Postado originalmente por
Marcello Ladeira
Móçada vou colocar lenha nesta fogueira... façamos algumas contas:
1) Valor da negocioação (fonte: imprensa novembro/2006): R$ 200.000.000,00
2) Valor de um Troller na concessionária: R$ 85.000,00
3) Imaginando que a rentabilidade em cada carro é de 20% (isso descontando os custos de produção, impostos, comissões e outros custos): R$ 17.000,00
Dividindo o item 1 pelo item 3 veríamos que a Ford teria de vender: 11.764 Trollers para pagar o investimento... 10 ANOS DE PRODUÇÃO!!!
Da forma mais grosseira possível demonstrei que a Ford tem outros interesses com relação à Troller, sendo:
1) Obter os incentivos fiscais concedidos à Troller para produzir em uma nova planta no Ceará um outro carro - leia-se NOVO FORD KA. Não me perguntem porque isso não poderia ser feito em Camaçari, na planta que hoje monta o FIESTA/ECASPORT. Nesta possibilidade é difícil acreditar que ela continue a se importar com um carro de nicho e que vende menos de 1.000 unidades/ano.
2) Transformar o Troller em um veículo de exportação atingindo assim um volume de vendas maior que o atual o que iria acabar requerendo novos investimentos no projeto e beneficiaria no final das contas "nós" consumidores;
3) Acabar com a marca Troller, mandando-a às TROLLHAS, viabilizando assim novamente o Defender 90/110 em nosso mercado. Não sei se isso vai acontecer, afinal o Land é muito mais caro que o Troller;
Não me venham com justificativas a respeito de Licitações ou Exército pois já provei que pelo valor da "negociata" só se for pro Exército de todas as Américas... Dúvido que o Exército Brasileiro tenha cacife pra comprar mais de 500 jipes.
Agora quem deveria realmente ficar preocupado são as Concessionárias Trollers... Para qualquer das possibilidades acima é difícil imaginar uma que elas não seriam "descartadas".
[]'s,