Tudo a ver - por isso a necessidade de sempre verificar os filtros de impurezas e o separador de água.
Versão Imprimível
Valeuuu!! Mt massa, já ajuda bastante...
Na bolivia esquece né? Deve ser o pior diesel do mundo kkkk ai só levando reserva mesmo...
Bolivia.. complicado - só se alguém que foi p/ lá recentemente tem alguma informação útil.
A lei lá permite até S5000.. aí já viu, não há nenhum controle.
Quem sabe procurar alguma empresa grande de transportes que vai p/ lá e tentar falar com o pessoal, pois os caminhões mais modernos precisam de diesel de qualidade.
Legal, valeu André, me ajudou bastante!
Esse é o preço que pagamos pelo uso da alta-tecnologia: Motores afrescalhados que só aceitam determinado tipo de combustível.
Para quem gosta de expedições a melhor solução ainda é o velho e confiável motor com Bomba Injetora Mecânica que consegue queimar até óleo de fritar pastel e por isso está livre para ir onde quiser.
Felipe,
da uma olhada nos tópicos de planejamento e relatos de viagem, tem sempre alguém indo, por lá ou q acabou de voltar.
eu perguntei por lá (já tem um tempo) e vi o pessoal respondendo q para o Uruguai tinha de boa o diesel Euro.
o 3.2 aceita o S50 de boa... Ñ houve nenhuma modificação no meu qdo mudaram de S50 p/ S10...
Mas mesmo assim eu levaria S10 extra para garantir!!!!
Antes fosse Walter, minha Pajero com bomba mecânica enguiçou por água no diesel. Destruiu tudo.
Motor afrescalhado por afrescalhado dependendo do motor mecânico, ele é tão fresco quanto os eletrônicos.
Só muda os itens que são destruídos.
Agora, se você rebater minha resposta falando de motores mecânicos com bomba injetora mecânica EM LINHA.... aí sim, concordo plenamente. Esses rodam até com óleo de pastel!
E infelizmente, os trollers 2.8 não possuem bomba em linha. Por 2x vezes que estive no PAT da troller do Rio de Janeiro, vi 2x Trollers 2.8 fazendo a bomba injetora por conta de água no diesel. Um, o bombista estimou prejú de R$ 7000, pois a bomba já era antiga e não aproveitava quase nada. O outro ficou em R$ 4000.
Na Pajero, tive que trocar 14 itens (de uns 20 no total) da bomba mecânica por conta da água no diesel. Saiu caro bagarai!
O 2.8 não tem indicador de contaminação de diesel com água. A recomendação é a drenagem semanal do filtro de diesel para o escoamento da água. Eu não faço isso, nunca fiz, e também nunca tive problema. Troco o filtro de diesel cada 15 mil, com o cuidado do abastecimento de combustível em postos confiáveis, ou com indicativos de confiabilidade (muitos caminhoneiros abastecendo, etc.). A indicação de contaminação se dá por sensor instalando na linha de abastecimento, antes da distribuição de diesel para os bicos.
No 3.0 tem. O ideal é drenar o filtro a cada abastecimento, caso não se tenha cuidado com a escolha de postos.
No meu, eu drenava toda semana. Depois relaxei. Já não dreno o meu a pelo menos uns 6 meses rs. Até porque nesse meio tempo já troquei o filtro.
Mas, no geral, nos eletrônicos vai acontecer alguma coisa antes de dar meda. Ou modo de segurança ou árvore de natal no painel.
Horácio, viajei com a Pajero e não tinha como saber se os postos tinham procedência. Sempre segui algumas dicas, tipo: Não usar postos em lugares baixos, etc. Mas, não adiantou nada. Agora, estou levando uma garrafa transparente que tem uma marcação de 1 litro para identificar a qualidade do diesel (dica de caminhoneiro).
E pra minha surpresa, até mesmo postos que eu confiava nos enganam.
O 1 litro na bomba deles, por vezes é 950 ml, 900 ml, etc.
Entendi, obrigado.
Jorgão quem garante que a garrafa de 1 litro tem 1 litro (ainda mais pelo tipo de processo de fabricação que ela sofre, tipo de material e etc.). Por isso todos os postos são obrigados a manter algumas vidrarias especificas e aferidas para este tipo de aferição. A mais comum para este caso é a proveta.