Peças e componentes iguais aproximam a Troller da Ford
Peças e componentes iguais aproximam a Troller da Ford
DiMarco, presidente da Ford na América do Sul: "estamos atentos às oportunidade para reduzir custos de produção" A Ford já encontrou nos jipes e picapes Troller peças iguais às dos seus veículos.
A constatação abre a possibilidade de sinergias entre as duas marcas e, ainda, a chance de reduzir os custos de produção dos veículos fabricados no Ceará, onde está a empresa brasileira recém-comprada pela montadora americana.
Segundo o presidente da Ford na América do Sul, Dominic DiMarco, diversas peças de conjuntos, como a transmissão e da própria plataforma dos veículos são comprados do mesmo fornecedor. "Isso abre a possibilidade de conseguirmos reduzir os custos de produção da linha Troller e vender mais", afirma o executivo.
Segundo ele, a companhia está nesse momento tentando entender todos os processos de manufatura da Troller e estudando todas as possibilidades de potencial para sinergias. Ele próprio passou um dia inteiro na fábrica, antes de a aquisição ser concluída. DiMarco diz ter ficado impressionado com o sistema de manufatura artesanal e com a dedicação dos 500 operários que trabalham na operação.
Nos últimos dias, a Ford deslocou uma equipe de técnicos para Horizonte, a cidade cearense, a 37 quilômetros de Fortaleza, onde funciona a linha de produção da Troller. A fabricante de veículos que pertencia a Mário Araripe, um empresário do Ceará, passou para as mãos da multinacional americana no início do mês, depois que um dispositivo inserido em uma lei garantiu a sucessão dos benefícios e incentivos fiscais.
Os americanos querem primeiro entender todo o processo de produção da nova empresa. Por isso, nada mudou nem na fábrica e nem tampouco no sistema de vendas dos veículos e distribuição de peças na rede de concessionárias. Mas a entrada da Ford já mexeu com o mercado. Os revendedores e especialistas de oficinas contam que os clientes estão apreensivos.
O grupo formado pelos jipeiros amantes da marca teme que a Ford mude as características do veículo. Existe uma comunidade que vê nos modelos Troller não um mero meio de locomoção, mas um estilo de vida.
Essa legião de admiradores e aventureiros em terras fora do asfalto se acostumou a reunir-se em passeios e torneios. Por isso, já começou a estranhar a ausência do calendário da copa Troller, uma famosa competição, que ocorre anualmente em duas etapas, abrangendo as grandes cidades do Nordeste e do Sudeste.
Por outro lado, a chegada da marca Ford acabou atraindo para as concessionárias Troller um novo tipo de interessados. "Aquele cliente que se sente atraído pela segurança de uma marca forte", explica Kleber Cincea, proprietário da Trilha 23, em São Paulo, uma das maiores concessionárias Troller do país.
Segundo ele, depois das notícias da aquisição da empresa pela companhia americana, o movimento nessa revenda e na filial de Ribeirão Preto aumentou.
Nas oficinas, os mecânicos compartilham do receio dos fiéis compradores dos jipes em relação a eventuais mudanças nas características do produto. "O jipe T4 é um veículo diferente. Como é feito de fibra, requer um trabalho artesanal", afirma Rogério Pinto, proprietário do Barracão do Jeep, um ponto de assistência técnica da Troller do Paraná.
A direção mundial da Ford garante que pretende manter em produção os modelos T4 e a picape Pantanal. Segundo DiMarco, a companhia não tem planos de deslocar para o Ceará nenhuma linha de produção dos veículos Ford, apesar de a maior fábrica da empresa no Brasil, instalada em Camaçari (BA) já estar com a capacidade esgotada.
O projeto Troller surgiu há sete anos. Com produtos destinados a um nicho de mercado, a operação é modesta. A fábrica cearense funciona ao ritmo de 150 veículos por mês. A receita anual supera R$ 102 milhões . Desse total, 15% vêm de contratos de exportação, concentrados nos modelos de picapes para uso especial, como ambulâncias.
Por Valor Econômico
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O meu único receio nessa história é os americanos decidirem substituir a fibra pela chapa de aço, que demanda menos esforço de produção.
Ats,
Daniel Aviz Bastos
Troller T4 2002/2003 Prata - Frank
Belém - Pará