Sem querer desmerecer o 2.8, mas o 3.0 e os outros eletrônicos são muito mais confiáveis. Pra achar problemas concordo que o 2.8 é mais fácil, porém em termos de dar problemas... Eu tive um 2006 também e vendi com 260 mil km e claro que a luz da injeção acendeu. Deve ter acontecido umas 3 ou 4 vezes. Todas as vezes a causa foi filtro de combustível com restrição (depois que mudei a marca, não tive reincidências), exceto 1 única vez que foi um sensor sujo que eu mesmo limpei na garagem de casa.
No meu 2001, até acertá-lo paguei caríssimo. O preço dos bicos dele estava mais caro que os do 3.0 hoje. Depois que acertei foi tranquilo, porém depois dos 150 mil km a bomba injetora toda hora tinha que regular e as válvulas que eu regulava de 50 em 50 mil km passaram a exigir regulagem mais cedo também, sem contar o prejú que tomei na bomba do hidráulico 2 vezes.
Troller com problema segue sempre o mesmo naipe. Carro com problema de 2 em 2 meses, de 5 em 5 mil km, etc. São veículos que não saíram de fábrica conforme deviriam ou sei lá, pois normal não é. E também não acredito em problemas insolucionáveis como aparecem em alguns tópicos por aqui. Conheço dono de PAT da troller aqui em SP que atende mais de 400 trollers por ano e nunca viu umas coisas cabeludas que postam por aqui. Inclusive, desde 2007, 2008, a grande maioria que faz manutenção lá é 3.0. Problemas graves, deve dar uns 2 por ano, e muitas vezes são 2.8(mais antigos, principalmente 2001, 2002 e 2003). Fato é a falta de qualidade nos veículos 0 km. Isso é fato! Antes fosse probleminha de luz de injeção por filtro ou vazão nesses 3.2... pelo visto o buraco é mais embaixo e embora a apurrinhação tenha sido do consumidor, ainda bem que o prejuízo da turbina é das fábricas. Estou de olho nesse tópico pra decidir o que faço esse ano:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...-o-modelo.html, pois esse bagunçou de vez mesmo.