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Tópico: Nova S10 / 2012

  • #1825
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    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Quando fiz o Test Drive na Ranger, também percebi isso. Um motor com capacidade volumétrica bem maior, porém NÃO corresponde isso em maior desempenho
    Capacidade volumétrica não é necessariamente resultado de melhor desempenho, principalmente em motores turbo.
    Maior pressão e maiores rotações podem chegar no mesmo resultado, mas para isso é preciso maior tecnologia, desenvolvimento, etc.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #1826
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    Citação Postado originalmente por Cleo Ver Post
    Será que alguém do forum saberia matar minha curiosidade? É o seguinte: Seria possível/viável instalar um controle de estabilidade?
    Possível sim, viável não.

    Um instalação dessa exigiria instalação ou troca de sensores e atuadores, alem de novas ECUs, e reprogramação de outras.
    Como uma instalação dessa não é prevista e muito menos recomendada pela fabrica, o acesso as informações necessárias seria muito difícil, o que exigiria um desenvolvimento por terceiros, o que é bem caro.
    Vide uma simples reprogramação de ECU para mais potencia, o trabalho é muito simples, feito em poucos minutos, porem saber como fazer é muito caro.

    Citação Postado originalmente por Estória interessante
    Era uma vez um especialista que foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo…

    Um computador caríssimo.

    Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador.

    Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso.
    Então, ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.
    O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante:
    __ Quanto lhe devo? – perguntou.

    __ São R$ 1 mil, por favor.

    __ R$ 1 mil? Por alguns minutos de trabalho? Por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador é muito caro, mas R$ 1 mil é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

    O especialista balançou a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar.

    A nota fiscal dizia: Serviços prestados:
    Apertar um parafuso……………….. R$ 1,00
    Saber qual parafuso apertar………R$ 999,00
    Abraço,
    Thiago
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  • #1827
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Essa citação da estória interesante foi o ápice hehehe. Pior que faz todo sentido.

    E acrescentando um professor, contou que foi ver um eclipse que estava falhando o cara tinha levado no mecânico e nada de concertar, chegando lá ele deu uma olhada, viu que estava falhando algum cilindro, olhou a ordem dos cabos de ignição e tinha 2 invertidos, colocou na ordem certa e o carro funcionava perfeitamente, o dono ficou super contente e perguntou quanto era, ele disse R$50,00.
    Aí o dono disse: mais você nem trocou nada, só mecheu nos cabos.
    Ele falou: realmente, mais para saber onde colocar cada cabo eu estudei e tive que me dedicar, pagar os estudos...

    Aí o cara pagou e nem reclamou de mais nada.
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1828
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Essa citação da estória interesante foi o ápice hehehe. Pior que faz todo sentido.

    E acrescentando um professor, contou que foi ver um eclipse que estava falhando o cara tinha levado no mecânico e nada de concertar, chegando lá ele deu uma olhada, viu que estava falhando algum cilindro, olhou a ordem dos cabos de ignição e tinha 2 invertidos, colocou na ordem certa e o carro funcionava perfeitamente, o dono ficou super contente e perguntou quanto era, ele disse R$50,00.
    Aí o dono disse: mais você nem trocou nada, só mecheu nos cabos.
    Ele falou: realmente, mais para saber onde colocar cada cabo eu estudei e tive que me dedicar, pagar os estudos...

    Aí o cara pagou e nem reclamou de mais nada.
    Puta povo miseravel R$50,00 por ter arrumado o carro?? Não importa como e sim que fez o que os outros não conseguiram know-how tem preço.
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

  • #1829
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    Valeu pessoal.
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  • #1830
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Capacidade volumétrica não é necessariamente resultado de melhor desempenho, principalmente em motores turbo.
    Maior pressão e maiores rotações podem chegar no mesmo resultado, mas para isso é preciso maior tecnologia, desenvolvimento, etc.
    Então vendo por esse lado a Ranger Não tem tecnologia Kkkkkkkkkkk , brincadeira, só não resistir o comentário...

    Um exemplo disso, é a Triton, motor 3.2 com 170 cvs e apenas 35 kgfm de torque. Aí vc pega a Pajero Full com o mesmo motor 3.2 4M41, com 200 cvs e 44.7 kgfm de torque. Deve ter pouquíssimas modificações, como por exemplo uma delas pode ser uma reprogramação diferente na central.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
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  • #1831
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    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post

