Muito obrigado e assim espero!!!
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Roberto- nascimento muito obrigado pelo esclarecimento referente ao 3.0,finalmente uma pessoa com o mínimo de conhecimento e não apenas sair postando , especulações ou informações sem fundamentos, uffffff por alguns aqui no forum eu já estarei indo amanhã no mecÂnica fazer o motor do meu Troller 3.0 .....
Dico-T4 - entendi muito bem não precisa desenhar não ....deveria me agradecer estou interessado já no seu troller antes de fazer 60 mil/km .... pois até lá ou vc ou seu mecânico vão descobrir que terá que fazer o motor tb ... rsrsrs
Já ouviu falar do Senai ... faz uma matricula lá ...
Agora pelo amor de Deus não vai chegar lá falando que quase teve que fazer um motor MWM diesel com 150 mil/km , que vc vai ser bem zuado em ...
OBS: EU duvido que a MWM- tenha lançado um motor , para ser utilizado em S-10-Frontier-troller , etc... e que tenha que fazer tanta manutenção( pesada ) assim ... tem fazendeiro que só anda e vende caminhonetes depois com 400 - 500 mil toda estourada e com motor funcionando e em cidades que nem se tem mecânicos, que mexem neste tipo de motor ...
Me mostra ai pelomenos dois casos que tiveram que fazer o motor com 150 mil por causa deste problema ...trabalho com fatos e não especulações ...
e vc mandou mal em.. vendeu o seu troller antigo tendo que fazer o motor, que maldade com o novo dono ...ou vc avisou ele , uma retífica desta fica caro em...motor 3.0 completo retificado ....
Só a ultima pergunta é sério...
dico-t4- você escreveu isso abaixo,
"Já li este e outros tópicos e revirei tudo de cabeça para baixo afim de uma resposta. Sabe o que descobri: NADA."
VOCÊ foi até uma oficina especializada da MWM ?
dica fábrica da MWM fica em Sp- Zona SUL, Av. das nações unidas 17955, enfrente a fàbrica fica o atacadista ASSAI, atrás do ASSAI tem uma oficina especializada e autorizada MWM, não é só la que tem aqui na minha cidade Sorocaba tb tem, pessoal treinado e que sabe tudo sobre motor MWM, executam outros serviços tb, mas são especialistas em MWM .
macânicos normais são bons, mas com motores novos aprendem com os proprios defeitos, não são treinados ...e aprendem com o dia-a-dia ...
Daniel,
você é brasileiro???Entende português?
Acho que você deve ter tido muitos problemas com a interpretação de texto, pois em nenhum momento eu disse que teria que fazer uma retífica em um motor MWM com 150.000 km. Eu apenas dei um exemplo, pois pode ser que não dê problema algum, como pode ser que dê, como o mecênico disse. Fato é meu caro, que isto não é NORMAL e não quis pagar para ver. Se irá ter problemas futuros, somente saberemos mais para frente. Agora que com certeza foi uma falha de projeção destes motores, com certeza foi. Nunca antes havia visto um motor diesel 3.0 com este tipo de vocalização (se podemos chamar assim). É algo duradouro e não foi sanado. Quanto a válvula, citada e muito bem comentada por sinal, refere-se a um outro fator. Esta, como a própria apostila de treinamento retrata, foi concebida para diminuir o barulho que pode ocorrer em partidas a frio, durante o período de enchimento do tensionador. Leia e verá que a grande maioria dos TEC TEC gerados referem-se ao carro depois de ligado, já em funcionamento e o barulho perdurando por longos períodos. Você acha normal??? Ótimo. Espero que não ocorra nenhum problema mesmo. Até mesmo porque quem sofreria com isto seriam todos que possuem o motor 3.0. Agora, pode ser que isto não interfira no motor, mas acreditar que é normal.....rsrsrsrsrs é o mesmo que falar que o bom velhinho existe, assim como o coelho da páscoa etc...Se você é um desses: eu o admiro muito (já disse isto). Parabéns!!!
Mas voltando ao assunto do tópico e falando sobre os 3.2, devo buscar o meu amanhã novamente. Segundo a concessionária era problema da mangueira novamente. Foi trocada da primeira vez e agora novamente. Espero somente que desta vez não dê mais problemas. Mas como o nosso amigo Daniel disse, é normal carro 0 km vir com problema. Carro 0km que entra água, com barulho nos bancos, vibrações no snorkel é normal, não é mesmo?? Cabe a nós mesmos, ou seja, os novos donos (cobaias) saná-los, não é mesmo? Este não é papel da fábrica no controle de qualidade e sim nosso (os novos donos). Depois ainda fala que sou eu que saio postando coisas sem pensar.
Ahhhhh, se vocês quiserem usar o troller para ir no shopping não pode não viu pessoal. O troller somente pode ir para o mato. Mas eu que tenho apenas um carro, uso me carro e muito no mato (sou biólogo e vivo viajando), para ir aos casamentos, para passear e adivinhem...para ir ao shopping. E agora? Posso ir ao shopping com ele também Daniel ou terei que comprar um civic somente para este fim? O problema é que o civic não aguenta mato e eu somente posso ter um carro.
E cada um que me aparece.
Aos realmente interessados no assunto do tópico peço desculpas, mas não poderia deixar de responder. E assim que pegar meu carro novamente amanhã, posto se os problema foi sanado ou não, pois é a segunda vez que trocam a mangueira da turbina. UFA!
Mas é normal...rsrsrsrsrs.
