x
Convex Datacenter

Tópico: Nova S10 / 2012

Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Agradecimentos: 9

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Muita conversa...
    Veja uns materiais interessantes:

Este vídeo explica o funcionamento e o poder do produto em auxiliar na regeneração e limpeza do DPF:

Este também explica o funcionamento e regeneração:

Este ensina desabilitar o DPF com um potenciômetro e retirar o material interno do DPF:

E informações sobre funcionamento, regeneração, aditivos etc da Delphi sobre DPF:
    http://www.trwaftermarket.com/Docume...COMPENDIUM.pdf

[]s
    Leo, então quem costuma pegar muita estrada, ajuda mais ainda na regeneração do filtro. No texto fala tb que mesmo se desligar o motor com a regeneração ativa funcionando o processo continua, menos mal.

"A regeneração é feita automaticamente com um intervalo de 300 a 900 quilometrosPara aumentar a carga do motor durante o processo de regeneração, o aquecimento do vidro traseiro
    pode ser activado automaticamente sem que seja dada nenhuma indicação
    Quando o filtro fica cheio até cerca de 80%, acende-se o triângulo de sinalização de perigo amarelo (...).
    Proceda à regeneração do filtro conduzindo o automóvel, de preferência em estradas principais ou autoestradas, até que o motor atinja a temperatura normal de funcionamento. Após atingida a temperatura o
    automóvel deve ser conduzido por mais de 20 minutos. Após terminada a regeneração, a mensagem
    apaga-se automaticamente."

A S-10 não possui o DPF então ?
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

Usuário
    Entrada
    22/03/2012
    Local
    Barueri/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Cara não lembro direito, mas acho que é de 12 em 12 meses.... (alguém sabe isso?)

Acho que PJ é isso mesmo que vc falou.

Força e arrancada acho que a S10 é bem parecida com a Ranger, com uma diferença imperceptivel. A Amarok acho mais fraca, mas tb é pouca coisa quase nem se percebe, com qualquer uma vai estar bem servido de "powertrain"...

Estabilidade acho que a Amarok e a Ranger são melhores no asfalto. Na terra só sei da S10 e é mto boa. No asfalto é um pouco mole.
    Tendi, quando puder pode verificar o que consta no manual, se é 6 ou 12 meses? Pois é complicado revisão deste tipo a cada 10.000 ou X meses... Vejam o q ocorreu com meu irmão: ele tem uma Ford Transit, e as revisões são a cada 12.500 km ou 6 meses... a primeira ele fez com 12.500 km, a segunda teve q ser por tempo ao invés de 25.000 km, ou seja, com 6 meses, porém ele estava com 16.500 km ai foi carimbado no manual seguindo a sequencia de revisões no quadrante da segunda revisão de 25000 km ou 6 meses, a terceira seria com + 6 meses ou de acordo com manual 37.500 km, só que nesse meio tempo ele rodou muito e chegou em 37.500 km com 5 meses, ou seja, rodou 21.000 km com o mesmo óleo, td dentro da garantia e seguindo a sequência das revisões de acordo com manual. Perguntei ao consultor se teria algum problema e ele disse q naum, pois to seguindo as revisões de acordo com manual... pois bem se acontece algo com motor nesse meio tempo, teriam de kalker forma me dar a garantia, pois foi seguido os intervalos das manutenções de acordo com manual... e não tem nenhuma informação de tempo para troca de óleo, em meio a intervalos da revisão... claro q se tivesse sem garantia ele ia trocar o óleo a cada 10000 km, mas como ta na garantia ele seguiu o manual, pois não poderiam negar a garantia... iriam alegar o q? por isso q prefiro apenas por km, pois de uma hora pra outra vc pode rodar muito ou pouco, e ter q fazer por tempo ou km, com o óleo bem rodado... tenho uma kia sportage e é somente por km... não tem por tempo... de kalker forma o ideal seria 10.000 km ou 12 meses... bem justo este intervalo...