    Um exemplo disso, é a Triton, motor 3.2 com 170 cvs e apenas 35 kgfm de torque. Aí vc pega a Pajero Full com o mesmo motor 3.2 4M41, com 200 cvs e 44.7 kgfm de torque. Deve ter pouquíssimas modificações, como por exemplo uma delas pode ser uma reprogramação diferente na central.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Chico, não é somente a ECU não, o motor da Full é muito mais que o simples 4M41 da Triton, a começar pelo escape, é de maior diametro que o da Triton.
    Se não me engano o Intercooler é diferente, a Turbina é TGV [2010 pra cá], coletor de admissão e escape melhorados, cabeçote diferente, bicos trabalhados e mais umas coisas, que entra a ECU junto.
    Lembrando que a Full tinha 49kg de torque, mas ai por conta dessa nova lei no Brasil baixou para 44kg.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #1832
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    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Então vendo por esse lado a Ranger Não tem tecnologia Kkkkkkkkkkk , brincadeira, só não resistir o comentário...
    Mas você tem razão, vamos comparar os extremos do mercado nacional nas pkp medias. Ranger 3.2 200 cv e Amarok 2.0 180 cv.
    Para tirar essa potência do motor da Amarok foi preciso muito mais tecnologia, sistema bi-turbo, maior pressão, o que exigiu inúmeras modificações, por exemplo, junta de cabeçote, cabeçote, camisas, etc. para suportar isso.
    Isso tudo gerou um sistema muito mais complexo e aí meu ver aí que complica um pouco na reparação, mas apenas pela falta de treinamento. Sistemas mais complexos também tendem a aumentar a probabilidade de falhas.

    Um exemplo claro é a aviação, hoje as aeronaves comerciais de grande porte estão tão complexas que a maneira de reduzir falhas é a redundância, um Airbus tem três computadores trabalhando em paralelo, sendo alimentados por sensores diferentes, em caso de discrepância entre eles são adotadas diversas medidas, isso tudo é claro porque lá em cima não tem acostamento.
    Abraço,
    Thiago
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  • #1833
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Chico, não é somente a ECU não, o motor da Full é muito mais que o simples 4M41 da Triton, a começar pelo escape, é de maior diametro que o da Triton.
    Se não me engano o Intercooler é diferente, a Turbina é TGV [2010 pra cá], coletor de admissão e escape melhorados, cabeçote diferente, bicos trabalhados e mais umas coisas, que entra a ECU junto.
    Lembrando que a Full tinha 49kg de torque, mas ai por conta dessa nova lei no Brasil baixou para 44kg.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Olá André, concordo contigo em todas as colocações , excetuando-se a do escapamento. Essa história que vejo alguns aumentarem o diâmetro do escapamento, tirar o silenciador, catalizador e dizer que vai aumentar a potência do carro é ilusão. Fiz isso em 2 carros meus e a única diferença foi aumentar o barulho, por sinal horrível, voltei tudo ao original.

    Agora que lei é essa que impediu da Full continuar com os 49 kgfm de torque ? Alguma coisa a vê com poluição do ar, e aí a MIT teve que recalibrar o motor p/ atender as normas ?

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
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  • #1834
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Mas você tem razão, vamos comparar os extremos do mercado nacional nas pkp medias. Ranger 3.2 200 cv e Amarok 2.0 180 cv.
    Para tirar essa potência do motor da Amarok foi preciso muito mais tecnologia, sistema bi-turbo, maior pressão, o que exigiu inúmeras modificações, por exemplo, junta de cabeçote, cabeçote, camisas, etc. para suportar isso.
    Isso tudo gerou um sistema muito mais complexo e aí meu ver aí que complica um pouco na reparação, mas apenas pela falta de treinamento. Sistemas mais complexos também tendem a aumentar a probabilidade de falhas....
    Oi Thiago, é verdade, mas será que extraindo tantos cvs e torque de um motor com capacidade volumétrica bem menor, isso não irá refletir na durabilidade do motor ?
    Acho que se a tecnologia empregada for de boa qualidade técnica e bem feita, talvez a durabilidade não seja prejudicada. Bem é esperar p/ vê.

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
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  • #1835
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    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Olá André, concordo contigo em todas as colocações , excetuando-se a do escapamento. Essa história que vejo alguns aumentarem o diâmetro do escapamento, tirar o silenciador, catalizador e dizer que vai aumentar a potência do carro é ilusão. Fiz isso em 2 carros meus e a única diferença foi aumentar o barulho, por sinal horrível, voltei tudo ao original.

    Agora que lei é essa que impediu da Full continuar com os 49 kgfm de torque ? Alguma coisa a vê com poluição do ar, e aí a MIT teve que recalibrar o motor p/ atender as normas ?

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Chico, quando você só muda o diametro do cano em si de um trecho pra traz não muda nada mesmo, mas quando vem desde o cabeçote até o fim a história muda.

    Isso mesmo, como ocorreu na Triton, eram 38kg e veio pra 35kg.
    Se não me engano a Full tá com 204cv agora.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #1836
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Chico, quando você só muda o diametro do cano em si de um trecho pra traz não muda nada mesmo, mas quando vem desde o cabeçote até o fim a história muda.
    Qualquer alteração no sistema de escapamento, gera um resultado diferente, independente se a modificação é próxima do coletor ou não.
    Afinal o sistema de escapamento foi dimensionado para trabalhar com fluxo de gases e perda de carga específicos para gerar contra-pressão na câmara de combustão.

    Nem toda alteração para deixar o sistema menos restrito traz ganhos, e a maioria o ganho é numa faixa de rotação especifica podendo comprometer outra.

    []s
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