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  • #457
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    Anel do batente do amortecedor dianteiro:

    Como TODAS as viaturas uma hora começam a apresentar o sintoma do barulho crônico nas caixas de rodas dianteiras, segue o nome da peça que parece um anel de plástico (deveria ser de metal) que chamamos de "rolamento" do batente do amortecedor dianteiro.

    Muitos casos de barulhos "incontráveis" parecem surgirem desse dito cujo. Suspeita-se de buchas da barra estabilizadora, coxins da bandeja, diferencial, motor, cambio, BIELETAS e até amortecedores (hastes). Mas pode ser o barulho oriundo desses singelos aneis:

    Nome no Partsouq: FRONT SHOCK ABSORBER BEARING

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-batente-amortecedor-dianteiro-estragado.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-anel-do-batente-amortecedor-dianteiro-codigo-da-peca.jpg
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-anel-do-batente-amortecedor-dianteiro-1.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-anel-do-batente-amortecedor-dianteiro-2.jpg

    O ponto aqui é que podemos trocar apenas o par desses anéis por volta de R$ 40 ao invés de trocar os dois caríssimos batentes!! O ideal seria adaptar algum de metal..

    Contribuição: Eduardo Grupo Zap GV3 Brasil
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    Códigos e Modelos das Lâmpadas da GV3

    Externas:

    Neblina - par H11
    Farol baixo - par H7
    Farol alto - par HB3

    Internas:
    2 torpedos de 31mm no teto
    2 torpedos de 31mm nas portas (essa pode ser mais larga um pouco; GV3 V6, Limited, etc mais frescas)
    1 pingo T10 porta malas
    2 pingo T10 na luz da placa
    2 pingo T10 nos faroletes (Lanternas)
    2 pingo T10 nas luzes de leitura
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    Peça do acabamento teto (aquela que fica na frente dos encaixes de bagageiro):

    Código Partsouq 7821565J105PK
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    Resumo de funcionamento de Turbo:

    Ar quente dilata e diminui quantidade de oxigênio ele tem que ser frio para ser mais denso e entrar mais oxigênio para queimar por isso que existe o intercooler depois que o ar fica comprimido ele aumenta a temperatura, igual a um pneus por exemplo, e o inverso acontece com um spray que esfria quando aumenta o volume, p0*V0/t0=p1*v1/t1

    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua massa específica [kg/m3]. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.

    Como num certo volume de ar quente a massa específica é menor (existem menos partículas) então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar combustível é fixa. Num motor a gasolina essa relação é de 14,3 (existe 14,3 mol de ar para 1 mol de combustível).

    Assim sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressão o que faz aumentar o torque [Nm] e a potência [kW].
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    Troca de liquido se arrefecimento (radiador):

    GV3 seria o azul 86-174BOEM

    Usar uns 12L na 3.2 e 7.3L na 2.0 (considerando reservatório)

    * Na 2.0 só abrir a torneirinha na parte de baixo do radiador mesmo e ir trocando o liquido até ficar transparente. Provavelmente deve sair quase tudo qdo abre a torneirinha;

    * Na 3.2 tem que abrir um parafuso que fica no cano de ferro atrás do bloco do motor na hora que for colocar o fluido. O total da v6 são 8,7L no bloco do motor e 0,8L no reservatório. Cada vez que vc abre a torneirinha do radiador saem 4L.

    O liquido de arrefecimento da Honda OL-999-9011 serve na GV3 sem problemas e custa a metade do preço do liquido da Suzuki. Pode ser adquirido nas CCS Honda por uns R$ 90,00 3,92 litros, pronto pra usar, sem diluir (já vem tb meio a meio), é tb super long life e dura uns 100.000km!!
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  • #462
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    CÂMBIO AUTOMÁTICO GV3 - Detalhes, medições e Troca do Óleo ATF:


    DETALHES DOS MODELOS PELO MOTOR:
    * Câmbio do modelo GV3 3.2 (V6) de 5 marchas: Toyota A750F (Nome estrangeiro = "Escudo")
    * Câmbio do modelo GV3 2.0 (L4) de 4 marchas: AISIN AW 03-72LE (o mesmo da TR4 e outros. Mas o filtro do óleo é específico!)