Usuário Avatar de JoaoClaudio
    Entrada
    26/08/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por leoomaior Ver Post
    Tendi, quando puder pode verificar o que consta no manual, se é 6 ou 12 meses? Pois é complicado revisão deste tipo a cada 10.000 ou X meses... Vejam o q ocorreu com meu irmão: ele tem uma Ford Transit, e as revisões são a cada 12.500 km ou 6 meses... a primeira ele fez com 12.500 km, a segunda teve q ser por tempo ao invés de 25.000 km, ou seja, com 6 meses, porém ele estava com 16.500 km ai foi carimbado no manual seguindo a sequencia de revisões no quadrante da segunda revisão de 25000 km ou 6 meses, a terceira seria com + 6 meses ou de acordo com manual 37.500 km, só que nesse meio tempo ele rodou muito e chegou em 37.500 km com 5 meses, ou seja, rodou 21.000 km com o mesmo óleo, td dentro da garantia e seguindo a sequência das revisões de acordo com manual. Perguntei ao consultor se teria algum problema e ele disse q naum, pois to seguindo as revisões de acordo com manual... pois bem se acontece algo com motor nesse meio tempo, teriam de kalker forma me dar a garantia, pois foi seguido os intervalos das manutenções de acordo com manual... e não tem nenhuma informação de tempo para troca de óleo, em meio a intervalos da revisão... claro q se tivesse sem garantia ele ia trocar o óleo a cada 10000 km, mas como ta na garantia ele seguiu o manual, pois não poderiam negar a garantia... iriam alegar o q? por isso q prefiro apenas por km, pois de uma hora pra outra vc pode rodar muito ou pouco, e ter q fazer por tempo ou km, com o óleo bem rodado... tenho uma kia sportage e é somente por km... não tem por tempo... de kalker forma o ideal seria 10.000 km ou 12 meses... bem justo este intervalo...
    Leo, entendi sua colocação, porém nunca vi carro que as revisão se deem apenas por km (interessante seu Sportage). Acredito que isso seja uma segurança pq os oleos tem validade de tempo e não de km.

Na S10 eu tenho certeza de que as revisões são por tempo e/ou por km e não apenas um dos itens. Não sei te precisar de são de 6 em 6 ou de 12 em 12 meses, mas é certeza que são por tempo e/ou por km.
    4X4 Brasil
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Acredito que isso seja uma segurança pq os oleos tem validade de tempo e não de km.

Na S10 eu tenho certeza de que as revisões são por tempo e/ou por km e não apenas um dos itens. Não sei te precisar de são de 6 em 6 ou de 12 em 12 meses, mas é certeza que são por tempo e/ou por km.
    Eu confio nas revisões por km, pois embora o óleo possa degradar com o passar do tempo, ele sofre muito mais com o uso do motor, que o contamina com combustível não queimado, vapores da queima que passam pela folga nos anéis, mudanças de temperaturas constantes, partículas metálicas de desgaste do atrito do motor, etc...

A maioria dos óleo tem validade indeterminada, se guardado em local seco e não exposto ao sol em sua embalagem original.

A Transit rodar 21k km com o mesmo óleo, passa mesmo uma certa "estranheza". Porém para se rodar tudo isso em um curto espaço de tempo subentende-se que o uso foi na maior parte rodoviário, e este tipo de uso proporciona espaços de tempo maiores entre as revisões e manutenções. Por a km ser alta mas os desgastes serem muito inferiores de um uso urbano, off-road, etc.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por PauloLimited Ver Post
    Leo, então quem costuma pegar muita estrada, ajuda mais ainda na regeneração do filtro. No texto fala tb que mesmo se desligar o motor com a regeneração ativa funcionando o processo continua, menos mal.

A S-10 não possui o DPF então ?
    Sim quem anda em estrada, terá uma vida útil do DPF prolongada, pois por atingir rapidamente a temp. de trabalho ele não chega a acumular muito material, pois com a temp. elevada o DPF inicia a regeneração passiva do material acumulado e o que está sendo gerado não é acumulado pois com a alta temp. ela já catalisa.

