais forte o ABS entra em ação, e tenho a impressão que inclusive que nos veiculos mais novos isso acontece com mais frequência.

Outra coisa, hoje fui na Accioly comprar umas peças e por curiosidade olhei os valores para a Nova S10 2.8 Diesel.
    Óleo Dexos 2 (5W30): ~R$20,00 o litro
    Filtro de óleo original: ~R$55,00
    Filtro de combustível original: ~R$110,00

Ambos os filtros são do tipo refil e ainda são importados, a unica duvida é que o vendedor disse que a S10 usa dois filtros de combustível em serie dobrando o valor...é isso mesmo?

Sao dois filtros de combustível mesmo na versão diesel
    Roberto Caldeira
    Ex: Strada Adventure CD 15/16, S10 LT 4x4 At 12/13, S10 Tornado 07/08

Usuário Avatar de mauriciocsf
    Entrada
    26/05/2012
    Local
    teresina/PI
    pessoal, alguem sabe os modelos das lampadas de farol baixo, alto e de neblina. no manual nao consta nada e nao sei se é igual a da s10 antiga.
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Nova Hilux 2012
      Por Jera no fórum Toyota
      Respostas: 613
      Última resposta: 10/06/2015, 20:13
    2. Hilux 2012 VS L200 Triton 2012 VS Amarok 2012
      Por Felipemk no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 61
      Última resposta: 25/11/2012, 09:02
    3. Car and Driver: A nova Ranger 2012
      Por carioca10 no fórum Ford
      Respostas: 37