    ÚNICO Óleo possível: ATF 3309
    Os pesquisados Texamatic 7045e ou PETRONAS Tutela Para Transmissão GI MV Atf Dexron III H são parecidos, mas inferiores.


    MEDIÇÃO DO NÍVEL:

    Deve sempre ser medido preferencialmente depois do funcionamento do motor.
    Após 10 minutos ligado, passar a alavanca por todas as posições (p, r, n, d, 4, 3, 2, L) e em cada uma delas ficar 5 segundos. Ida e volta até o Park de novo e em seguida verificar o nível na vareta. Se o motor estiver frio a auferição é no nível inferior, se estiver quente é no nível superior da vareta.

    Numa troca, se colocou exatamente o que tirou e não houve nenhum vazamento não há necessidade de repor o "faltante" auferido pela vareta. Este óleo quente expande até 30%, o que é bastante!
    Por isto ele deve ser trocado com o motor completamente frio. Para o motor estar quente mesmo vc deve andar normalmente, sem forçar o carro uns 10k. Assim o nível da vareta deve estar no máximo com o carro quente. Mecânicos preferem medir com o carro quente pois dá menos margem de erro.
    O reservatório já foi feito para a expansão, portanto completar com fluído a mais dá problema no cambio AT!

    by Ricardo (Xará)

    PROCEDIMENTO TEÓRICO DE TROCA CASEIRA DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO (Ainda para testar):
    - Tirar 3 litros do cárter, abrir e limpá-lo, inclusive filtro com querosene (o elemento filtrante não é de papel);
    - Remontar, completar 3 litros e girar motor uns minutos;
    - Soltar mangueira de saída de óleo para resfriamento (visto carro de frente, a da esquerda no radiador);
    - Conectar mangueira transparente adicional (para se ver cor de retorno do óleo novo = fim de seu "bombeamento") e deixar ponta para lata de escoamento do óleo velho;
    - Conectar outra mangueira ao ponto aberto no radiador, antes do retorno de óleo ao câmbio AT, e nesta segunda mangueira conectar numa bomba para empurrar óleo novo no sistema a uma vazão/pressão de 1 litro a cada 20s (bomba dágua de máquina de lavar roupas;
    - Bombear óleo novo de um galão com 12 litros (V6) com o carro ligado e passando por todas as marchas por aprox. 4min, ou até q o óleo novo e completamente límpido de impurezas com coloração bem avermelhada translúcida saia pela mangueira transparente antecipadamente acoplada ao retorno; ou ainda ate que o óleo novo bombeado acabe;
    - Comparar a litragem q saiu com a q entrou e ajustar a diferença no sistema: adicionando mais óleo pela vareta ou retirando óleo pela mangueira de retorno.

    by Chuv@
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  • #463
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    TIPOS DE ÓLEOS:
    - GL4 é para câmbio manual com anéis sincronizados em latão (80w90)!
    - GL5 é para diferencial e caixa de transferência (80w90)!

    QTDADE DE ÓLEO:
    - Diferencial Dianteiro: 0,95L;
    - Diferencia Traseiro: 0,8L;
    - Caixa de Transferência: ~1,6L.

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-tabela-de-tipos-de-oleos.jpg
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  • #464
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    LIMPEZA DE CATALIZADOR:

    - Desmontar o coletor de admissão e aplicar desengraxante (sugerimos imersão em gasolina ou querosene ou qualquer solvente que não agrida o plástico do coletor);
    - Limpar a entrada do cabeçote com gasolina e com muito cuidado para que não entre sujeira no cabeçote;
    - Desmontar o catalisador e verificar se há passagem de luz através da colmeia, se estiver comprometida descarte o componente;
    - Caso a colmeia esteja intacta deveremos aplicar um tubo do TUNAP MICRO LOGIC PREMIUM 137 diretamente sobre a colmeia do catalisador frio no sentido inverso ao fluxo e deixar escorrer até que a liquido saia limpo do outro lado;
    - Deixar descansar por 2 horas e remontar no veiculo.