A regeneração passiva, aproveita a própria temp. dos gases de escape para efetuar a regeneração do DPF.
    Existe também a regeneração ativa, que ao saturar o DPF e não se atingir temp. dos gases adequada (rodar em alta rotação por um período constante, para que a temp. no DPF seja elevada), o motor adota estratégias para elevar a temp. dos gases, podendo até injetar combustível antes do DPF para promover o aumento de temp. (dependendo do modelo de veículo), para a regeneração ativa, geralmente o consumo de combustível tende a se elevar durante este período.

Resumindo o DPF, é um acumulador de partículas, para reduzir emissões. Só que estas partículas a alta temp. são queimadas e não poluem tanto. Então ele acumula as partículas quando os gases está frio e espera aquecer os gases para liberar elas (regeneração do DPF). Simples assim!

Quanto a S10 possuir, eu não tenho essa informação, porém tenho 90% de certeza que ela possui, pois praticamente todos motores diesel após 2012, tiveram a adoção do DPF ou do sistema Arla (usados em veículos pesados).

[]s

Usuário
    Entrada
    22/03/2012
    Local
    Barueri/SP
    Leo, entendi sua colocação, porém nunca vi carro que as revisão se deem apenas por km (interessante seu Sportage). Acredito que isso seja uma segurança pq os oleos tem validade de tempo e não de km.

Pois é, na KIA é somente por KM, independente que se rode os 10.000 km em 2 anos ou mais...

Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por leoomaior Ver Post
    Acredito ter alguma informaçao errada aí, imagina se o cara da Transit fica durante 1 ano sem rodar com o carro, faz 2 revisoes por tempo e depois bota o Furgao pra trabalhar e roda em seis meses mais de 30.000 (só exemplo), acredito que seria o seguinte:
    Seis meses a partir da ultima revisao ou 12.500 a partir da km da ultima revisao. Tem algo errado aí.
    Espero que tenham entendido o meu ponto de vista.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

Usuário Avatar de mauriciocsf
    Entrada
    26/05/2012
    Local
    teresina/PI
    caros, tenho algumas duvidas que gostaria de ser esclarecidas, estou com duvida entre uma s10 4x4 diesel LT manual, e uma hilux manual. a minha duvida é quanto ao consumo da manual, nao vale da automatica, vi aqui que ela bebe e muito, mas eu acho que é so na at. qual das 2 é mais economica, hilux ou s10. outra duvida é quanto aos problemas cronicos, compesa comprar ou ta com muitos problemas e vou passar dor de cabeça na css por ser um carro recem lançado? a suspensao achei mole, mas sera que aguenta muito?
    a ultima duvida, em 2ª marcha em marcha lenta, ao pisar no aceleradortodo ela demora ou é rapida, testei uma frontier hj e me decepcionei nesse ponto, tenho receio disso, pois o torque maximo da s10 é so a 2000 rpm igual a frontier. ja a hilux fiz esse mesmo teste e ela foi de boa.
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    a ultima duvida, em 2ª marcha em marcha lenta, ao pisar no aceleradortodo ela demora ou é rapida, testei uma frontier hj e me decepcionei nesse ponto, tenho receio disso, pois o torque maximo da s10 é so a 2000 rpm igual a frontier. ja a hilux fiz esse mesmo teste e ela foi de boa.
    Amigo compare os preços que você conseguiu entre S10 e Hilux com equipamentos semelhantes e faça o test-drive em ambas versões.

Quanto ao teste acima, não tem muita lógica, visto que depende da relação de marcha e do proposito do motor (alguns tem uma faixa de torque mais plana, outros com um pico em certa faixa de rotação), portanto o que vale é o uso adequado do câmbio, para casar com a melhor faixa do motor. De nada adianta você tentar subir rápido de giro se a relação de marcha não favorece isso em modelo comparado ao outro. As vezes uma apresentou melhor desempenho apenas por ter a relação dessa marcha mais curta.
    Compare o desempenho geral, tanto em retomadas, acelerações, curvas, frenagens, etc...

