Frederico, sinceramente, sempre defendi a proposta da troller com o T4. Que era alinhada com as propostas de um defender, bandeirante, marrua, engesa, entre outros. Mas, a proposta do novo troller t4 é completamente diferente. Apesar de ainda tentar atender parte do público jipeiro (ainda me parece muito bom!).
Não vejo desculpa para não colocar o airbag no modelo novo. Não tem aquela proposta de tanque dos antigos, em que você pode praticamente fazer o jipe de barco, socar em buracos, e se tombar, desvirar e continuar a trilha.
Não colocar airbag pois o veículo vai ser afundado em lama e água ao extremo?
Isso não cola mais. Repare as perdas: A central elétrica está debaixo do capô, o módulo do ABS também, o eixo traseiro agora é semi-flutuante, uns 10 sensores embaixo do veículo, 3 deles muito importantes e exigem inclusive protetores. Não vejo como o novo troller tenha uma proposta e uso tão diferente assim dos wranglers vendidos nos EUA que impeça-os de ter airbag também. E o papo do vendedor pra cima de você foi furadíssimo. Não comparo as trilhas de BH aos que os americanos possuem nos EUA, mas se não pode ter airbag por causa de lama, então por que colocar a central elétrica no compartimento do motor? E o ABS com o módulo acoplado a bomba hidráulica com diversos relês soldados? É contraditório!
A única justificativa da troller para não pôr airbag, que é fato, é o uso do troller em competições.
É só trocar os pneus e competir e é sem dúvida o veículo mais usado em competições offroad do Brasil. E óbvio, que airbag não é muito bem vindo em um veículo que vai correr rally, raids, indoor, jeepcross, etc, mas ainda assim, dependendo da competição, não faria mal algum. A melhor segurança na verdade, seria sem dúvida uma gaiola ou santo antônio (que foi retirado do novo troller! E o wrangler possui!) aliado com uma carroceria resistente(fibra) que aguente um tombamento ou uma capotagem em uma trilha. Falando nisso, posso estar enganado, mas a estrutura da carroceria me pareceu inferior a dos antigos em termos de resistência. E aqueles vidros no teto? Fala sério! É querer muito agradar as senhoras que vão usar o jipe pra buscar o filho na escola ou que vão usar pra ir para praia no fim de semana...
Sinceramente, em relação ao antigo modelo, não tem nada a ver. O novo troller representa uma mudança do público alvo da troller! Querem ampliar as vendas! Exatamente como a Jeep fez, e inúmeras outras montadoras também já fizeram em diversos segmentos e produtos que fabricaram.
E em relação aos wranglers, apesar do troller ainda ter inúmeras vantagens, como preço, diesel, eixo flutuante dianteiro, altura do solo, ângulos offroad, fibra (? ainda é dúvida nesse modelo), autonomia, torque em baixa, etc, questiono como será a manutenção do 3.2 com motor ford, se o câmbio ford, irá aguentar os pneus enormes que os eaton aguentavam, e diversas outras perguntas que podem diminuir o custo benefício desse jipe.