    CUIDADO: se acionar a partida no veiculo com o catalisador ainda úmido, o TUNAP poderá inflamar com a temperatura e destruir a peça. Verificar o estado do sistema de admissão (válvulas injetoras de combustível e filtro de ar) do sistema de ignição (velas, bobinas).


    Relato atípico complexo de erro de injeção:

    Resolvido erro P0171 fazendo a limpeza do tanque de combustível, limpeza dos bicos, troca dos retentores dos bicos injetores, limpeza do sensor MAF, e do coletor de admissão.

    Ocorria entrada de ar pelo bico injetor pois os retentores estavam ressecados e rachados. Outro ponto a ser verificado e a junta do coletor de admissão.

    Usado programa no celular (DashCommand) para analisar o uso do combustível e verificar a mistura ar/combustível. Antes de resolver o problema, sentia-se um cheiro de gasolina.

    A análise das mistura ar/combustível é feita pelo short trim fuel e long trim fuel, que devem permanecer perto de 0%. No caso estava em -20%, o que é indicativo de entrada de ar excessivo na queima.
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  • #465
    Muito bom Chuva !!!!

    Só de informação adicional: o fluido ATF de cambio original é o MOBIL 3317 podendo usar o MOBIL 3309 e o FEBI 29934, pelo que andei pesquisando esse FEBI tem uma qualidade superior ao 3309.

    Ah, e as lampadas das lanternas traseira são:
    T-20 5/21w cristal para o freio e lanterna
    T-20 21w ambar para a seta
    T-20 21w cristal para a luz de ré.

  • #466
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    Coloco abaixo os projetos de tudo para quem quiser se divertir tb! Revi e atualizei mais algumas medidas, apenas estéticas.

    Anexo 542227
    Anexo 542228 Anexo 542230[/QUOTE]

    Olá Chuva,

    Esse calço menor, de 36mm, do projeto da esquerda, eleva o carro em 5cm, sabe se também provoca o avanço da roda traseira a ponto de precisar do suporte da 4sport? Ele casaria bem com calços dianteiros de 32mm.

    Estive pensando em fazer um calço de 32mm, já que o meu dianteiro é nessa medida. No projeto do calço menor, o cilindro interno de 64mm de diâmetro está com 30mm de altura. Para diminuir a altura do calço para 32mm creio que teria que diminuir a altura desse cilindro interno. Qual seria a altura mínima para não ter problema de encaixe?

    Abs
    GV III 2012, lift de 32mm, General Grabber AT 225/65R17

  • #467
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Chuva, estou apanhando pra citar só a imagem. O projeto que mencionei é esse.
    GV III 2012, lift de 32mm, General Grabber AT 225/65R17

  • #468
    Usuário Avatar de CAIORICK
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    Citação Postado originalmente por luizmacgyver Ver Post
    Foi o que pensei Osmar e Chuva e o melhor é o preço
    Estou vendo o par da Axio /Monroe por 76,00 Temer no Mercado livre
    Agora estamos livres da compra da bandeja inteira
    Quanto a encontrar é moleza, tem até no camelô da esquina, mas se puder compre da Axio a original não sei o quanto custa, é compatível com estes carros
    HYUNDAI:
    TUCSON - 2004 ATÉ 2007
    SANTA FÉ - ATÉ 2008
    I30 - 2009 ATÉ 2013
    KIA:
    SPORTAGE - 2005 ATÉ 2009
    CERATO - 2006 ATÉ 2013
    MAGENTIS - 2006 ATÉ 2012


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...inal-axios-_JM
    Que ótima notícia! E as demais buchas da bandeija? Vocês têm a referência?
    GVIII 3.2 V6 2010
    Proteções New Track (@furos ventilação)
    Lift 50 mm RC4x4 com sup 4Sport / BF Goodrich All Terrain 245/70R17

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