[]s

Usuário Avatar de mauriciocsf
    Entrada
    26/05/2012
    Local
    teresina/PI
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Amigo compare os preços que você conseguiu entre S10 e Hilux com equipamentos semelhantes e faça o test-drive em ambas versões.

Quanto ao teste acima, não tem muita lógica, visto que depende da relação de marcha e do proposito do motor (alguns tem uma faixa de torque mais plana, outros com um pico em certa faixa de rotação), portanto o que vale é o uso adequado do câmbio, para casar com a melhor faixa do motor. De nada adianta você tentar subir rápido de giro se a relação de marcha não favorece isso em modelo comparado ao outro. As vezes uma apresentou melhor desempenho apenas por ter a relação dessa marcha mais curta.
    Compare o desempenho geral, tanto em retomadas, acelerações, curvas, frenagens, etc...

[]s
    fiz em ambas, so que a s10 é automatica, ela anda demais mesmo. mas o teste que faço, é tipo uma simulaçao ao passar por um quebra molas ou mesmo aqui na cidade, em que tem umas valas ao dobrar a rua, ai seria tipo uma retomada de segunda marcha em baixa rotaçao. mas o que me preocupa na s10 é a questao dos problemas se esta tendo ou nao, tambem as peças e outra é o consumo da manual diesel que gostaria de saber.
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

Usuário
    Entrada
    22/03/2012
    Local
    Barueri/SP
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Acredito ter alguma informaçao errada aí, imagina se o cara da Transit fica durante 1 ano sem rodar com o carro, faz 2 revisoes por tempo e depois bota o Furgao pra trabalhar e roda em seis meses mais de 30.000 (só exemplo), acredito que seria o seguinte:
    Seis meses a partir da ultima revisao ou 12.500 a partir da km da ultima revisao. Tem algo errado aí.
    Espero que tenham entendido o meu ponto de vista.
    Concordo com sua colocação, porem no manual não diz 12.500 a partir da km da ultima revisão, pelo bom senso claro q não rodaria isso tudo sem trocar o óleo, porem se a pessoal seguir a risca o manual, a montadora (neste caso a Ford) não pode negar garantia caso algo ocorra.

Acho que ele deveriam rever o manual. Com certeza os manuais de algumas outras montadoras também não constam este tipo de informação, deixando o pessoal confuso...

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    caros, tenho algumas duvidas que gostaria de ser esclarecidas, estou com duvida entre uma s10 4x4 diesel LT manual, e uma hilux manual. a minha duvida é quanto ao consumo da manual, nao vale da automatica, vi aqui que ela bebe e muito, mas eu acho que é so na at. qual das 2 é mais economica, hilux ou s10. outra duvida é quanto aos problemas cronicos, compesa comprar ou ta com muitos problemas e vou passar dor de cabeça na css por ser um carro recem lançado? a suspensao achei mole, mas sera que aguenta muito?
    Maurício, Não acho que a S10 seja beberrona, aqui na cidade com o trânsito meio pesado ela tá fazendo 8 Km/L e na estrada 12,6 Km/L, isto na minha que é automática, na manual não sei.

Quanto aos problemas crônicos, na minha o único apresentado até agora foi a trepidação quando se atingi 110 Km/h, que é resolvido com balanceamento das rodas.

Sei que em algumas Flex manuais existe um barulho quando vc anda desengatado com ela(ponto morto ou debreado) e passa por uma ondulação(tipo uma lombada) e ela faz um barulho meio forte que vem do diferencial(outras não apresentam pois o fornecedor da peça é diferente), conforme relatado aqui neste tópico. Isso é nas Flex, nas diesel manuais não sei dizer pois não apareceram relatos aqui no fórum.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Nova Hilux 2012
      Por Jera no fórum Toyota
      Respostas: 613
      Última resposta: 10/06/2015, 20:13
    2. Hilux 2012 VS L200 Triton 2012 VS Amarok 2012
      Por Felipemk no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 61
      Última resposta: 25/11/2012, 09:02
    3. Car and Driver: A nova Ranger 2012
      Por carioca10 no fórum Ford
      Respostas: 37