Dico, se o teu 3.0 fazia barulho durante minutos, tinha algo errado. A única vez que vi um NGD 3.0 fazendo tec-tec por muito tempo foi quando ligaram ele sem óleo na oficina (Nem pergunte). Recentemente troquei a corrente de distribuição de uma ranger com 389.000 km e de umas 8 vezes que precisei ligá-la na oficina, só fez o barulho 1 vez e não durou nem 5 segundos. E a maioria dos clientes relata justamente que o barulho acontece por pouco tempo e de vez em quando, que é o que está previsto no manual de serviço e é considerado normal.
Sobre o 3.2, o melhor lugar pra tirar dúvidas e realizar serviços é na própria MWM International. Não sei como fica a garantia fazendo serviços fora da concessionária. Teoricamente, realizar serviços no motor com a fabricante do motor não deveria de maneira alguma ocasionar perda de garantia, mas não sei se é tão simples assim! Eu já trabalhei em concessionária (não foi da troller) e sinceramente... é complicado até de explicar o que acontece! Mas, enquanto está na garantia, seguindo as exigências dela, o problema é deles então...
Ok Roberto.
Concordo com você e espero que não venha dar problema no motor 3.0 realmente, mas eu não quis arriscar, pois trocava os tuchos, passava um tempo e o barulho retomava. Pode ver que com muitos donos o problema persiste por mais tempo, assim como o meu. Agora é como disse anteriormente, não tem como isto ser normal. Pode ser que não dê nada realmente no motor, mas no mínimo foi falha do projeto. O barulho incomodava e em certas ocasiões já fui parado no trânsito, onde o pessoal disse: "ou seu motor está com um barulho estranho" minha resposta: "eu sei, daqui a pouco passa..."
Quanto ao 3.2, segundo o pessoal do concessionária, o problema não é da MWM e sim da bosch e uma outra empresa que esqueci e que fornece as peças da turbina. Vai entender né?? Hoje é assim: um peça é de uma empresa, a outra é responsabilidade de outra, e assim vai. Concordo plenamente que problemas referente a qualquer peça deve ser sanado com a responsável, seja a mwm caso seja o motor ou outra que tenha a responsabilidade sobre a peça danificada. É por isto que meu carro está no concessionária, pois é o que a garantia pede para ser feito, ou seja, procure uma autorizada troller. Agora se a fábrica (FODE) tem competência para resolver, aí é outra história.
Espero que sim e obrigado pela dica, mas estou seguindo cuidadosamente as recomendações da fabricante, notificando inclusive no 0800 para pegar o protocolo e guardar, caso seja necessário resolver de outra forma (juridicamente).
Isso ocorre muito devido ao fato que você citou, cada componente tem diversos sub fornecedores e por aí vai...
No caso pra você não importa se a marca X ou Y do fornecedor tal que vende para o motor Z. O que importa é que você comprou um Troller e ele tem um problema, assim você leva para a css e pronto.
O que eles fazem é tentar empurrar a responsabilidade para outros, e os outros para outros e por aí vai cada um quer livrar a sua barra e quem se FORDE com isso é o consumidor que só espera a solução e não de quem é a culpa.
Enquanto isso ocorrer temos sim que fazer valer de todos nossos direitos seja amigavelmente ou judicialmente.
[]s
Exatamente! Por isso a necessidade de se chegar aos fornecedores já durante o projeto do motor, como foi feito com o NGD. Falhas ou pequenos erros sempre acontecem. Agora veja bem, o ruído que me refiro não é considerado falha pois foi previsto pelos projetistas.
E não sei se algum caminhão ou outro veículo adotou esse motor, o que poderia ajudar a detectar algumas falhas.
A ranger com NGD 3.0 foi submetida pela ford a mais de 1 milhão de km em testes de campo por exemplo, antes do seu lançamento em 2005, o que talvez ajudou a prevenir falhas banais na aplicação do motor nos trollers, que fazem uso bem mais severo que as rangers. Mas, como agora a ranger usa motor ford, o troller fica dependendo da qualidade da montadora e da fabricante do motor (e seus componentes). Agora, esse tipo de falha como ocorreu no 3.2 é estranho... Um teste de campo de 1000 km já revelaria ela.
Foi previsto ruído durante um curto intervalo de tempo (alguns seg. como cita o fabricante do motor) se o barulho permanece por muito tempo ou a uma alteração do barulho é porque tem algo não conforme.
Os testes sempre são bem vindos porém uma falha de algum fornecedor compromete todo um lote de uma peça ou veículo que foi o que ocorreu e para isso tem que se adotar estratégias mais rigorosas de controle para que não venha a ocorrer isso novamente. Esse tipo de coisa nenhum teste de durabilidade ou exposição ao campo vai detectar, visto que são falhas pontuais de processo de fabricação, isso só é evitado com controle de recebimento de materias, testes dos componetes entre os processos de montagem ou manufatura, entre outros.
[]s
Nesse caso não parece que foi problema de lote de produção e sim de projeto, pois foi necessário trocar a mangueira por outra com reforço rígido para evitar a deformação provocada pela sucção da turbina.
Eu arrisco dizer que os testes foram feitos em bancada pela MWM (sem snorkel) e ao montar o motor no veículo, a resistência oferecida pelo snorkel fez aumentar a pressão negativa antes da turbina, levando à deformação da mangueira. Realmente, um teste de 1000 Km do motor MONTADO NO CARRO seria suficiente para prever esta falha.