Capacidade volumétrica não é necessariamente resultado de melhor desempenho, principalmente em motores turbo.
Maior pressão e maiores rotações podem chegar no mesmo resultado, mas para isso é preciso maior tecnologia, desenvolvimento, etc.
Versão Imprimível
Possível sim, viável não.
Um instalação dessa exigiria instalação ou troca de sensores e atuadores, alem de novas ECUs, e reprogramação de outras.
Como uma instalação dessa não é prevista e muito menos recomendada pela fabrica, o acesso as informações necessárias seria muito difícil, o que exigiria um desenvolvimento por terceiros, o que é bem caro.
Vide uma simples reprogramação de ECU para mais potencia, o trabalho é muito simples, feito em poucos minutos, porem saber como fazer é muito caro.
Citação:
Postado originalmente por Estória interessante
Essa citação da estória interesante foi o ápice hehehe. Pior que faz todo sentido.
E acrescentando um professor, contou que foi ver um eclipse que estava falhando o cara tinha levado no mecânico e nada de concertar, chegando lá ele deu uma olhada, viu que estava falhando algum cilindro, olhou a ordem dos cabos de ignição e tinha 2 invertidos, colocou na ordem certa e o carro funcionava perfeitamente, o dono ficou super contente e perguntou quanto era, ele disse R$50,00.
Aí o dono disse: mais você nem trocou nada, só mecheu nos cabos.
Ele falou: realmente, mais para saber onde colocar cada cabo eu estudei e tive que me dedicar, pagar os estudos...
Aí o cara pagou e nem reclamou de mais nada.
Valeu pessoal.
Então vendo por esse lado a Ranger Não tem tecnologia Kkkkkkkkkkk :chorandoderir:, brincadeira, só não resistir o comentário...
Um exemplo disso, é a Triton, motor 3.2 com 170 cvs e apenas 35 kgfm de torque. Aí vc pega a Pajero Full com o mesmo motor 3.2 4M41, com 200 cvs e 44.7 kgfm de torque. Deve ter pouquíssimas modificações, como por exemplo uma delas pode ser uma reprogramação diferente na central.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Chico, não é somente a ECU não, o motor da Full é muito mais que o simples 4M41 da Triton, a começar pelo escape, é de maior diametro que o da Triton.
Se não me engano o Intercooler é diferente, a Turbina é TGV [2010 pra cá], coletor de admissão e escape melhorados, cabeçote diferente, bicos trabalhados e mais umas coisas, que entra a ECU junto.
Lembrando que a Full tinha 49kg de torque, mas ai por conta dessa nova lei no Brasil baixou para 44kg.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Mas você tem razão, vamos comparar os extremos do mercado nacional nas pkp medias. Ranger 3.2 200 cv e Amarok 2.0 180 cv.
Para tirar essa potência do motor da Amarok foi preciso muito mais tecnologia, sistema bi-turbo, maior pressão, o que exigiu inúmeras modificações, por exemplo, junta de cabeçote, cabeçote, camisas, etc. para suportar isso.
Isso tudo gerou um sistema muito mais complexo e aí meu ver aí que complica um pouco na reparação, mas apenas pela falta de treinamento. Sistemas mais complexos também tendem a aumentar a probabilidade de falhas.
Um exemplo claro é a aviação, hoje as aeronaves comerciais de grande porte estão tão complexas que a maneira de reduzir falhas é a redundância, um Airbus tem três computadores trabalhando em paralelo, sendo alimentados por sensores diferentes, em caso de discrepância entre eles são adotadas diversas medidas, isso tudo é claro porque lá em cima não tem acostamento.
Olá André, concordo contigo em todas as colocações :concordo: , excetuando-se a do escapamento. Essa história que vejo alguns aumentarem o diâmetro do escapamento, tirar o silenciador, catalizador e dizer que vai aumentar a potência do carro é ilusão. Fiz isso em 2 carros meus e a única diferença foi aumentar o barulho, por sinal horrível, voltei tudo ao original.
Agora que lei é essa que impediu da Full continuar com os 49 kgfm de torque ? Alguma coisa a vê com poluição do ar, e aí a MIT teve que recalibrar o motor p/ atender as normas ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Oi Thiago, é verdade, mas será que extraindo tantos cvs e torque de um motor com capacidade volumétrica bem menor, isso não irá refletir na durabilidade do motor ?
Acho que se a tecnologia empregada for de boa qualidade técnica e bem feita, talvez a durabilidade não seja prejudicada. Bem é esperar p/ vê.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Chico, quando você só muda o diametro do cano em si de um trecho pra traz não muda nada mesmo, mas quando vem desde o cabeçote até o fim a história muda.
Isso mesmo, como ocorreu na Triton, eram 38kg e veio pra 35kg.
Se não me engano a Full tá com 204cv agora.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Qualquer alteração no sistema de escapamento, gera um resultado diferente, independente se a modificação é próxima do coletor ou não.
Afinal o sistema de escapamento foi dimensionado para trabalhar com fluxo de gases e perda de carga específicos para gerar contra-pressão na câmara de combustão.
Nem toda alteração para deixar o sistema menos restrito traz ganhos, e a maioria o ganho é numa faixa de rotação especifica podendo comprometer outra.
[]s